Como fazer um acabamento perfeito em costura

image

Um bom acabamento já começa com a costura que deve ser perfeita. Uma costura não pode danificar, enrugar, franzir, repuxar ou furar o tecido. Por isto a escolha da linha e agulha contam muito. Nada de cor de linha “parecida” para costurar. A linha precisa ser da cor exata da peça e 100% poliéster. A agulha também precisa ser de acordo.

Full
Answer

Qual o melhor acabamento de costura para peças pesadas?

O acabamento de costura conhecido como Hong Kong é um dos ideais para peças pesadas e que precisam tanto de um reforço na costura, como também uma boa aparência. Além disso, para peças que não têm forro e você não quer fios aparentes, ele é ideal. Ou seja, alia qualidade e praticidade em uma técnica só.

Qual o melhor acabamento para casaco curto?

Esse tipo de acabamento é indicado para tecidos leves e de peso médio, como um casaco curto sem forro, por exemplo. 4. CHULEAR À MÃO: Com a linha simples, dê pontos de chuleio nas bordas da margem de costura, com mais ou menos 3mm de profundidade e espaçamento de 6mm. Não estique muito a linha.

Como fazer uma costura fechada?

A costura fechada é um dos tipos de costura mais comuns, por ser muito prático. É preciso passar a costura reta de união das peças e fazer algum acabamento como o ponto em ziguezague ou overloque. Costuma ser usado nas partes laterais de uma peça, por exemplo em camisas, passando da manga e ao longo de toda a lateral da peça.

Quais são as técnicas de costura rebatida?

A técnica de costura rebatida, também conhecida como técnica inglesa, é a mais utilizada nas camisas sociais. Mas ela também pode ser usada nos mais diversos tipos de tecidos e confecções, unindo diversos materiais, desde os mais leves até os mais encorpados. Além disso, a costura rebatida pode ser usada em passadores e barbatanas, por exemplo.

image


Qual a diferença entre viés e debrum?

Geralmente fazemos o corte nessa posição para aplicar em trabalhos redondos, pois o viés do tecido proporciona uma certa elasticidade que faz com que o acabamento assente melhor nas curvas! Debrum: o corte é feito no fio (comprimento) ou na largura do tecido. Como não está no viés, não estica.


Como fazer acabamento interno?

0:309:32Suggested clip · 50 seconds4 dicas de acabamento interno sem overloque. – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fazer o acabamento da costura para não desfiar o tecido?

1:325:36Suggested clip · 50 secondsTECIDO QUE DESFIA MUITO – ACABAMENTO INTERNO SYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como se chama o acabamento da costura?

Acabamentos de costura (Revel, Debrum, viés): veja o passo a passo. Na hora de costurar algo, muitas vezes as bordas dos tecidos não são unidas, para uni-las precisamos fazer o acabamento.


Como fazer acabamento gastando pouco?

7 Dicas Para Economizar Com Acabamento Na Sua Obra Ou Reforma1 – Um bom planejamento influencia diretamente na economia com acabamento. … 2 – Divida seu projeto em fases para não perder o controle. … 3 – Utilize piso laminado ou vinílico no lugar da madeira. … 4 – Tenha cuidado com materiais hidráulicos e metais.More items…•


O que faz primeiro na obra?

ETAPAS DE UMA OBRA – O QUE VEM PRIMEIRO?1°) PROJETO ARQUITETÔNICO + RRT. … 2°) DEMOLIÇÃO. … 3°) CIVIL E INFRA ESTRUTURA (elétrica, hidráulica, iluminação, ar condicionado) … 4°) ACABAMENTOS E FORRO DE GESSO. … 5°) PISO, REVESTIMENTO E PINTURA. … 6°) MARMORARIA. … 7°) FURAÇÃO DO FORRO PARA ILUMINAÇÃO. … 8°) MARCENARIA + ELETROS.More items…•


Como evitar que o tecido desfie?

