Como elaborar um plano de açao para residuos solidos

image

Como elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Para elaborar esse documento, por obrigatoriedade ou mesmo de forma voluntária, é necessário contar com uma empresa especializada, com profissionais capacitados.

Full
Answer

O que é um plano de resíduos?

O Plano de Resíduos proposto permitirá à AutoOficina fazer a gestão dos resíduos provenientes da sua atividade de uma forma mais eficaz e ambientalmente correta, limitando ao máximo os impactes negativos que os resíduos gerados pela sua atividade possam vir a ter no ambiente. FCUP Elaboração de um Plano de Gestão de Resíduos 69

Quais são os objetivos do plano de gestão de resíduos?

Plano de Gerenciamento de Resíduos – PGRS – saiba como implantar e reduza os custos e os riscos associados à sua gestão de resíduos. A implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é fundamental para qualquer empresa que deseja aumentar suas oportunidades e reduzir custos e riscos associados à gestão de resíduos.

O que é curso de resíduos sólidos?

O curso permitirá que você aprenda sobre conceitos e noções de resíduos sólidos. O conteúdo é apresentado por um Consultor, especialista na área que abordará a caracterização, classificação, segregação, acondicionamento, armazenamento, transporte, destinação final e disposição final dos resíduos sólidos.

Quais são as etapas da gestão de resíduos?

A gestão de resíduos compreende várias etapas, nomeadamente: o seu manuseamento, separação e acondicionamento, transporte interno até ao parque de resíduos e a recolha por operador licenciado. Esta gestão interna, é da responsabilidade da AutoOficina.

image


Como elaborar um Plano de gerenciamento de resíduos sólidos?

Identifique os resíduos gerados em cada setor. Com a relação de todos os setores, identifique os tipos de resíduos que cada um deles gera (plástico, papel, metal, vidro, orgânicos e perigosos). Depois de identificados os tipos de resíduos, conheça a quantidade gerada. Classifique os resíduos.


Quais são as etapas de um Plano de gerenciamento de resíduos?

Deve focar os aspectos intra e extra-estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:1 – Segregação. … 2 – Acondicionamento. … 3 – Identificação. … 4 – Transporte Interno. … 5 – Armazenamento Temporário. … 6 – Tratamento. … 7 – Armazenamento Externo. … 8 – Coleta e Transporte Externos.More items…


Quais são os principais tipos de planos de resíduos sólidos?

Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS)Planos Municipais de Saneamento.Planos Municipais (PMGIRS)Planos Intermunicipais.


Qual o objetivo do Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos?

Os principais objetivos do PGRS são: Minimizar a geração de resíduos; Proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro e correto; Proteger os trabalhadores, a saúde pública, os recursos naturais e o meio ambiente.


Quais as etapas integram o sistema de gerenciamento de resíduos urbanos?

respeito às etapas operacionais do sistema de resíduos sólidos: acondicionamento, coleta, transporte, transbordo, armazenamento, recuperação, tratamento e disposição final.


O que é Pgrss e quais suas etapas?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um conjunto de procedimentos que contempla a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final desses resíduos.


Quais são os dois tipos de resíduos sólidos?

Os resíduos sólidos são classificados de acordo com suas características, propriedades e origens….Resíduos de construção civilClasse A: resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados. … Classe B: resíduos recicláveis para outras destinações, como plástico, papel, papelão, vidros, madeiras, metais e gesso;More items…•


O que são resíduos sólidos e quais são os tipos?

A denominação “resíduo sólido” é usada para nominar o “lixo” sólido e semissólido, proveniente das residências, das indústrias, dos hospitais, do comércio, de serviços de limpeza urbana ou da agricultura. Os resíduos sólidos podem ser classificados em lixo comum ou domiciliar, público e especiais.


Quais são tipos de resíduos?

Outras normas de classificação de resíduos sólidos. É importante destacar que há outros tipos de resíduos sólidos classificados segundo a origem, como: resíduos hospitalares, agrícolas, industriais, da construção civil, de varrição, comerciais, domésticos; os do tipo recicláveis e não recicláveis.


O que é o gerenciamento de resíduos sólidos?

