Como e feito a extraçao do açai

image


Como é feito a extração do açaí?

Antes do sol do meio dia, os coletores de açaí, ou “peconheiros”, como são conhecidos por conta do acessório que amarram nos pés para subir nas árvores, já coletaram os frutos maduros do dia. Eles enchem rasas e mais rasas, cestas de vime ou palha que comportam cerca de 28 quilos dos pequenos cocos.


Como é a árvore do açaí?

Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa.


Onde Vem o açaí?

Açaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae) é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.


Quanto tempo leva para produzir um pé de açaí?

período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare. no caso do açaí-de-touceira, manejo de perfilhos/touceira: para produção de frutos = 4 ou 5; para palmito = 8 estipes.


Como é a raiz do pé de açaí?

Raízes do açaizeiro. As raízes são fasciculadas, densas e superficiais, providas de lenticelas e aerênquimas, que apresentam 1 cm de diâmetro e coloração avermelhada, sendo encontradas nos primeiros 30 cm a 40 cm do solo, formando um agregado na base do estipe.


Qual árvore da açaí?

Euterpe oleraceaeAçaí é o nome de duas espécies de palmeira, Euterpe precatoria (açaí-solteiro, Açaí-da-mata,) e Euterpe oleraceae (Açaí-de-touceira, açaí-verdadeiro) pertencentes a família Arecaceae cujo fruto produz uma polpa chamada “vinho” de açaí, de cor violeta e sabor forte.


Qual é a região do açaí?

Região Norte do BrasilO açaizeiro é uma palmeira brasileira típica do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, na Região Norte do Brasil. Nesses estados, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.


Tem açaí fora do Brasil?

Além dos Estados Unidos e Japão, o açaí também conseguiu encantar os australianos e europeus. De acordo com a reportagem de 2019, do portal G1, a Austrália, seguida da Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Portugal, compõem a lista dos 10 países que mais recebem as exportações do nosso açaí no mundo.


Como o açaí conquistou o mundo?

uma árvore de açaí é como uma mina de ouro. Com pouquíssimo esforço, você tem acesso a uma fonte de energia constante e extremamente versátil. Era assim para os índios caçadores-coletores há mil anos. E segue assim hoje – principalmente para quem tem pouco dinheiro.


Quanto tempo dá fruto?

Outras frutíferas que dão frutos em torno de dois a cinco anos são: laranjas, carambolas, goiabas, maçã, banana, pitanga, manga e graviola. Já existem outras frutíferas que demoram um pouco mais, entre quatro e seis anos para dar os primeiros frutos, como é o caso das cerejeiras doces e os pés de Mamão.


Como cuidar de um pé de açaí?

Quando ácidos e pobres em nutrientes, os solos necessitam de calagem e adubação. Aplique o calcário para elevar a saturação por bases a 60%, distribuindo-o uniformemente sobre a superfície do terreno e incorporado com gradagem cerca de 20 a 30 dias antes do plantio das mudas.


Qual a adubação para o açaí?

As adubações de plantio, formação e produção devem ser realizadas de acordo com as orientações a seguir: – Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros.


Prospecção

Nesta etapa, após a análise detalhada do solo e subsolo, é feita a localização das bacias sedimentares por meio de equipamentos como magnetômetros, gravímetros, farejadores e sismólogos, responsáveis pela avaliação das condições do local.​


Perfuração

Na etapa de perfuração, as jazidas de petróleo são descobertas e então são realizadas as marcações com coordenadas GPS e bóias marcadoras, que são posicionadas na água.


How to get business extra points?

1. Join today and get your company’s Business Extra number. 2. Add your Business Extra number when booking travel on. American and partner airlines to earn points. 3. Redeem points for travel rewards — valid for two calendar years.


Is Business Extra a loyalty program?

Real value for companies with air travel. Another loyalty program? Yes, but this one rewards the company as well as the individual flyer. So everyone wins. The Business Extra program provides real value to loyal companies with at least two flyers in the form of reduced travel expenses.


Is Business Extra free?

Business Extra is is free to join and there’s no minimum spend requirement. Join the hundreds of thousands of other businesses who are getting more value out of every mile their employees fly, and sign up today.

image

Leave a Comment