Como encontrar julgados pelo nome da açai

image


Como saber se a pessoa tem problemas com a Justiça?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu “Consulta de Processos” localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link “Consulta de Processos”.


Como pesquisar informativos do STJ?

O Informativo de Jurisprudência divulga, periodicamente, teses firmadas pelo STJ que são selecionadas pela novidade no âmbito do Tribunal e pela repercussão no meio jurídico. Acesse abaixo a edição mais recente ou clique em “Edições anteriores” para realizar outras consultas.


Como consultar o acórdão?

Os acórdãos, súmulas e decisões monocráticas somente podem ser consultados após a publicação no Diário da justiça Eletrônico e inclusão na base de dados pela Secretaria de Jurisprudência..


Como pesquisar acórdão no site do STF?

Para iniciar a busca no novo sistema, basta acessar o item “Pesquisa” no menu “Jurisprudência”, localizado na página principal do site do STF. A pesquisa agrupa os documentos em quatro bases: acórdãos, súmulas, decisões monocráticas e informativos.


Como acompanhar os informativos do STF e STJ?

O serviço agora é disponibilizado pela Coordenadoria de Multimeios do Tribunal. Para se cadastrar e receber diariamente as notícias publicadas, acesse o endereço http://j.mp/pushSTJ e digite seu e-mail. Ao receber o e-mail de confirmação, clique no link e aceite o cadastro. A assinatura é ativada imediatamente.


Como acompanhar as decisões do STJ?

Por meio da ferramenta de consulta processual, é possível acompanhar a tramitação de todos os feitos do STJ, etapa por etapa.Você pode realizar a busca diretamente pelo Número do processo no STJ ou por meio de outros parâmetros:Atenção!More items…


Como consultar acórdão no Diário da Justiça Eletrônico?

A consulta pode ser feita pela última edição do DJE ou por qualquer data de publicação posterior a 1º de outubro de 2007. Para consultar, pode-se utilizar o número do processo, o nome ou a inscrição do advogado na OAB ou ainda o nome das partes (na opção “Busca avançada”).


Como saber se o acórdão foi publicado?

Jurisprudência. Nesta base é possível consultar a íntegra de acórdãos publicados. Caso o acórdão não tenha sido publicado, sugere-se que o usuário cadastre seu e-mail no STF-Push para acompanhar o andamento processual.


O que acontece depois da publicação do acórdão?

A decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal produz todos os seus efeitos jurídicos após a publicação no Diário da Justiça, mas pode, excepcionalmente, ter o seu cumprimento imediato determinado pelos ministros, independentemente de publicação.


Como ter acesso às decisões do STF?

Íntegra de acórdãos, decisões monocráticas, enunciados de súmula e súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal (STF) podem ser encontrados no Portal da Corte, que fornece as informações de forma organizada e estruturada, com o objetivo de facilitar a pesquisa da jurisprudência do Tribunal.


Como consultar um processo que foi para o STF?

Insira seu nome ou o número do processo para fazer a consulta no Supremo Tribunal Federal gratuitamenteBusque seus processos. Consulte pelo seu nome ou número do seu processo através de uma busca unificada.Entenda o que está acontecendo. … Fique sempre atualizado.


Como acessar processo eletrônico no STF?

ACESSO AOS AUTOS E VISUALIZAÇÃO DE PEÇAS ELETRÔNICAS Por essa razão, tais certidões e atos decisórios continuarão sempre disponíveis para consulta, na página eletrônica do STF, no menu “acompanhamento processual”.


Navegue por tópicos

Como pesquisar jurisprudência é uma dúvida comum de advogados iniciantes. Isso porque, além de uma petição bem escrita, instruída e didática, é fundamental que o advogado procure saber qual a linha das decisões que vêm sendo tomadas pelos tribunais, de modo a comprovar que o direito de seu cliente acompanha a jurisprudência do judiciário.


Como pesquisar jurisprudência na internet

Você já deve ter ouvido a famosa frase que diz que “o Brasil é um país continental”, certo? E uma prova disso é a inúmera quantidade de tribunais espalhados pelo país. São 61 tribunais na esfera federal, fora os tribunais estaduais.


Arthur Bobsin

Advogado (OAB 50296/SC) na Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araujo. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais…

image


1 – Procure em Tribunais Da Sua Região

  • Você já deve ter ouvido a famosa frase que diz que “o Brasil é um país continental”, certo? E uma prova disso é a inúmera quantidade de tribunais espalhados pelo país. São 61 tribunais na esfera federal, fora os tribunais estaduais. Sem dúvida, por conta da diversidade nacional e da inúmera quantidade de tribunais, existem decisões para todos os la…

See more on aurum.com.br


2 – Pesquise Direto Na Fonte

  • Saber como pesquisar jurisprudência pode gerar muitas dúvidas inicialmente. Mas hoje em dia é muito fácil pesquisar jurisprudência e decisões com rapidez e agilidade por meio dos sites de buscas (o google, por exemplo). Entretanto, é sempre recomendável ir direto na fonte. Todos os tribunais possuem mecanismos de buscas, uns mais simples e outros mais complexos, é verdade. Contudo, ir atrás da jurisprudência no site do pró…

See more on aurum.com.br


3 – Acompanhe as Decisões Dos Tribunais Superiores

  • Como eu falei ali em cima, é interessante buscar decisões do tribunal em que o processo está tramitando. Mas, além disso, é importante que a posição dos Tribunais Superiores também corrobore com a tese apresentada pelo advogado. Desse modo, lembre-se de pesquisar a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, principalmente porque estes tribunais balizam a posição dos tribunais estaduais e regionais.

See more on aurum.com.br


4 – Utilize Palavras E Expressões Claras

  • Para aprender como pesquisar jurisprudência é preciso entender que uma boa pesquisa jurisprudencial depende de saber utilizar as expressões e palavras corretas. Por exemplo, quando um advogado está buscando uma jurisprudência sobre dano moral, decorrente de inscrição indevida nos serviços de proteção ao crédito, deve otimizar a pesquisa, valendo-se de termos claroscomo: “dano moral”, “proteção ao crédito” e “inscrição”. Sem dú…

See more on aurum.com.br


5 – Aproveite as Pesquisas Prontas

  • Muitos tribunais disponibilizam ferramentas para advogadosque auxiliam na pesquisa jurisprudencial, com base em dados e experiência de outros usuários. Por exemplo, o Supremo Tribunal Federal (STF) possui Informativos de Jurisprudência, com temas que o próprio Supremo considerou relevante e sistematizou. No mesmo sentido, o Superior Tribunal de Justiça também possui um informativo similar. Mais um mecanismo oferecido pelo STJ qu…

See more on aurum.com.br


Dica Extra de Como Pesquisar Jurisprudência

  • A inovação na advocacia trouxe muitas ferramentas e aplicativos que auxiliam o advogado. Na pesquisa jurisprudencial, por exemplo, existe o app Informativo Jurídico, que permite pesquisa os Informativos do STF, STJ e TST. Outro app que permite consultar a jurisprudência dos tribunais chama-se Jurisprudência, que reúne as decisões do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. Em relação às súmulas e súmulas vinc…

See more on aurum.com.br


Dica Final

  • Mais importante do que utilizar de aplicativos para advogadosou de pesquisas prontas, é escolher a jurisprudência que realmente se aplique ao caso em análise. Não raro, muitos advogados tornam a petição menos didática, ao incluir jurisprudências em excesso ou que nem sequer se encaixam no caso concreto. E você? Tem dicas de como pesquisar jurisprudência? Compartilhe com a gente nos comentários. Dúvidas e sugestões …

See more on aurum.com.br

Leave a Comment