Como entra com açao contra um medico

image

Por que contratar um médico ao domicílio?

Médicos ao domicílio: que opções e como chamar? Os médicos ao domicílio são uma alternativa e uma solução perfeita para quem precisa de apoio mas não tem a possibilidade de sair de casa.

Como ter um relacionamento com um médico?

Ter um relacionamento com um médico é um tanto diferente. Seja flexível em relação aos planos. Médicos são pessoas ocupadas, principalmente os que trabalham em hospital. Durante a semana eles podem estar em plantão e talvez não tenham todos os fins de semana livres.

Como funciona o serviço de médicos ao domicílio?

Regulada pela direção geral de saúde, a Your Doctor controla uma vasta rede de serviços de médicos ao domicílio para que consiga oferecer um serviço de qualidade ao maior número de pessoas possível. Disponível durante todos os dias da semana e durante 24 horas por dia, faz consultas de urgência sempre que necessário, mas também outras áreas.

Por que chamar o médico ao domicílio?

Se a febre estiver acima dos 39ºC é sinal de que deve chamar o médico ao domicílio, pois pode indicar a presença de uma bactéria que necessita de tratamento com antibiótico. Valores abaixo dos 39ºC não são, em geral, tão preocupantes. O médico poderá avaliar o estado através da auscultação ou da observação da garganta, nariz ou ouvidos.

image


O que fazer quando ocorre erro médico?

Identificado o erro médico, é recomendável registrar boletim de ocorrência em uma delegacia, bem como oferecer denúncia no Conselho Regional de Medicina (CRM), que investigará e tomará as medidas cabíveis.


Qual o valor de indenização por erro médico?

Valor da indenização Desta forma, a quantia devida, será conforme a fatores como: a gravidade do dano, o prejuízo causado ao paciente, entre outros. Só para ter uma noção, caso o erro médico leve a morte do paciente a indenização pode chegar a R$ 50.000.


Pode processar o médico?

Sim. Para processar o médico, é necessário comprovar que o dano é decorrente de uma conduta médica e para processar o hospital é necessário demonstrar que o prejuízo é oriundo da falha de prestação de serviços.


Quais são os tipos de erro médico?

Erros médicos podem ser classificados em três tipos: negligência (quando resultam de falta de atenção e cuidado), imperícia (quando o médico não é totalmente capacitado para realizar o tratamento que gerou o erro) e imprudência (médico opta, precipitadamente, por procedimento não indicado e não comprovado …


Quanto tempo demora um processo por erro médico?

Quanto tempo demora um processo por erro médico? O prazo para se iniciar o processo por erro médico após sua ocorrência está previsto no artigo 27 do Código de Defesa do Consumidor, e é de 5 anos. O andamento do processo, por outro lado, não possui um prazo específico.


Como provar o erro médico?

A vítima pode socorrer-se de todos os meios válidos de prova: testemunhas, registros sobre o paciente existentes no consultório ou no hospital, laudos fornecidos e, principalmente, perícias. Uma das formas de fazer a prova dos fatos é a exibição do prontuário, que todo médico deve elaborar (art.


Estou sendo processado o que fazer?

Estando com o mandado em mãos, você que está sendo acusado de um crime, deve, imediatamente, procurar um advogado especialista na área. Isso é o que você deve fazer com urgência! Nos processos criminais, a participação do advogado é obrigatória.


O que acontece com uma pessoa que foi processada?

A pena prevista para esse crime é de reclusão, de dois a oito anos, e multa. Comprovada a prática do crime de denunciação caluniosa, além da repercussão penal a qual está sujeito o infrator, este ainda pode ser condenado à reparação cível dos danos causados ao acusado.


Quais são as esferas do CRM e da justiça comum nas quais um incidente médico é avaliado?

Bom, a responsabilidade profissional do médico pode ser dividida em três esferas: a cível, a administrativa e a criminal: Assim, são esferas independentes e com ritos diferentes.


Quais os 3 componentes fundamentais do erro médico?

Portanto, o erro médico estará caracterizado pela presença do ato ilícito, nexo de causalidade e dano, fazendo surgir para o responsável causador a responsabilidade civil, consubstanciada na obrigação de indenizar o dano, seja moral, material ou físico.


Quais são os tipos de danos?

Tipos de danoDano culposo.Dano doloso.Dano emergente.Dano ex delicto.Dano infecto.Dano material.Dano moral.Dano processual.More items…


Qual é o órgão que devemos procurar para denunciar o erro médico?

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia no Conselho contra um médico, hospital ou instituição prestadora de serviços médicos. Basta encaminhar a denúncia ao CRM, com o relato dos fatos, o nome do médico ou da instituição, data e local.


Qual a função da ANS?

A função da ANS é manter os direitos do interesse público e alinhar o mercado de assistência suplementar de saúde, sendo responsável sobre a fiscalização de normativas, fornecendo regulamentações focando na produção e difusão de informação sobre Saúde Suplementar.


A ANS pode resolver o meu problema?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), não tem dado conta do número de reclamações e processos, portanto, não auxiliando os consumidores e, mesmo que a ANS diga que você não tem direito a determinado tratamento ou medicamento, não confie nesta informação e pesquise, procurando sempre informação junto a um advogado especialista em plano de saúde.


