Como fazer mudas de açaí pdf

image


Como produzir mudas em bandejas?

Produção de mudas de hortaliças em bandejas Em cada célula, coloque o substrato indicado para a cultura, semeie uma ou duas sementes em uma profundidade de 0,5 a 1 cm e cubra-as com substrato. Depois, basta regar e combater as plantas daninhas até que as mudas cresçam.


Como plantar sementes de pau branco?

Como plantar: Colocar as sementes para germinação logo que colhidas em canteiros de semeadura à meia-sombra contendo substrato arenoso. Em seguida cobri-las com uma fina camada do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A taxa de germinação geralmente é baixa.


Como deve ser o local para formação de um viveiro?

O viveiro deve ser instalado em local totalmente ensolarado. Se houver necessidade de sombra, pode-se lançar mão de abrigos, como o sombrite. Em alguns casos, o sombreamento é necessário em certos períodos. As espécies umbrófilas exigem proteção contra a luz solar.


Como plantar sementes de Juazeiro?

Como Plantar: Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e mantidos em ambiente semissombreados; cobri-las com uma camada de 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar diariamente.


Como se planta a semente de Pau Brasil?

As sementes de pau-brasil germinam na temperatura de 15 a 40 °C e são indiferentes à presença de luz, com melhores resultados a 25 °C. O rolo de papel é substrato indicado para a condução de testes de germinação em laboratório e deve ser umedecido na proporção, papel : água em massa, de 1:2,5 a 1:3,0.


Como fazer germinar semente de Pau Brasil?

Como Plantar: Colocar as sementes para germinar logo que colhidas e sem nenhum tratamento, diretamente em recipientes individuais contendo substrato argilo-arenoso. Cobri-las levemente com o substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia.


O que deve ser levado em consideração na escolha da área para construção de um viveiro de mudas de café?

(2005), a escolha do local adequado para construir um viveiro de mudas de café, deve apresentar as seguintes características: Área ensolarada, com boa topografia, terreno bem drenado, evitando baixadas úmidas, bom acesso, com trânsito fácil na época das chuvas, local livre de plantas daninhas, como a tiririca e outras, …


O que é preciso para montar um viveiro de plantas?

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o profissional que deseja realizar o registro do seu viveiro de mudas deve acessar o endereço eletrônico do RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) abrir o menu e identificar o formulário de requerimento para credenciamento.


Quais os aspectos devem ser avaliados na escolha da área para implantação de um viveiro florestal?

Em geral, devem ser con- siderados os seguintes aspectos: (a) planejamento da quantidade de mudas a serem produzidas, para dife- rentes espécies, de acordo com suas características ecológicas, a sazo- nalidade e demanda existente; (b) verificação das necessidades e definição das tecnologias mais adequa- das a serem …


Quanto tempo demora para germinar a semente?

4º Passo: O brotamento da semente deve ocorrer de três a sete dias após a transferência para o substrato. As principais causas para que o brotamento não aconteça dentro desse período, vão desde o solo ser inadequado, água com cloro e, até mesmo, ataque de pragas que inviabilizam a raiz.


Como fazer germinar semente de Braúna?

As temperaturas de 25, 30 e 35 ºC favoreceram a sincronização da germinação de sementes de Melanoxylon brauna e apresentaram comportamento unimodal, ou seja, apenas um pico de germinação (dados não apresentados).


Como plantar sementes no papel toalha?

5:3211:39Suggested clip · 48 secondsComo germinar as sementes no papel toalha ou algodão! – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Sumário Produção de mudas

Apresentação
Introdução
Importância econômica
Clima A pimenteira-do-reino pode ser propagada por estacas semilenhosas pré-enraizadas ou
Solos por mudas herbáceas.
Adubação A propagação por meio de estacas semilenhosas, com 2 a 3 nós, foi praticamente
Cultivares abandonada devido à desuniformidade das plantas no primeiro ano de cultivo, perda de
Produção de mudas material no campo, necessidade de poda de formação bem como, a constatação da
disseminação dos patógenos Fusarium solani f.


Fig. 1. Sistema de produção de mudas em

A adubação pode ser feita na cova de cada planta ou em toda a leira, usando-se uma
mistura contendo 70% de solo de mata e 30% de matéria orgânica (esterco de gado
curtido ou torta de mamona ou torta de algodão ou cama de aviário).


Preparo das plantas matrizes

Matrizes são plantas que irão fornecer material vegetativo para produção de mudas
herbáceas com um ou dois nós e uma folha. As plantas matrizes podem ser originadas de
estacas semilenhosas contendo 3 a 5 nós ou a partir de mudas herbáceas previamente
enraizadas.


Manutenção das mudas

Tratos culturais são necessários para manter o vigor e o bom estado sanitário das mudas.
Durante esse período são feitas regas diárias, adubação foliar, controle de doenças como
a requeima (Phytophthora capsici), antracnose (Colletotrichum gloeosporioides), mofo
branco (Sclerotium rolfsii) e de pragas principalmente pulgões (Aphis spiricolae) e
cochonilhas (Pseudococcus elisae) que são transmissores de vírus como o CMV e o
PYMV.


