Como entrar com uma açao contra juros abusivo

image

Como recorrer aos juros abusivos?

Recorrer aos juros abusivos é uma alternativa disponível para quem já contratou as prestações com juros altos. Portanto, é possível abrir uma Ação Revisional de Juros. Com ela, o contratante do empréstimo ajusta a taxa de juros de acordo com o Banco Central.

Como entrar com a ação de redução de juros abusivos?

Uma vez que você identifica que é vítima de juros abusivos você irá entrar com a ação revisional, e para isso, precisará de um advogado ou uma agência de consultoria para te auxiliar. No caso da Mais Credit por exemplo, nossa equipe analisa seu contrato e faz todo o processo para o cliente reduzir o máximo de juros possível.

Como recorrer da cobrança de juros abusivos?

Como recorrer da cobrança de juros abusivos? Recorrer dos juros abusivos é uma alternativa disponível para quem já contratou as prestações com juros altos. Portanto, é possível abrir uma Ação Revisional de Juros. Com ela, o contratante do empréstimo ajusta a taxa de juros de acordo com o Banco Central.

image


Como fazer para entrar no juros abusivos?

Para que a revisão de financiamento aconteça, o contratante precisa recorrer à Justiça Comum ou ao Procon. Este último é um órgão de fácil acesso a população e o lugar correto para procurar os direitos do contratante através do Código de Defesa do Consumidor no Brasil.


Como entrar com uma revisional?

O direito a entrar com a ação revisional é adquirido no momento que você assina o contrato de financiamento. Não existe qualquer condicionante para o ingresso do processo, basta que haja um contrato bancário e que este contrato contenha irregularidades.


Quanto é considerado um juros abusivo?

Os Tribunais Superiores usam como parâmetro de abusividade a verificação das médias das taxas de mercado em diversas operações de crédito (empréstimo pessoal, empréstimo consignado INSS, cheque especial, cartão de crédito etc.). Como regra, juros superiores ao patamar de 50% da média do mercado é considerado abusivo.


Quando cabe ação revisional?

POSSIBILIDADES DE AÇÃO REVISIONAL DE CONTRATO Buscar receber valores pagos indevidamente; Impedir que o bem seja objeto de busca e apreensão por impossibilidade no pagamento das parcelas; Evitar o registro ou retirar a negativação do nome e CPF do consumidor em órgãos de proteção ao crédito como: SERASA, SCPC etc.


Quem entra com revisional não consegue mais financiamento?

Comumente, se o consumidor esta em débito com algum credor, terá dificuldade em obter novos empréstimos ou financiamentos com esse credor específico. Contudo, ao fazer a quitação da dívida seja por meio de uma revisional ou não, não haverá mais motivo para instituição negar-lhe crédito.


Como fazer uma ação revisional de veículos?

Para ajuizar a ação, o consumidor deverá entrar com a demanda judicial, solicitando a revisão de contrato. Nesses casos, é muito importante que você entenda que, por mais que se sinta injustiçado, a ação revisional é coisa séria. Ao decidir dar entrada em uma ação, você precisa estar ciente disso.


Qual é a taxa de juros permitida por lei?

As instituições financeiras/bancárias estão permitidas a cobrarem juros moratórios superiores a 12% ao ano, porém, é exigido que a taxa de juros esteja especificada no contrato para que se possa verificar, em cada caso, se ela é abusiva ou não.


Qual o juro máximo permitido por lei?

E qual é o limite permitido para os juros? Já os juros moratórios devem ser estipulados em até 1% ao mês, ou 12% ao ano, conforme especificado no Código Tributário Nacional: “§ 1º Se a lei não dispuser de modo diverso, os juros de mora são calculados à taxa de um por cento ao mês.”


Qual a taxa de juros permitida por lei para empréstimo pessoal?

A taxa legal para juros compensatórios é a de 1% ao mês, a norma referida na Lei de Usura permite que os contratantes pactuem uma taxa máxima de 2% ao mês, correspondendo ao total de 24% ao ano.


Para que serve uma ação revisional?

Com a ação revisional é possível eliminar cláusulas abusivas no contrato de financiamento, reduzir o valor da dívida total ou do valor das parcelas do financiamento. Aliás, você também consegue solicitar a devolução dos valores pagos em excesso, isto é, aqueles relacionados aos juros ou taxas abusivas.


O que significa ação revisional?

Ação revisional de contrato é a ação judicial através da qual se objetiva revisar contratos de financiamento ou empréstimos de instituições financeiras autorizadas, tanto para uso pessoal quanto para compra de móveis, veículos, equipamentos (industriais, agrícolas), com ou sem alienação fiduciária.


