Como fazer o manejo do plantio do açai

image

Como realizar um bom planejamento de plantio?

Como realizar um bom planejamento de plantio? – Sebrae Ao planejar a produção da sua safra, o produtor aumenta as oportunidades de de lucros em seu negócio. Ao planejar a produção da sua safra, o produtor aumenta as oportunidades de de lucros em seu negócio. this is an h1

Como fazer o plantio de mudas ou sementes no bloco de açaí?

Caso não tenham pés de açaí em número suficiente para a formação das 40 touceiras no bloco, deve ser feito o plantio de mudas ou sementes nos espaços abertos pelo corte das árvores. Conheça na íntegra as técnicas do Guia Prática de Manejo de Açaizais para Produção de Frutos, baixe o arquivo em PDF e aprenda mais sobre o manejo.

Qual a diferença entre plantio convencional e plantio MPB?

No plantio convencional, um hectare de cana demanda de 18 a 20 toneladas de colmos, enquanto no sistema MPB o consumo cai para duas toneladas (que darão origem às mudas).

Qual a melhor área para plantio de algodão?

Para o plantio de algodão, geralmente, são indicados: Espaçamento entre fileiras de 0,76 m a 0,90 m; Optando pelo cultivo adensado, o espaçamento muda para 0,45-0,50 m; Densidade de 8 m² a 10 plantas por m².

image


Como cuidar de um pé de açaí?

Quando ácidos e pobres em nutrientes, os solos necessitam de calagem e adubação. Aplique o calcário para elevar a saturação por bases a 60%, distribuindo-o uniformemente sobre a superfície do terreno e incorporado com gradagem cerca de 20 a 30 dias antes do plantio das mudas.


Como iniciar um plantio de açaí?

Procure plantar as mudas em dias chuvosos ou em dias mais frescos e molhe o local antes de colocar a planta. Se for uma muda com raízes, posicione-as bem distribuídas pela cova. Já se for com torrão, coloque todo ele dentro da cova e evite despedaçá-lo.


Como funciona a produção do açaí?

Entenda melhor como funciona todo esse processo:A semente é germinada e depois plantada no campo. … As frutas são colhidas e transportadas em caixas. … É realizado um processo de lavagem. … Ocorre o ‘despolpamento’ e congelamento do açaí


Qual é a altura do pé de açaí?

20-25 maçaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


Quanto tempo leva Pará produzir um pé de açaí?

Na Amazônia, o açaizeiro que inicia produção de frutos aos 4 – 5 anos de idade, aos 6 – 7 anos produz de 4 a 8 cachos em diferentes estágios de desenvolvimento/estipe/ano, com peso médio de 2,5 kg/cacho, portanto, em torno de 10 a 20 toneladas de frutos por hectare/ano.


Quantos pés de açaí por hectare?

400 pésCada hectare tem cerca de 400 pés de açaí e gera 5 toneladas de fruto. “Prezo muito a sustentabilidade ambiental, mas também a econômica. Não dá para gastar R$ 18 mil por hectare em irrigação para plantar em terra firme.


Qual a produção por hectare de açaí?

Em um hectare o produtor pode conseguir 12 toneladas ao ano, enquanto o açaí manejado de várzea e o cultivado em terra-firme, sem irrigação, produzem cerca de 5 toneladas anuais por hectare. Seus frutos menores rendem até 30% mais polpa que os materiais tradicionais. Destaca-se também a produção precoce.


Como é feita a extração do açaí no Brasil?

Há dois processos para a extração da polpa do açaí: um é manual e outro com despolpadeira. Nos dois, devemos sem- pre ter cuidado com a qualidade da água e com a higiene5 pessoal, dos utensílios e frutos.


O que o açaí é feito?

O açaizeiro é a árvore que produz o açaí, é uma espécie de palmeira muito comum na região amazônica. Além do Brasil, o açaizeiro é uma espécie presente também em países como a Colômbia, Equador, Guianas e Venezuela. Essa árvore, além de produzir o açaí, é aproveitada para o comércio de outros produtos.


Como é a raiz do pé de açaí?

Raízes do açaizeiro. As raízes são fasciculadas, densas e superficiais, providas de lenticelas e aerênquimas, que apresentam 1 cm de diâmetro e coloração avermelhada, sendo encontradas nos primeiros 30 cm a 40 cm do solo, formando um agregado na base do estipe.


Como é a árvore do açaí?

O açaí-solteiro possui apenas 1 estipe e geralmente é mais alto do que o açaí-de-touceira que possui perfilhamento. Açaí-solteiro, açaí-da-mata ou açaí (Euterpe precatoria Mart.) é uma palmeira nativa do oeste da Amazônia brasileira. Está distribuída entre os estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.


Qual palmeira que dá açaí?

O açaí, fruto da palmeira Juçara (Euterpe edulis Martius), vem sendo explorado por agricultores familiares catarinenses, que tiram dele o sustento sem comprometer a biodiversidade da floresta.


Como plantar açaí: 5 passos muito importantes!

Eu separei cinco passos de como plantar açaí que vão te ajudar a começar o seu negócio com o pé direito, por isso te convido a vir comigo acompanhar tudo isso e colocar em prática.


Comece o seu plantio!

Viu?! Agora até você já sabe como plantar açaí e começar um negócio lucrativo com ele. Espero que depois de todas essas informações você esteja preparado a dar o próximo passo e correr atrás dos resultados.


