Como fazer acabamento em laca

image

A laca é uma tinta liquida, aplicada por meio de pistola nebulizadora, acima de uma chapa de mdf cru previamente tratada com primer. Diferentemente do mdf madeirado, cujo acabamento vem pronto, a laca é um acabamento que precisa ser aplicado manualmente respeitando longos tempos de secagem em estufa apropriada entre uma demão e a outra.

Full
Answer

Quais são os materiais com acabamento laqueado?

Apesar da madeira e do MDF serem os materiais mais comumente vistos com o acabamento laqueado, outros materiais também recebem muito bem a técnica como é o caso do ferro, do metal e do vidro. Quais os tipos de acabamentos possíveis de serem feitos na pintura laca?

Como usar a laca na cozinha?

Na cozinha, há mais móveis que ganham muito ao receber uma camada de laca. Como o armário de louças, seja ele superior ou debaixo da pia. As bancadas, da pia ou central no cômodo, também podem contar com a pintura, ganhando um aspecto mais liso e brilhante. Outra opção é aplicar a laca em um painel na parede ou na base que sustenta o cooktop.

Quais são as vantagens da pintura em laca?

Ou também uma estante ou prateleiras laqueadas na sala de estar. A pintura em laca pode ser fosca ou brilhante, sendo que a primeira também é conhecida como laca acetinada. Uma das grandes vantagens da tinta laca é que ela está disponível em mais de 120 cores. A laca branca é a mais usada e ainda serve de base para outras cores na pintura.

Quais as vantagens da laca?

Sem dúvida, uma das vantagens que mais chama a atenção no uso da laca é o seu belo visual. Com a aplicação da tinta, os móveis ganham certo brilho e uma aparência elegante e atraente. É possível combinar esse visual com as mais diversas decorações.

image


Como é o acabamento em laca?

A laca é um tipo de acabamento feito em móveis de diversos tipos de materiais, porém os mais comuns são em superfícies de MDF ou madeira natural, tendo em vista selar a superfície do material e com isso eliminar riscos, emendas, ranhuras e imperfeições.


Como aplicar a tinta laca?

Depois de fazer sua escolha sobre o tipo de tinta, siga esses passos:Passe o primer. Passe duas camadas de primer para laca sobre todo o móvel, utilizando o pincel. … Lixe e limpe novamente. Espere o primer secar e lixe novamente o móvel, com a ajuda da lixa fina. … Aplique a laca. … Deixe secar e aplique a segunda camada.


O que é acabamento laqueado?

Também conhecida como tinta PU, a laca nada mais é do que uma resina de origem vegetal utilizada para revestir móveis. O laqueamento aperfeiçoa o acabamento dos móveis, escondendo riscos e algumas imperfeições da superfície.


É possível pintar laca?

É possível. Primeiro remova toda a laca do móvel, faça um fundo preparador deixe secar por 08 horas, diluir a tinta escolhida e aplicar com pistola.


Qual tinta usar para laquear madeira?

Laca de Base Nitro É especialmente formulada para proporcionar uma ótima qualidade às superfícies de madeira, conferindo excelente brilho e nivelamento. Além disso, por ser mais poroso que outros acabamentos, permite que a madeira “respire”.


Quais são as cores da laca?

A laca branca é a mais usada e ainda serve de base para outras cores na pintura. A laca amarela, a laca preta e outras cores de laca como azul, vermelho, turquesa, laranja, bege, caramelo e marsala são as que estão mais em alta nos últimos tempos, desde que a laca voltou ao cenário da decoração.


Quais são os tipos de laca?

Quais os tipos de laca? São dois os tipos de laca disponíveis no mercado: a do tipo PU e a Nitro. Elas são diferentes em relação ao tempo de permanência no móvel e no acabamento dado à superfície. A laca PU, por exemplo, tem resistência maior ao tempo e a impactos.


O que pode ser laqueado?

Variedade. Outra grande vantagem desse tipo de acabamento é que ele pode ser aplicado em qualquer tipo de madeira, mas além disso, a laca também pode ser aplicada em materiais como vidro, ferro e até em metal.


Qual a diferença entre pintar e laquear?

