Como dar acabamento em acrilico

image

Full
Answer

Como fazer polimento de acrílico?

Na roda de tecido aplica-se massas especiais para polimento de acrílico. O acabamento final é dado em outra politriz, isenta de massa, com a finalidade de lustrar a peça e remover o excesso de polidor da operação anterior.

Como fazer o acabamento de chapas acrílicas?

As operações de acabamento de chapas acrílicas seguem princípios idênticos aos usados com outros materiais. Marcas de usinagem ou riscos profundos na superfície devem ser primeiramente removidas com lixa de grana fina para em seguida se fazer o polimento.

Quais são as vantagens e desvantagens do acrílico?

Outra grande vantagem do acrílico, que o diferencia de outros produtos, é a possibilidade de eliminar riscos da superfície com simples processos de lixamento e polimento. São processos baratos e efetivos e podem ser repetidos várias vezes, retomando a qualidade original da superfície.

Quais são as propriedades do acrílico?

Uma das principais propriedades do acrílico é sua superfície brilhante revelando excelente qualidade ótica e transparência. Porém, quando em contato com determinados produtos, como álcool ou tiner, as chapas podem formar fissuras internas ou “crazing”, devido à degradação das cadeias moleculares.

image


Como dar brilho em acrílico?

Pressione levemente a lixa no acrílico em movimentos circulares, lubrificando a área com água. Em seguida, é indicado usar uma politriz com discos de tecido e massa para polimento. Essa etapa vai polir o acrílico e restaurar o brilho da peça.


Qual lixa usar em acrílico?

É desejável lixar molhado para acabamento de acrílicos. Normalmente, 180-320 grãos de papel “úmido ou seco” são usados junto a muita água. Se feito manualmente, use um bloco de lixar para manter as bordas iguais.


Como tirar o embaçado do acrílico?

Para eliminar pequenos riscos do acrílico, é só polir o objeto com uma flanela livre de sujeiras com ajuda de uma substância para lustrar móveis e plásticos ou com cera de automóvel. Depois, é só eliminar o excesso do produto passando outra flanela limpa.


Como fazer polimento em acrílico?

0:454:15Suggested clip · 56 secondsComo Lixar e Polir Acrílico (Chapas Acrílicas) – Indac – Acrílico TVYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Qual o número da lixa para lixar massa acrílica?

Depois disso, anote: a superfície que recebe a massa precisa estar lixada e limpa. Por isso, use a lixa no 80 ou 100 para deixá-la bem regular, e depois retire a poeira com um pano úmido.


Onde usar lixa d’água?

Lixa d’água O nome já deixa uma boa dica sobre o uso dessa lixa. Afinal, as chamadas lixas d’água são indicadas para lixamentos e acabamentos em superfícies úmidas ou que receberão pequenas quantidades de água. Essa lixa é bastante usada em superfícies metálicas finas e na funilaria.


Como polir acrílico riscado?

Para restaurar o brilho ou eliminar pequenos riscos no objeto deve-se polir manualmente o local com panos limpos e macios impregnados com polidores para móveis ou específicas para plásticos. O polimento também consegue retirar com muito mais facilidade as sujeiras, como graxa, manchas e outras substâncias oleosas.


Como fazer polimento em plástico?

Prepare uma mistura abrasiva de água e bicarbonato de sódio. Depois, passe-a no objeto de plástico com um pano ou chumaço de algodão ou até uma escova de dente limpa. Esfregue em movimentos circulares para tirar os riscos. De vez em quando, enxague a pasta do objeto e veja se ela está fazendo efeito.


Como tirar risco de plástico transparente?

Faça o polimento do plástico com uma mistura de água com creme dental ou bicarbonato de sódio em um pano macio. Friccione a área arranhada gentilmente, movendo o pano em pequenos movimentos circulares para polir a área danificada. Enxague e enxugue. Repita o processo se necessário.


Como dar brilho em policarbonato?

1:263:01Suggested clip · 61 secondsComo polir policarbonato e deixar novinho ! – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como usar massa de polir 3m?

Aplique a Massa de Polir na parte extrema da boina ou na peça em quantidade suficiente para trabalhar uma área de 60 cm x 60 cm. Acione o equipamento e efetue o polimento utilizando pressão moderada e passadas sobrepostas. Reduza a pressão quando o produto começar a secar e observe o acabamento.


Como usar a massa de polir número 2?

Com uma flanela, algodão e/ou estopa de polimento limpa e seca, aplicar o produto em pequenas áreas com movimentos circulares e uniformes, exercendo pressão moderada até espalhar totalmente a massa. Remova o excesso da massa após o polimento com o auxílio de um Pano de Microfibra Maxi Rubber. Produto pronto para uso.


Qual é a melhor lixa para lixar plástico?

A lixa da Dexter grão 280 é ideal para quem deseja ter o efeito de acabamento em metal com água e plástico. Para um acabamento mais uniforme, utilize Taco Lixador.


O que usar para lixar plástico?

