Como fazer açao de prestaçao de contas

image

Como elaborar uma boa prestação de Contas?

Para conseguir elaborar uma boa prestação de contas, é fundamental armazenar toda a documentação relativa à movimentação financeira da empresa de forma organizada e de fácil acesso.

Quem tem o dever de prestar contas?

Quem tem o dever de prestar contas? Esta prática é obrigatória para recursos públicos, mas nem para todas as empresas privadas. Há alguns tipos de empresas que estão livres da obrigação de ter que fazer um relatório financeiro detalhado. Entre elas, estão: Eirelli (Empreendedor Individual de Responsabilidade Limitada).

O que é a prestação de Contas na advocacia?

O que é uma prestação de contas? Como a própria nomenclatura já sugere, a prestação de contas é justamente uma forma de apresentação, demonstração ou exibição de informações ao cliente sobre algum acontecimento de determinada situação.

Quais são as obrigações de prestação de Contas?

A prestação de contas é uma obrigação prevista em lei para todas as empresas que possuem sócios, instituições ou associações. Ficam, portanto, desobrigados, apenas os microempreendedores individuais, empreendedores individuais e empresas individuais de responsabilidade limitada.

image


Qual é o procedimento da ação de prestação de contas?

PROCEDIMENTO A ação de exigir contas deve ser proposta por quem teve os bens administrados por outrem. Seu procedimento possui duas fases: na primeira, o juiz decide sobre a existência da obrigação; na segunda, o réu prestará contas e será avaliado.


Quem pode ajuizar ação de prestação de contas?

Conforme o disposto no art. 914, I e II, do CPC, compete a ação de prestação de contas a quem tiver o direito de exigi-las ou a obrigação de prestá-las.


Quando propor ação de prestação de contas?

Em síntese, a prestação de contas cabe a todos aqueles que administram bens e patrimônio de terceiros e mesmo bens comuns. A ação de prestação de contas visa à extinção dessa obrigação, apurando-se o saldo porventura existente.


Quais são os requisitos para a propositura da ação de exigir contas?

Para que tal ação (exigir contas) seja passível de propositura, é requisito que o pleito judicial seja totalmente determinado e assertivo (jamais pedido abrangente, inconclusivo ou genérico), detalhado, explicitado e com motivo plausível de dúvida (que deverá ser devidamente suscitada).


Qual o foro competente para ação de prestação de contas?

É competente o foro: IV – do lugar do ato ou fato para a ação: b) em que for réu administrador ou gestor de negócios alheios; Todavia, essa competência será relativa, e não absoluta, ou seja, o juiz não poderá reconhecer sua incompetência de ofício, pois poderá ocorrer prorrogação de competência.


Quem pode pedir prestação de contas na curatela?

2. Quem deve prestar contas? Deve prestar contas toda pessoa (tutor/curador) que administrar recursos de outrem (tutelado/curatelado).


Qual a diferença entre a ação de prestação de contas do CPC 73 e a ação de exigir contas do CPC 15 discorra sobre as mudanças ocorridas?

No CPC de 73 ,o nome de tal ação era de Prestação de Contas, e tinha este nome pelo fato que era possível tanto prestar contas como exigir contas. Com a mudança feita pelo NCPC, agora há esse procedimento especial somente para exigir contas, sendo que a prestação de contas será feita pelo rito comum.


Quantas fases pode ter a ação de prestação de contas?

A ação de prestação de contas divide-se em duas fases distintas, sendo que a primeira restringe-se à análise do dever de prestar as contas exigidas e a segunda, ao acertamento, à análise das contas prestadas, com a declaração de eventual saldo credor ou devedor.


Quem tem direito a exigir contas?

Como exposto anteriormente, quem geriu os bens tem a obrigação de prestar contas, e quem teve seus bens administrados tem o direito de exigir com clareza as informações devidas. O próprio art. 550 do Código de Processo Civil de 2015 estabelece de forma clara a legitimidade da ação de exigir contas.


Quem tem legitimidade para exigir contas?

– A legitimidade para o ajuizamento da ação de exigir contas é do “titular do direito de exigir contas” ( CPC , art.


Qual o procedimento disciplinado pelo Código de Processo Civil na ação de exigir contas?

Na Ação de Exigir contas temos um procedimento que se inicia com a petição inicial para a citação do réu, que é exigido a prestação de contas com o prazo de 15 dias, o autor terá que especificar em detalhes as razoes da exigência da prestação de contas, como consta no parágrafo primeiro do artigo 550 do CPC/2015[21], o …


Como é feita a prestação de contas?

Primeiro, é fundamental entender que a prestação de contas é feita no fim de cada exercício social. É o período pré-estipulado pela organização em que há a elaboração e construção dos relatórios financeiros.


Como a tecnologia te auxilia na tarefa de prestação de contas?

Assim como qualquer profissional financeiro, você já se viu perdido entre as várias planilhas de controle de despesas, não é mesmo? É hora de mudar isso.


