Como e a palmeira de açaí

image

Por que a palmeira é uma referência para as outras pessoas?

Seja como a palmeira que, quando está no alto, serve de referência para as outras pessoas. A presença de um justo faz bem ao lugar onde ele é plantado, independente do tempo que permaneça ali. Isso por que aqueles que estão mais perto do céu são referência da fonte da água viva.

Quais são as características da Palmeira do açaí?

A palmeira do açaí apresenta folhas grandes, compridas e recortadas em tiras, de cor verde-escura, atingindo até 2 metros de comprimento. Geralmente, as folhas são usadas na cobertura das casas. Essa planta possui cachos de flores miúdas amarelas, que surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo.

Qual é a relação entre o justo e a palmeira?

São figuras e imagens que nos apresentam lições morais e espirituais. Aqui, no texto em tela, o justo é comparado com a palmeira. É claro que, no caso de Israel, o escritor está falando da tamareira, pois é a árvore mais conhecida na região e uma das primeiras fontes de renda na agricultura. Que lições podemos aprender?

Quais são os tipos de palmeiras?

A tamareira (Phoenix dactylifera) é de grande valor para os árabes, e seus frutos são de vital importância para as tribos do deserto. A palmeira-real (Roystonea regia), de Cuba, é considerada patrimônio nacional e está protegida por lei.

image


Como é o crescimento da palmeira laca?

Ela apresenta múltiplos estipes (caules) verdes, anelados, lisos, entouceirados, com diâmetro de 5 a 7 centímetros e altura de até 6 metros cada, podendo chegar a 9 metros nas ilhas de onde é nativa.


Qual a profundidade da raiz da palmeira azul?

Geralmente, elas precisam de um raio de 2 metros e profundidade de até 40 centímetros.


Pode comer o fruto da palmeira azul?

Os frutos cozidos são comestíveis e nutritivos, muito apreciados pelas populações amazônicas. Esta palmeira é cultivada há muito tempo, inclusive pelos índios. Várias espécies da fauna consomem avidamente seus fruots. Espécie utilizada, também, no paisagismo.


Quanto tempo leva para produzir um pé de açaí?

período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare. no caso do açaí-de-touceira, manejo de perfilhos/touceira: para produção de frutos = 4 ou 5; para palmito = 8 estipes.


Qual é a raiz da palmeira?

As raízes de uma palmeira não são grossas como a de outras árvores e são menos propícias a danificar as calçadas e as redes de serviços. As raízes das palmeiras normalmente vivem por alguns meses ou anos e depois morrem.


Quais as palmeira para plantar perto de piscinas?

As espécies que não causam sujeira e são resistentes tanto ao calor quanto ao frio são a palmeira-fênix e a jerivá. Elas alcançam tamanho mediano a alto (de um metro e meio a quatro metros) e proporcionam boa sombra nos horários em que sol está a pino (a luz solar lhes é altamente recomendada).


Pode comer o fruto da palmeira?

Quem vive nas regiões nas quais se vislumbra o jerivá, pode saborear os frutos dessa palmeira, que atraem por seu gosto meladinho e adocicado. Para poder desfrutar desse prazer, literalmente, vale a pena ir “catar coquinho”!


Pode comer o fruto da palmeira real?

O palmito extraído da palmeira real apresenta boas características necessárias a esse produto, tais como textura extremamente macia, sabor brando e delicado e cor branca. O palmito é um produto comestível, tenro, macio e com forma cilíndrica, muito consumido nacionalmente.


Quais palmeiras são comestíveis?

Toda palmeira produz palmito, porém nem todo palmito é passível de consumo, havendo alguns que são, inclusive, venenosos. Na flora brasileira, são várias as espécies de palmeiras cujo palmito é apreciado, destacando-se aquelas dos gêneros Euterpe, Bactris, Syagrus, Attalea e Maximiliana.


Quanto tempo dá fruto?