Precisa de advogado para entrar com ação revisional?

Como entrar com uma ação revisional? A Constituição, em seu artigo 5º, parágrafo XXXV, garante a todo cidadão o direito de pedir a revisão dos seus contratos na Justiça, caso sinta-se lesado de alguma forma. Então, para entrar com esta ação de revisão de contrato, é preciso procurar um advogado especializado no tema.


Como Identificar Que Um Veículo Está com Juros Abusivos

Antes de você procurar entrar com uma ação de redução de um veículo, o seu primeiro passo é identificar se de fato ele está com essa cobrança excessiva. De acordo com o Código do Direito do Consumidor, o juros de financiamento de um veículo, pode ser de até no máximo 1,2% ao mês e 13% ao ano.


Como Entrar Com Ação de Redução de Juros Abusivos?

Uma vez que você identifica que é vítima de juros abusivos você irá entrar com a ação revisional, e para isso, precisará de um advogado ou uma agência de consultoria para te auxiliar.


Principais Dúvidas Sobre Ação de Redução

Embora a ação de redução de juros não seja tão complicada como algumas pessoas acreditam, existem muitas dúvidas comuns sobre a ação para redução. Por isso, para que não reste mais dúvidas, separamos abaixo as principais perguntas e a resposta de cada uma delas. Veja:


Como saber se os juros são abusivos?

Primeiramente, para saber se os juros são abusivos, é necessário antes calcular o valor efetivo que está sendo cobrando. Atualmente existem simuladores que realizam o cálculo automaticamente.


O que são juros abusivos?

Os juros abusivos são taxas de juros consideradas extorsivas, sendo cobradas acima de um valor máximo previsto pelo Banco Central. Esse tipo de juros está comumente associado, por exemplo, a financiamentos de automóveis, casas e bens, onde as taxas de juros costumam ser camufladas pelas instituições financeiras.


Como evitar a incidência de Juros Abusivos?

Quando as instituições financeiras não usam do bom senso na taxa de juros, os consumidores devem estudar o contrato e fazer questionamentos importantes.


JUROS ABUSIVOS

Em primeiro lugar, é fundamental entendermos o que são Juros Abusivos. Assim sendo, com a nossa experiência de anos no assunto e com uma vasta carteira de consumidores em que ajudamos, resolvemos fazer este artigo para te informar e também te ajudar a resolver essa dor de cabeça, pois sabemos que é grande!


JUROS ABUSIVOS – COMO RECORRER

De fato, a discussão sobre como recorrer juros abusivos está cada vez maior. Principalmente no cenário econômico atual de nosso país, onde a taxa de juros básica da economia (Taxa Selic) está ficando cada vez menor e as taxas de juros bancárias nos financiamentos se mantendo as mesmas.


JUROS ABUSIVOS – CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Ainda mais, o Código de Defesa do Consumidor que foi criado em 11 de setembro de 1990, traz diversos artigos que também ajudam nos pedidos de correção dos juros abusivos, tais como:


JUROS ABUSIVOS – PREJUÍZOS DO CONSUMIDOR

Frequentemente consumidores em todo o Brasil acabam perdendo o seu veículo na busca e apreensão para o banco, por não ter condições de arcar com o pagamento, ou até mesmo pagando dois, as vezes três carros ou empréstimos no final.


JUROS ABUSIVOS QUEM PODE ME AJUDAR?

Certamente a empresa Mega Soluções Brasil é a empresa mais indicada do Brasil para te ajudar nessa questão. Pois ela é referência na praça e uma empresa conceituada em negociações de financiamentos.


O Que São Juros Abusivos?

No geral, a gente fala que os juros abusivos existem quando eles ultrapassam a taxa média do mercado, que geralmente é estabelecida pelo Banco Central, e também calculadas levando em base as taxas diárias de todos os bancos.


Todos os Contratos Possuem Juros Abusivos?

Infelizmente temos a péssima notícia para te dizer: Quase a totalidade dos contratos assinados no Brasil possuem cláusulas abusivas, que dentro delas se escondem os famosos juros abusivos.


Como Saber se Estou Sendo Vítima de Juros Abusivos?

Será que você está sendo mais uma vítima de juros abusivos? Eis a questão que muita gente se faz para si mesma! Não é tão fácil descobrir, mas é totalmente possível.


A Ação Revisional Irá Garantir o Meu Direito?

A ação revisional irá garantir o seu direito se você estiver sendo roubado. Quando você ajuíza no tribunal uma ação como esta, todo processo correrá normalmente em juízo.

image

Leave a Comment