Como escrever uma contestação para uma açao

image

Como é feita a contestação?

Há duas regras primordiais a serem observadas ao se fazer uma contestação: a eventualidade, ou concentração da defesa, e a impugnação específica.

Como fazer uma boa contestação?

A contestação é cabível nos processos de conhecimento, e é uma forma de defesa a ser apresentada pelo réu, logo após a sua citação. Como fazer uma boa contestação? Muito do trabalho do advogado é conseguir utilizar as palavras com o intuito de persuadir e convencer o juiz de que os pontos que está defendendo são os mais corretos e justos.

Como montar um modelo de contestação?

Quando você for montar o seu modelo de contestação é muito importante endereçá-lo ao juízo em que tramita a ação. Exemplo: “Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da (vara específica) da Comarca de (cidade/estado).”

Qual é o objetivo de uma contestação?

Ela tem como objetivo possibilitar a defesa do réu e permitir que ele mostre o seu lado da história. Seja qual for a sua área de atuação, a estrutura de uma contestação é padrão. Mas dependendo do caso e exceções do seu segmento jurídico pode ser necessário alguns outros tópicos.

image


Como fazer uma defesa de um processo?

Ao elaborar uma contestação, o advogado tem o dever de analisar as alegações de fato e de direito apresentadas na inicial. A partir daí, o patrono deve começar a rebater essas alegações e defender o seu cliente, a parte passiva da demanda.


Como fazer uma contestação exemplo?

Exemplo: “Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da (vara específica) da Comarca de (cidade/estado)”. De acordo com o art 340 do Novo CPC, existe a possibilidade de protocolar a contestação no foro do domicílio do réu, caso haja alegação de incompetência relativa ou absoluta.


O que deve conter em uma contestação civil?

Nela, serão discutidos os aspectos formais do processo que podem findar ou então dilatar o tempo de julgamento, por meio de argumentos como:Inexistência ou nulidade da citação;Incompetência absoluta e relativa;Incorreção do valor da causa;Inépcia da petição inicial;Perempção;Litispendência;Coisa julgada;Conexão;More items…•


Qual é a estrutura de uma contestação?

Nesta seção do modelo de contestação, cabe ao advogado do réu apresentar um resumo ponto a ponto dos fatos elencados na petição inicial movida pelo autor. É a partir desses fatos que ele embasará a sua defesa, desde as argumentações preliminares até o mérito da contestação.


O que não pode faltar em uma contestação?

21 defesas que não podem faltar na sua ContestaçãoPRESCRIÇÃO – Art. 189 do Código Civil.ILEGITIMIDADE PASSIVA DO CONTESTANTE.INEXISTÊNCIA OU NULIDADE DA CITAÇÃO.IMPUGNAÇÃO AO VALOR DA CAUSA.INÉPCIA DA PETIÇÃO INICIAL.PEREMPÇÃO.LITISPENDÊNCIA.CONEXÃO.More items…•


Quantas linhas pular na contestação?

Pulas cerca de três linhas. Aqui deve-se atentar para os motivos elencados no artigo 337 do CPC, vale salientar que as preliminares são questões arguidas antes de se analisar o mérito. Aqui nós devemos analisar se existe prescrição ou decadência que estão elencados no artigo 487 do CPC.


Quais são as matérias de mérito da contestação?

A discussão de mérito na contestação refere-se, principalmente, à argumentação de direito material do autor da ação impugnada. No entanto, também se subdivide em duas espécies de argumentos: preliminares de mérito, indireta ou prejudicial; mérito em sentido estrito ou direta.


Como fazer uma preliminar de contestação?

Preliminares da contestação A contestação deve ser estruturada em duas partes: uma parte em que o réu fará a defesa processual (ou indireta) e uma segunda parte, em que o mesmo fará uma defesa de mérito (ou direta). A defesa processual deve ser feita primeiramente, num tópico separado sob o título: “Preliminares”.


Qual é a estrutura do texto?

A carta de reclamação tem uma estrutura específica e precisa ser organizada para manter o aspecto formal. É preciso tomar cuidado e não fazê-la de qualquer jeito.


Quais itens uma carta de reclamação eficaz deve ter?

Para uma carta de reclamação ser considerada eficaz, com as principais características e pronta para ser enviada ao destinatário, ela deve ser formulada pensando no destinatário e dirigida até ele, não por terceiros.


Passo a passo para realizar uma carta de reclamação

Está precisando fazer uma carta de reclamação e não sabe por onde começar? A primeira coisa é reunir todas as informações necessárias e importantes ao problema que será relatado.


Dicas para escrever uma boa carta de reclamação

Agora que você já sabe o que é uma carta de reclamação, o que deve conter, como escrever e a estrutura adequada, está na hora de conferir algumas dicas.

image

Leave a Comment