Como criar um plano de açao estrategico

image

Não há como montar um planejamento estratégico de uma empresa sem compreender o cenário em que o negócio está inserido. É preciso fazer uma análise dos ambientes interno e externo para identificar Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que cercam a sua empresa.

Full
Answer

Como montar um plano de ação estratégico?

Defina métricas de sucesso Saber o que medir e por que medir é muito importante. Não deixe de mapear nenhuma métrica, mas também não dê importância demais para métricas que não fazem sentido para o negócio.

Qual a importância do plano de ação estratégico para a sua empresa?

O plano de ação estratégico permitirá que a estratégia penetre nas rotinas e nos processos organizacionais. Com efeito, a participação das pessoas envolvidas é de extrema relevância, até porque serão elas a executar o que for definido.

Como fazer um planejamento estratégico?

A primeira das perspectivas geralmente é a que fica no topo do mapa estratégico. Por isso você deverá levantar as estratégias financeiras, que podem ser desde o aumento de valor para um investidor e acionista até o uso de recursos. Tudo dependerá do objetivo, se quer aumentar a receita, a produtividade, se quer reduzir custos, etc.

Como fazer um plano de ação?

Desenvolva um plano de ação O plano de ação simboliza as tarefas que devem ser feitas para se chegar às metas e aos objetivos inicialmente definidos. Geralmente, esse plano é desenvolvido com base em uma ferramenta chamada de 5w2h, que representa 7 palavras do inglês: 5 W: What (o que será feito?)

image


Como elaborar um plano de ação estratégico?

Defina claramente seus objetivos. … Torne suas metas mensuráveis. … Liste todas as tarefas que devem ser realizadas. … Estabeleça prazos. … Delegue tarefas. … Crie uma representação visual do plano de ação. … Preveja situações de riscos e estruture planos de contingência. … Monitore o andamento das ações.


Como elaborar um plano de ação passo a passo?

More videos on YouTubeSaiba aonde quer chegar. … Crie metas mensuráveis. … Liste as tarefas a serem executadas. … Divida as grandes tarefas em partes menores e mais gerenciáveis. … Decida os prazos para as entregas cotidianas. … Crie uma representação visual para o seu plano de ação. … Acompanhe as ações com frequência.


O que é o plano de ação no planejamento estratégico?

Dentro do planejamento estratégico, o plano de ação é aplicado sobre as ações que devem ser tomadas em curto, médio e longo prazo, mostrando como colocar em prática as estratégias necessárias para que a empresa possa manter-se com evidência no mercado em que atua.


O que deve conter um plano de ação?

Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens:Objetivo geral a ser alcançando com o plano de ações;Lista de ações e atividades a serem executadas;Data de início e fim previsto para cada ação ou atividade;Orçamento alocado para cada ação ou atividade;Responsável pela execução de cada ação;More items…•


Quais são as etapas do plano de ação?

Confira a seguir:Como criar um plano de ação em 9 etapas. … Etapa 1: Saber o destino. … Etapa 2: Criar metas mensuráveis. … Etapa 3: Listar todas as tarefas a serem realizadas e atribuir responsáveis. … Etapa 4: Analisar e quebrar as tarefas maiores em modelos menores e de fácil gerenciamento. … Etapa 5: Definir prazos.More items…•


Qual a primeira etapa de um plano de ação?

O primeiro passo é definir os objetivos que você deseja alcançar. Eles estabelecem aonde você quer chegar. Esse é o ponto de partida para a elaboração de todo o plano de ação. Afinal, o planejamento precisa levar a sua empresa ao ponto desejado.


Qual a diferença de planejamento estratégico e plano de ação?

Diferença entre plano estratégico e plano de ação Em essência, o plano estratégico é mais abrangente, pois irá nortear os rumos de toda uma empresa. Já o plano de ação é mais pontual e diz respeito a ações específicas. Na prática, o plano de ação se encontra dentro do escopo do plano estratégico.


Qual é o objetivo de um plano de ação?

O plano de ação nada mais é do que uma sequência cronológica de ações necessárias para atingir um certo objetivo. Assim, é importante saber quebrar ambições maiores em tarefas menores e pontuais – elas serão a base do seu planejamento.