Qual é a origem do abacaxi?

O abacaxi é uma fruta tropical cultivada há centenas de anos. É uma planta caracterizada como monocotiledônea, da família das bromeliáceas, cultivada principalmente em regiões tropicais e subtropicais. É uma planta sensível ao frio, mas que resiste bem aos períodos de seca.


Tipos de abacaxi

Existem diferentes tipos de abacaxi, que possuem características e sabores específicos. No entanto, todos eles fornecem diversos nutrientes e vitaminas para quem o consome. Veja, a seguir, as diferentes espécies de produzidas ao redor do mundo:


Iniciando o cultivo do abacaxi

Para iniciar o plantio de abacaxi, o produtor deve realizar o arranque, a limpeza do local e o novo plantio das lavouras, pois é importante garantir uma boa qualidade do solo antes de inserir as sementes.


Como deve ser feita a colheita do abacaxi

O produtor rural deve ter bastante atenção ao momento da colheita. Isso porque o abacaxi é um fruto não climatérico, ou seja, que não amadurece após a colheita. Se ele estiver verde ou imaturo, pode apresentar acidez e baixo índice de açúcares, perdendo o sabor característico da fruta.


Doenças que podem afetar o plantio de abacaxi

O plantio de abacaxi também pode ser afetado negativamente por possíveis pragas e doenças. São elas: fusariose e podridão negra. Por isso, o produtor deve adotar medidas de prevenção, evitando que as pragas afetem a qualidade do produto final. Confira:


1. Área e rotação de culturas

Um dos principais fatores para a obtenção de sucesso em uma lavoura de algodão é dar preferência a plantios em áreas planas, que facilitam os processos de drenagem e a mecanização.


2. Plantio em área limpa

Por serem muito sensíveis à competição, as plântulas de algodão devem ser estabelecidas em terreno limpo, ou seja, sem a presença de espécies daninhas.


3. Correção do solo

Geralmente os solos médios e argilosos permitem o melhor desempenho da cultura devido à maior retenção de umidade. Entretanto, as boas práticas — como análises de solo — certamente auxiliam na otimização produtiva da lavoura.


4. Cuidados com a adubação

A adubação do algodoeiro pode ocorrer em diferentes momentos para suprir as necessidades da cultura. Durante a semeadura, por exemplo, normalmente ocorre no sulco. A recomendação de macro e micronutrientes acontece de acordo com as análises de solo que devem ser realizadas.


5. Variabilidade genética

A escolha da semente pode influenciar diretamente no estabelecimento da cultura, e o melhor cenário é a opção por variedades que tenham alto potencial produtivo e sejam resistentes a pragas e doenças, nematoides e herbicidas.


6. Espaçamentos adequados

Quanto maior o número de plantas em uma mesma área, maior será a competição entre elas, tanto por água quanto por luz e nutrientes. Dessa forma, é fundamental determinar o espaçamento adequado para a máxima produtividade da lavoura, conforme apresentado a seguir:


7. Época certa de plantio

O que determina a melhor época para plantio do algodão é o zoneamento e o regime de chuvas regionais. Quando não há planejamento, as perdas na produtividade certamente serão uma consequência.


Menos pragas e falhas

“As falhas ocorridas nas áreas de plantios decorrem da falta de uniformidade de diversos fatores do sistema atual, muitas vezes deve-se ao uso excessivo de mudas que brotam e acabam competindo por água luz e nutrientes”, explica o pesquisador.


Maquinário mais barato

Ainda dentre os benefícios do sistema, destaca-se o uso de maquinários. A plantadeira em uso no MPB é muito mais barata que as utilizadas no sistema convencional, há produtores usando máquinas que plantam eucalipto. É possível que esse novo sistema estimule a movimentação na indústria para desenvolvimento de máquina específica e compatível ao MPB.


Desafio: implantação comercial

O MPB permite alcançar aumento de eficiência e ganho econômico na implantação de viveiros, replantio de áreas comerciais e expansão e renovação de áreas plantadas de cana-de-açúcar.


Por que plantar mandioca?

A mandioca é um alimento muito energético, rico em vitamina A e com elevado teor de amido. A principal característica da sua produção é o fácil cultivo, pois essa planta não necessita de muitos cuidados e nem de insumos modernos durante o plantio e a colheita.


Saiba como fazer o cultivo de mandioca

Para realizar um cultivo de mandioca de sucesso, é necessário estar atento à variedade que você irá escolher, assim como o melhor solo, clima e época para o plantio. Além disso, você precisa saber fazer corretamente a semeadura, a adubação e a irrigação dessa planta. Confira mais informações a seguir:


Como fazer a colheita da mandioca?

A mandioca é usualmente colhida de forma manual. Trata-se de um cultivo de ciclo longo, já que sua colheita pode ser feita a partir do sexto mês de produção e durar até três anos, dependendo da cultivar e das condições de plantio.


Como proteger sua plantação de mandioca contra pragas e doenças?

A mandioca é sensível ao aparecimento de plantas invasoras nos 100 primeiros dias do ciclo de plantio. Dessa forma, as daninhas devem ser retiradas regularmente nesse período, e para isso podem ser utilizados a enxada, herbicidas ou cultivadores.

image

Leave a Comment