Como descrever um imovel na açao de usucapiao

image

Usucapião é o direito de adquirir um imóvel por meio do tempo de posse e/ou permanência no mesmo, desde que a utilização seja por um determinado tempo contínuo e sem objeções, variando de cinco a quinze anos, em casos especiais a partir de dois anos, desde que o imóvel não seja um bem público.

Full
Answer

Como comprar um imóvel por usucapião?

A aquisição de um imóvel por usucapião deve seguir as regras descritas no Código do Notariado (art.º 89º e seguintes) e no Código do Registo Predial (art.º 116º e seguintes), conforme elucidaremos a seguir.

Qual a noção de usucapião?

O Artigo 1287º do Código Civil (CC) apresenta a noção de usucapião da seguinte forma: “A posse do direito de propriedade ou de outros direitos reais de gozo, mantida por certo lapso de tempo, faculta ao possuidor, salvo disposição em contrário, a aquisição do direito a cujo exercício corresponde a sua atuação”.

Quais são as possibilidades de usucapião de bens móveis e imóveis?

A usucapião de bens móveis possui duas possibilidades: Enquanto a usucapião de bens imóveis possui as seguintes possibilidades: Especial: urbana, rural, coletiva, indígena e familiar. Veja abaixo os prazos e requisitos de cada uma.

Por que a usucapião é uma forma de aquisição de direitos reais?

Porém, em geral, a usucapião tem como objetivo conferir uma função social à propriedade. Por isso, após cuidar de um bem durante determinado período, é possível entrar na justiça para obter a propriedade do bem . Assim, a usucapião é uma forma de aquisição de direitos reais.

image


Quem deve ser citado na ação de usucapião?

Quem deve ser citado? o indivíduo em nome do qual se encontra registrado o imóvel, ou seja, o “proprietário” do imóvel, segundo o cartório de registro de imóveis; os proprietários ou possuidores dos imóveis confinantes, ou seja, os vizinhos que fazem fronteira com o imóvel que se almeja na ação.


Quais são os quatro requisitos básicos para a aquisição de propriedade por usucapião?

Quais são os requisitos principais da usucapião?Posse com intenção de dono.Posse mansa e pacífica.Posse contínua e duradoura.Posse de boa-fé e com justo título.


Como declarar imóvel adquirido por meio de ação de usucapião?

Como declarar este imóvel registrado por usucapião? O custo de aquisição será igual a zero, já que não houve valor pago pela aquisição do imóvel. Para declarar o Imposto de Renda, a data de aquisição será aquela em que se consumou o prazo de prescrição aquisitiva (após 15 ou 10 anos, conforme o caso).


Quem deve figurar no polo ativo na ação de usucapião?

Como a ação de usucapião é ação real, necessária é a participação de ambos os cônjuges no pólo ativo da demanda.


Quais são os requisitos para a usucapião?

10 anosPara entrar com o pedido de usucapião ordinária, a pessoa precisa ter posse do imóvel por 10 anos continuadamente. O prazo pode ser reduzido para cinco anos caso o local seja a moradia do possuidor ou se algum investimento econômico ou social tenha sido feito do local.


Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?

191 da CF e 1.239 do CC): os requisitos são: (a) posse pelo prazo de 5 anos; (b) os requisitos obrigatórios; (c) o imóvel rural não superior a 50 hectares; (d) prova da inexistência de outra propriedade rural ou urbana; (e) deve haver finalidade de moradia e/ou produtividade da terra.


Qual imposto incide no usucapião?

Ainda que o ganho de capital possa incidir em algumas modalidades de usucapião, este é o único imposto que adquirente deverá se preocupar. Quando se adquire um imóvel através de compra e venda ou, recebe-se o imóvel por doação ou inventário, há a incidência de ITBI no primeiro caso e ITCMD na segunda hipótese.


Qual imposto paga no usucapião?

Você pode estar se perguntando agora se para conseguir a usucapião é obrigatório o pagamento do IPTU, a resposta é não. O pagamento do imposto não é requisito para usucapião e muito menos configura ato de posse, portanto, se uma outra pessoa pagar o IPTU não há impedimento para o pedido de usucapião.


É devido ITBI em usucapião?

– Não incide o ITBI sobre a aquisição de imóvel por usucapião, uma vez que não se trata de transmissão da propriedade, mas de forma de aquisição originária.


O que quer dizer polo ativo?

O termo “polo ativo” está relacionado à figura de um determinado agente que possui interesse legítimo à pretensão requerida, trata-se do autor de uma ação, ou seja, quem entra com o processo.


O que é Usucapienda?

adjetivo Que se quer obter por usucapião, direito de posse de um bem (móvel ou imóvel) pelo seu uso contínuo e ininterrupto, durante um tempo estabelecido por lei: apartamento usucapiendo. Etimologia (origem da palavra usucapiendo). Do latim usucapiendus.a.um.


O que é usucapião?

Usucapião é o direito por meio do qual uma pessoa pode se tornar proprietária de um bem móvel (como uma carroça ou um cavalo, por exemplo) ou um be…


Quais são os tipos de usucapião?

– Usucapião extraordinária – Usucapião ordinária – Usucapião especial urbana – Usucapião especial rural – Usucapião especial coletiva – Usucapião e…


Quanto tempo de posse para usucapião?

– Usucapião extraordinária: 15 anos, podendo ser reduzido para 10 anos. – Usucapião ordinária: 10 anos, podendo ser reduzido para 5 anos. – Usucapi…


Quantos anos dá direito a usucapião?

Existem diversos tipos e possibilidades de usucapião, para cada uma delas é determinado um período de tempo específico. Confira cada um deles nos t…


O que impede o usucapião?

Terras públicas não são passíveis de usucapião. Além disso, os seguintes contratos podem afastar a possibilidade da ação de usucapião: Contrato de…


Quando se aplica o usucapião?

A usucapião é aplicada como forma de alguém se tornar dono de um bem, após cuidar dele durante determinado período. Além disso, é preciso seguir al…


Como funciona o usucapião?

O primeiro requisito para que seja possível a abertura de uma ação de usucapião é que a pessoa possua o imóvel como seu, ou seja, que saiba que não existe um dono.


Impeditivos para o usucapião

Além do citado acima, sobre os requisitos, se existir um contrato de locação do imóvel, ou um contrato de comodato, então a ação de usucapião não é permitida.


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

image

Leave a Comment