Use fita adesiva para uma solução rápida. Deixe o excesso de fita fixar o tecido na superfície de trabalho e corte uma linha nova e reta através do tecido colado, abaixo da borda desfiada. Deixe a fita colada no tecido para prevenir que ele desfie.


Como selar o tecido?

A aplicação é muito simples:Coloque o tecido virado com a estampa para baixo. Forre sua bancada com um plástico. … Aplique a termolina uniformemente em todo o tecido com o auxílio de um pincel. Aplicando a termolina caseira no tecido. … Coloque o tecido para secar no varal.


Como aprender a alta costura?

Principais regras da Alta-Costura Necessário apresentar 2 coleções anuais com no mínimo obrigatório de 35 modelos. Ter sede em Paris, num prédio com no mínimo 5 andares, entre as avenidas Champs-Élysées, Marceau e Montaigne.


Como fazer costura aparente?

0:346:37Suggested clip · 50 secondsComo costurar viés aparente e rebatido (#3 Acabamento sem …YouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fazer ponto caseado na mão?

Em seguida, para fazer um pesponto à mão, leve a agulha para o lado do direito do tecido, pule um espaço e leve a agulha para o avesso do tecido. Logo após, pule um espaço e leve a agulha para o direito do tecido. Agora, volte com a agulha para trás e coloque a ponta da agulha bem perto do furo do ponto anterior.


O que é uma costura francesa?

A costura francesa é um acabamento embutido, é uma costura invisível que proporciona um acabamento mais fino às roupas. Com essa técnica é possível esconder as bordas da margem da costura.


O que fazer primeiro no acabamento de uma casa?

Siga abaixo as principais dicas e tenha o acabamento ideal para que sua casa fique do jeito que sonhou.1 – Comece com a colocação de pisos, azulejos, soleiras e peitoris. … 2 – Rejunte. … 3 – Bancadas, gesso e esquadrias. … 4 – Preparação das paredes e Pintura. … 5 – Metais e louças.


Como fazer o acabamento de uma parede?

5:5313:00Suggested clip · 59 secondsCOMO FAZER ACABAMENTO EM PAREDE DE DRYWALL – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fazer o acabamento em MDF?

1:335:55Suggested clip · 42 secondsColagem Fita de Borda | Acabamento no MDF – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fazer acabamento em v?

0:294:45Suggested clip · 59 secondsAcabamento em decote em V SUPER FÁCIL – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


1 – A ESCOLHA DAS LINHAS E AGULHAS CONTAM MUITO PARA OS ACABAMENTOS

Uma peça bem feita não tem linhas aparentes ou nós desnecessários na frente ou no avesso. Tudo deve ser escondido, bem arrematado e assentado. Um bom acabamento já começa com a costura que deve ser perfeita. Uma costura não pode danificar, enrugar, franzir, repuxar ou furar o tecido. Por isto a escolha da linha e agulha contam muito.


2 – TECIDO CARO NEM SEMPRE É SINÔNIMO DE QUALIDADE

A qualidade do tecido é crucial! Um tecido não precisa ser exageradamente caro, mas precisa ter qualidade. Quando for comprar, certifique-se que não está levando “gato por lebre”. Há muitas misturas duvidosas de fios em tecidos.


3 – O QUANTO A OCASIÃO, O CLIMA E O HORÁRIO INFLUENCIAM NA ESCOLHA DOS ACABAMENTOS

Para cada modelo há um acabamento mais adequado. Por exemplo, um vestido para o outono e inverno fica muito mais bonito se for feito todo forrado. Já para o verão, o ideal é fazer o acabamento com revel que é sempre a opção mais fina.


4 – QUANTO MAIS NOBRE O TECIDO, MAIS REFINADO DEVE SER OS BOTÕES E AS CASAS

A escolha do botão conta muito na finalização da peça. E há uma infinidade de modelos e materiais! Quanto mais nobre o tecido, mais refinado devem ser os botões e as casas. Um botão de plástico comum em um casaco de alfaiataria feito com tecido de qualidade, estraga a peça. Um blazer pede um botão mais trabalhado, de material mais nobre.


