Como eliminar doença de chagas do açai

Como evitar a doença de Chagas?

A doença de Chagas é um problema que pode pôr em risco a nossa vida. Portanto, é importante tomar todas as medidas possíveis para evitar seu contágio, caso habite ou visite uma área de risco. Os percevejos escondem-se de dia e saem apenas à noite para se alimentarem.

Qual é a principal via de transmissão da doença de Chagas?

Açaí contaminado é, hoje, a principal via de transmissão da Doença de Chagas. Foto: Alex Silva/A2 Estúdio

Por que o açaí transmite a doença de Chagas?

Este texto tem como objetivo esclarecer se o açaí transmite a doença de Chagas e apresentar os riscos e cuidados que devem ser tomados em relação ao consumo desse alimento. A doença de Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma cruzi.

Quem tem doença de Chagas pode doar sangue?

A pessoa que esteve numa região de transmissão natural do parasita deve procurar assistência médica se apresentar febre ou qualquer outro sintoma característico da doença de Chagas; Portadores do parasita, mesmo que sejam assintomáticos, não podem doar sangue;


Como é feita a eliminação do agente causador da doença de Chagas no açaí?

“O choque térmico deve ser feito em água à temperatura entre 80° a 90°C durante 10 segundos e rapidamente em água à temperatura ambiente, fazendo com que haja a inativação do protozoário Trypanosoma cruzi e demais microorganismos patógenos que possam estar presentes.


Como evitar doença de Chagas no açaí?

De acordo com Morita, há maneiras de evitar que essa iguaria brasileira vire um reduto de Trypanosoma cruzi. “Uma das medidas é realizar o branqueamento, que nada mais é do que uma técnica que esquenta o alimento a 80 °C. Em seguida, ele é esfriado. Isso mata o protozoário”, ensina.


É possível pegar doença de Chagas pelo açaí?

A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).


Como eliminar doença de Chagas?

A doença, que ainda não tem vacina, costuma ser tratada com benzonidazol ou nifurtimox, medicamentos que são quase 100% eficazes e podem curar a doença quando administrados logo após a infecção, no início da fase aguda, tendo em vista que a eficácia diminui conforme a doença avança.


Tem barbeiro no açaí?

O fruto do açaí é contaminado quando o barbeiro ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. Às vezes, reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí também podem ser contaminados.


Como pasteurizar o açaí em casa?

Depois ele passa por três lavagens e vai para o banqueamento, que é mergulhar o açaí em uma solução com hipoclorito de sódio em uma temperatura de 80º C, por cerca de dez segundos, aí enxaguamos várias vezes para retirar o cloro, resfriamos e só então processamos o açaí”, explica Heron.


Quais os perigos de tomar açaí?

Acontece que essa saborosa fruta pode esconder um perigo: o parasita que transmite a doença de Chagas. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 10% dos alimentos à base de açaí no Pará e Rio de Janeiro apresentaram DNA do parasita, informa o G1 dessa doença.


Qual é a doença do açaí?

Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.


É seguro comer açaí?

As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, seja pasteurizado ou esterilizado acima de no mínimo 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.


Qual o tempo de vida de uma pessoa com doença de Chagas?

O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais. Já há estudos que mostram que a evolução do transplantado com Chagas é tão boa ou melhor do que os transplantes realizados por outras causas.


Quando a doença de Chagas leva à morte?

Para 30% a 40% das pessoas infectadas, a doença progride para um estágio final da fase crônica. A maioria sofrerá danos cardíacos, frequentemente resultando em morte súbita ou insuficiência cardíaca progressiva.


Quanto tempo dura a fase aguda da doença de Chagas?

Sintomas. A doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que são a aguda e a crônica. Na fase aguda, os principais sintomas são: febre prolongada (mais de 7 dias);


Doença de Chagas

A doença de Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma cruzi. Ele é transmitido para animais e pessoas através de insetos conhecidos como barbeiros, que portam a doença e são comumente encontrados em países do continente americano, principalmente na América Latina. Trata-se de uma doença que, se não tratada, pode causar a morte.


Transmissão da doença de Chagas

A transmissão da doença se dá pelo contato com insetos que foram infectados ao morder um animal ou pessoa doente. No entanto, não é a picada do inseto que transmite a doença de Chagas, mas sim o contato com as fezes do bicho, que costuma defecar logo após picar uma pessoa ou animal.