Você pode ter ouvido que há uma diferença entre laquear e pintar, mas ainda não está muito claro em que consiste cada opção….Pintar ao laquear?Pintura de móveis e de portasLaqueação de móveis e portasQualidade do resultadoMais áspero e menos durável.Superfície brilhante e perfeita.2 more rows


Como lixar móvel laqueado?

2:044:37Suggested clip · 55 secondsComo Restaurar e Laquear um Móvel – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Que tinta usar para pintar móveis laqueados?

Finalmente, chegou a hora de utilizar a tinta para fazer a laqueação de móveis. A técnica de pintura laca pode ser feita utilizando tintas esmalte ou tintas laca na versão líquida à base de água, spray ou sintética. Muitas pessoas preferem utilizar a tinta spray, por acharem que esse produto é de fácil manuseio.


Como fazer pátina em móveis laqueados?

Como fazer pátina em móveis: Faça você mesmoEscolha um móvel antigo e limpe cuidadosamente a sua superfície;Lixe a peça completamente para fixar a tinta;Limpe a peça para retirar a poeira;Pinte a peça com uma tinta para madeira base solúvel em água na cor de sua preferência;More items…•


Para que serve a tinta laca?

A tinta laca é uma das tintas automotivas mais utilizadas na pintura para carros. A laca automotiva pode ser usada tanto para a pintura geral ou parcial de veículos ou outras peças metálicas como ferro, vidro, metal e até mesmo madeira.


Como usar tinta laca em MDF?

1:405:43Suggested clip · 46 secondsComo Preparar o MDF Antes da Pintura – Iolane Caron – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Para que serve a laca?

A Goma Laca possui a mesma finalidade do verniz ou de produtos para dar acabamento. Além disso, é utilizado para selar superfícies porosas antes de aplicar a tinta.


Como laquear móveis com tinta spray?

2:469:33Suggested clip · 53 secondsPintura Laqueada Com Tinta Spray – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Quais os tipos de laca?

São dois os tipos de laca disponíveis no mercado: a do tipo PU e a Nitro. Elas são diferentes em relação ao tempo de permanência no móvel e no acabamento dado à superfície.


Vantagens de laquear os móveis

São diversas as vantagens de laquear os móveis, de casa ou do trabalho. Na hora de optar por esse acabamento, vale a pena analisar se os benefícios serão mesmo interessantes ao seu caso, para que você possa aproveitar o máximo deles. Veja abaixo.


Onde usar móveis laqueados?

Você pode aplicar a laca em qualquer cômodo que desejar. Basta ter o cuidado de combinar o produto com o restante da decoração, e de não exagerar nas aplicações. Um espaço brilhante demais, com laca demais, pode incomodar depois de certo tempo.


Passo a passo para laquear móveis

1. Limpe a superfície que será pintada, utilizando um pano úmido. Se houver sujidades grudadas, use uma bucha macia e detergente neutro, retirando seus resíduos depois com o pano limpo.


Cuidados importantes com móveis laqueados

Após laquear um móvel, é essencial tomar uma série de cuidados com as superfícies. Esses cuidados vão evitar que a tinta seja danificada, garantindo sua durabilidade e beleza. Listamos abaixo as principais dicas que você precisa seguir.


O que é laca

Um dos acabamentos mais utilizados em móveis de madeira, a laca tem uma história muito antiga na decoração de ambientes.


Onde aplicar a laca

A laca é um tipo de acabamento que requer cuidado em função da sua fragilidade, sendo muito comuns as batidas nas quinas e os arranhões nos tampos. Assim, o ideal é que ela seja mais utilizada em móveis e elementos com menos contato de uso, como mesas de apoio ou laterais, cômodas e molduras de espelho.


Materiais em que se aplica a laca

Já vimos que a laca pode ser aplicada em vidro, ferro, metal e madeira, sendo este último material o mais comum quando se trata de laquear móveis e superfícies. Mas também é bastante comum aplicar laca em MDF e MDP.


Tipos de acabamento

A laca pode se apresentar com dois tipos de acabamento: fosco e brilhante. A laca fosca se caracteriza pela ausência total de brilho, por um toque acetinado e por maior resistência, sendo indicada, portanto, para móveis e elementos de maior uso e contato, como cadeiras, tampo de mesa de jantar e escrivaninha, entre outros.