O gerenciamento de resíduos sólidos é um conjunto de procedimentos de planejamento, implementação e gestão para reduzir a produção de resíduos e proporcionar coleta, armazenamento, tratamento transporte e destino final adequado aos resíduos gerados.


O que é um Plano de gerenciamento de risco?

Um Programa de Gerenciamento de Riscos é um conjunto de ações visando o perfeito gerenciamento dos riscos humanos, ambientais e patrimoniais de qualquer atividade, atendendo não somente a população intrínseca envolvida na sua realização, mas também a comunidade e o meio ambiente.


Quais os tipos de resíduos que o gerenciamento deve contemplar?

Ao ser implementado, inicialmente um programa de geren- ciamento de resíduos deve contemplar dois tipos de resíduos: o ativo (gerado continuamente fruto das atividades rotineiras dentro da unidade geradora), e o passivo, que compreende todo aquele resíduo estocado, via de regra não-caracterizado, aguar- dando …


Destinação de Resíduos Sólidos

A implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é fundamental para qualquer empresa que deseja aumentar suas oportunidades e reduzir custos e riscos associados à gestão de resíduos. Para realizar a implantação é necessário seguir o modelo de sistema de gestão que já são aplicados dentro da sua organização.


Como classificar os resíduos?

A classificação dos resíduos no Brasil é normatizada pela NBR 10.004/2004 da ABNT, que caracteriza todos os tipos de resíduos como perigosos ou não perigosos. Além de realizar a classificação dos resíduos pelas organizações, também é utilizada pelos órgãos reguladores para atuação na fiscalização.


Como implementar um sistema de destinação de resíduos eficiente?

Para iniciar a implantação de um sistema de destinação de resíduos sólidos é necessário a criação um Planejamento. Primeiramente, deve ser feito o levantamento dos aspectos ambientais, requerimentos legais e objetivos e metas. Quando falamos em aspectos ambientais, estamos falando dos resíduos que são gerados.


Quem precisa ter um plano de gerenciamento de resíduos sólidos?

Estão obrigadas a ter um PGRS todas as empresas geradoras de resíduos industriais, de mineração, de serviços de saúde e de saneamento básico.


Diagnóstico

Compreende a descrição da atividade econômica sujeita à fiscalização e dos resíduos gerados pela mesma, com detalhamento da origem, volume e ameaças ambientais relacionadas aos mesmos.


Consolidação e monitoramento

Nessa fase, há a implantação, a ativação e o monitoramento das soluções. As metas e procedimentos devem ser documentados, e a periodicidade com que serão feitas as revisões deve ser determinada. Deve-se, ainda, definir as responsabilidades compartilhadas, que estejam relacionadas ao ciclo de vida do produto.

image


¿Quiénes Deben presentar Un Plan de Manejo de Residuos sólidos?


¿Cómo Elaborar Un Plan de Manejo de Residuos sólidos?

  • Consiste en satisfacer una serie de pasos que nos permitirán delimitar cada vez más los objetivos del plan de manejo de residuos sólidos. A continuación conoceremos las valoraciones que debemos realizar para poder llegar a dichos pasos, los cuales consisten en, de manera sistemática: 1. Identificar los residuos: El primero de los pasos consiste en …

See more on ecoduo.org


¿Qué Tipos de Residuos Sólidos existen?

  • Existen principalmente tres tipos de residuos sólidos, y bajo esta clasificación, se debe elaborar un plan especializado para la trata de esta clase de residuos. Y es que cada uno requerirá de una serie de herramientas y procedimientos para poder ser gestionados de manera eficiente y con la mayor reducción de daños posibles. En la consideración de este punto también será posible co…

See more on ecoduo.org


Consideraciones Finales

  • Estas son las principales consideraciones que deben valorarse al momento de elaborar una guía para el manejo de los residuos sólidos. Es imprescindible que todas aquellas organizaciones y/o personas que generen una cifra de residuos sólidos mayor a la permitida en su país, se dediquen a elaborar su plande manejo de residuos sólidos. Deberá delimitar el tipo de residuo a tratar, est…

See more on ecoduo.org

Leave a Comment