Como fazer acabamento de vestido

image

Por exemplo, um vestido para o outono e inverno fica muito mais bonito se for feito todo forrado. Já para o verão, o ideal é fazer o acabamento com revel que é sempre a opção mais fina. Uma roupa mais esportiva pode ter acabamento com viés, mas ele precisa ser bem pregado para não torcer ou embabadar.

Full
Answer

Como escolher um vestido de festa?

Um vestido de festa pede um forro de qualidade que confira o volume ou fluidez do modelo. A escolha do forro e o acabamento determinam o resultado final. E um forro precisa ser tão bem cortado e costurado quanto a parte externa da roupa, pois um forro mal colocado, repuxa e deforma a peça. Uma escolha errada pode estragar o modelo.

Como escolher o melhor vestido para o verão?

Uma boa viscose, por exemplo, não amassa com facilidade, não desmancha ao puxar as costuras e não entorta ou torce ao vestir. Mas uma viscose de qualidade não é “baratinha”. O mesmo acontece com o linho, o crepe, o gabardine ou a seda. Para cada modelo há um acabamento mais adequado.

Qual o melhor acabamento de costura para peças pesadas?

O acabamento de costura conhecido como Hong Kong é um dos ideais para peças pesadas e que precisam tanto de um reforço na costura, como também uma boa aparência. Além disso, para peças que não têm forro e você não quer fios aparentes, ele é ideal. Ou seja, alia qualidade e praticidade em uma técnica só.

Como finalizar uma peça com um bom acabamento?

Todas as pessoas podem aprender a modelar e costurar, mas finalizar uma peça com um bom acabamento dependerá da sensibilidade e capricho arremates. É algo que se consegue com paciência e dedicação. O tempo investido na finalização da peça é indispensável para quem deseja alcançar um bom resultado.

image


O que é Costura embutida?

Ela é uma costura de acabamento embutido, uma costura limpa. Com ela você vai poder esconder a borda da margem de costura. É uma excelente opção para quem não tem a máquina de costura overloque, pois não precisa de overloque ou ziguezague na borda do tecido.


Como fechar as costas de um vestido?

Se estiver mais preocupada em cobrir a parte inferior das costas, enrole o xale nos antebraços e deixe ele formar um arco atrás de você. Um lenço de pashmina ou xale ficam elegantes com a maioria dos vestidos.


Como fechar um decote na frente?

Use um broche para fechar o decote do vestido.Se não tiver um broche que consiga prender a roupa, um alfinete com fecho resolve o problema, contanto que dê para escondê-lo por baixo do tecido.Procure por alfinetes que tenham a mesma cor do vestido caso não consiga escondê-lo.


Quais acabamentos podem ser usados em cavas e decotes em peças de tecido plano?

Para a renda chantily o acabamento de cavas e decotes deve ser debrum. Este poderá ser de renda (duplo) ou cetim.


O que fazer para tapar decote nas costas?

Se esse for o seu caso, não se preocupe. É possível apostar nos sutiãs adesivos, que cobrem apenas os seios. Alguns modelos também cobrem a lateral, dando mais suporte. E, por último, também vale ficar de olho naqueles modelos de lingerie com diversas opções de decote.


Como usar um vestido trançado nas costas?

1:435:19Suggested clip · 60 secondsDicas de como usar o trançado nas costas em vestido de noiva – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O que fazer quando o decote fica grande?

11:3216:14Suggested clip · 53 secondsDIY : Como corrigir decote e cava que ficou muito grande – Aula 41YouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fechar um decote grande?

9:5018:02Suggested clip · 58 secondsCOMO DIMINUIR DECOTE de vestido e blusa – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como diminuir o decote com alfinete?

Marque com um alfinete de segurança e costure as partes do botão na camada inferior e superior da peça usando agulha e linha. Se o decote for profundo demais, mova o botão 2,5 cm para cima.


Como fazer acabamento em v?

0:294:45Suggested clip · 59 secondsAcabamento em decote em V SUPER FÁCIL – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O que é acabamento em debrum?

Debrum: O Debrum é uma excelente escolha para acabamento, pois realça a beleza da peça e reforça a costura, evitando que desfiem. Seu processo é bem simples. Pegue o tecido escolhido para o acabamento e dobre-o até ficar com 4 a 5 cm de diâmetro e marque as dobras com ferro.


O que é o decote canoa?

O decote canoa é um decote usado em blusas e vestidos, tem proporções iguais na parte anterior e posterior, ele é raso e vai de um ombro ao outro, remete ao formato de uma canoa.


Como fechar zíper de vestido sozinha?

1:032:15Suggested clip · 58 secondsCOMO ABRIR/ FECHAR ZÍPER SOZINHA (INVISÍVEL TAMBÉM)YouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como usar Body aberto nas costas?

O body com a abertura nas costas fica lindo com saias longas. Para o caso da saia ser estampada, de preferência a um body preto, que se encaixará perfeitamente no seu look.


Como aumentar o tamanho de vestido de festa?

