Como fazer para acabar com o ciumes

image

Full
Answer

Como controlar os ciúmes?

A terapia de casal pode ser uma alternativa para relacionamentos sufocados pelo ciúmes. Conforme o sentimento aumenta, pode ser difícil extingui-lo totalmente. Da mesma forma, a terapia pode ajudar você, como indivíduo, a encontrar a autoconfiança necessária para, enfim, aprender como controlar os ciúmes.

Como melhorar o sentimento de ciúmes?

Negar o sentimento não ajuda em nada. É muito melhor reconhecer que você está sentindo ciúmes e assim tomar as medidas corretas para resolver esse impasse, que mentir e continuar se corroendo por dentro. Esse primeiro passo é muito importante para melhorar. 2. Reflita sobre seus motivos Será que você, realmente, precisa estar com ciúmes?

O que fazer quando sentimos ciúmes?

Pois quando respiramos fundo e com calma, acalmamos nosso coração. Como você sabe,o ciúmes costuma deixar você agitada e impulsiva,portanto fazendo uso dessa técnica você evitará isso acontecer. A partir do momento que você entender isso as coisas vão mudar.

Como controlar os pensamentos de uma crise de ciúmes?

Se ame, e só depois decida amar outro alguém. Um dos exercícios mais importantes ao buscar manter o ciúme longe envolve conversar com seu parceiro sempre que possível, sobre tudo aquilo que lhe incomoda.

image


Compreendendo os ciúmes: de quem é a culpa?

Segundo Jenni Skyler, especialista em sexologia e diretora do The Intimacy Institute, o ciúme é motivado por dois medos básicos: o medo da rejeição e o medo de não ser bom o suficiente.


15 dicas de como controlar o ciúmes

Abaixo, listamos 15 dicas dos psicólogos da Clínica Nodari. As orientações devem te ajudar na investigação das causas do ciúme e te mostrar como é possível livrar seu relacionamento desse veneno.


Confira essas dicas para acabar de vez com os ciúmes e sentir-se totalmente livre

Os ciúmes são como algemas que prendem a pessoa em uma mistura de raiva com tristeza e desamparo. É importante se livrar de todos esses sentimentos negativos, por isso saiba como controlar ciúmes e deixe a sua vida mais leve e feliz!


Dicas para controlar ciúmes

Os ciúmes só geram desgaste, mas para algumas pessoas é muito difícil de se livrar deles em uma relação. Aprenda abaixo algumas dicas de como controlar ciúmes e veja como aplicá-las em sua vida.


Causas dos ciúmes

Para se combater o problema, é necessário que se saiba as suas causas. Os ciúmes possuem diversas causas que podem levar a esse sentimento tão negativo, quando exacerbado. Confira abaixo quais são essas causas:


1 – Descubra o motivo do ciúme

Antes de mais nada, é essencial analisar a razão do sentimento ter se infiltrado em sua relação, ou apenas refletir a respeito do que pode lhe tornar tão ciumenta. Questione o motivo dele ter se tornado tão presente: talvez alguma situação tenha desencadeado isso, seja ela no relacionamento ou um trauma do passado.


3 – Diálogo em primeiro lugar quando como controlar os ciúmes

Um dos exercícios mais importantes ao buscar manter o ciúme longe envolve conversar com seu parceiro sempre que possível, sobre tudo aquilo que lhe incomoda. Caso algo tenha despertado sua insegurança, comunique ao outro da melhor forma possível, e descubra que o problema pode acabar resolvido facilmente.


4 – Livre-se do passado

Talvez a sua insegurança em seu relacionamento atual seja, na verdade, fruto de traumas passados, como infidelidade. Assim, torna-se normal buscar se proteger e manter o radar sempre em alerta. Todavia, é preciso manter em mente que você está passando por uma nova experiência.


5 – Imponha limites

Apesar do ciúme ser um sentimento danoso, viver tentando escondê-lo e reprimindo suas emoções pode ser tão ruim quanto. Uma relação deve ser construída com base na transparência, assim, se algo lhe incomoda, busque comunicar ao seu parceiro e chegar em um consenso para que a situação não se repita.


6 – Racionalize o ciúme

Da mesma forma que tentar descobrir a fonte do ciúme é importante, analisar as situações friamente pode ser extremamente bom para você. Busque ver as crises como que pelos olhos de um cientista, dissecando-a até que façam cada vez menos sentido. Para quem costuma sofrer com momentos de desconfiança diversas vezes, a dica pode ser ainda mais eficaz.