Tratamento

O tratamento é mais eficaz quando feito na fase aguda da infecção. Ele também pode ser feito durante a fase crônica, mas não é capaz de reverter danos em órgãos que podem ter sido causados pela presença do parasita.


Açaí transmite doença de Chagas?

Segundo estudo publicado na revista científica Emerging Infectious Diseases em 2009, um dos modos de transmissão da doença é por via oral através do consumo de alimentos contaminados por fezes do inseto que transmite a doença de Chagas.


O que é a doença de chagas?

A doença de Chagas é causada por um micro-organismo, mais especificamente um protozoário, chamado Trypanosoma cruzi. É uma doença que deve ser tratada no início.


Ciclo

O ciclo de transmissão da doença de Chagas tem diversas fases. O ciclo silvestre ocorre em animais silvestres como morcegos, macacos e roedores, que são picados pelo inseto infectado.


Sintomas

Existem duas fases na doença de Chagas. A fase aguda da doença pode causar sintomas leves ou não causar sintoma nenhum, e a fase crônica inclui sintomas mais severos e se caracteriza pela fase grave da doença.


Complicações

As principais complicações da doença de Chagas ocorrem na fase crônica. A insuficiência cardíaca é uma delas, em que o coração fica tão fraco ou tão rígido que não consegue bombear sangue o suficiente para o resto do organismo, e assim algumas outras funções podem falhar ou ter um mau desempenho.


Então a doença de Chagas tem cura? Como é o tratamento?

O tratamento da doença de Chagas é mais fácil durante a primeira fase. Porém, nem sempre os sintomas são observados e a condição pode passar despercebida. Assim, ao desconfiar desses sintomas, mesmo que apresente melhora e eles desapareçam, é bom pedir ao seu médico para fazer um exame de sangue para ver se você está infectado.


Transmissão

Como já dito, a doença de Chagas é transmitida pela espécie de parasita chamada Trypanosoma cruzi ou apenas de T. Cruzi. Essa doença não é transmitida pelo ar ou de pessoa para pessoa, como em casos de resfriados ou gripe.


Fontes de contaminação

Apesar de grande parte da população acreditar que a principal fonte de contaminação da doença é pela picada do mosquito, existem outras maneiras de se infectar com a doença:


Sintomas da doença de Chagas

A doença de chagas pode ser classificada em duas fases principais, a fase aguda e a fase crônica. Na fase aguda normalmente não há sintomas e corresponde ao período em que o parasita está se multiplicando e espalhando pelo corpo através da corrente sanguínea.


Como acontece a transmissão

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que possui como hospedeiro intermediário o inseto barbeiro. Esse inseto costuma ser encontrado em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.


Ciclo de vida do T. cruzi

O ciclo de vida do Trypanosoma cruzi tem início quando parasita entra na corrente sanguínea da pessoa e invade as células, se transformando em amastigota, que é a fase de desenvolvimento e multiplicação desse parasita.


Como é feito o tratamento

O tratamento para a doença de Chagas deve ser iniciado assim que for feito o diagnóstico, sendo normalmente realizado com o uso de Benznidazol, que é um medicamento antiparasitário oferecido pelo SUS e que atua diretamente no T. cruzi. De forma geral, o tratamento é feito com 2 a 3 doses do medicamento por dia, durante 60 dias seguidos.


Sinais de melhora e piora

A melhora dos sintomas geralmente vai surgindo gradualmente a partir da primeira semana de tratamento e inclui redução da febre, melhora do mal estar, diminuição do inchaço abdominal e desaparecimento da diarreia.


Quais são as fases da doença de Chagas?

Nessa fase, há predomínio do parasita em número elevado na corrente sanguínea do hospedeiro . Para mais, o paciente pode apresentar sintomas específicos e inespecíficos da doença.


Como diagnosticar o paciente com a doença de chagas?

Existem métodos adequados para diagnóstico do paciente a depender de qual fase ele se encontre. Assim, o método diagnóstico mais indicado para a fase aguda é o parasitológico e para a fase crônica ele é essencialmente sorológico.


Como tratar o paciente com doença de Chagas?