2:103:28Suggested clip · 59 secondsDicas de como aumentar o VESTIDO DE FESTA – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como aumentar a bainha de um vestido?

0:5112:38Suggested clip · 58 secondsComo Aumentar Comprimento de Vestido / Saia / Bermuda – 3 Ideias PYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


1 – A ESCOLHA DAS LINHAS E AGULHAS CONTAM MUITO PARA OS ACABAMENTOS

Uma peça bem feita não tem linhas aparentes ou nós desnecessários na frente ou no avesso. Tudo deve ser escondido, bem arrematado e assentado. Um bom acabamento já começa com a costura que deve ser perfeita. Uma costura não pode danificar, enrugar, franzir, repuxar ou furar o tecido. Por isto a escolha da linha e agulha contam muito.


2 – TECIDO CARO NEM SEMPRE É SINÔNIMO DE QUALIDADE

A qualidade do tecido é crucial! Um tecido não precisa ser exageradamente caro, mas precisa ter qualidade. Quando for comprar, certifique-se que não está levando “gato por lebre”. Há muitas misturas duvidosas de fios em tecidos.


3 – O QUANTO A OCASIÃO, O CLIMA E O HORÁRIO INFLUENCIAM NA ESCOLHA DOS ACABAMENTOS

Para cada modelo há um acabamento mais adequado. Por exemplo, um vestido para o outono e inverno fica muito mais bonito se for feito todo forrado. Já para o verão, o ideal é fazer o acabamento com revel que é sempre a opção mais fina.


4 – QUANTO MAIS NOBRE O TECIDO, MAIS REFINADO DEVE SER OS BOTÕES E AS CASAS

A escolha do botão conta muito na finalização da peça. E há uma infinidade de modelos e materiais! Quanto mais nobre o tecido, mais refinado devem ser os botões e as casas. Um botão de plástico comum em um casaco de alfaiataria feito com tecido de qualidade, estraga a peça. Um blazer pede um botão mais trabalhado, de material mais nobre.


6 – PARA CADA TIPO DE ACABAMENTO UMA ENTRETELA

A entretela, por exemplo, é outro recurso para dar acabamento em decote, golas, viras, cós e corpetes, conferindo estrutura a peça. Um decote com o revel entretelado fica muito mais assentado e alinhado ao corpo e evita deformar. Mas precisa escolher adequadamente a entretela, pois há a gramatura certa para cada tipo de acabamento.


7 – Se preferir, use um molde

Sempre que for cortar usando um molde, precisa prestar atenção ao fio do tecido. Se posicionar um molde um pouco fora do fio, já vai comprometer o caimento. Quem já não viu uma calça com pernas torcidas ou um vestido com as costuras fora do lugar? Isto acontece porque a peça não foi cortada seguindo o fio do tecido.


Bônus

Lembre-se, o seu trabalho é a sua vitrine. Qualquer pessoa pode aprender a modelar e costurar, mas fazer uma peça com capricho e bem acabada, é privilégio de poucos. O capricho é o diferencial. Se o seu cliente ficar satisfeito com o resultado, vai te indicar ao concorrente.


1. Forro

Talvez o acabamento mais conhecido seja o primeiro que todas as pessoas que começam a costurar aprendem. É essencial para que o interior da peça fique com uma boa aparência, assim como o exterior.


2. Pesponto

Esse é um dos pontos mais utilizados para acabamento de costura. Ele é simples e reforça a costura, bem como decorar peças em cós, colarinhos, bainhas e golas.


3. Entretela

Esse é um acabamento em costura que dá forma e reforça a peça, desde golas, cós, corpetes, punhos e colarinhos. A roupa fica melhor estruturada no corpo e geralmente é utilizada em tecidos finos e em roupas sociais, que necessitam de um caimento específico.


4. Costura francesa

A costura francesa é um dos acabamentos mais comuns e pode substituir até mesmo o overlock, caso você não tenha a máquina de costura especial para esse fim. A costura francesa é indicada para tecidos de gramatura fina à média e deixa o avesso tão perfeito como a frente e sem costura aparente!


5. Acabamento Inglês

Acabamento inglês, ou rebatida é mais conhecida por fazer parte de roupas sociais. Mas isso não significa que esse acabamento de costura não possa ser utilizado em outros lugares. E ao contrário da costura francesa, pode ser utilizado até mesmo em tecidos bem grossos.


6. Picotar

Feita com uma tesoura de picotar e que deve ser utilizada somente para tecido, essa técnica é ideal para os tecidos que podem desfiar fácil. Caso você não tenha a tesoura de picotar, utilize uma tesourinha de acabamento e faça um corte ziguezague. Pode demorar, mas o acabamento valerá a pena!


7. Ziguezague

Muito utilizado em acabamento em malhas ou demais tecidos que esticam pois promove certa elasticidade à costura pelo seu formato. A técnica do ziguezague pode ser utilizada no acabamento de tecidos que desfiam e para isso, ele deve passar rente à borda da costura e deve ser feito à máquina.

image

Leave a Comment