O que é uma ação estratégica?

A Ação Estratégica é o esforço empreendido pelos integrantes de uma organização para possibilitar que o planejamento estratégico seja executado. Para tanto, os objetivos estratégicos são desdobrados em projetos e iniciativas.


Quais itens deve contemplar um bom plano de ação escolar?

As dimensões que devem ser contempladas no Plano de Ação da escola são: gestão escolar democrática; prática pedagógica; avaliação; acesso, permanência e sucesso na escola; ambiente educativo e formação dos profissionais da escola1.


Como estruturar um plano de ação para atingir suas metas?

Como estruturar um plano de ação para atingir metasSaiba aonde quer chegar. O primeiro passo para estruturar um plano de ação é avaliar o planejamento estratégico da sua companhia. … Estabeleça metas mensuráveis. … Liste as tarefas a serem realizadas. … Decida os prazos para as entregas.


Como elaborar um plano de ação de vendas?

Como montar um plano de ação de vendas?1 – Avaliação do time e das vendas. … 2 – Análise da concorrência e do mercado. … 3 – Definição dos objetivos do plano. … 4 – Criação de estratégias e ações. … 5 – Estabelecimento dos papéis de apoio de outros setores. … 6 – Desenho do processo de vendas. … 7 – Treinamento da equipe.More items…•


Como desenvolver um plano estratégico

Ao tomar essa decisão, é quase imediato o surgimento de dúvidas: saber como desenvolver um plano estratégico adequado à sua força de trabalho é uma das primeiras. E trata-se de algo definitivo: ou você elabora um bom plano ou você corre o risco de não conseguir tirar o planejamento do papel.


Dica mestre

Não tenha medo de mudar o rumo caso você, ao executar o plano estratégico elaborado, perceba que há algo errado ou fora do lugar. Por isso, acompanhar as métricas é fundamental para fazer diagnóstico de onde você pode estar falhando. Veja o que diz o material:


O que é Planejamento Estratégico

De acordo com Chiavenato, o conceito de planejamento estratégico está associado com os objetivos estratégicos, de curto e longo prazo, e impactam na direção ou na viabilidade da organização.


A importância do planejamento estratégico

Um dos maiores objetivos do planejamento estratégico é servir de guia para as ações que serão realizadas durante um período de tempo na empresa. É a partir dele que se administra o tempo, recursos e energia.


Como fazer o Planejamento Estratégico

Para entender como fazer o planejamento estratégico de uma empresa e colocar em ação os seus conceitos, metodologia e práticas é necessário responder algumas perguntas.


Os tipos de Planejamento Estratégico

Os planejamentos tático e operacional possuem muitas diferenças, as mais comuns são: o prazo nos objetivos, o grau de especificidade, as pessoas a quem se destinam, enfim.


Como não errar no plano estratégico da sua empresa

Para que isto não aconteça, segue uma relação dos principais erros que gestores e as empresa cometem na hora de fazer o planejamento estratégico na prática. Confira só:


Como a tecnologia pode ajudar no Planejamento Estratégico

A tecnologia pode ser de grande aliada na hora de montar o seu planejamento e, assim, obter resultados cada vez mais positivos. O motivo disso é por trazer maior agilidade na hora da construção das estratégias e no acompanhamento das métricas, entregando as informações dos dados em tempo real.


Conclusão

Fazer o planejamento estratégico é muito importante para ter uma visão clara da empresa, da sua identidade e seus objetivos. Além disso, ajuda a antecipar os riscos na tomada de decisões a curto e longo prazo.


1. Saiba em que situações aplicar o plano de ação estratégico

A primeira dica para um domínio mais adequado do plano de ação estratégico é saber quais são as situações em que ele é aplicável. Trata-se de entender quando essa ferramenta será o meio adequado e, portanto, produzirá um valor relevante para organização.


2. Utilize a análise 5w2h

A análise 5w2h é uma ferramenta de gestão com diferentes utilidades, consistindo em um conjunto de questionamentos estruturados que permitem a identificação e discussão de informações específicas sobre projetos, produtos e, é claro, planos de ação estratégica.


