Como desenvolver um projeto de açao pedagogiga para gestao

Para organizar e desenvolver um projeto, o coordenador pedagógico e os educadores devem seguir algumas etapas. Diagnóstico Antes de iniciar o projeto, o professor precisa conhecer seus educandos. Para ser bem-sucedida, a intervenção pedagógica deve partir dos saberes prévios dos alunos.

Full
Answer

Quando deve ser pensado o projeto de Gestão Pedagógica?

Este um projeto que deve ser pensado com cuidado, já que geralmente entrará em ação quando a gestão pedagógica estiver apresentando dificuldades ou quando o desempenho escolar dos alunos não estiver tão bom quanto o esperado.

Como elaborar um projeto pedagógico?

Como elaborar um projeto pedagógico 1 Justificativa (por que?) 2 Objetivos (necessidades a alcançar) 3 Atividades (o que fazer?) 4 Estratégias (como fazer?) 5 Acompanhamento (direcionamento) 6 Avaliação (estímulo).

Como avaliar um projeto pedagógico?

Avaliação do projeto pedagógico: neste momento do TCC, o acadêmico deve avaliar o seu projeto, em função de resultados ou pelo processo. No primeiro caso são recolhidos os ganhos relacionados com as metas marcadas e se analisam todos esses dados para fazer um balanço do cumprimento dos objetivos.

Quais são os objetivos dos projetos pedagógicos?

Os projetos pedagógicos, como os que o Escola Educação elabora, possuem o objetivo de ensinar conteúdos específicos, por isso, são um convite a um mergulho profundo em conteúdos singulares, que trabalham, além de datas comemorativas, assuntos relacionados a sociedade e ao mundo.


Como se faz um projeto de intervenção pedagógica?

Para elaborar propostas de intervenção eficazes, o professor e demais profissionais da educação precisam de informações para analisar e encontrar as dificuldades dos estudantes. As avaliações devem ser realizadas de forma contínua, e o acompanhamento não deve se restringir às provas do calendário da escola.


Como fazer uma ação pedagógica?

Como fazer o Plano de Ação EscolarDefinir objetivos. … Criar metas. … Planejar ações para o Plano de Ação Escolar. … Estabelecer prazos. … Comunicar e colocar em prática. … Acompanhar e registrar o desempenho das ações do Plano de Ação Escolar.


O que é um projeto de ação pedagógica?

Um projeto pedagógico, ou Projeto Político Pedagógico (PPP), é um documento destinado a estruturar a proposta de determinada instituição no campo educacional. Em linhas gerais, ele apresenta diretrizes que deverão ser seguidas em todas as ações de ensino realizadas naquele local.


Qual o papel da gestão pedagógica?

A gestão pedagógica é importante porque ela atua estabelecendo diretrizes, projetos, metas e demais planejamentos. Isso ajuda o professor a direcionar o seu trabalho. Por meio do acompanhamento atento, a equipe gestora consegue identificar lacunas e implementar as melhorias desejadas.


Como elaborar um plano de ação?

Defina claramente seus objetivos. … Torne suas metas mensuráveis. … Liste todas as tarefas que devem ser realizadas. … Estabeleça prazos. … Delegue tarefas. … Crie uma representação visual do plano de ação. … Preveja situações de riscos e estruture planos de contingência. … Monitore o andamento das ações.


Como elaborar um plano de ação para educação infantil?

Aprenda como elaborar um plano de ação escolar em 5 passosDocumentar o plano de ação. … Definir e justificar o que será estudado. … Colocar os objetivos de forma clara. … Estabelecer uma metodologia adequada ao plano de ação. … Programar as ações a serem realizadas.


Quais são as características de um projeto pedagógico?

Garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Qualidade do ensino; Organização e integração curricular; Integração escola/família/comunidade; Autonomia.


Quais são os diferentes tipos de projetos pedagógicos?

Exemplos de projetos deste tipo são: desenvolvimento de novos materiais didáticos; desenvolvimento de nova organização curricular; desenvolvimento de um novo curso; desenvolvimento de softwares educacionais, produção de livro didático, etc.


O que é um projeto pedagógico na educação infantil?

O que é um projeto de educação infantil? O trabalho por projetos na educação infantil tem o intuito de dar um sentido criativo à aprendizagem, por meio do despertar da curiosidade, evitando uma sequência de repetições de informação ou treino corriqueiro.


Quais são os elementos que envolvem a gestão pedagógica?

