Como extrair oleo de açai manualmente

image

Como extrair óleos essenciais?

A extração de óleos essenciais pode ser realizada através de vários métodos distintos; como arraste de vapor, enfleurage, fluídos supercríticos e outros. Aromaterapia OEs Quinarí

Como é feito o processo de extração de óleos?

Através dele, é possível obter óleos das mais diversas espécies vegetais, seja de folhas, raízes, gramíneas, ramos, sementes e até de algumas flores. Processo simples, ele consiste em submeter o material vegetal à ação do vapor d´água, que extrai o óleo pelo “ arraste de vapor “.

Como extrair o óleo das sementes?

Embora extrair o óleo das sementes em larga escala requeira uma prensa especializada, há maneiras de extrair o óleo em casa, em pequena escala. Dobre o tecido, de modo que as ourelas fiquem juntas.

Como extrair óleo de cannabis?

O azeite extra virgem ou qualquer um de seus derivados também são utilizados na extração do óleo de Cannabis. É um método seguro para extrair óleo de maconha e também é muito barato, o problema é que o produto se torna altamente perecível por conta do uso do óleo. Extração com Glicerina vegetal

image


Como extrair óleo de amendoim em casa?

Transferir os amendoins para uma tigela e encher com água morna (que deverá ter sido previamente fervida). Deixar de molho ao longo de 15 minutos. Escorrer a água e bater os amendoins no liquidificador até obter uma substância de consistência bem macia.


Como é extraído o óleo de açaí?

O óleo foi obtido pelo processo enzimático ou por extração com n-hexano. A extração enzimática, em meio aquoso, tem sido indicada como uma alternativa para a obtenção de óleos vegetais derivados de polpas de frutas.


Como extrair o óleo da semente de algodão?

O óleo de algodão pode ser obtido de duas formas, por prensagem mecânica conhecida como torta gorda e por extração por solvente.


Como extrair o óleo de cedro?

O óleo essencial de cedro é extraído através do processo de destilação a vapor dos pedaços de madeira da árvore de cedro, que tem o nome Cedrus atlantica, embora existam várias espécies de cedro, falaremos da variação chamada cedro Atlas.


Quais os benefícios do óleo de açaí?

O ácido linoleico e o ácido oleico, por sua vez, hidratam e nutrem a pele, ajudando a manter uma aparência mais saudável e macia. De quebra, previnem o aparecimento ou agravamento de estrias e flacidez. Além disso, o óleo de açaí estimula o processo de cicatrização, sendo eficaz no cuidado com dermatites e afecções.


O que é o extrato de açaí?

O extrato de açaí é utilizado em produtos para preservar a umidade e a maciez do cabelo e da pele, tendo propriedades hidratante, emoliente. Utilizada na indústria cosmética na produção de cremes, loções cremosas, em shampoos, cremes para banho, tônicos capilares, etc.


Para que serve o óleo do caroço do algodão?

O óleo de algodão, pode ser uma alternativa ao uso dos óleos de soja, milho ou canola tradicionais. Ele é rico em nutrientes como vitamina E e ômega-3, atuando no organismo como um forte antioxidante e anti-inflamatório, e ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.


Qual a diferença entre óleo de soja e óleo de algodão?

Comparativamente ao óleo de soja, um dos mais utilizados, o óleo de algodão possui em média mais gordura saturada (26% contra 15%), menos gordura poli-insaturada (54%, enquanto o de soja tem 61%) e um pouco menos de gordura monoinsaturada (19%, e o de soja tem 24%).


O que faz com a semente do algodão?

A semente de algodão é usada para produção de óleo, para plantio ou como ração animal. Os Estados Unidos continuam sendo o maior consumidor, mas o caroço de algodão também é produzido em quantidade pela Índia, China, México, Egito, Paquistão e Brasil.


Como extrair óleos essenciais de plantas?

No processo de extração de óleo essencial, podem ser aplicados diversos métodos, como a hidrodestilação, maceração, extração por solvente, enfleuragem, gases supercríticos e microondas. Dentre esses, o método de maior aplicação é o de hidrodestilação que se divide em duas técnicas – arraste a vapor (Craveiro et al.


Como fazer uma extratora de óleo caseiro?

Despeje as sementes mornas no processador de alimentos e triture-as até formar uma pasta. Nesse ponto, se for colocada em uma jarra de vidro, o óleo surgirá da papa, como acontece com a manteiga de amendoim natural.


Como é feita a extração de óleo vegetal?

Os óleos vegetais podem ser obtidos industrialmente por diferentes métodos na extração com solvente a quente ou a frio e por compressão das sementes. O processo que usa solvente orgânico é uma operação unitária denominada extração sólido-líquido.


Métodos de Extração de Óleos Essenciais

Os óleos essenciais são substâncias lipossolúveis, porém voláteis, que integram o metabolismo secundário das plantas – aquele que, ao contrário do primário, não está diretamente relacionado com o processo de crescimento, desenvolvimento e reprodução dos vegetais.


