Como fazer para acabar com a gengivite

image

Symptoms

O mais comum para curar a gengivite é a realização de uma limpeza profissional das gengivas (limpeza ou profilaxia dental) realizada pelo dentista, que se realiza para eliminar todas aquelas bactérias que se acumularam até chegar a formar o tártaro.

Causes

A gengivite ocorre pelo aparecimento de bactérias que se implantam na boca e se introduzem entre os dentes e as gengivas, provocando desconforto e todas as consequências que dela derivam, como por exemplo o mau hálito, a vermelhidão, a inflamação, a sensibilidade e o sangramento das gengivas ao escovar os dentes ou ao mastigar os alimentos.

Prevention

Esta é uma medida fundamental na prevenção de doenças que afetam a boa saúde das gengivas, como a gengivite e a periodontite. O uso de um enxague oral de forma regular e pelo menos duas vezes por dia, será fundamental para tratar a gengivite e conseguir que as gengivas se recuperem mais facilmente.

Complications

A gengivite afeta a mais de um quarto da população e é causada por uma inadequada higiene oral, o que favorece o aparecimento de placa bacteriana e a acumulação de tártaro nos dentes, e que é algo que danifica tanto os dentes como as gengivas.

Como curar a gengivite?

Quais são as consequências da gengivite?

Como tratar a gengivite e periodontite?

Como a gengivite afeta os dentes?

image


Como tratar a gengivite?

O tratamento para a gengivite é feito exclusivamente em consultório odontológico, uma vez que o estado já requer uma intervenção além dos cuidados quanto à higiene bucal feitos em casa.


Como é o tratamento caseiro da gengivite?

O tratamento caseiro da gengivite engloba as medidas preventivas contra a doença, como uma boa higiene bucal, boa alimentação e algumas receitas caseiras que podem ser feitas e recomendadas por odontologistas para amen izar os sintomas.


Como saber se tenho gengivite?

Entre os primeiros sinais que podem ser detectados estão as alterações quanto a coloração da mucosa, de sua forma e espessura.


O que é bom para gengivite?

Além do tratamento, a gengivite pode ser tratada e controlada pela adoção de algumas medidas na rotina, seja por meio da higiene bucal, alimentação ou medicação.


Quais são as causas principais da gengivite?

Existem diversos fatores que causam a aparição da gengivite, mas a principal razão é a má higiene bucal e a falta de uma visita periódica ao dentista. Com efeito, os dentes se tornam ambientes propícios para a formação da placa bacteriana, que se dá por uma camada de bactérias que cresce em volta dos dentes de forma contínua, se não eliminada.


Mais artigos

Você notou sangramento ao escovar os dentes, tem mau hálito frequente ou sente um gosto ruim na boca? Sua gengiva está vermelha, inchada e sensível? De acordo com o site Mouth Healthy da Associação Americana de Odontologia (ADA), esses são sintomas de gengivite, o estágio inicial da doença periodontal (da gengiva).


Escovação correta

Seus hábitos de escovação podem ser irretocáveis, mas há sempre espaço para melhora. Esse é primeiro passo na luta contra a gengivite. Use uma escova dental de cerdas macias, pequena o suficiente para alcançar os locais de difícil acesso.


Uso correto do fio dental

De acordo com a ADA, o fio dental remove a placa bacteriana em áreas que a escova não consegue alcançar: entre os dentes e abaixo da margem gengival. É por isso que o fio dental é um elemento essencial para a prevenção da gengivite.


Limpeza dentária profissional

Quando a placa bacteriana não é removida completamente dos dentes pela escovação e pelo fio dental, ela endurece formando o tártaro. Ocorre o acúmulo de tártaro e a placa adere ao tártaro, o que leva ao aumento de toxinas bacterianas, fazendo com que a gengivite progrida para formas mais graves da doença periodontal, como a periodontite.


1. Bicarbonato de sódio e água oxigenada para combater a gengivite

Tanto o bicarbonato de sódio quanto a água oxigenada concentram compostos antimicrobianos que ajudam a eliminar os resíduos da placa que afetam a saúde dentária.


2. Anis, alecrim e hortelã

A infusão de anis, alecrim e hortelã é um remédio anti-inflamatório e calmante que pode controlar a irritação e o sangramento causados ​​pela gengivite.

image

Leave a Comment