Como da acabamento em gesso

image

Tomada todas as precauções necessárias é possível começar o processo de execução da aplicação do gesso. Sua aplicação deve começar da parte superior e posteriormente seguir para a inferior, a aplicação pode ser feita com uma espátula ou uma máquina que joga, conhecido com gesso projetado, em qualquer caso usa-se uma régua para fazer acabamento.

Full
Answer

Por que o acabamento em gesso é econômico e versátil?

A razão para tanto sucesso é que o acabamento em gesso é econômico e versátil. Entre as várias utilidades do gesso, está o nivelamento de paredes, a construção de parede de gesso e o acabamento perfeito em tetos, como a sanca. Cozinha com sanca com acabamento gesso.

Como é feito o gesso?

Bom, o gesso é um produto pulverulento, isto é, em pó. De coloração branca e espessura fina, ele é obtido a partir da calcinação da rocha gipsita. Por existirem muitas reservas de gipsita no Brasil, o gesso é encontrado com bastante facilidade em nosso país. Tanto que em qualquer loja de material de construção é possível achar gesso para comprar.

Qual a importância do gesso para a construção?

Traz economia de espaço durante a obra Como o gesso envolve a utilização de um só insumo construtivo, o acabamento em gesso também exige menor área de estoque e mantém a obra organizada para uma reforma sem bagunça. Isso significa que o gesso contribui efetivamente na economia de espaço no decorrer da reforma ou construção.

Como limpar o pó de gesso?

O pó de gesso precisa ser misturado em água, numa proporção de 36 a 40 litros de água para cada saco e deve seguir uma ordem específica: Encha a masseira com água e polvilhe o pó de forma que preencha a masseira por igual. Deixe a massa em repouso por um período de 8 a 10 minutos para que o pó dissolva.

image


Como faz acabamento de gesso?

6:0010:24Suggested clip · 54 secondsAs melhor forma para fazer acabamento no forro de gesso.YouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como dar acabamento em gesso em parede?

5:5313:00Suggested clip · 59 secondsCOMO FAZER ACABAMENTO EM PAREDE DE DRYWALL – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como deixar o gesso liso?

30:5540:20Suggested clip · 50 secondscomo aplicar gesso liso super aula – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O que é acabamento em gesso?

Os acabamentos em gesso são de dar destaque, afinal, podem receber aplicação direta de tecidos, couros e demais revestimentos delicados. Para quem busca ainda qualidade acústica, o gesso é uma opção. Para este feito, basta utilizar duas placas de gesso e entre elas uma folha de lã de vidro ou de rocha.


Como deixar a parede lisa com gesso?

2:147:28Suggested clip · 58 secondsComo aplicar gesso liso passo a passo – com Paloma CiprianoYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Pode passar massa corrida por cima do gesso?

Você tem que aplicar seladora antes da massa corrida no gesso. más se for gesso acartonado pode passar direto.


Pode lixar gesso?

É hora de lixar Depois que o gesso estiver completamente seco, usando a lixa 180 (ou mais fina) deixe todo o teto nivelado. Agora, você vai perceber um aspecto fosco no gesso, por isso, remova toda a poeira gerada pelo lixamento usando uma vassoura, aspirador de pó ou um pano úmido e depois outro seco.


Qual o tipo de tinta para pintar gesso?

Tinta AcrílicaTinta Acrílica para Gesso foi especialmente desenvolvida para aplicar diretamente sobre o gesso, proporcionando menor custo da pintura por dispensar o uso de fundo, reduzindo também tempo e mão de obra. É uma tinta para facilitar o processo de aplicação.


O que é mais barato gesso ou massa corrida?

Levando em consideração a reportagem do site Habitissimo, o gesso é considerado um produto mais barato que a massa corrida. Além disso, esse elemento é bem mais prático por secar em um curto espaço de tempo. Outra vantagem do gesso é que não demanda a aplicação de nenhum tipo de selador.


Quais as desvantagens do gesso?

Apesar de ele ter alta durabilidade e resistência, apresenta algumas desvantagens, como: custo alto devido ao maior uso de material de construção e mão de obra; exige mais tempo por ser trabalhoso e existe a possibilidade de ocorrer trincas.


O que fazer antes de colocar o gesso?

0:515:27Suggested clip · 60 secondsO QUE PASSAR NO GESSO ANTES DA PINTURA – FUNDO PARA GESSOYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O que é mais barato drywall ou gesso?

Todos os três materiais vêm da mesma matéria-prima, porém drywall é a técnica mais limpa e com ótimo custo-benefício.


O que fazer para deixar a parede lisa?

Como emassar parede: passo a passoCubra os móveis e pisos com papelão.Lixe toda a parede e tire o excesso de poeira.Aplique o selador.Aplique a primeira e a segunda demão de argamassa.Faça a finalização passando a lixa novamente e tirando o excesso de poeira.


Qual o tipo de tinta para pintar gesso?