Um Pouquinho de História

Conforme Rovesti (1995) em “Auf der Suche nach den Verlorenen Duften”, a obtenção de óleos essenciais e águas aromáticas por meio da destilação de plantas aromáticas é uma das habilidades mais antigas da humanidade, como prova o famoso destilador encontrado no sítio arqueológico de Mohenjo-daro, no Paquistão, que remonta ao ano de 3.000 a.C.


Destilação a Vapor

A destilação a vapor é o método mais utilizado para a extração de óleos essenciais a nível mundial. Através dele, é possível obter óleos das mais diversas espécies vegetais, seja de folhas, raízes, gramíneas, ramos, sementes e até de algumas flores.


Prensagem a frio

Trata-se do método mais empregado para a extração de óleos de frutos cítricos, como bergamota, laranja, limão, grapefruit, etc. No Brasil, e na maioria dos outros países, este processo é realizado pelas próprias unidades produtoras de suco, onde os frutos são despejados inteiros diretamente em uma prensa hidráulica.


Hidrodestilação

Trata-se do método de extração mais utilizado em escala laboratorial. Nele, a matéria-prima vegetal é completamente mergulhada na água, ao contrário do que acontece na destilação a vapor.


Enfleurage

O enfleurage, também chamado de enfloração, é uma técnica desenvolvida no século XVII para a extração de óleos essenciais de matérias primas mais delicadas, como de rosa, jasmim, violeta e tuberosa, flores emblemáticas cultivadas em Grasse, na Provence, cujos compostos podem sofrer alterações e até serem perdidos se extraídos por outros métodos.


Extração por Solventes

Algumas plantas, em razão das próprias características do vegetal, são bastante delicadas e por isso não podem ser submetidas a processos de extração capazes de degradar seus constituintes aromáticos, como a destilação a vapor, em virtude das altas temperaturas.


Step 3

Coloque ilhós de cada lado, na parte superior do saco, a cinco centímetros da borda dele. Eles podem passar através da parte da frente e de trás do saco. Certifique-se de que ainda consiga alcançar facilmente dentro do saco, entre os ilhós.


Step 5

Corte o cabo de vassoura ou a cavilha no meio, com a serra manual. Passe uma metade através dos anéis metálicos, na parte superior do saco. Passe a outra metade através da bainha, na parte inferior do saco. Quando segurar as duas varas juntas, o saco ficará pendurado como uma rede vazia entre elas.


Step 2

Retire as cascas e as palhas das sementes. Lave e seque as sementes no forno, a 180 graus, durante uma hora. Verifique a umidade das sementes. Se ainda estiverem úmidas, seque-as durante mais um tempo. O calor não resseca o óleo.


Step 3

Despeje as sementes mornas no processador de alimentos e triture-as até formar uma pasta. Nesse ponto, se for colocada em uma jarra de vidro, o óleo surgirá da papa, como acontece com a manteiga de amendoim natural.


Step 4

Coloque a papa no meio do saco. Segure as cavilhas de madeira de modo que o saco fique pendurado entre elas. Coloque a tigela ou o prato para planta embaixo do ponto mais baixo do saco, para coletar o óleo. Você pode deixar o saco pingar durante a noite, ou passar direto para o passo seguinte.


Step 5

Segure uma das cavilhas firmemente. Peça para um amigo segurar a outra cavilha. Com o saco suspenso acima da tigela ou do prato para planta, gire as cavilhas em direções opostas. Isso torce o saco e pressiona mais óleo para fora das sementes amassadas.


O que é e para que serve o óleo extraído da Cannabis?

Antes de mais nada, se você ainda não sabe como a Cannabis pode te ajudar, escrevemos textos que explicam os diversos usos medicinais e recreacionais da erva e a leitura pode começar por aí!


Como escolher a melhor strain?

Se você já faz o uso da planta há algum tempo, já deve saber que existe grande diferença entre as variedades com relação às concentrações de canabinóides, que são os grandes responsáveis pelo efeito terapêutico da maconha.


Maneiras seguras e efetivas de se realizar a extração do óleo de Cannabis

Agora que a strain já foi escolhida, você deve tá ansioso para aprender como extrair o óleo de cannabis. Existem inúmeras metodologias e procedimentos para se realizar a extração do óleo da maconha. E tal como tudo na vida, cada uma delas tem seus prós e contras, cabe a você decidir qual se adequa melhor a sua realidade.


MÃOS À OBRA! A receita para sua extração

Bom, agora que nós já escolhemos a strain e os solventes que vamos utilizar está na hora de começarmos a falar sobre a parte prática da extração do óleo.


Conclusão

Apesar da atenção na escolha da variedade certa da maconha e o custo de alguns equipamentos, como você mesmo pode ver aqui, o processo de extração do canabidiol é simples.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

O óleo de abacate é fácil de ser extraído artesanalmente e tem várias aplicações medicinais e cosméticas. Além disso, é muito valorizado pela indústria, que prefere a sua extracção artesanal.


Como extratir o óleo de Abacate

O óleo de abacate é fácil de ser extraído artesanalmente e tem várias aplicações medicinais e cosméticas. Além disso, é muito valorizado pela indústria, que prefere a sua extracção artesanal.

image

Leave a Comment