Outras frutíferas que dão frutos em torno de dois a cinco anos são: laranjas, carambolas, goiabas, maçã, banana, pitanga, manga e graviola. Já existem outras frutíferas que demoram um pouco mais, entre quatro e seis anos para dar os primeiros frutos, como é o caso das cerejeiras doces e os pés de Mamão.


Como cuidar de um pé de açaí?

Quando ácidos e pobres em nutrientes, os solos necessitam de calagem e adubação. Aplique o calcário para elevar a saturação por bases a 60%, distribuindo-o uniformemente sobre a superfície do terreno e incorporado com gradagem cerca de 20 a 30 dias antes do plantio das mudas.


Como é feita a produção do açaí?

Como é feito o açaí desde o plantio até a colheita e distribuição?A semente é germinada e depois plantada no campo. … As frutas são colhidas e transportadas em caixas. … É realizado um processo de lavagem. … Ocorre o ‘despolpamento’ e congelamento do açaí


1. A semente é germinada e depois plantada no campo

Para começar, a semente do açaí é plantada em uma área destinada para o processo de germinação – o que ocorre no período de 30 ou 45 dias. Depois disso, a semente germinada ainda é guardada por pelo menos mais um mês até o plantio de fato.


2. As frutas são colhidas e transportadas em caixas

Após o surgimento dos cachos nas palmeiras, é realizada a colheita e, então, os frutos são transportados em grandes caixas – encaminhados para um setor específico da indústria. Nesse local, eles passarão por um processo mais detalhado de lavagem e separação.


3. É realizado um processo de lavagem

Chegando nessa nova área industrial de produção, os frutos são lavados em tanques com água clorada (um processo que leva por volta de 30 minutos) e, depois, são peneirados. Em seguida, ocorre uma nova lavagem, que serve especificamente para a retirada do cloro.


4. Ocorre o ‘despolpamento’ e congelamento do açaí

Após a lavagem, os frutos são encaminhados para uma máquina “despolpadeira” que serve para separar a polpa das sementes com mais rapidez. Em seguida, a polpa é encaminhada para os setores de embalagem e congelamento. Depois de todo esse processo, o açaí já está pronto para ser distribuído e vendido em diferentes locais do Brasil.


Cresça e floresça onde Deus te plantou

A tamareira pode alcançar até 30 metros de altura em seu local de origem. Ela pode crescer em outros lugares, mas nunca vai alcançar a sua altura máxima como poderia alcançar em sua “própria região”.


Alcance altitude e beleza espiritual

Outra característica importante das palmeiras é que elas se destacam pela sua altura e sua beleza, chamando a atenção de todos. Seu uso no paisagismo é muito comum, porque ela enfeita até os ambientes mais hostis. Onde tem uma palmeira, sempre tem uma certa formosura e um toque de realeza.


Seja resistente

Uma das características mais marcantes da palmeira é a sua resistência. Vale lembrar aqui a diferença entre resistência e dureza. A resistência é, muitas vezes, a capacidade de se dobrar por conta da flexibilidade do caule. A dureza, por outro lado, não permite nem mesmo uma leve envergadura sob o risco de se quebrar.


Sua resistência pode salvar outras vidas

Você se lembra daquele tsunami que devastou a Indonésia, em 2004? Vimos através da TV e da internet, as imagens de casas e prédios totalmente destruídos pela força das águas. Milhares de pessoas morreram. Foi uma grande catástrofe.


A vida permanece no espírito

As palmeiras não necessitam da água da chuva para sobreviver, isso porque no interior do seu caule, não existe madeira ou lenha, e sim o palmito. Enquanto a seiva de muitas árvores corre pela casca, a da palmeira corre em seu interior.


Floresça como a palmeira

O foco desse estudo está no texto bíblico que diz que “os justos florescerão como a palmeira”. Então vamos finalizar fazendo uma reflexão sobre as flores. Possivelmente, o salmista se admirou com as flores da tamareira.


Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras?

E se você já ouviu aquele ditado árabe que diz que “quem planta tâmaras, não colhe tâmaras”, saiba que ele não se aplica mais aos nossos dias. Antigamente, uma tamareira levava de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos.

image

Leave a Comment