Como deva agir um estagiario em uma açao observadora

Como ser um boa estagiário?

Através do estágio, é possível desenvolver as habilidades profissionais, conquistar experiência para o mercado de trabalho, além de permitir ao aluno vivenciar a prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula. O estágio também funciona como uma porta de entrada para novas oportunidades na carreira.

Como o estagiário pode aceitar mais tarefas do que é capaz de entregar?

A vontade de mostrar trabalho e conseguir chamar atenção pode levar o estagiário a aceitar mais tarefas do que é capaz de entregar. Se as tarefas designadas são simples e já estão dominadas, é possível oferecer-se para outras funções.

Como a atenção pode ajudar o estagiário?

Ainda que ela ajude, assim como o gestor, está mais na mão do estagiário, como ele vai procurar se desenvolver”, afirma Flávia Queiroz. A vontade de mostrar trabalho e conseguir chamar atenção pode levar o estagiário a aceitar mais tarefas do que é capaz de entregar.

Qual a importância de ser um estagiário?

Para ele, ser responsável é cumprir prazos e horários, por exemplo. Estar disponível é ter uma atitude positiva diante do que é pedido e proposto. Ter persistência é acreditar na sua capacidade e na daqueles ao seu redor, incluindo na do líder. Para Flávia Queiroz o estagiário tem de lembrar sempre que o desenvolvimento depende dele mesmo.


O que escrever na avaliação de um estagiário?

Será atribuída uma nota ao estagiário, obedecendo a pontuação da tabela a seguir:Capacidade de aprender. Pontos.Relacionamento Humano. Pontos. Primeiro item. … Inciativa. Pontos.Qualidade de trabalho. Pontos. Primeiro item. … Interesse. Pontos.Conhecimentos. Pontos. Primeiro item. … Responsabilidade. Pontos.Assiduidade. Pontos.More items…


Qual é o papel do estagiário no campo de estágio?

De acordo com a Política Nacional de Estágio (2010, p. 23) o estagiário deve, entre outras coisas: Observar e zelar pelos cumprimentos dos preceitos ético-legais e as normas da instituição campo de estágio. Realizar seu processo de estágio supervisionado em consonância com o projeto ético-político profissional.


O que é um estágio de observação?

O estágio de observação refere-se a uma prática que tem por objetivo fazer com que os alunos apreendam a realidade de sala de aula, no contexto da escola, examinando o a relação professor-aluno, o papel do professor responsável pela sala, sua postura profissional, sua metodologia, os conteúdos trabalhados, o …


Qual a aprendizagem adquirida durante o estágio?

Profissionais que passam por experiências de estágio têm a oportunidade de construir uma carreira mais flexibilizada, adquirem conhecimento prático em setores e áreas diferentes e aprendem cedo a lidar com dificuldades que não podem ser previstas por nenhuma teoria.


Quais funções de um estagiário?

Continue a leitura para descobrir!1 Atendimento.2 Marketing e vendas.3 Elaboração de relatórios.4 Análise de resultados.5 Organização de documentos.6 Controle de produção.7 Auxílio nas atividades operacionais.


Qual objetivo de um estagiário?

O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula.


Qual a importância do estágio de observação?

É no Estágio Supervisionado que o aluno-estagiário, através da observação, irá se familiarizar com os componentes do processo ensino-aprendizagem, tendo oportunidade de analisar de forma detalhada aspectos que lhe serão úteis quando dirigirem uma aula.


O que é um relato de observação?

No relato de uma experiência, começamos com uma pergunta, apresentando o tema e chamando o interesse do leitor para o assunto da pesquisa: é a introdução. Depois, lemos a lista de materiais utilizados para que possa ocorrer a experiência. É necessário reunir essa lista de materiais.


Como descrever uma observação de aula?

Tire uma cópia das anotações feitas e entregue a ele antes da devolutiva para que possa se preparar para a conversa, que deve ser sempre individual e, no máximo, uma semana após a data da observação. Inicie o bate-papo citando tudo de positivo que você viu, demonstrando com isso que reconhece o bom trabalho feito.


Quais são os 4 processos de aprendizagem?

Confira quais são as 4 etapas do processo de aprendizagem na programação neurolinguístisca.1 – Incompetência inconsciente. … 2 – Incompetência consciente. … 3 – Competência consciente. … 4 – Competência inconsciente.


Qual a importância do estágio para o acadêmico?

O estágio ajuda no desenvolvimento da carreira de todo e qualquer profissional. Ele traz para o então estudante o conhecimento e as experiências práticas que desenvolvem a competência dele como futuro profissional.


Quais as 4 fases do processo de aprendizado?

Processo de Aprendizagem: Entenda os 4 estágios!2.1 Estágio 01: Incompetência Inconsciente.2.2 Estágio 02: Incompetência Consciente.2.3 Estágio 03: Competência Consciente.2.4 Estágio 04: Competência Inconsciente.


Seja proativo

Um comportamento essencial para o estagiário é a proatividade. Além de cumprir com sua função, é importante que esse profissional ofereça mais e esteja disposto a desenvolver projetos e atividades extras.