Tinta AcrílicaTinta Acrílica para Gesso foi especialmente desenvolvida para aplicar diretamente sobre o gesso, proporcionando menor custo da pintura por dispensar o uso de fundo, reduzindo também tempo e mão de obra. É uma tinta para facilitar o processo de aplicação.


O que e mais barato gesso ou massa corrida?

Levando em consideração a reportagem do site Habitissimo, o gesso é considerado um produto mais barato que a massa corrida. Além disso, esse elemento é bem mais prático por secar em um curto espaço de tempo. Outra vantagem do gesso é que não demanda a aplicação de nenhum tipo de selador.


O que e fundo preparador para gesso?

O fundo preparador é o produto indicado para uma situação de repintura, para paredes esfarelando, para situações em que haja tinta com cal e também para o gesso. Isso porque o fundo preparador serve para fixar bem as partículas da parede ou do gesso, preparando para receber a pintura.


1. Preparação da superfície

Para que a aplicação do gesso seja feita de forma eficiente e rápida, é preciso que a superfície esteja nivelada, sem rebarbas. O ideal é que a parte elétrica já tenha sido finalizada, a parte hidráulica também, batentes presos na alvenaria e infraestrutura de ar condicionado já instalada.


2. Mistura do gesso

Os pacotes de gesso são vendidos, em geral, em sacos de 40kg, em pó. O pó de gesso precisa ser misturado em água, numa proporção de 36 a 40 litros de água para cada saco e deve seguir uma ordem específica:


3. Aplicação na superfície

Comece a aplicação sempre de cima para baixo e proteja o chão de restos e respingos de massa cobrindo tudo com lona. Use cantoneiras para fazer o acabamento de quinas e cantos, elas protegem as quinas.


Gesso acartonado ou dry-wall?

Outro acabamento de gesso muito utilizado em acabamentos internos e reformas é o gesso acartonado também conhecido como dry-wall. Esse acabamento vem em chapas de gesso sobre papel cartão. É prático, ainda mais fácil de instalar, o acabamento estético é ótimo e tem uma grande diversidade estética.


Redução de custos na obra

O revestimento interno mais utilizado em obras continua sendo o tradicional chapisco e reboco, porém trata-se de uma técnica que, além de ser muito demorada, eleva o custo final da obra e dá muito desperdícios de material.


Guarnição decorativa

Gesso de acabamento comum pode ser substituído com massa decorativa, criando um design excepcionalmente espetacular das paredes da sala. Existem tipos de gesso acabamento decorativo que podem dar uma aparência estética acabada após a aplicação. Seu uso permitirá que você crie efeitos texturais originais com uma variedade de padrões.


Dicas para escolher

O resultado do acabamento dependerá da escolha correta da massa de acabamento, da sua estrutura e consistência, bem como da estrita aderência ao processo tecnológico – ou seja, superfície idealmente lisa das paredes, piso ou teto.


Moldura de gesso para teto

O método mais popular é usar a moldura de gesso para teto. Trata-se de uma tendência comum em vários projetos e que nunca sai de moda. Fica ótimo em tetos revestidos com o próprio gesso, para dar o acabamento perfeito e aquele contraste com a parede.


Moldura de gesso para parede

Muitas pessoas decidem utilizar a moldura de gesso direto na parede, seja em pequenos detalhes – próximo ao teto ou no rodapé – ou como revestimento total.


Moldura de gesso 3D

Uma bela alternativa para espaços modernos é a moldura de gesso 3D. É uma tendência contemporânea que dá um toque realista a qualquer projeto. Podem ser aplicadas em pequenos detalhes ou por meio de um painel.


Moldura de gesso para sala

Na sala, a moldura pode ser instalada na parede ou em um painel de TV, por exemplo. O acabamento também deve levar em consideração o estilo decorativo do cômodo.


Moldura de gesso para cozinha

Também é possível instalar uma moldura de gesso na cozinha. Uma bela ideia é usar a técnica de rebaixamento no teto para pendurar pendentes ou lustres, por exemplo.


Moldura de gesso para portas e janelas

Uma bela ideia para ornamentar a decoração da casa é instalar uma moldura de gesso para portas e janelas. Em vez de usar concreto, você pode investir nas placas de gesso para valorizar o acabamento. Em alguns casos, vale até combinar com detalhes na parede, no teto e no rodapé.


Passo 1: preparação do gesso para parede

Antes de começar a trabalhar em suas paredes, estabeleça um proteção para seus pisos e coleta de qualquer detritos posterior ou derramamento de gesso. Então você precisa ter certeza de que a área que você deseja colocar gesso esteja livre de poeira e detritos soltos.


Passo 2: aplique PVA antes de revestir a parede de gesso

Usar o PVA para a ligação cria o melhor resultado e garante que a camada de gesso que você está aplicando posteriormente secará uniformemente. Dilua o PVA em uma proporção de 1:4 – uma parte PVA e quatro partes de água. Role ou escove a mistura do PVA na parede e certifique-se de que a parede inteira esteja coberta.


