Como e transmissão doença de.chaga pelo açaia

image

Symptoms

Nessa forma de transmissão, o T. cruzi infecta principalmente células da boca e do estômago. Período de incubação: 3 a 22 dias. Há diversos relatos, no Brasil, de infecções ocasionadas por este meio de transmissão.

Causes

Este texto tem como objetivo esclarecer se o açaí transmite a doença de Chagas e apresentar os riscos e cuidados que devem ser tomados em relação ao consumo desse alimento. A doença de Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma cruzi.

Prevention

Sua carreira científica foi marcada por estudos a respeito da malária e da doença que recebeu seu nome: a doença de Chagas. Em 1909, ele detectou o protozoário causador dessa doença em seres humanos, identificou o vetor e ainda descreveu a doença. Carlos Chagas faleceu em 8 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro.

Complications

Em 2006, o Brasil recebeu o certificado internacional de interrupção da transmissão da doença. Hoje, a transmissão da doença não se dá mais por meio do contato direto do parasita, mas principalmente pelo contato indireto – por meio da ingestão de alimentos contaminados com fezes do parasita ou com o inseto que contenha este parasita, por exemplo.

Quais são as formas de transmissão da doença de Chagas?

Por que o açaí transmite a doença de Chagas?

Qual o vetor da doença de Chagas?

Como se dá a transmissão da doença?

image


Qual o modo de transmissão da doença de Chagas?

Transmissão: O Trypanosoma entra no sangue a partir do contato das fezes do inseto “barbeiro” com a pele ferida ou com a mucosa do olho, ou pela ingestão de alimentos contaminados com esse material. Pode ocorrer também recebendo transfusão de sangue ou transplante de pessoas com a doença.


Quem é o agente causador da doença de Chagas?

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.


O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas ou tripanossomíase americana é uma doença que afeta milhões de pessoas e é causada por um protozoário flagelado da espécie Trypanosoma cruzi. A doença pode ser transmitida de diferentes formas, sendo a transmissão vetorial uma delas. A transmissão vetorial necessita de vetores triatomíneos, conhecidos popularmente como babeiros.


Transmissão da doença de Chagas

A doença de Chagas pode ser transmitida de diferentes formas. A forma mais conhecida é a transmissão vetorial por meio de triatomíneos infectados.


Sintomas da doença de Chagas

O protozoário, após infectar o ser humano, circula na corrente sanguínea e pode acometer órgãos como o coração, esôfago e intestino. A doença de Chagas apresenta uma fase aguda e uma fase crônica. Na fase aguda, os sintomas podem ser mais leves, e algumas pessoas são assintomáticas.


Diagnóstico da doença de Chagas

A doença de Chagas é diagnosticada por meio de exames laboratoriais específicos. A depender da fase da doença, poderá ser realizado o exame de sangue parasitológico e/ou sorológico. O exame parasitológico identifica a presença de parasitos circundantes, enquanto o exame sorológico analisa a presença de anticorpos anti- T. cruzi.


Tratamento da doença de Chagas

O tratamento da doença de Chagas é feito baseando-se na fase em que a doença se apresenta e nas complicações decorrentes da infecção. Pessoas que apresentam a doença na fase aguda fazem uso do medicamento benznidazol, o qual é fornecido pelo Ministério da Saúde de maneira gratuita.


Prevenção da doença de Chagas

Como salientado, a doença de Chagas pode ser transmitida de diferentes maneiras, portanto, há diferentes formas de se prevenir. No que diz respeito à transmissão vetorial, faz-se necessário evitar o contato com o barbeiro.


Carlos Chagas

Não podemos falar de doença de Chagas sem explicar quem foi Carlos Chagas. Esse pesquisador nasceu em Minas Gerais, em 1879. Sua carreira científica foi marcada por estudos a respeito da malária e da doença que recebeu seu nome: a doença de Chagas.


O que é Doença de Chagas?

Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também.


Transmissão

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.


Sintomas de Doença de Chagas

A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão:


Doença de Chagas tem cura?

Cerca de 30% das pessoas infectadas que não se tratarem desenvolverão a fase crônica da Doença de Chagas. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença.


Buscando ajuda médica

Procure um especialista se você mora ou viajou para algum local considerado de risco para a Doença de Chagas e apresentou sintomas suspeitos. A recomendação é que você procure um infectologista.