O que é prestação de contas?

A prestação de contas é um balanço apresentado em forma de relatório, em que consta todas as informações de uma empresa ou instituição, referentes a receitas e despesas em um determinado período estabelecido (geralmente mensal ou anual).


Para que serve?

A prestação de contas serve para que os envolvidos na administração da empresa consigam acompanhar a movimentação financeira, de modo a compreender melhor o desenvolvimento do negócio.


Como fazer?

Quem costuma realizar o relatório são os próprios administradores do negócio. Contudo, é importante buscar a orientação de um (a) contador (a) caso a pessoa responsável não tenha os conhecimentos necessários, para que tudo seja feito da maneira correta, uma vez que se trata de uma exigência legal.


Modelo de prestação de contas

Há diversos modelos de relatórios para a prestação de contas, e escolher quais deles serão utilizados fica a critério da pessoa responsável por sua elaboração. Confira abaixo algumas opções:


O que é a prestação de contas?

A prestação de contas pode ser entendida como um balanço financeiro obrigatório para empresas e entidades que visam demonstrar a transparência das transações financeiras. Em outras palavras, a prestação de contas é um documento que comprova todas as transações realizadas em um determinado período (normalmente de 1 ano).


Como deve ser elaborado um relatório de prestação de contas?

A legislação também orienta sobre como a prestação de contas deve ser feita. Um ponto crucial a ser destacado é que todo relatório precisa se embasar em uma documentação original que comprove os dados referentes às receitas e despesas. Caso isso não seja levado em conta, a prestação de contas não terá validade jurídica.


Navegue por tópicos

A prestação de contas na advocacia pode parecer em primeiro momento de fácil solução e até mesmo de pouca importância. Mas ledo engano de quem assim acredita. Todos nós advogados devemos ficar muito atentos sobre como deve ser realizada uma correta prestação de contas de nossos serviços jurídicos para evitar situações desagradáveis no futuro.


Prestação de contas na Advocacia: tire suas dúvidas

Como a própria nomenclatura já sugere, a prestação de contas é justamente uma forma de apresentação, demonstração ou exibição de informações ao cliente sobre algum acontecimento de determinada situação.


Conclusão

A prestação de contas na advocacia é um procedimento que demanda, em vezes, algumas horas de dedicação. A otimização desta tarefa certamente ajudará na rotina dos escritórios e de qualquer Advogado, seja os que estão em início da carreira, ou mesmo para aqueles que já advogam há mais tempo.


Renan Beltrame

Advogado (OAB 36711/SC). Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Pós-Graduado em Direito Processual Civil, com ênfase no Novo CPC, pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC) e em Direito Constitucional Aplicado pela…


Como o advogado deve prestar contas ao cliente?

Não existe uma única maneira, atualmente de se fazer a prestação de contas na advocacia. Isso porque, a exigência dessa lei não tem um regramento específico sobre sua aplicação. Assim, o advogado e a advogada pode explorar algumas maneiras e decidir qual a melhor para aplicar em seus casos ou no escritório.


Qual o prazo para o advogado prestar contas ao cliente?

Em caso de recusa de prestação de contas injustificada ao cliente, o advogado ou a advogada que se recusa a realizar essa ação pode sofrer certas penalidades. Como já dito, a prestação de contas é obrigatória e deve ser realizada sempre que o cliente solicitar ou imediatamente após o término do mandato.

image


O Que É Prestação de contas?

Image
A prestação de contas é um balanço apresentado em forma de relatório, em que consta todas as informações de uma empresa ou instituição, referentes a receitas e despesas em um determinado período estabelecido (geralmente mensal ou anual). Nela estão contidas informações detalhadas de entrada e saída de recurs…

See more on pipefy.com


para Que Serve?

  • A prestação de contas serve para que os envolvidos na administração da empresa consigam acompanhar a movimentação financeira, de modo a compreender melhor o desenvolvimento do negócio. Também é importante apresentar a prestação de contas para que sócios e colaboradores possam verificar se os recursos da empresa foram utilizados para os fins a que …

See more on pipefy.com


Como fazer?

  • Quem costuma realizar o relatório são os próprios administradores do negócio. Contudo, é importante buscar a orientação de um(a) contador(a) caso a pessoa responsável não tenha os conhecimentos necessários, para que tudo seja feito da maneira correta, uma vez que se trata de uma exigência legal. Para fazer a prestação de contas, é fundamental estar ciente das exigência…

See more on pipefy.com


Modelo de Prestação de Contas

  • Há diversos modelos de relatórios para a prestação de contas, e escolher quais deles serão utilizados fica a critério da pessoa responsável por sua elaboração. Confira abaixo algumas opções: 1. Balanço Social: apresenta as atividades de uma empresa no que diz respeito à sociedade com a qual ela se relaciona. O intuito é divulgar a gestão econômico-social da institui…

See more on pipefy.com

Leave a Comment