Como entrae com açao.do icms

image

Como calcular o ICMS?

É simples calcular o ICMS, basta saber a alíquota incidente no lugar de origem. Assim quando a venda é feita no mesmo estado em que a empresa atua, o cálculo é fácil: O ICMS será o resultado da multiplicação da alíquota do estado em que a empresa atua sobre o preço do produto.

Qual a alíquota do ICMS para movimentações internas e interestaduais?

Como dissemos, o ICMS é um tributo estadual e sua alíquota é definida pelos estados e o Distrito Federal. O valor do imposto, entretanto, é diferente para movimentações internas (dentro dos estados) e interestaduais (entre estados). Também é importante lembrar que as alíquotas variam de acordo com a mercadoria ou serviço, indo de 7% a 35%.

O que é a compensação do ICMS?

Em outras palavras, se trata daquele em que pode haver a compensação do ICMS devido em cada operação, ou, prestação, diante daquele cobrado previamente em algum Estado brasileiro.

Qual é a origem do modelo ICM?

Neste artigo abordaremos o cálculo ICMS que é um dos mais importantes e pesados impostos pagos pelo contribuinte brasileiro. Apesar disso, a maioria dos empreendedores não consegue entendê-lo por completo. A origem do ICMS deriva do ICM, que por sua vez substituiu o IVC, e que foi estruturado a partir do IVM.

image


Quanto ao ICMS?

Alíquota no ICMS A alíquota geral do ICMS varia de 17% a 18% nas operações internas, conforme definição estadual.


Como consulta restituição de ICMS SP?

Entre no site da Nota Fiscal Paulista, informe seu CPF ou CNPJ e clique em Consultar. O sistema informará o valor que você tem para resgatar. 2. Selecione o perfil (contribuinte ICMS, consumidor, contabilista, fazendário e usuário Procon).


Como pedir restituição de ICMS SP?

O interessado poderá solicitar o serviço no Posto Fiscal de sua vinculação ou nos Serviços de Pronto Atendimento. ATENÇÃO: Favor verificar a necessidade de agendamento antes do comparecimento na unidade, acessando o link de mais informações. Posto Fiscal da jurisdição do contribuinte/ interessado. Não há taxa.


Como consultar restituição de ICMS?

No site da Receita Federal, existe a aba “Meu Imposto de Renda”. Por lá, é possível clicar em “Restituição” e “Consultar Restituição”. Mas é também possível pegar este atalho que separamos. Nesse link, apenas com CPF e data de nascimento já é possível consultar como está a restituição.


Como saber se tenho direito à Devolução de ICMS?

Basta digitar o CPF e a data de nascimento. Veja um dos dois requisitos que é preciso atender para receber o Devolve ICMS: Ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e receber o Bolsa Família. Ser inscrito no CadÚnico e o titular familiar ter algum dependente matriculado na rede estadual de ensino médio regular.


Como fazer pedido de restituição de ICMS?

O pedido de restituição deverá ser protocolizado na Agência de Atendimento de jurisdição do contribuinte, ou em qualquer Agência de Atendimento, para os contribuintes localizados em outras unidades da federação.


Quem pode pedir restituição de ICMS?

Qualquer contribuinte pode pleitear a restituição do ICMS das contas de luz, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Para tanto, é preciso ter em mãos as 60 últimas contas de energia, que correspondem aos últimos 5 anos, e já ter calculado o valor de restituição.


Como pedir restituição de ICMS pago indevidamente?

Procedimentos para recuperar o valor pago indevidamente De acordo com inciso II do Art. 63 do Regulamento do ICMS paulista, o contribuinte (RPA) pode lançar a crédito no Livro Registro de Apuração do ICMS (juntamente das operações normais), o valor do imposto pago indevidamente, respeitado o prazo prescricional.


O que é ICMS?

ICMS é a sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação….


O ICMS incide sobre o quê?

O ICMS é um tributo que está em praticamente tudo o que faz parte de nossas vidas:Para saber tudo sobre esse assunto e muito mais acesse nosso post…


O que está isento do ICMS?

Em contrapartida, algumas movimentações são isentas do ICMS:Para saber tudo sobre esse assunto e muito mais acesse nosso post O que é ICMS? Quem pa…


Como funciona o ICMS?

Considerando que o ICMS é o imposto que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços, ele só é pago quando a propriedade da mercadoria ou do…


Como calcular o ICMS?

Calcular o valor do ICMS é simples: basta multiplicar o valor da mercadoria (ou serviço) pela alíquota.Para saber tudo sobre esse assunto e muito m…


Como saber a alíquota do ICMS?

Como dissemos, o ICMS é um tributo estadual e sua alíquota é definida pelos estados e o Distrito Federal. O valor do imposto, entretanto, é diferen…


O que é diferencial de alíquota (DIFAL)?

O diferencial de alíquota do ICMS é um instrumento criado para proteger a competitividade do estado onde o comprador da mercadoria ou serviço está…


O que é substituição tributária?

Agora que você já sabe o que é ICMS, vale entender também o que é a substituição tributária.Para saber tudo sobre esse assunto e muito mais acesse…


Como pagar o ICMS?

Para recolher o ICMS, a empresa deve se cadastrar na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) da região onde atua. Com isso, ela recebe uma Inscriçã…


O que acontece se atrasar o pagamento do ICMS?