Diagnóstico de Doença de Chagas

O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas.


Prevenção

Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos ajudam a controlar a disseminação da doença. Ainda não existe uma vacina disponível para a prevenção da Doença de Chagas.


Doença de Chagas

A doença de Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma cruzi. Ele é transmitido para animais e pessoas através de insetos conhecidos como barbeiros, que portam a doença e são comumente encontrados em países do continente americano, principalmente na América Latina. Trata-se de uma doença que, se não tratada, pode causar a morte.


Transmissão da doença de Chagas

A transmissão da doença se dá pelo contato com insetos que foram infectados ao morder um animal ou pessoa doente. No entanto, não é a picada do inseto que transmite a doença de Chagas, mas sim o contato com as fezes do bicho, que costuma defecar logo após picar uma pessoa ou animal.


Tratamento

O tratamento é mais eficaz quando feito na fase aguda da infecção. Ele também pode ser feito durante a fase crônica, mas não é capaz de reverter danos em órgãos que podem ter sido causados pela presença do parasita.


Açaí transmite doença de Chagas?

Segundo estudo publicado na revista científica Emerging Infectious Diseases em 2009, um dos modos de transmissão da doença é por via oral através do consumo de alimentos contaminados por fezes do inseto que transmite a doença de Chagas.

image


O Que É Doença de Chagas?


Transmissão

Medically reviewed by
Dr. Karthikeya T M

Symptoms

If you or someone you know is exhibiting symptoms of Chagas disease, seek medical attention immediately.

The symptoms at initial stage of infection include:

  • Fever
  • Swelling at site of infection
  • Rash
  • Eyelid Swelling
  • Splenomegaly – enlargement of spleen or hepatomegaly, the enlargement of liver

At a later stage, it may lead to complications such as:

  • Irregular heart beat
  • Heart failure
  • Esophagus enlargement
  • Megacolon-widening of the large intestine
  • Neurologic- meningoencephalitis
Causes

The parasite Trypanosoma cruzi is responsible for causing Chagas disease. They invade the lymphatic system and the blood stream.

Chagas disease is spread through:

  • Bites by triatomine bugs infected with T. cruzi
  • Transmission from mother to child

The triatomine bug is more common in South America, Central America and Mexico and risk factors include:

  • Living in rural areas of these countries
  • Home or work place with triatomine bug
  • Blood transfusion with infected blood
  • Organ transplant containing T.cruzi
Prevention

  • Use insecticide soaked netting while sleeping in a mud or thatch house
  • Screen the blood to be transfused
  • Home improvement to prevent bug infestation
  • Wash fruits and eat well cooked meat as fruits may contain feces of the triatomine bug.
Complications

If untreated, it may lead to complications such as:

  • Heart failure
  • Enlargement of esophagus that can lead to difficulty in swallowing
  • Enlargement of colon causing distention and constipation


Sintomas


Diagnóstico


Fatores de Risco


Na Consulta Médica

  • A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono. O parasita pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos que são vetores do parasita, principalmente um conhecido como barbeiro, e é um dos maiores problemas de saúde na América do Sul, América Central e …

See more on minhavida.com.br


Buscando Ajuda Médica

  • A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão: 1. Febre 2. Mal-estar 3. Inchaço de um olho 4. Inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto 5. Fadiga 6. Irritação sobre a pele 7. Dores no corpo 8. Dor de cabeça 9. Náusea, diarreiaou vômito 10. Surgimento d…

See more on minhavida.com.br


Tratamento

  • O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas. Um exame de físico pode confirmar o diagnóstico. Mas para saber em que fase a doença está exatamente, outros exames deverão ser solicitados. Entre eles estão: 1. Eletrocardiograma (ECG) 2. Raio-X d…

See more on minhavida.com.br


Medicamentos

  • Os principais fatores de risco para a doença de Chagas são: 1. Habitar em uma cabana onde insetos transmissores vivam nas paredes 2. Morar na América do Sul, América Central ou no México 3. Viver sob condições extremas de pobreza 4. Receber transfusão de sangue ou um transplante de órgão de uma pessoa portadora do parasita, mas que não tenha manifestado a D…

See more on minhavida.com.br


Tem Cura?

  • Entre as especialidades que podem diagnosticar a doença de Chagas estão: 1. Clínica médica 2. Infectologista

See more on minhavida.com.br

Leave a Comment