Como fazer para acabar com cupim

image

Full
Answer

Como acabar com infestação de cupim?

Vinagre A primeira tentativa de acabar com cupim em casa pode ser com o vinagre, o grande aliado da vida doméstica. Você deverá misturar água com vinagre, em partes iguais. Coloque essa mistura em um recipiente com tampa de spray e pulverize no buraco da madeira onde você perceber que eles estão vivendo.

Como acabar com os cupins?

Para acabar com os cupins é necessário identificar qual o tipo de cupim infestante em seu imóvel, siga as dicas a seguir: Os cupins de madeira seca não vivem no solo, mas apenas em madeira – por outro lado, os cupins subterrâneos podem ser encontrados tanto nos arredores da casa como em móveis de madeira.

Como acabar com o cupim no telhado?

Outra dica de como acabar com o cupim no telhado é por meio de tratamento preventivo. Alguns produtos preventivos podem ser aplicados nas madeiras, forros e telhados, pois eles controlam a absorção de umidade, diminuindo os riscos de rachaduras e de empenamento.

Quais são os diferentes tipos de cupim no Brasil?

O cupim de madeira seca é um dos tipos mais comuns de cupim no Brasil. Eles geralmente se alimentam de madeira seca e podem causar danos significativos às estruturas de madeira. Ocupando grandes áreas da floresta amazônica, ocupam galerias em troncos e ramos de árvores mortas e caídas, onde a temperatura e umidade são ideais para sua sobrevivência.

image


Como acabar com cupim na madeira

Uma situação clássica de infestação de cupins é em madeiras, e o primeiro passo é encontrar o esconderijo desses insetos, que costuma ser caracterizado por furinhos na madeira.


Como acabar com cupim de solo

O cupim de solo, também denominado de cupim subterrâneo, é uma espécie de inseto que vive abaixo do solo e tem preferência por locais escuros, de difícil acesso e úmidos.


Como acabar com cupim em apartamento

Para infestação de cupins em apartamentos, a recomendação é de evitar o uso produtos tóxicos por conta própria, o que pode trazer malefícios para a saúde. Para o caso de infestações mais graves esses produtos devem ser utilizados apenas por empresas especializadas.


As dicas são simples e você pode usar ingredientes que já tem em casa. Veja o que fazer para prevenir também

Durante os meses de novembro e março é que as infestações de cupim tendem a surgir em casa. É nessa época que eles acasalam, então se você está sofrendo com cupins em todas as gavetas, portas, janelas, livros e fotografias, está explicado o motivo. Mas é claro que mesmo sabendo a razão da infestação, você quer acabar com cupim.


Como evitar que os cupins apareçam?

Como são insetos voadores, uma das formas de evitar que os cupins entrem em casa é instalando telas nas janelas. Assim, você pode deixá-las abertas o verão sem medo. Além disso, tome cuidado ao escolher a madeira que vai usar nos móveis e na casa.


O que fazer em caso de infestação?

Se você perceber que está com uma verdadeira infestação, usar de todos os artifícios, naturais e industriais para acabar com cupim, e mesmo assim não resolver, só há uma solução. Vai ser necessário entrar em contato com uma empresa especializada em dedetização de insetos.


Vinagre

Uma mistura de vinagre diluída em água (em proporções iguais dos dois ingredientes) ajuda a matar os cupins, além de impedir uma nova infestação. Para isso, é só colocar a solução em uma garrafa com tampa de spray e espalhar sobre o local com frequência.


Óleo de cravo

O óleo de cravo pode ser misturado a uma solução com água e utilizado para eliminar cupim em estágios iniciais de contaminação. O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Para fazer a solução, é preciso utilizar dez gotas do óleo para cada 100 mL de água.


Óleo de laranja

Além do óleo de cravo, o de laranja também é uma boa solução para quem busca descobrir como acabar com cupim. A melhor solução é utilizar o óleo em spray, a fim de facilitar a aplicação em qualquer superfície. Uma das vantagens do óleo é que ele não é tóxico para humanos ou animais e mata os cupins com um simples contato.


Querosene, lubrificante ou desengripante

A querosene é uma ótima forma de acabar com cupim, mesmo quando a infestação é muito grande. Assim como lubrificantes e desengripantes, a querosene gruda no corpo dos insetos, fazendo com que eles morram sufocados. O problema, no entanto, é que os compostos são tóxicos e devem ser utilizados com cuidado.