Sistema de tutores verticais (viveiros comerciais)

O sistema de plantio vertical é mais praticado por viveiristas que têm como atividade
principal a produção e venda de mudas herbáceas de pimenteira-do-reino para instalação
de novos pimentais.


Enterrio dos estacões e adubação das covas

Os estacões usados são mais finos (1/3 do diâmetro de um estação normal) e feitos de
madeira-de-lei, principalmente acapú, jarana, acariquara e maçaranduba. São abertas
valas com 0,50 m x 0,40 m. O solo retirado da vala é misturado com matéria orgânica,
calcário dolomítico, NPK, e adubo fosfatado e em seguida é recolocado nas valas.


Fig. 6. Pré-enraizamento de estacas herbáceas

Se a folha for grande é recomendado reduzir o tamanho para a metade, para reduzir a
transpiração. Em viveiros comerciais as estacas herbáceas permanecem apenas 15 dias
nas câmaras de pré-enraizamento, tempo suficiente para a emissão de novas raízes na
região nodal.

image


Sumário Produção de Mudas


Fig. 1. Sistema de Produção de Mudas em

  • A adubação pode ser feita na cova de cada planta ou em toda a leira, usando-se uma mistura contendo 70% de solo de mata e 30% de matéria orgânica (esterco de gado curtido ou torta de mamona ou torta de algodão ou cama de aviário). As mudas são plantadas em covas abertas próximo à base do estacão, sendo amarradas ao estacão com barbante de sisal, al…

See more on pt.scribd.com


Preparo Das Plantas Matrizes

  • Matrizes são plantas que irão fornecer material vegetativo para produção de mudas herbáceas com um ou dois nós e uma folha. As plantas matrizes podem ser originadas de estacas semilenhosas contendo 3 a 5 nós ou a partir de mudas herbáceas previamente enraizadas. No caso de estacas semilenhosas, estas devem ser retiradas de pimentais sadios, vigorosos, livres …

See more on pt.scribd.com


Fig. 2. Câmaras de Pré-Enraizamento Com Leito de

  • Tratamento do solo Microrganismos saprófitas e patogênicos que vivem no solo podem causar perdas nos propagadores ou câmaras de enraizamento. Para evitar essa perda de estacas, o produtor deve tratar o solo que vai ser usado como substrato para as mudas e para os propagadores. Com a suspensão da venda de brometo de metila, recomendado para fumigaçã…

See more on pt.scribd.com


Manutenção Das Mudas

  • Tratos culturais são necessários para manter o vigor e o bom estado sanitário das mudas. Durante esse período são feitas regas diárias, adubação foliar, controle de doenças como a requeima (Phytophthora capsici), antracnose (Colletotrichum gloeosporioides), mofo branco (Sclerotium rolfsii) e de pragas principalmente pulgões (Aphis spiricolae) e cochonilhas (Pseud…

See more on pt.scribd.com


Sistema de Tutores Verticais

  • O sistema de plantio vertical é mais praticado por viveiristas que têm como atividade principal a produção e venda de mudas herbáceas de pimenteira-do-reino para instalação de novos pimentais. Esses viveiristas possuem uma infra-estrutura mais sofisticada e são cadastrados e fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Existem 443 viveiristas c…

See more on pt.scribd.com


OS Dois Sistemas de Produção apresentam Quase as mesmas etapas, Mas Há Algumas

  • Escolha da área A área para instalação do viveiro comercial geralmente é a pleno sol, mas, bem drenado, ligeiramente inclinado, próximo de fonte de água, localizada na propriedade.

See more on pt.scribd.com


Enterrio Dos Estacões E Adubação Das Covas

  • Os estacões usados são mais finos (1/3 do diâmetro de um estação normal) e feitos de madeira-de-lei, principalmente acapú, jarana, acariquara e maçaranduba. São abertas valas com 0,50 m x 0,40 m. O solo retirado da vala é misturado com matéria orgânica, calcário dolomítico, NPK, e adubo fosfatado e em seguida é recolocado nas valas. Os estacões são enterrados no espaça…

See more on pt.scribd.com


Fig. 6. Pré-Enraizamento de Estacas herbáceas

  • Se a folha for grande é recomendado reduzir o tamanho para a metade, para reduzir a transpiração. Em viveiros comerciais as estacas herbáceas permanecem apenas 15 dias nas câmaras de pré-enraizamento, tempo suficiente para a emissão de novas raízes na região nodal. Após esse período as estacas enraizadas são transplantadas para sacos de plástico preto perf…

See more on pt.scribd.com


Plantio E Manejo Das Plantas No Campo

  • O plantio é feito no início da época chuvosa e em dias nublados. As mudas são plantadas do lado leste e amarradas ao tutor com barbante de sisal, algodão ou fita de plástico. Caso as plantas iniciem a floração, as inflorescências devem ser eliminadas. Adubação mineral ( NPK, 18-18-18) na dose de 100 g/planta deve ser aplicada, parceladamente, de acordo com a análise do solo.

See more on pt.scribd.com

Leave a Comment