7 – Tenha sua própria vida

Muitas vezes, pessoas muito ciumentas não costumam realizar atividades sozinhas ou com amigos além de seus parceiros. Isso as torna dependentes, e ganhar sua individualidade é mais importante que qualquer coisa, já que ela aumenta a autoestima.


8 – Inverta os papéis na hora do ciúme

Uma das melhores formas de buscar controlar os ciúmes é inverter os papéis em situações que ocasionaram as crises. Como você teria se sentido estando no lugar de seu parceiro e sendo julgado por isso? Talvez aquela conversa com alguém ou um possível descuido que criou inseguranças nem seja tão grave assim.


3. Não fique pensando que vai ser traída

Você pensa que vai morrer? Você fica ruminando se vai bater o carro amanhã? Ninguém está livre de bater o carro, mas ninguém fica pensando se vai acontecer um acidente de trânsito toda vez que vai sair de casa.


5. Cuidado com o estresse

Uma pessoa ciumenta, é, por natureza, estressada. E isso é muito complicado porque o estresse amplifica os sentimentos e os sintomas físicos que acompanham o ciúme, podendo causar inclusive uma depressão.


6. Medite

A meditação vem como uma forma de acalmar a mente, proporcionar bem-estar e paz interior, tratar a ansiedade, prevenir a depressão e diminuir a dor. Além de rejuvenescer e disciplinar a paciência.


7. Aprenda a viver sua vida plenamente. Não guarde ressentimento, mágoa e tristeza

Esses sentimentos são destrutivos e psicossomáticos, o que você sente na mente reflete-se no corpo. Se alguém traiu você, ele não é digno de sua confiança, de seu amor, de sua companhia.


10. E se um namoro ou matrimônio não der certo?

Paciência. Aprenda a viver só, independente. A única responsável por sua vida e sua felicidade é você mesma. Dependência afetiva é uma doença, um vício. Isso não é amor. Liberte-se.


Quando passou do limite

É normal ter ciúme, inclusive ele pode ser saudável. Não é nada de mais cuidar do seu namorado, mas controlar todos os seus passos é prejudicial para o seu relacionamento. Aí você me diz que não é ciumenta em excesso. Vamos ver se não?


Aumente sua autoestima

Comece a cuidar mais de si, para aumentar a sua autoestima. Se você tem ciúme excessivo, é porque não confia no seu taco. Então, turbine a sua confiança e acredite que seu namorado está com você porque ele te ama e não quer outra pessoa em seu lugar.


Não tenha sentimento de posse

Ele pode ser SEU namorado, mas não é legal ter esse sentimento de posse pelo parceiro. Ninguém é propriedade de alguém, porque você não comprou o seu companheiro. A não ser que estivéssemos no tempo da escravidão!


Não fantasie coisas na sua cabeça

As únicas fantasias permitidas em um relacionamento são as sexuais, que podem apimentar a relação. Fora isso, tire já essas coisas de sua cabeça, pois elas só te fazem mal.


Controle seus impulsos

E aí, quando o seu namorado chega em casa, você está de cabeça quente, porque está pensando em mil situações negativas. O que acontece? O impulso fala mais alto e você o magoa, dizendo coisas que não falaria se estivesse analisando friamente o caso.


Aposte no diálogo

Ao invés disso, aposte no diálogo para manter uma relação aberta e confiável. Mesmo que você esteja preocupada e pensando que seu namorado estava com outra há poucos momentos, aja com naturalidade e pergunte calmamente o motivo de seu atraso.


Ocupe sua mente

Uma dica muito especial para acabar com o ciúme excessivo é ocupar sua mente. Se você não tem um passatempo, provavelmente ficará pensando em besteiras cada vez que seu parceiro se ausenta do seu lado.


Ciúmes em vários círculos

E olha que o tal do ciúme doentio não costuma estar restrito somente aos relacionamentos amorosos. Muitas vezes, esse sentimento se infiltra na relação entre amigos, entre parentes, e até mesmo na relação de trabalho.


Conheça 10 passos para deixar de sentir ciúmes

Negar o sentimento não ajuda em nada. É muito melhor reconhecer que você está sentindo ciúmes e assim tomar as medidas corretas para resolver esse impasse, que mentir e continuar se corroendo por dentro. Esse primeiro passo é muito importante para melhorar.

image

Leave a Comment