Borato de sódio

O borato de sódio deve ser utilizado numa solução com água. Para cada 4L de água, deve-se misturar 450g do pó branco. O ideal é utilizar luvas e óculos de proteção durante a preparação e aplicação da mistura, que deve ser borrifada sobre onde os cupis são encontrados.


Inseticidas

Naturalmente, uma forma tradicional de acabar com cupim é utilizar inseticidas comuns. No entanto, antes de aplicar, é importante ler as orientações do fabricante para seguir as medidas de segurança adequadas. As inseticidas são capazes de proteger as áreas afetadas por muitos anos e devem ser feitas com muito cuidado.


Como identificar uma infestação de cupins

Procure regularmente por indícios de atividades de cupins, como pisos flexíveis, madeiras com som oco e tintas desbotadas. Se avistar pó no chão, tenha certeza de que alguma mobília ou porta abriga um ninho ou uma colônia. O pó nada mais é do que as fezes que os cupins liberam no caminho!


Como acabar com o cupim utilizando soluções caseiras

É possível exterminar a ameaça que os cupins oferecem à sua casa com algumas soluções caseiras. Entretanto, é necessário prestar atenção ao problema. Não adianta localizar um foco que não seja o centro do ninho, por exemplo. Se o problema for crônico, não exclua a atuação de um profissional.


Acabe com cupim em casa usando óleo de laranja

Um inseticida natural para acabar com o cupim em casa é o óleo de laranja, comprado em farmácia de manipulação e lojas de produtos naturais. Para acabar com os cupins em casa, faça o seguinte procedimento:


Ácido Bórico para acabar com cupim em casa

O ácido bórico é um dos venenos mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Por isso, utilize essa receita com ácido bórico para acabar com cupim em casa da seguinte forma:


Acabar com os cupins: 01 – Identificação da infestação

Dificilmente você verá algo que prove, de modo direto, que você está sendo vítima de uma infestação de cupins – já que os ver nem sempre é uma tarefa fácil. Por outro lado, existem outros sinais de que os cupins estão se aproveitando do espaço: buracos em móveis de madeira, pisos cedendo e partes da fundação ‘ocas’ são alguns deles.


Acabar com os cupins: 02 – Eliminar cupim por conta própria

Papelão, isso mesmo? Sim. Tudo o que você vai precisar é de uma caixa de papelão. Corte-a em tiras bem planas, molhe-as e em seguida as enfileire no local onde você acredita que os cupins podem estar. Acabar com os cupins com armadilha de papelão as dicas são:


Acabar com os cupins: 03 – Eliminar cupim com ajuda profissional

O ácido bórico é um inseticida com grande capacidade de acabar com os cupins. Ele é facilmente encontrado em lojas de jardinagem e, quando em contato com o cupim, afeta diretamente o sistema nervoso central do mesmo, causando sua morte por desidratação. Para acabar com os cupins com ácido bórico as dicas são:


Acabar com os cupins: 04 – Eliminar os riscos de futuros ataques de cupins

Os cupins são atraídos por ambientes escuros e úmidos. Se sua casa for seca, não há motivos para que eles se infestem por lá. Essa é uma excelente dica para evitar futuras infestações de cupins.


Por que temer cupim? – Riscos e perigos

Os cupins são insetos que podem se diferenciar entre si e atacar diferentes tipos de materiais, sendo mais comuns os cupins de madeira e subterrâneos, conhecidos também como cupins de solo.


Como fazer veneno para cupim caseiro? – Passo a passo

Para quem prefere soluções caseiras para exterminar cupins, trouxemos 2 receitas simples e que podem funcionar para o início da infestação, mas podem não ser eficientes quando já há uma colônia grande dessas pragas.


Focos de cupins

Outra questão importante é observar o tamanho da incidência de cupins. Os focos menores podem ser extirpados com alguns produtos paliativos. Já os focos maiores exigem o trabalho de profissionais que fazem uma análise mais técnica para a limpeza com maior segurança do local.


Formas de como acabar com cupim no telhado usando veneno cupinicida líquido

Os venenos cupinicidas líquidos são uma excelente estratégia para exterminar cupins, pois os venenos que os contaminam se dispersam por toda a colônia.


Como acabar com cupins no telhado com ajuda especializada

Caso essas dicas não estejam tendo o efeito desejado, você pode obter ajuda especializada para resolver o problema, por meio da dedetização da área infestada.

image

Leave a Comment