Cores: uma ampla paleta

Um dos responsáveis pelo retorno da laca à moda foi a ampliação de sua paleta de cores, a qual permitiu maior liberdade de criação na decoração. Existem catálogos que oferecem mais de 220 tonalidades, cujo uso a cada caso é determinado por meio de estudos feitos por designers e decoradores.


Limpeza e manutenção

A limpeza diária do móvel laqueado pode ser feita com uma solução de água, detergente neutro concentrado (1 colher de chá) e álcool (1 tampa do frasco), colocada em um borrifador. A solução deve ser utilizada com panos semidescartáveis que não soltam tinta nem riscam.


Passo a passo

O processo de laqueação de um móvel tem melhores resultados nas mãos de um profissional, mas nada impede que o processo seja realizado por você. Aqui vai o passo a passo:


O que é laca?

Muita gente tem dúvidas sobre o que são os móveis laqueados ou mesmo o que é laca, pois bem, a laca é um tipo de acabamento utilizado em móveis e esse acabamento deixa a superfície bem lisinha e sem textura nenhuma.


Vantagens dos móveis laqueados

Uma das principais vantagens dos móveis laqueados é que eles podem ser encontrados em diversas cores, o que é ótimo para investir em diversos estilos de decoração. Mas além disso, os móveis laqueados também possuem mais vantagens que você vai ver a seguir.


Como laquear móveis

É comum termos medo de laquear móveis porque apesar de ser fácil é um processo bem demorado, o que acaba causando receio.


Como limpar móveis laqueados

Os móveis laqueados são lindos, garantem um toque especial a decoração de diversos ambientes, porém, com o passar do tempo ele pode começar a perder o brilho e até mesmo criar algumas manchas, que o faz perder um pouco de seu encanto, por isso, a seguir nós vamos te ensinar como limpar móveis laqueados.


Decoração com móveis laqueados

Os móveis laqueados podem ser utilizados em diversos ambientes como banheiro, cozinha, sala, quarto enfim, para quem gosta desses modelos de móveis essa é uma grande vantagem e o mais legal é que que os móveis laqueados se adaptam facilmente a diversos estilos de decoração devido sua variedade de cores e estilos.


A Falsa Laca

Na falsa laca a aplicação da tinta é feita manualmente, mas ficando com um acabamento sem imperfeições, se assemelhando a laca original. O que diferencia é o tipo da tinta e o método a ser aplicado, no caso da falsa laca é manual (aplicação feita com o rolinho de pintura).


APRENDA A FAZER A FALSA LACA

Curso de pintura Falsa Laca , você vai aprender como restaurar móveis de madeira e aprender a fazer uma pintura semelhante a laca e com muitas vantagens! Entre tantas técnicas de pintura de móveis, a Falsa Laca é uma ótima opção de acabamento e no curso Falsa Laca você terá:


Saiba também a importância da restauração de móveis

A restauração de móveis (veja esse artigo em nosso blog “a importância do restauro “) pode valer mais a pena do que comprar um móvel novo. Além de manter o seu móvel estimado sem precisar desfazer dele,você tem a opção de customizar essa peça e proporcionar novos ares para esse móvel antigo.


Laqueação de móveis preço

Geralmente o custo de móveis laqueados é alto, em relação a técnica de Pátina e pintura tradicional. Chegando a ser 4 vezes mais caro! Por isso os clientes acabam optando pela Falsa Laca, por proporcionar um acabamento semelhante, sem imperfeições e podendo ter um acabamento com alto brilho ou semi-brilho. Veja essa foto abaixo:


Dicas

Há também soluções já prontas para remoção de goma-laca disponíveis em lojas de ferragem. Decida se você quer ter um custo adicional comprando uma dessas soluções e peça conselhos do revendedor ou fabricante.


Sobre este guia wikiHow

O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, 9 pessoas, algumas anônimas, editaram e melhoraram o texto desde sua criação. Este artigo foi visualizado 20 806 vezes.

image

Leave a Comment