Como dimensionar o sistema de irrigação na cultura do açai

image

Dimensionamento de um sistema de irrigação localizada Dados: Área=3haCultura=CitrosEspaçamento=7x6mtsETo=6,4mm/diaKc=0,9Tc=60%Freqüênciadeirrigação=4diasEmissor=microaspersorRelação(VazãoxPressão)=q(l/h)=18,04xHPressãodeServiço=15mcaVazãonaPressãodeServiço(PS)=76,2l/hDiâmetromolhado=5mts 0.532

Full
Answer

Como dimensionar um sistema de irrigação?

As informacoes básicas necessárias para o dimensionamento do sistema de irrigação são: solo, suprimento de água, a cultura a ser irrigada e o clima. O conhecimento da capacidade do sistema e as condições de operação permitem a seleção da intensidade de aplicação do aspersor e espaçamento entre aspesores e linhas laterais.

Quais são os fatores importantes para o sucesso do sistema de irrigação por aspersão?

O aspersor e a parte mais importante do sistema de irrigação por aspersão. Uma ampla classificação em tipos de aspesores e bocais permite ao projetista selecionar o aspersor apropriado e a pressão de serviço para satisfazer um solo específico e/ou requerimento da cultura.

Qual a importância da irrigação por aspersão?

Dimensionamento. Resumo: A irrigação por aspersão e uma maneira prática de aplicação de água no solo para qualquer cultura ou solo. Um sistema de irrigação por aspersão pode aplicar água no solo em intensidades iguais ou menores que a sua velocidade de infiltração, além da possibilidade de ser manejado automática ou manualmente.

image


1. Requerimento de água

O maracujazeiro encontra condições ideais para seu desenvolvimento em regiões com precipitações pluviais de 800 a 1.750 mm, distribuídas regularmente durante o ano. Produtividades em torno de 40 t/ha -1 para a cultura irrigada por gotejamento foram encontradas por Martins et al.


2. Manejo da irrigação

Uma vez implantado o pomar e o sistema de irrigação escolhido, define-se o conjunto de procedimentos que auxiliarão o agricultor a decidir sobre quando irrigar e a quantidade de água a aplicar. É o manejo da irrigação. No Brasil, geralmente água e área não são fatores limitantes à produção.


Fonte

PIRES, Mônica de Moura; SÃO JOSÉ, Abel Rebouças; DA CONCEIÇÃO, Aline Oliveira. Maracujá: avanços tecnológicos e sustentabilidade. 1ª ed. Ilhéus – BA: Editus, 2011.

image

Leave a Comment