Para tratamento da doença de Chagas, o benznidazol é o fármaco de escolha. Entretanto, em caso de intolerância ou não responsividade, o nifurtimox pode ser utilizado.


O Que É A Doença de Chagas?

Image
A doença de Chagas é causada por um micro-organismo, mais especificamente um protozoário, chamado Trypanosoma cruzi. É uma doença que deve ser tratada no início. Se não for detectada no começo da infecção, fica muito difícil eliminar o parasita e as consequências podem ser catastróficas, causando problemas grav…

See more on mundoboaforma.com.br


Ciclo

  • O ciclo de transmissão da doença de Chagas tem diversas fases. O ciclo silvestre ocorre em animais silvestres como morcegos, macacos e roedores, que são picados pelo inseto infectado. A doença passa para o ciclo para-doméstico quando animais domésticos como cães, gatos e porcos são contaminados por insetos que picaram os animais silvestres e passaram o parasita …

See more on mundoboaforma.com.br


Sintomas

  • Existem duas fases na doença de Chagas. A fase aguda da doença pode causar sintomas leves ou não causar sintoma nenhum, e a fase crônica inclui sintomas mais severos e se caracteriza pela fase grave da doença. – Fase aguda Na fase aguda, os sintomas são mais leves e incluem: 1. Febre; 2. Fadiga; 3. Dores no corpo e sintomas semelhantes a uma gripe; 4. Erupção cutânea; …

See more on mundoboaforma.com.br


Complicações

  • As principais complicações da doença de Chagas ocorrem na fase crônica. A insuficiência cardíaca é uma delas, em que o coração fica tão fraco ou tão rígido que não consegue bombear sangue o suficiente para o resto do organismo, e assim algumas outras funções podem falhar ou ter um mau desempenho. O alargamento do esôfago, chamado também de megaesôfago é um…

See more on mundoboaforma.com.br


Então A Doença de Chagas Tem Cura? Como É O tratamento?

  • O tratamento da doença de Chagas é mais fácil durante a primeira fase. Porém, nem sempre os sintomas são observados e a condição pode passar despercebida. Assim, ao desconfiar desses sintomas, mesmo que apresente melhora e eles desapareçam, é bom pedir ao seu médico para fazer um exame de sangue para ver se você está infectado. Se o teste der positivo, é preciso ch…

See more on mundoboaforma.com.br


Transmissão

  • Como já dito, a doença de Chagas é transmitida pela espécie de parasita chamada Trypanosoma cruzi ou apenas de T. Cruzi. Essa doença não é transmitida pelo ar ou de pessoa para pessoa, como em casos de resfriados ou gripe. Para ser infectado pela doença, é preciso que um inseto que espalha o parasita morda um outro animal infectado com o parasita. Esse inseto transmiss…

See more on mundoboaforma.com.br


Fontes de Contaminação

  • Apesar de grande parte da população acreditar que a principal fonte de contaminação da doença é pela picada do mosquito, existem outras maneiras de se infectar com a doença: 1. Transfusão de sangue ou transplante de órgãos de uma pessoa infectada pelo protozoário; 2. Ingestão de alimentos contaminados; 3. Ingestão de carne mal cozida de um animal infectado; 4. Contato c…

See more on mundoboaforma.com.br


Transmissão por Açaí Ou Caldo de Cana contaminados

  • O Brasil é um grande produtor de açaí e cana e é muito comum as pessoas consumirem o açaí ou caldo de cana moído na hora. Há casos registrados de contaminação de doença de Chagas devido à ingestão desses produtos. Isso pode ocorrer porque os insetos transmissores podem ser triturados acidentalmente junto com a cana ou o açaí durante a produção dos mesmos. Des…

See more on mundoboaforma.com.br


Prevenção

  • Apesar de vários estudos sendo realizados, ainda não há vacina para prevenir a doença de Chagas. A melhor maneira de evitar a contração da doença é evitar a exposição a insetos como besouros e percevejos.

See more on mundoboaforma.com.br


Fatores de Risco

  • Locais mais pobres, principalmente na América Latina, podem ser foco de insetos transmissores de Chagas. Assim, pessoas que viajam ou moram em áreas rurais podem estar em maior risco devido à presença de lama e palha, por exemplo, que são locais de preferência dos barbeiros.

See more on mundoboaforma.com.br

Leave a Comment