Pilares da gestão escolarGestão pedagógica. Foco nas práticas pedagógicas e indicadores educacionais.Gestão administrativa. … Gestão financeira. … Gestão de recursos humanos. … Gestão da comunicação. … Gestão do cotidiano escolar. … Gestão da tecnologia educacional. … Planejamento escolar.More items…


O que é gestão pedagógica da escola?

O conceito de gestão pedagógica A gestão pedagógica, nesse contexto, é a forma como uma instituição de ensino promove a atividade pedagógica por meio de suas ações, discursos e demais ações correlatas – de forma a oferecer aos seus alunos as melhores práticas de ensino e aprendizado.


Qual a importância da gestão pedagógica na formação continuada dos professores?

O docente e a coordenação pedagógica são elementos fundamentais para a educação. A participação comprometida por esses profissionais como agentes medidores do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, nutre- se da reflexão sobre suas práticas constantes, tendo a didática um papel fundamental nesse processo.


Conheça a realidade da sua instituição

Antes de mais nada, você precisa identificar as reais necessidades da sua instituição. Para definir metas e objetivos claros, é preciso ter um diagnóstico sobre o quadro apresentado pela escola.


Faça um projeto político-pedagógico

Como mencionamos, o conjunto de ações deve ser definido após o diagnóstico. Nesse sentido, você deve criar um projeto político-pedagógico (PPP), de forma colaborativa, a fim de definir os caminhos que a sua escola deve percorrer.


Faça uma divisão de tarefas

Aqui, vale ressaltar a importância de dividir as tarefas entre toda a comunidade escolar. Uma dica é criar equipes pequenas para cada tarefa, com representantes que possam estabelecer uma ponte entre os funcionários e a gestão escolar.


Pense em metodologias de ensino

O projeto de gestão escolar também deve contar com as metodologias de ensino que serão aplicadas em sala de aula. Lembre-se de investir em recursos que correspondam às expectativas dos alunos, que estão cada vez mais conectados e ligados às novas tecnologias .


Considere os aspectos financeiros

Além de tudo que já falamos até aqui, o projeto de gestão escolar deve considerar o aspecto financeiro da instituição. Essa dica é essencial para você definir o orçamento disponível para cada ação e, assim, não comprometer a saúde financeira da escola.


Inclua a equipe pedagógica

Você já sabe que o planejamento estratégico da sua instituição deve contar com a colaboração de toda a comunidade escolar, certo? Nesse sentido, queremos dar ênfase à importância de incluir a equipe pedagógica no seu planejamento .


Desenvolva um plano de ação

Após identificar as necessidades da sua escola, definir metas, objetivos e, é hora de criar um plano de ação para colocar tudo em prática. Isso pode ser feito por meio de uma planilha, que deve conter todas as ações definidas no projeto de gestão escolar, os responsáveis por cada uma delas e o prazo limite para cada implementação.


Qual é o objetivo da gestão pedagógica?

A gestão pedagógica é responsável por articular e coordenar os processos e as práticas educativas que envolvem todo o corpo docente e os alunos da escola, de forma coletiva.


Qual é o papel de um gestor pedagógico?

O gestor pedagógico é um personagem central na organização e no planejamento das atividades educativas da escola. Ele assume o papel de mediador da adoção do projeto pedagógico, além de articular sua criação com outros setores da gestão escolar.


Qual é a diferença entre gestão escolar e gestão pedagógica?

A gestão escolar engloba todos os setores estratégicos ligados à administração da escola, incluindo a gestão financeira, pedagógica, de pessoas e de comunicação.


Quais os principais eixos da gestão pedagógica?

Para que a gestão pedagógica seja eficiente, ela deve atender alguns eixos ligados às responsabilidades próprias da gestão. O trabalho do gestor pedagógico é distribuído em três áreas principais:


Como modernizar a gestão pedagógica?

O gestor pedagógico tem a responsabilidade de indicar os caminhos para melhorar as práticas educativas dentro da escola. Portanto, ele deve ser uma pessoa atenta às inovações, com coragem para testar novos caminhos e abandonar práticas ineficazes.


Como elaborar um projeto pedagógico passo a passo? Como é a estrutura de um projeto pedagógico?

Os projetos pedagógicos desenvolvidos como TCCs ou outro tipo de trabalho acadêmico podem variar em sua estrutura de uma universidade para outra, mas o que eles têm em comum é que irão desenvolver uma estratégia de aprendizagem para um contexto “x”.