Passo 3: preparar gesso de parede

Certifique-se de usar uma máscara de pó antes de abrir os sacos de gesso. Misture o gesso em água fria, voltando rapidamente até que tenha a consistência do creme espesso. Não deve haver nódulos. Sempre misture o gesso na água e não o contrário, ou você terá problemas inclusive na cura do material.


Passo 4: passar gesso na parede

Agora você está pronto para aplicar sua primeira camada de gesso usando a desempenadeira e a espátula. Você pode querer praticar o movimento em gesso separado antes de iniciar o trabalho real para ter certeza de que está recebendo a técnica.


Passo 5: suavize o gesso

Depois que a primeira camada de gesso foi aplicada, aguarde alguns minutos, a fim de deixar o gesso secar ligeiramente. Você pode se livrar de caroços e solavancos suavizando com a espátula. Você também precisa alisar todos os cantos e termina, como o fundo e o topo da parede.


Passo 6: raspagem e lixa do gesso

Este passo é opcional, mas algumas pessoas preferem raspar ou lixar a superfície antes de adicionar uma segunda demão. Isso é feito para que a segunda camada adira adequadamente. A maneira mais fácil de fazer isso é usando uma desempenadeira com relevo ou bordas serrilhadas. Você também pode arranhar a superfície usando um garfo de cozinha antiga.


Passo 7: aplicar o gesso na parede

Depois de terminar o primeiro nível de gesso, você pode aplicar uma segunda e última camada. Isso deve ser de uma consistência mais fina do que a primeira demão, por isso, certifique-se de diluir a mistura de gesso com mais uma água. Aponte apenas o gesso uma camada fina de 2 mm. Em seguida, deixe o gesso secar ligeiramente.


Vantagens da utilização do acabamento em gesso

As placas acartonadas, também conhecidas como drywall, são mais leves que a alvenaria. Assim, para reformas em prédios e sobrados, essas placas de gesso são ideais para dividir os ambientes. O acabamento em gesso também é benéfico, pois garante aplicação direta de tecidos, couros e demais revestimentos delicados.


Cuidados essenciais com os acabamentos em gesso

As placas acartonadas são até 50% mais caras que o acabamento em gesso comum. Todavia, estas são mais fáceis de instalar, fazem menos sujeira, dificilmente vão mofar e estabilizam a temperatura.

image


Preparação Da Superfície

Image
Para que a aplicação do gesso seja feita de forma eficiente e rápida, é preciso que a superfície esteja nivelada, sem rebarbas. O ideal é que a parte elétrica já tenha sido finalizada, a parte hidráulica também, batentes presos na alvenaria e infraestrutura de ar condicionado já instalada. É importante que se aguarde pelo …

See more on decorfacil.com


Mistura Do Gesso

  • Os pacotes de gesso são vendidos, em geral, em sacos de 40kg, em pó. O pó de gesso precisa ser misturado em água, numa proporção de 36 a 40 litros de água para cada saco e deve seguir uma ordem específica: 1. Encha a masseira com água e polvilhe o pó de forma que preencha a masseira por igual. 2. Deixe a massa em repouso por um período de 8 a 10 minutos para que o …

See more on decorfacil.com


Aplicação Na Superfície

  • Usando o gesso liso desempenado
    Comece a aplicação sempre de cima para baixo e proteja o chão de restos e respingos de massa cobrindo tudo com lona. Use cantoneiras para fazer o acabamento de quinas e cantos, elas protegem as quinas. Molhe as paredes antes de aplicar a massa e, no teto faça a aplicação co…
  • Usando o gesso liso sarrafeado
    Nessa técnica o aplicador (ou gesseiro) faz linhas mestras e define a altura das camadas usando taliscas. Taliscas são pequenas peças de cerâmica em formato retangular que são fixados nas paredes para delimitar a espessura da massa. Os espaços delimitados pelas mestras e talisca…

See more on decorfacil.com


Gesso Acartonado Ou Dry-Wall?

  • Outro acabamento de gesso muito utilizado em acabamentos internos e reformas é o gesso acartonado também conhecido como dry-wall. Esse acabamento vem em chapas de gesso sobre papel cartão. É prático, ainda mais fácil de instalar, o acabamento estético é ótimo e tem uma grande diversidade estética. Ele é muito versátil, pode ser cortado em curvas, pode receber preg…

See more on decorfacil.com


Redução de Custos Na Obra

  • O revestimento interno mais utilizado em obras continua sendo o tradicional chapisco e reboco, porém trata-se de uma técnica que, além de ser muito demorada, eleva o custo final da obra e dá muito desperdícios de material. Fazendo um cálculo rápido, o custo do chapisco + reboco + massa corrida para que as paredes estejam prontas para uso ou para receber a pintura final, fic…

See more on decorfacil.com

Leave a Comment