6 – PARA CADA TIPO DE ACABAMENTO UMA ENTRETELA

A entretela, por exemplo, é outro recurso para dar acabamento em decote, golas, viras, cós e corpetes, conferindo estrutura a peça. Um decote com o revel entretelado fica muito mais assentado e alinhado ao corpo e evita deformar. Mas precisa escolher adequadamente a entretela, pois há a gramatura certa para cada tipo de acabamento.


7 – Se preferir, use um molde

Sempre que for cortar usando um molde, precisa prestar atenção ao fio do tecido. Se posicionar um molde um pouco fora do fio, já vai comprometer o caimento. Quem já não viu uma calça com pernas torcidas ou um vestido com as costuras fora do lugar? Isto acontece porque a peça não foi cortada seguindo o fio do tecido.


Bônus

Lembre-se, o seu trabalho é a sua vitrine. Qualquer pessoa pode aprender a modelar e costurar, mas fazer uma peça com capricho e bem acabada, é privilégio de poucos. O capricho é o diferencial. Se o seu cliente ficar satisfeito com o resultado, vai te indicar ao concorrente.


1. Costura francesa

Entre as técnicas de acabamento na costura, essa sem dúvidas é uma das mais usadas. Isso porque ela é capaz de substituir até mesmo o acabamento do overloque e pode ser feita na maioria das peças, tornando o avesso quase tão perfeito quanto o lado direito da peça.


2. Rebatida

A técnica de costura rebatida, também conhecida como técnica inglesa, é a mais utilizada nas camisas sociais. Mas ela também pode ser usada nos mais diversos tipos de tecidos e confecções, unindo diversos materiais, desde os mais leves até os mais encorpados. Além disso, a costura rebatida pode ser usada em passadores e barbatanas, por exemplo.


3. Picotar

Para os tecidos que contam com um alto risco de acabar desfiando, uma técnica de acabamento muito utilizada é a de picotar, que tem uma vantagem a mais no acabamento: o efeito de picote nas extremidades.


4. Ziguezague

Bastante usado para o acabamento nas confecções em malha ou demais tecidos que esticam, já que promove uma certa elasticidade à costura pelo seu formato, o ziguezague pode ser utilizado no acabamento de tecidos que desfiam. Nesse caso, ele deve passar rente à borda da costura.


5. Hong Kong

Nessa técnica, bastante empregada nas peças de alfaiataria para o verão — por ser confeccionada, na maioria das vezes, sem a colocação de forro nas peças —, é aplicado viés no acabamento, dando um toque perfeito ao acabamento na peça.


1. Ziguezague

Este é o ponto ideal para tecidos que desfiam facilmente, assim como para as bordas do tecido. Algumas máquinas de costura possuem esta função e o ponto fica com uma largura de 2,5 mm.


2. Pesponto

Também um ponto muito utilizado em acabamentos, o pesponto é simples e dá detalhes muito bonitos nas peças. Para esse ponto recomenda-se o uso de uma linha mais grossa.


3. Costura aberta

A princípio, faça o overloque e a união das peças na máquina reta. Quando a costura estiver finalizada, use um ferro de passar roupas e abra as margens da costura, uma para cada lado.


4. Costura fechada

A costura fechada é um dos tipos de costura mais comuns, por ser muito prático. É preciso passar a costura reta de união das peças e fazer algum acabamento como o ponto em ziguezague ou overloque.


5. Costura inglesa

Um tipo muito comum em camisas masculinas e calças je a ns, mas também pode aparecer em vestidos e blusas com tecidos mais pesados. É um acabamento visível nas laterais na forma de dois pespontos.


6. Costura francesa

Além de dar um acabamento perfeito, é uma opção para quem não quer usar overloque no tecido. Muito recomendada em tecidos transparentes, assim como em seda, chiffon e organza.

image

Leave a Comment