Etapas de um projeto pedagógico

Na hora de elaborar o seu projeto pedagógico que irá culminar em um trabalho, devemos ter em mente que, precisamos traçar as etapas do projeto pedagógico: um processo que contemple a análise da situação, a definição dos objetivos a serem alcançados e o planejamento de ações.


Componentes administrativos dos projetos pedagógicos

Planejar: nada mais é do que concretizar e precisar o que queremos realizar; organizar e estruturar a intenção pedagógica, a qual parte de uma necessidade do contexto ou cenário educativo, levando em consideração os alcances do mesmo em um período acadêmico.


Considerações Finais

A estratégia de desenvolvimento de um TCC como projeto pedagógico tem sido bem vista dentro da área de educação, pois ao aliarmos as práticas pedagógicas dos estudantes com o conhecimento científico e teórico, poderemos evoluir em muitos aspectos dentro da área de educação.


O que é a pedagogia de projetos

A pedagogia de projetos é uma metodologia de ensino por meio da experiência, que propõe uma conexão entre o estudante e um projeto de pesquisa que desperte o interesse dele. O papel do professor, nessa proposta, é favorecer o ensino com base nas descobertas, frutos das pesquisas realizadas pela classe, sob sua orientação.


O objetivo da pedagogia de projetos

A pedagogia de projetos é uma das alternativas que a escola pode utilizar para formar cidadãos independentes, críticos e participativos na sociedade. Ao propor uma abordagem baseada em projetos, a escola incentiva uma visão interdisciplinar do conhecimento, o aprendizado por meio da experiência e o desenvolvimento da autonomia dos alunos.


Características dessa forma de pedagogia

A principal característica da pedagogia de projetos é a intencionalidade. É essencial que os projetos sejam escolhidos a partir dos objetivos que o professor pretende que a turma alcance e no conjunto de conhecimentos que eles precisam construir.


Finalização do projeto

A escola deve organizar o fechamento dos trabalhos divulgando os resultados para toda a comunidade escolar. Em mostras dos projetos de ciências ou arte, saraus, noites culturais, festas da família ou finais de semana de integração, a instituição deve mostrar aos pais e responsáveis o resultado dos estudos e encerrar o ciclo.


O que é necessário para desenvolver um projeto?

O primeiro entendimento é que o projeto precisa ser desenvolvido não, apenas, por um professor, mas, por toda a escola. Isso significa que a sua prática exige pesquisa, dedicação e esforço de professores, coordenadores, equipe, alunos e, também, dos pais e familiares. Sendo assim, deve ser pensado coletivamente.


Como montar um projeto escolar?

O projeto escolar funciona como um projeto de pesquisa mesmo, ou seja, precisa ter título (ou tema), duração, justificativa, objetivos (gerais e específicos), culminância, metodologia, avaliação e anexos. Mas, o que colocar em cada tópico? Calma que vamos ver, cada um, a partir de agora!


Duração do projeto

O tópico diz respeito ao tempo durante o qual o projeto será desenvolvido. Isso vai depender, justamente, do tema a ser trabalhado. Portanto, pode durar de um dia até todo o ano letivo.


Justificativa

Por que desenvolver um projeto Dia das Mães? Ou, qual o motivo de iniciar um projeto sobre a Prevenção do Suicídio? Neste ponto, você irá explicar de onde saiu a ideia, porque quer colocá-la em prática, o que fez a escola trabalhar o tema. Para embasamento, pode usar suporte histórico ou literário. Um texto de cinco a dez linhas é suficiente.


Objetivos

A maior dúvida é diferenciar os objetivos gerais dos específicos. O objetivo geral é o foco principal do projeto ou seja, o seu mote. Os específicos são aqueles oriundos dele, suas ramificações. Tenha em mente o que a escola pretende alcançar, quais competências desenvolver e o impacto que o projeto gerará.


Culminância

É o ponto alto do seu projeto, quer dizer, onde ele termina, sua finalização. O Projeto Copa do Mundo, por exemplo, pode terminar na realização de um torneio envolvendo todas as turmas em diferentes atividades.


Metodologia

Nada mais do como você vai desenvolver o projeto, que meios irá utilizar ou como trabalhará. A justificativa é por que e a metodologia é como vai trabalhar o projeto. É importante que ela seja colaborativa, integrativa, multidisciplinar e abrangente. Afinal, o intuito é que todos participem, certo?

Leave a Comment