Como documentar uma açao

Como escrever uma documentação?

Como sua documentação é um manual de instruções para um desenvolvedor individual fazer algo, sua escrita deve enfatizar o agente e suas ações . Portanto não use algo como: “O código é escrito por um desenvolvedor”. Em vez disso, escreva: “Um desenvolvedor escreve o código”.

Como desenvolver a sua documentação?

O ideal é que a sua documentação seja desenvolvida da forma mais acessível e no maior número de linguagens possível para o maior número de desenvolvedores, além do mais, não é possível conhecer todo o público que utilizará a documentação. 3. Centralize informações

Como fazer uma boa documentação de processos?

As boas práticas de documentação de processos preconizam que a melhor forma de se chegar a um bom termo sobre isso é não esgotar as discussões em uma única sessão de conversas, mas reunir a equipe quantas vezes forem necessárias até se chegar a um consenso.

Como a documentação dos processos pode ajudar a automatizar os processos?

A documentação dos processos também ajuda a automatizar facilmente os processos quando necessário. Basicamente, o mapeamento de processos ajuda a representar as informações documentadas como etapas do processo, funções do processo, entradas e saídas em uma imagem simplificada.


Como fazer a documentação de um projeto?

Como documentarCrie o hábito de anotar tudo o que acontece em seu dia-a-dia, como um diário. … Nomeie tudo e todos. … Anote. … Defina a conclusão. … Para estes a tarefa é tão importante quanto, mas o desafio parece maior porque em sua grande maioria são naturalmente inclinados à desorganização. … Informe-se sobre o cenário visual.More items…•


Como documentar um projeto de software?

6 práticas para documentar com eficiênciaCrie uma estrutura que suporte a documentação de software. … Defina responsabilidades. … Escolha a ferramenta de documentação apropriada. … Armazene as informações de forma adequada. … Faça uso da documentação. … Crie um ambiente colaborativo entre a equipe.


Quais os três tipos de formatos de documentação de software?

Quais são os principais tipos de formatos de arquivos?DOC. DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft. … PDF. O PDF é o grande herói dos formatos de texto e tem sua razão de ser. … PPT. … JPEG. … PNG. … EPS. … PSD, CDR e AI.


O que é documentação técnica de software?

A documentação de software auxilia o público a entender e utilizar o produto, seja esse público composto de administradores, colegas, técnicos ou usuários finais. Por isso, é fundamental que ela seja clara, pesquisável e, acima de tudo, útil.


O que é Documentação do Processo?

A documentação de processos fornece uma descrição detalhada de como realizar um processo empresarial. Inclui todos os tipos de documentos que suportam um processo, como


Modelos de Documentação do Processo de Início Fácil

Basicamente, o mapeamento de processos ajuda a representar as informações documentadas como etapas do processo, funções do processo, entradas e saídas em uma imagem simplificada.


Comentários sobre o Guia Fácil para Documentar Processos

Este guia de documentação de processos cobre tudo o que você precisa saber para documentar um processo adequadamente. Siga as etapas de documentação do processo que discutimos acima, e faça uso dos modelos de fluxograma do processo para garantir um processo de documentação de qualidade.


1- Não se desvie da cadeia de valor

A coluna dorsal da documentação de processos é a cadeia de valor. Por isso, essa deve ser a primeira fase de todo projeto de documentação, quando a cadeia será estudada, entendida e representada na forma de um fluxo de atividades onde se percebe claramente os produtos e serviços gerados e os processos envolvidos para cada um deles.


2- Não foque seu trabalho por departamentos

Uma empresa onde não há uma clara ideia da cadeia de valor, acaba por fazer um trabalho de BPM focado em áreas de trabalho ou departamentos. Não é este o objetivo da documentação, ela deve se ater a cadeia de valor como um todo, mostrando o ganho de valor (ou as falhas em tentar obtê-lo) em cada etapa do processo, até a entrega final ao cliente.


4- Escolha bons indicadores

A escolha de indicadores para medir a eficiência dos processos é mais um ponto chave. Ao optar por indicadores que não medem adequadamente os reais objetivos que o projeto e a empresa querem atingir, muitas vezes se está dando um tiro no pé.


5- Documente as oportunidades de melhoria

Para apontar possíveis pontos de melhoria é preciso detectar problemas e pontos fracos em cada etapa dos processos. Com este fim, deve-se usar uma planilha especialmente desenvolvida para isso, onde serão documentadas as oportunidades de melhoria.


6- Fique de olho nas expectativas geradas

Lembre-se que as boas práticas de documentação de processos recomendam que se tenha em mente as expectativas geradas. Se existe um esforço de documentar é porque estão em pauta melhorias futuras.


7- Analise processos de tamanho adequado

Analise um conjunto de projetos que possa documentar em um tempo razoável. Ao querer se debruçar sobre projetos muito grandes, o trabalho pode se alongar, não apresentar os resultados em tempo hábil, acabando por desacreditar seus esforços.


8- Conte com as pessoas certas nas reuniões

As reuniões para desenho e mapeamento dos processos devem contar exclusivamente com o pessoal que realmente trabalhe e faça parte do processo analisado, e que possa contribuir com sua experiência, dando opiniões relevantes e pertinentes.


6 boas práticas para documentar uma API

Deixar de elaborar qualquer um desses recursos pode ter efeitos drasticamente negativos na adoção, compreensão e usabilidade. Para que isso não aconteça, trouxemos 6 boas práticas a respeito do assunto, confira!


Quais os principais problemas ao documentar uma API?

Este de fato é um cenário abrangente, mas reunimos algumas dicas abordando os principais tópicos que costumam gerar dúvidas no momento de documentar uma API. Veja:


Como documentar API: primeiros passos

Nesse sentido, engajar devs é decisivo para o sucesso de sua API, e a documentação API é a principal ferramenta em que eles e elas se apóiam para utilizá-la — daí sua grande importância.


Documentação API interativa

Até aqui, discutimos o processo de documentar API para a elaboração de um documento propriamente dito. Entretanto, em adição à documentação textual, existem hoje diversas ferramentas que permitem de maneira fácil a construção de interfaces de interação com sua API.


Reader view

Considerando que o público-alvo é o conjunto de pessoas que possuem as mesmas características ou interesses.


OBRIGADO!!!

Iremos utilizar a técnica da demonstração pois é um método de formação poderoso porque os participantes utilizam todos os seus sentidos.

Leave a Comment