Use lixas mais finas para nivelar o acabamento do plástico. Comece esfregando uma lixa de grão 800 molhada no plástico, sempre fazendo movimentos circulares. Depois de alguns minutos, troque-a por uma lixa de grão 1000 e, por fim, outra de grão 2000. Compre somente lixas que sejam feitas para aplicação com água.


Qual lixa usar para pintar plástico?

Lixe a superfície. Quando o objeto estiver completamente seco, passe uma lixa de grão fino, entre 120 e 220, em toda a sua superfície. Assim, ela vai ficar um pouco áspera, o que vai facilitar a aplicação da tinta. É ainda mais importante lixar o objeto se você estiver pintando algo que já foi pintado antes.


Para que serve cada tipo de lixa de unha?

Geralmente, a lixa para polimento de unhas possui formato de blocos com quatro faces diferentes: Face 1: A face mais áspera é a primeira a ser utilizada para o polimento, removendo as ondas e escamações. Face 2: É menos áspera que a primeira e deve ser usada logo em seguida, a fim de deixar a unha ainda mais lisa.


Acabamentos Superficiais

Uma das principais propriedades do acrílico é sua superfície brilhante revelando excelente qualidade ótica e transparência.


Lixamento Manual

Para os acabamento superficiais utilizam-se técnicas similares ao trabalho com madeira, envolvendo a lixa em uma peça com lados perfeitamente planos. Deve-se trabalhar com movimentos circulares, pressionando levemente a lixa contra a chapas, lubrificando-se com água e mudando a grana da lixa progressivamente, da mais grossa para a mais fina.


Lixamento Mecânico

Depois de cortadas, as bordas das chapas são lixadas com uso de um disco abrasivo de 25 cm de diâmetro e rotação de cerca de 3.000 r.p.m. Com discos de maior diâmetro a rotação deve ser da ordem de 1.500 r.p.m.


Raspagem

Utiliza-se raspadores ou rasquetes de metal para as bordas que já estejam razoavelmente lisas devido a operações anteriores. A lâmina geralmente segue o contorno real da superfície e se as irregularidades forem grandes, poderá resultar uma superfície ondulada.


Plainas

Outra técnica apurada, visando tornar as bordas das chapas acrílicas mais perfeitas, é o uso de plainas com serras de desbaste de elevada precisão. Recorre-se, inclusive ao acabamento “diamantado” das serras para se conseguir perfeição na operação de lixamento das bordas.


Polimento Mecânico

Depois do alisamento da superfície por meio de lixamento ou raspagem, as chapas acrílicas devem ser polidas em politrizes mecânicas. A roda de tecido de algodão sanfonado ou “boneca”, geralmente com diâmetro entre 15 cm (6”) a 35 cm (14”), e rotação em torno de 1.400 r.p.m.


Polimento a Chama

Outra técnica utilizada para polimento de bordas usinadas, porém, recomenda-se testar o procedimento antes da operação. Esta técnica pode provocar fissuras posteriores às chapas, caso a distância da chama estiver muito próxima da borda, degradando as reações moleculares do acrílico.


Corte e acabamento de acrílico e PS – Estilete Riscador P11 e Rebarbador Giratório Norma

Como garantir o melhor corte e acabamento em acrílico em seus trabalhos? A Norma tem as ferramentas certas para fazer os acabamentos que você precisa. Riscar e fazer a rebarba em materiais plásticos, como o PVC, o ACM e o PS, é uma atividade muito comum nas empresas de comunicação visual e similares.


Corte e acabamento em acrílico com precisão – Por que fazê-los?

Quem trabalha na indústria de produtos plásticos e nas empresas de comunicação visual sabe que certos produtos, ao serem desenvolvidos, vão apresentar bordas irregulares, vestígios de materiais plásticos, saliências e uma série de detalhes que merecem atenção. É justamente nos detalhes que se encerra o valor estético e funcional da peça.


Corte com segurança

O corte e acabamento em acrílico têm impacto ainda na segurança dos colaboradores – que podem se cortar na manipulação das peças quando não realizados com sucesso e do próprio usuário final.


Valor final e qualidade

Especialistas da indústria e do segmento da comunicação visual acreditam que acabamentos como corte preciso e rebarba podem resultar em até 30% do valor do produto final.


Estilete Profissional Riscador P11

Para trabalhos em acrílico, um instrumento essencial para a qualidade do corte é o Estilete Profissional Riscador P11, também conhecido como riscador de acrílico. A ferramenta possui empunhadura ergonômica e compartimento para lâminas extras.


Rebarbador Giratório Basic B

Outra ferramenta indispensável para corte e acabamento em acrílico é o Rebarbador Giratório Basic B, um estilete de segurança para rebarbas de metal e plástico. Ele se adequa aos mais variados formatos de peças e realiza a rebarba uniformemente sem danificar o produto, pois possui uma lâmina curvada e giratória.


Saiba mais!

Que tal conhecer outras soluções em ferramentas de corte e acabamento em acrílico? A Norma possui em seu portfólio uma grande variedade de recursos para as empresas de comunicação visual e para a indústria que utiliza acrílico e materiais plásticos diversos. Veja neste link algumas destas soluções!

image

Leave a Comment