Quando uma empresa deixa de pagar o ICMS, ela se torna inadimplente com o fisco – o órgão responsável pela questão tributária no Brasil. Para regul…


Cálculo do ICMS

O empreendimento habituado com a escrituração fiscal deve verificar o valor do ICMS a recolher, estando ciente de que os dados estão de acordo com o Regime Periódico de Apuração (RPA).


Formato de apuração da RPA

Os empreendimentos que se enquadram no Regime Periódico de Apuração do ICMS, se tratando das operações ou prestações de serviços executados, precisam apurar:


Apuração específica e recolhimento do ICMS

A apuração concentrada é bastante útil no caso dos empreendimentos que possuem várias filiais e que têm a intenção de especificar o recolhimento do ICMS em uma única guia de Inscrição Estadual.


Simples Nacional

Também há a possibilidade de o contribuinte optar pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições, direcionado às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) atribuídas ao regime do Simples Nacional diante da Lei Complementar nº 123, de 2006.


Auxílio de um contador

Ao observar o conteúdo de todo este texto, é possível observar que realmente se trata de um assunto complexo e, cheio de “pegadinhas” para os não entendedores.


O que é ICMS

O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Ele é cobrado tanto sobre as operações relativas à circulação de mercadorias quanto na prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal.


Tabela de ICMS – Alíquotas

As alíquotas podem variar de 7 a 35% dependendo do estado em que ela é cobrada e da mercadoria que está sendo enviada. Essas taxas serão usadas para calcular o ICMS. Segue as taxas de ICMS em 2019:


Quais operações incidem o ICMS?

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços incide sobre quaisquer tipos de operações de circulação de mercadorias e de transporte. Tanto intermunicipal quanto interestadual e de comunicação, mesmo que essa tenha sido iniciada no exterior.


O que é ICMS interestadual? Quando uso?

O imposto sobre circulação de mercadorias e serviços interestadual será cobrado quando a circulação de mercadoria for feita de um estado para outro. Nesse caso, para calcular o ICMS a conta será diferente e levará em consideração a taxa do estado de origem e destino.


Qual o regulamento do ICMS

O ICMS é regulamentado por um decreto de caráter estadual, onde os estados e o Distrito Federal vão poder instituir esse imposto sobre as mercadorias.


Entenda o ICMS

O ICMS (sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um imposto estadual que incide sobre a venda e transporte dos mais diversos produtos comercializados no país ou mesmo importados.


Como fazer o Cálculo ICMS

Antes de fazer o cálculo ICMS você deve identificar a alíquota devida para a comercialização do produto ou serviço em questão no seu estado. Para isso basta verificar as tabelas disponibilizadas por sua Secretaria Estadual da Fazenda.


Como Fazer o Cálculo ICMS Interestadual

Para movimentações interestaduais de produtos e serviços o procedimento é similar. O que muda é a alíquota que deve ser averiguada com base em qual é o estado de origem, e qual o estado de destino.


O ICMS na base de cálculo dos impostos PIS e COFINS

Há mais de duas décadas o Supremo Tribunal Federal discute esse assunto. Atualmente a Receita Federal tem considerado na base de cálculo do PIS/COFINS o faturamento bruto das empresas com ICMS agregado. Tal prática infla consideravelmente o faturamento e aumenta o valor pago nesses impostos.


ICMS: O que é e como calcular?

A legislação brasileira obriga as empresas a contribuir com uma série de tributos, sendo um deles o ICMS.


O que é ICMS?

O ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um tributo estadual que incide sobre as operações de comercialização e circulação de mercadorias e também de alguns serviços, como o transporte intermunicipal e interestadual de passageiros e os serviços de telecomunicação.


Eliminação da guia

A Criação de mecanismos para introduzir o compliance tributário nas empresas é uma das medidas da Administração Tributária, com objetivo incentivar e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias.Os contribuintes notificados na primeira fase do projeto de Eliminação da GIA que se iniciou em novembro de 2018, dispõem por meio dos serviços eletrônicos do ICMS o acesso a relatórios da “GIA da EFD” análogos ao da GIA com informações detalhadas das divergências e inconsistências informadas via DEC..


Erro Nº 3: ausência do registro C195 e C197 da EFD ICMS-IPI

O Registro C195 – OBSERVAÇÕES DO LANÇAMENTO FISCAL (CÓDIGO 01, 1B, 04, 55 E 65), é obrigatório desde a exigência da Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS/IPI) e está vinculado ao Registro 0460 – TABELA DE OBSERVAÇÕES DO LANÇAMENTO FISCAL.Para o cumprimento dos artigos 214, 215 e 278 do RICMS/SP o Coordenador da Administração Tributária por meio da Portaria CAT nº 66/2018 acresceu novos códigos de ajustes ao Anexo VIII da Portaria CAT 147/2009 e trouxe orientações quanto ao seu cumprimento dentro da EFD ICMS/IPI:.


Erro Nº 4: CST do ICMS divergente da operação

As divergências atribuídas aos registros C195 e C197 também estão vinculadas com a CST do ICMS informado na escrituração das Notas Fiscais de Entradas, ou seja, a correlação de CFOP x CST e os aspectos tributários de cada operação deverão ser observados na escrituração das notas fiscais de entradas e cada CST deverá respeitar as colunas sob título de ICMS.


Considerações finais

O modelo abrangente de gestão aplicado ao Programa de Estímulo à Conformidade tem demonstrado eficaz na redução de litigiosidade e cumprimento voluntário das obrigações tributárias.

image

Leave a Comment