Faça networking

Também é muito importante que o profissional desenvolva um bom relacionamento com a equipe durante o período do estágio. Ter uma boa comunicação e ser empático com os colegas da empresa são fatores benéficos e muito importantes.


Responsabilidade sempre

Também é fundamental que o estagiário se sinta responsável pela execução correta do seu trabalho. Mesmo sendo uma função inicial, agir com responsabilidade torna o profissional mais competente e mostra o seu compromisso com a empresa.


Mostre interesse na efetivação

Por último, uma dica valiosa é o estagiário mostrar diariamente que tem interesse em continuar na empresa assim que finalizar o seu contrato. O interesse é o primeiro passo em direção à efetivação.


E quais comportamentos não ter?

Assim como existem os comportamentos indispensáveis para o sucesso do estagiário, também existem algumas ações extremamente prejudiciais para o futuro e a imagem do profissional.


Demonstre interesse pelas atividades

A empresa precisa saber que você tem interesse em aprender tudo sobre a organização, o seu funcionamento e tudo o que vai além das suas atividades padrão. Isso não significa assumir as funções dos demais funcionários, mas ter a mente aberta para novos aprendizados.


Cumpra os seus horários

Evitar atrasos e se preocupar em cumprir a carga horária do estágio são fatores que passam a ideia de responsabilidade e comprometimento com o trabalho realizado. Ser pontual ainda é tido pelas organizações como uma qualidade que destaca o profissional.


Tenha Proatividade

A falta de iniciativa é encarada como uma atitude ruim pelas empresas. Além de demonstrar interesse, não deixe a rotina acabar com o seu entusiasmo e vontade de aprender. Questione, interaja, busque esclarecimentos e contribua com soluções inovadoras.


Bom relacionamento interpessoal

Um ambiente organizacional saudável é importante para o desenvolvimento sadio das atividades. Por isso, evite ficar isolado e interaja com os demais colaboradores. Manter um bom relacionamento é importante, pois seus colegas serão fundamentais para o seu aprendizado.


Postura profissional

Ter uma postura profissional não significa estar sério em todas ocasiões, mas saber distinguir o momento que exige profissionalismo daqueles em que a brincadeira cotidiana não afeta a rotina de trabalho.


Encontre um funcionário modelo

Ter alguém para se inspirar e auxiliar nos momentos de dúvida é importante para quem busca se destacar na empresa. Analise o comportamento de quem julga ter uma postura exemplar e tente utilizá-la como guia para você que é recém-chegado.


Recicle os seus conhecimentos

A faculdade não dá conta de abarcar todos os conhecimentos e as novas tendências do mercado. Por isso, busque novas fontes de aprendizado. Os cursos online gratuitos são uma oportunidade de ter acesso a novos conteúdos e ainda conquistar uma qualificação para o currículo.


Como funciona a contratação de estagiário?

Para contratar um estagiário, a empresa precisa seguir de perto as regras estabelecidas pela lei nº 11.788/08 – conhecida como a lei do estágio.


Entenda a formalização do contrato

O artigo 3 da lei do estágio aponta que o contrato de um estagiário não cria vínculo empregatício com a empresa. Sendo assim, é diferente de um contrato regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Conclusão

Sim, o período de estágio é um marco na vida de qualquer profissional. Quando a empresa oferece a melhor experiência interna para o estagiário, os resultados positivos são sentidos pelo estudante e também pelo negócio.


Custo Baixo

Por não fazerem parte da folha de pagamento das empresas efetivamente, a contratação de estagiários é comum, pois, manter esses funcionários é muito mais barato para os contratantes.


Profissionais mais engajados

Como o estagiário é um profissional em formação, ele está a par dos conteúdos mais recentes da sua área de atuação, o que significa que esse profissional além de aprender com a empresa, terá muito conhecimento novo para repassar, considerando todas as atualizações curriculares que surgem diariamente.


Encontro de gerações e uma equipe mais pluralista

Nem sempre o choque entre gerações é uma coisa ruim. Quando a Geração Millennials entrou no mercado de trabalho, incentivando o desenvolvimento tecnológico, houve uma certa resignação de gerações anteriores, como os baby boomers.


Conheça o que a lei diz sobre os estagiários

É fundamental que, antes de iniciar qualquer processo de contratação, a equipe de recrutamento e seleção do negócio conheça todos os parâmetros específicos da legislação que se aplicam a contratação de estagiários, isso evita o descumprimento de normas e facilita que todos os termos do contrato de estágio sejam seguidos.


Tenha um termo de compromisso

O Termo de Compromisso de estagiários, é como se fosse a carteira de trabalho do estagiário, e não fazê-lo é o maior erro que uma empresa pode cometer ao contratar um estudante.


Contate uma seguradora

A lei nº 11.788, já citada anteriormente, determina que toda empresa que fecha um contrato de estágio deve, obrigatoriamente, contratar um seguro de vida por acidentes pessoais para seu estagiário.


O que é necessário ter em um Termo de Compromisso de estágio?

Como o estágio não obriga a empresa a assinar a carteira de trabalho do estagiário, é indispensável que seja lavrado um Termo de Compromisso de Estágio (TCE).

Leave a Comment