Como fazer para acabar com a sensibilidade dos dentes

image

Full
Answer

Quais são os melhores tratamentos para a sensibilidade dentária?

Usar fio dental ao menos uma vez por dia e escovar os dentes de 2 a 3 vezes por dia é o ideal para uma boca saudável. Trocar a escova de dentes a cada 3 meses ou antes, se houver necessidade, é importante para evitar o desgaste da escova e o endurecimento das cerdas.

Por que tenho sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade nos dentes também pode ser causada por condições de saúde como a doença do refluxo gastroesofágico que faz com que o ácido estomacal que sai do estômago e volta para o esôfago desgaste os dentes. Problemas que causam vômitos frequentes como a bulimia e a gastroparesia também podem resultar no desgaste do esmalte dentário.

Como aliviar a sensibilidade nos dentes com Folhas de hortelã-pimenta?

O mentol presente nas folhas de hortelã-pimenta é refrescante e acalma a dor, sendo aconselhada para ajudar no alívio da sensibilidade nos dentes. Juntar as folhas de hortelã-pimenta com a água fervente, deixar descansar por 15 minutos e filtrar. Com o chá morno, fazer bochechos 3 vezes ao dia.

Como tratar a sensibilidade nos dentes com Folhas de Alfazema?

Os óleos essenciais presentes nas folhas de alfazema têm forte efeito anti-inflamatório, podendo ser úteis, na forma de bochecho, para complementar o tratamento da sensibilidade nos dentes. 250 mL de água fervente. Colocar as folhas de alfazema na água fervente e deixar repousar por 10 minutos.

image


1. Chá de equinácea com vitamina C

A equinácea é um planta que contém substâncias ativas como inulina, betaína, resina, equinacosídeo e óleos essenciais, tendo ação anti-inflamatória e antisséptica, que reduzem a inflamação das gengivas e aliviam a dor.


2. Essência de cravinho

O cravinho ou cravinho-da-índia, é rico em óleos e taninos que têm propriedades analgésicas e antissépticas, sendo bastante eficaz para o alívio da dor de dente.


3. Bochecho com chá de alfazema

Os óleos essenciais presentes nas folhas de alfazema têm forte efeito anti-inflamatório, podendo ser úteis, na forma de bochecho, para complementar o tratamento da sensibilidade nos dentes.


1. Utilize a escova certa e escove adequadamente para diminuir a sensibilidade nos dentes

Ao escovar os dentes, faça movimentos circulares e suaves, mas firmes e sem deixar nenhuma área de lado. Nunca esfregue os dentes com muita pressão e em movimentos horizontais, pois eles agridem ainda mais a gengiva. A dica é passar a escova em todos os dentes, na parte externa, interna e sobre eles.


2. Escolha o creme dental específico para a sua condição

No mercado estão disponíveis cremes dentais específicos para dentes sensíveis, que tendem a diminuir a sensação de dor. Converse com seu dentista e veja quais são as marcas mais indicadas para o seu caso.


4. Evite bebidas ácidas

Sucos de limão, abacaxi, energéticos, isotônicos e refrigerantes devem ser evitados. Apesar de fazerem parte de dietas saudáveis, a acidez desses produtos em contato com os dentes piora a sensação.


5. Cuide do bruxismo para diminuir a sensibilidade nos dentes

O bruxismo é uma condição na qual a pessoa range os dentes durante a noite. Esse hábito involuntário causa o desgaste do esmalte e, então, a sensibilidade pode aparecer.


6. Escolha corretamente o enxaguante bucal

Muitos enxaguantes bucais têm álcool em sua formulação e esse componente agride ainda mais os dentes de quem sofre com sensibilidade. Por isso, prestar atenção ao produto escolhido é uma dica importante de como diminuir a sensibilidade dos dentes.


7. Faça acompanhamento com um bom profissional

As dicas acima são excelentes de como diminuir a sensibilidade dos dentes, mas dificilmente ela será eliminada se não passar por um tratamento com um dentista. Ele vai identificar a causa desse desconforto e tomar as atitudes necessárias para resolver o problema da maneira correta.


Sensibilidade nos Dentes

Pessoas com dentes saudáveis tem os dentes protegidos pelo esmalte dos dentes e pela gengiva. Ambos evitam que a dentina (camada mais macia que o esmalte do dente) fique desprotegida.


O Que Pode Ser

Várias podem ser as causas dos dentes sensíveis. Algumas pessoas já nascem com os dentes mais sensíveis porque o esmalte dentário – camada externa que protege a dentina do dente – é mais fino do que da maioria das pessoas.


Tratamento Caseiro para Sensibilidade Dentária

A maioria dos tratamentos caseiros para a sensibilidade nos dentes se baseia na medicina antiga tradicional e poucos desses tratamentos tem respaldo científico detalhado. No entanto, nenhum deles parece fazer mal para a saúde e podem valer a tentativa para obtenção de alívio. Alguns desses tratamentos incluem o uso de:


Outras Dicas de Como Aliviar e Prevenir a Sensibilidade nos Dentes

Enquanto estiver fazendo o tratamento caseiro ou profissional para reduzir a sensibilidade, pode ser uma boa ideia evitar o consumo de alimentos que causam sensibilidade. Assim, evitar a ingestão de chocolates e outros doces, por exemplo, pode não só aliviar a sensibilidade como também favorecer a sua saúde.


Sensibilidade nos dentes: o que é e causas

Não lavar os dentes antes de dormir, não usar fio dentário, fugir a sete pés do consultório do dentista. Não é segredo para ninguém: são muitos os erros cometidos no que se refere à saúde oral. O problema é que ao relegar a preocupação com os seus dentes para segundo plano pode estar a arriscar-se a sofrer consequências graves.


Como aliviar a sensibilidade dentária

Manter os dentes e as gengivas saudáveis nem sempre é tarefa fácil, especialmente quando não temos consciência de que estamos a cometer erros como os descritos em cima.


Utilize o flúor

Quantidades moderadas e constantes de flúor também fortalecem o esmalte e protegem contra as cáries, o que significa uma proteção extra aos seus dentes. Portanto, enxaguantes bucais e cremes dentais que contenham esse elemento químico são boas sugestões.


Escove os dentes corretamente

Outro ponto importante é a escovação. Além de usar a escova adequada, com cerdas macias e do tamanho ideal para sua boca, os movimentos devem ser feitos com leveza e calma, passando por toda a dentição.


Tenha uma dieta equilibrada

Para reduzir a sensibilidade dentária, também é importante diminuir o consumo de alimentos que podem aumentar o problema. Os que têm muita acidez ou muito açúcar, por exemplo, acabam atacando a camada que protege os dentes.


Procure um profissional confiável

Por fim, a busca por um profissional de confiança faz toda a diferença. O dentista é capaz de acompanhar seu caso de perto, identificando as principais causas do problema, as condições da saúde bucal e quais são os melhores tratamentos.

image

Leave a Comment