Como fazer acabamento em roupas

image

Basicamente, a etapa do acabamento depende do capricho e paciência de quem faz a costura. Existem costureiras especializadas em fazer acabamento de peças, porque possuem maior delicadeza para esta etapa. Mas se você trabalha com costura, o acabamento bem feito precisa fazer parte da sua rotina de trabalho.

Full
Answer

Como finalizar uma peça com um bom acabamento?

Todas as pessoas podem aprender a modelar e costurar, mas finalizar uma peça com um bom acabamento dependerá da sensibilidade e capricho arremates. É algo que se consegue com paciência e dedicação. O tempo investido na finalização da peça é indispensável para quem deseja alcançar um bom resultado.

Qual a melhor agulha para costurar roupa?

Escolha agulha número 9 para tecidos fluidos como seda, chiffon, georgete, voal, musseline. Já uma agulha 11 costura perfeitamente crepes, tricoline, viscose, linho, tecidos de alfaiataria. A agulha 14 é para tecidos mais encorpados e rústicos como brim, denin, sarja. Atenção! Nada de agulha 16 para costurar roupa, ela é para cortinas e estofados.

Qual a diferença entre acabamento ruim e finalização?

Um acabamento ruim pode estragar o resultado, deixando a peça com aparência desleixada, mal feita e feia. Já uma boa finalização confere elegância, limpeza e beleza à peça. A beleza de uma peça está relacionada a qualidade do tecido, a precisão da modelagem, os detalhes dos acabamentos e a delicadeza de como foi finalizado os arremates.

Qual a melhor roupa para o verão?

Já para o verão, o ideal é fazer o acabamento com revel que é sempre a opção mais fina. Uma roupa mais esportiva pode ter acabamento com viés, mas ele precisa ser bem pregado para não torcer ou embabadar.

image


Como fazer acabamento em tecido sem costura?

3:255:03Suggested clip · 44 secondsComo Fazer Acamento Sem Overloque #Dica de CosturYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como dar acabamento em tela?

2:1114:06Suggested clip · 51 secondsAcabamento em tela | como fazer acabamento – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fazer acabamento interno?

0:309:32Suggested clip · 50 seconds4 dicas de acabamento interno sem overloque. – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O que é acabamento de costura?

O que é o acabamento? No universo da costura, acabamento é a finalização da confecção da peça. É um último olhar sobre linhas que podem estar soltas, costuras com algum defeito, tecido com pequenas sobras ou fiapos. Mas faz parte do acabamento também a forma com que a costura aparece para quem adquire a peça.


Como fazer acabamento em tecido de malha?

6:3132:51Suggested clip · 61 secondsLIVE – Acabamentos para malha – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como pintar as laterais da tela?

0:021:21Suggested clip · 52 secondsPara vender uma tela sem moldura devo sempre pintar as laterais?YouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fazer acabamento gastando pouco?

7 Dicas Para Economizar Com Acabamento Na Sua Obra Ou Reforma1 – Um bom planejamento influencia diretamente na economia com acabamento. … 2 – Divida seu projeto em fases para não perder o controle. … 3 – Utilize piso laminado ou vinílico no lugar da madeira. … 4 – Tenha cuidado com materiais hidráulicos e metais.More items…•


O que é finish foil?

Finish Foil ou FF Consiste na aplicação de uma espécie de papel de revestimento que simula texturas e materiais diversos. A cobertura do papel em si não tem brilho próprio, por isso é feito uma finalização com verniz, podendo assim variar o nível de brilho.


O que é um viés na costura?

O viés é o sentido que fica no ângulo de 45 graus entre o fio reto e o atravessado. Ele é usado para fazer acabamentos e detalhes nas peças. Vou dar dicar de como cortar, emendar e costurar viés em uma peça de roupa ou itens decorativos.


Como fazer ponto caseado na mão?

Em seguida, para fazer um pesponto à mão, leve a agulha para o lado do direito do tecido, pule um espaço e leve a agulha para o avesso do tecido. Logo após, pule um espaço e leve a agulha para o direito do tecido. Agora, volte com a agulha para trás e coloque a ponta da agulha bem perto do furo do ponto anterior.


Quanto devo deixar de margem de costura?

Existem vários acabamentos possíveis para cavas e decotes, cada um com uma margem de costura diferente. Se você irá costurar mangas ou golas, pode deixar 1 cm. Se você irá costurar viés aparente, não deixe margem de costura. Se irá costurar viés interno, deixe 1 cm.


Como aprender a alta costura?

Principais regras da Alta-Costura Necessário apresentar 2 coleções anuais com no mínimo obrigatório de 35 modelos. Ter sede em Paris, num prédio com no mínimo 5 andares, entre as avenidas Champs-Élysées, Marceau e Montaigne.


Como enquadrar uma tela?

4:246:56Suggested clip · 59 secondsCHASSIS DE MADEIRA PARA TELA(MOLDURA) – QUADROYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fazer estrutura para tela de pintura?

3:2814:39Suggested clip · 58 secondsComo Montar Tela de Pintura Artística – DIY – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como grampear tela?

Vá para um dos lados não grampeados e dê um bom puxão, dobre, e coloque dois grampos. Vá para o lado oposto, e último a ser grampeado, e puxe a tela bem forte, dobre sobre a moldura, e dê algumas grampeadas.


O que fazer para a malha não desfiar?