3. Divida o plano de ação estratégico em etapas

Para fazer o plano de ação estratégico abandonar o campo da intenção e se tornar algo concreto, o ideal é dividir o planejamento de execução em etapas. Isso não só possibilita uma melhor compreensão do procedimento, como permite verificar em que pontos a equipe apresenta mais dificuldades. Confira as principais etapas:


4. Aplique diferentes ferramentas de gestão

Embora o 5w2h seja a principal ferramenta, outros recursos podem auxiliar os profissionais durante as etapas do plano de ação estratégico. Os principais exemplos são os seguintes:


5. Procure uma consultoria externa

O plano de ação estratégico é fundamental para que os planejamentos organizacionais não morram no papel, sendo certo que, quanto mais efetivo, maior será o impacto positivo nos resultados pretendidos pela empresa. Não à toa, o investimento em uma consultoria externa pode trazer bons frutos.


1. Determine a missão, visão e valores da corporação

A definição de missão, visão e valores (MVV) da empresa deve ser totalmente conhecida, permitindo que o planejamento siga de acordo com tais políticas. Isso é crucial para que o plano tenha alinhamento com o longo prazo, bem como respeite as crenças da organização.


2. Estabeleça as metas e os objetivos desejados

O caminho pelo qual se deseja seguir é o segundo passo do planejamento, e os objetivos que se deseja alcançar devem ser bem estabelecidos. Por essa razão, é indispensável que estabeleça objetivos e metas inteligentes. Mas como fazer isso?


3. Analise o ambiente interno da organização

É necessário conhecer bem os recursos da empresa, afinal, grande parte do sucesso do plano depende deles. Questões como pessoas motivadas, processos claros, produtos de qualidade e instalações adequadas são de grande valor, então não deixe de analisá-las.


4. Monitore o ambiente externo da companhia

Outro ambiente que deve ser levado em consideração é o externo, afinal, ele influencia de forma dinâmica e contínua as ações empresariais. Questões como crises financeiras, surgimento de novas leis e mudanças de hábitos de consumo devem ser pensadas com antecedência.


5. Dê atenção especial ao público-alvo

Na grande maioria das vezes, o público-alvo do planejamento são os consumidores finais, objetivando engajá-los em novas decisões de compra e fidelizá-los. Por causa disso, é preciso dar atenção especial aos clientes, segmentá-los e entender seus hábitos de compra.


6. Dê importância à imprensa

A construção de um bom relacionamento com os profissionais da imprensa é essencial para o sucesso de qualquer planejamento estratégico que tenha foco na comunicação. Isto é, não adianta apenas diferenciar sua empresa da concorrência, é preciso comunicar isso ao mercado.


7. Defina as estratégias que serão usadas

A estratégia refere-se a como os resultados serão alcançados ou, ainda, de que forma o caminho definido será percorrido. Boas estratégias contribuem para criar um diferencial competitivo, destacando a empresa entre seus concorrentes mercadológicos.


Presente e futuro

O plano estratégico não define o que você vai fazer no futuro. Esse é um erro muito comum de pessoas que entendem de forma errônea o que é um plano estratégico.


Agora sim: planejamento estratégico empresarial em 5 passos!

Ao contrário do que muitos pensam sobre como se faz um planejamento estratégico, ele pode ser uma atividade bastante objetiva. Mas, para isso, é preciso seguir algumas etapas, de forma cuidadosa.


Passo 1: Identidade e posicionamento

Comumente subestimada por muitos gestores, a definição da identidade e do posicionamento organizacional é a base para se construir um planejamento estratégico eficiente.


Passo 4: Objetivos e metas S.M.A.R.T

O 4º passo de como fazer um planejamento estratégico de uma empresa é a elaboração de metas e objetivos. Mas, antes, é preciso saber que meta e objetivo são duas coisas diferentes.


Passo 5: Acompanhamento dos resultados e ajuste de rumo

Como fazer um planejamento estratégico de uma empresa sem monitorá-lo? Isso é impossível, pois o seu planejamento estratégico será ineficaz se as atividades desenvolvidas não estiverem de acordo com os parâmetros definidos.


Conclusão

O planejamento estratégico pode ser visto como um diferencial competitivo. Ele promove a integração entre os stakeholders e garante mais agilidade aos processos de tomada de decisão.


Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

image

Leave a Comment