Existe tempo para sair a liminar?

Embora não exista um prazo fixado em lei é bastante comum que haja análise do pedido de liminar em 48 horas após a propositura da ação, ou no mesmo dia para aqueles casos que impliquem risco de morte do paciente, por exemplo.


Veja casos onde os planos de saúde foram condenados a fornecer um tratamento ou medicamento

Neste caso, o consumidor conseguiu por meio de uma liminar o direito ao tratamento, o plano de saúde foi condenado por danos morais por negar a fornecer “Agioplastia” para o segurado.


O plano de saúde pode recusar uma ordem judicial proferida pela Justiça?

É muito comum os planos de saúde não cumprir com a sua obrigação de garantir a saúde do consumidor em primeiro lugar. No entanto, o escritório de advocacia especializado no direito da saúde Elton Fernandes, já trabalhou em casos onde os planos de saúde se negam a fornecer tratamento, cirurgia ou consulta.


Destaque na Imprensa

O advogado especialista em Direito à Saúde Elton Fernandes possui experiência há mais de 14 anos em ações contra planos de saúde e neste período ingressou com inúmeras ações judicias contra praticamente todos os tipos de planos de saúde, adquirindo ampla experiência na área da saúde para permitir a defesa dos direitos dos consumidores.


1. GERIDOC

A Geridoc é uma clínica de geriatria especialmente direccionada para pacientes em idade superior a 60 anos. Conscientes da dificuldade existente na mobilidade inerente a alguns destes utentes, esta clínica dispõe do serviço de médicos ao domicílio durante 24 horas por dia, 365 dias por ano.


2. ANJOS DA NOITE

Desde 1984 a disponibilizar serviços médicos ao domicílio, esta foi a primeira empresa em Portugal com este apoio.
Disponível todos os dias do ano e sempre 24 horas por dia, disponibiliza consultas de urgência, mas também de especialidade.


3. MÉDICO AO DOMICÍLIO

Urgência, medicina familiar ou psiquiatria – aqui pode ser atendido em qualquer uma destas áreas e, caso precise de uma especialização diferente, este serviço de médicos ao domicílio vai reencaminhá-lo para onde puder ser melhor acompanhado.


4. YOUR DOCTOR

Regulada pela direção geral de saúde, a Your Doctor controla uma vasta rede de serviços de médicos ao domicílio para que consiga oferecer um serviço de qualidade ao maior número de pessoas possível.


5. O VIGILANTE

Com uma área de atuação mais reduzida, esta clínica é uma associação humanitária sem fins lucrativos que tem como objetivo prestar apoio a quem tem mais dificuldade em aceder aos serviços de saúde.


6. PT MEDICAL

Desde consultas de urgência a especialidades como psiquiatria, neurologia, ortopedia, fisioterapia ou terapia da fala, este serviço de médicos ao domicílio disponibiliza quase tudo aquilo que pode precisar.


7. KNOK CARE

Este é o serviço de médicos ao domicílio mais diferente de todos os outros referidos. A Knok aposta numa aplicação que pode instalar no telefone para que consiga facilmente chamar um médico para a morada que precisa.


Febre

A febre é um dos sintomas mais comuns nas doenças. A temperatura do corpo considerada ideal varia entre 36º e 37ºC. Em geral, a alteração de temperatura é uma reação do organismo a agentes invasivos, nomeadamente infeções. Na maioria dos casos, as infeções que provocam febre têm origem em gripes, viroses e problemas intestinais.


Dores de cabeça

As dores de cabeça são muito comuns e geralmente não são motivo para preocupação. Na maioria dos casos, os sintomas apenas duram minutos ou algumas horas. Contudo, uma dor de cabeça súbita e severa, juntamente com a sensação de forte rigidez no pescoço e febre e/ou sensibilidade à luz, poderá ser sinal de infeção que requer assistência médica.


Diarreia

A diarreia pode ser aguda (quando as queixas não se prolongam por mais de duas semanas e na grande maioria dos casos não ultrapassam alguns dias) ou crónica. Nas situações ligeiras, não é necessário recorrer a um médico. Contudo, existem alguns sinais que ajudam a identificar quando deve procurar ajuda.


Sabia que o Plano ACP Saúde é gratuito para todos os sócios?

Se ainda não aderiu ao ACP, basta tornar-se sócio por apenas 4,25€/mês e passa a contar com todas as vantagens do clube.


Assistência aos pacientes

Assistentes de médico geralmente examinam o paciente e selecionam, ordenam e avaliam testes apropriados. Eles podem diagnosticar problemas de saúde, além de desenvolver e oferecer planos de tratamento adequados.


Cirurgia

Quando um médico supervisor dá autorização, o assistente pode ajudar durante uma cirurgia, além de realizar certos procedimentos cirúrgicos de forma independente. No segundo caso, cada estado possui requisitos diferentes relativos a procedimentos específicos e se um médico deve estar presente ou não.


Medicamentos

Com a aprovação do supervisor, os assistentes podem dar medicamentos aos pacientes e receitar remédios.


Exceções

Apesar da liberdade ao trabalhar sob a orientação de um médico, assistentes não podem praticar a medicina de forma independente ou prestar determinados serviços, tais como a prescrição de lentes de contato ou a realização de procedimentos odontológicos.

image

Leave a Comment