7:1911:37Suggested clip · 55 secondsDepois disso meus tecidos NUNCA MAIS desfiou | Costura para iniciantesYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


1 – A ESCOLHA DAS LINHAS E AGULHAS CONTAM MUITO PARA OS ACABAMENTOS

Uma peça bem feita não tem linhas aparentes ou nós desnecessários na frente ou no avesso. Tudo deve ser escondido, bem arrematado e assentado. Um bom acabamento já começa com a costura que deve ser perfeita. Uma costura não pode danificar, enrugar, franzir, repuxar ou furar o tecido. Por isto a escolha da linha e agulha contam muito.


2 – TECIDO CARO NEM SEMPRE É SINÔNIMO DE QUALIDADE

A qualidade do tecido é crucial! Um tecido não precisa ser exageradamente caro, mas precisa ter qualidade. Quando for comprar, certifique-se que não está levando “gato por lebre”. Há muitas misturas duvidosas de fios em tecidos.


3 – O QUANTO A OCASIÃO, O CLIMA E O HORÁRIO INFLUENCIAM NA ESCOLHA DOS ACABAMENTOS

Para cada modelo há um acabamento mais adequado. Por exemplo, um vestido para o outono e inverno fica muito mais bonito se for feito todo forrado. Já para o verão, o ideal é fazer o acabamento com revel que é sempre a opção mais fina.


4 – QUANTO MAIS NOBRE O TECIDO, MAIS REFINADO DEVE SER OS BOTÕES E AS CASAS

A escolha do botão conta muito na finalização da peça. E há uma infinidade de modelos e materiais! Quanto mais nobre o tecido, mais refinado devem ser os botões e as casas. Um botão de plástico comum em um casaco de alfaiataria feito com tecido de qualidade, estraga a peça. Um blazer pede um botão mais trabalhado, de material mais nobre.


6 – PARA CADA TIPO DE ACABAMENTO UMA ENTRETELA

A entretela, por exemplo, é outro recurso para dar acabamento em decote, golas, viras, cós e corpetes, conferindo estrutura a peça. Um decote com o revel entretelado fica muito mais assentado e alinhado ao corpo e evita deformar. Mas precisa escolher adequadamente a entretela, pois há a gramatura certa para cada tipo de acabamento.


7 – Se preferir, use um molde

Sempre que for cortar usando um molde, precisa prestar atenção ao fio do tecido. Se posicionar um molde um pouco fora do fio, já vai comprometer o caimento. Quem já não viu uma calça com pernas torcidas ou um vestido com as costuras fora do lugar? Isto acontece porque a peça não foi cortada seguindo o fio do tecido.


Bônus

Lembre-se, o seu trabalho é a sua vitrine. Qualquer pessoa pode aprender a modelar e costurar, mas fazer uma peça com capricho e bem acabada, é privilégio de poucos. O capricho é o diferencial. Se o seu cliente ficar satisfeito com o resultado, vai te indicar ao concorrente.


Sobre a ombreira

A ombreira hoje chega a ser um assunto polêmico no meio da costura. Sempre que falo às minhas alunas que deverão colocar ombreira no casaco que estão fazendo, elas falam espantadas que não gostam de ombreira, ou perguntam “precisa mesmo”?…


Como costurar um bolso chapado com fundo arredondado

Este é um bolso muito simples e fácil de costurar, que aprendi logo no começo das minhas aulas de costura, mas com certeza esta aulinha vai ajudar muitos de vocês. O bolso chapado é daqueles que são costurados por fora…


Como fazer fendas forradas para casacos, saias e mangas – Parte 2

Continuando o post anterior, hoje vou mostrar como montar a fenda com um acabamento ótimo e tudo à máquina. Fica tão bom que você vai ficar surpreso! A costura da parte externa eu já expliquei neste post sobre manga, então…


Como fazer fendas forradas para casacos, saias e mangas

E com acabamento todo à máquina! Hoje vou mostrar como fazer a parte de modelagem das fendas, e no próximo post mostrarei como costurá-las. A fenda forrada é ótima para casacos (a fenda fica atrás, no quadril), para saias mais…


O blazer e a cava

Recebi um pedido para explicar como costurar manga à cava, então vou aproveitar o blazer que estou fazendo para mostrar. Hoje vou falar um pouquinho sobre esse blazer e como a cava deve ser preparada para colocar a manga. Aqui…


Quanto de margem de costura eu adiciono?

E aí, você já ficou na dúvida? Hoje quero conversar um pouco sobre margem de costura, e dar algumas referências para vocês completarem seus moldes. Sei que os iniciantes têm bastante dúvidas com relação a isso. Costuras comuns Em tecido…


O que é embebimento e onde se usa?

Você já ouviu falar da palavra “embeber” ou “embebimento” na costura? Pode parecer estranho, mas não tem nada a ver com encharcar o tecido de água. Embeber significa diminuir um pedaço de tecido para que encaixe em outro menor. Essa…


Acabamento de roupa: 08 tipos de barras para você fazer

Existem diversos métodos e máquinas que podem ser utilizados para realizar o acabamento de roupa. Entre tantos tipos de barras, por exemplo, as principais e mais comuns são: barra à mão/invisível, barra de lenço, barra galoneira, barra italiana, barra sobreposta, barra dobrada, barra sobreposta e desfiada.


Leia também: Tipos de máquinas industriais utilizadas nas confecções

É produzida na overloque e na máquina Reta. É a barra mais comum de se encontrar e utilizada desde calças e shorts até camisas e casacos. Esta barra consiste em apenas dobrar o término do tecido na largura que se deseja e costurá-lo com o ponto simples da máquina reta.

image

Leave a Comment