Como fazer uma açao declaratoria

image

AÇÃO DECLARATÓRIA COM PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA em face de NOME DO RÉU, indicar se é pessoa física ou jurídica, com CPF/CNPJ de nº 00000000, com sede na Rua TAL, nº 00000, Bairro TAL, CEP: 0000000, CIDADE/UF, pelas razões de fato e de direito que passa a aduzir e no final requer: DOS FATOS E FUNDAMENTOS JURÍDICOS

Full
Answer

Qual é o significado da expressão ação declaratória?

Você sabe qual é o significado da expressão AÇÃO DECLARATÓRIA? A Ação Declaratória é um pedido comum que a pessoa faz ao Poder Judiciário para que o órgão declare a existência ou inexistência de uma relação jurídica.

Qual a diferença entre sentença declaratória e ação declaratória?

O que distingue a sentença declaratória, em sentido estrito, é que ela é meramente declaratória, quer dizer, ela se limita a verificar e declarar e esta é precisamente a sua função.” (BUZAID, Alfredo. A ação declaratória no direito brasileiro. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1986. p. 135)

Quais fatos podem ser provados na ação declaratória?

[12] “Na ação declaratória podem ser provados fatos, se estes fatos são elementos do suporte fático da regra jurídica de que resulta direito.” (PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Das ações. São Paulo: RT, 1976. v. I. p. 119) [13] BARBI, Celso Agrícola. Ação declaratória principal e incidente. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1986. p. 9.

Qual a diferença entre ação puramente declaratória e ação negativa?

A ação puramente declaratória pode ser positiva quando tem por objeto alcançar uma sentença que declare a existência de uma relação jurídica, ou pode ser negativa quando o objetivo é buscar uma decisão que declare a inexistência de relação jurídica.

image


Como fazer ação declaratória?

A ação declaratória não pode ser objeto, senão meio de declaração da existência ou da inexistência de uma relação jurídica, ou da falsidade ou da autenticidade. A declaração é objetivo ou finalidade, não pode ser objeto. O objeto é mesmo uma relação jurídica controvertida.


Quando Cabe ação declaratória?

Desse modo, cabe às ações meramente declaratórias produzir a certeza jurídica quanto ao modo de ser daquela relação fática na esfera do Direito mediante uma mera declaração judicial3.


O que é uma ação declaratória?

É um pedido que a pessoa faz para que o Judiciário declare a existência (ou inexistência, se o juiz assim entender) de uma relação ou situação jurídica.


O que é uma ação de natureza declaratória?

AÇÃO DECLARATÓRIA A ação declaratória é então, uma ação de conhecimento que apresenta efeitos fundamentalmente declaratórios. Segue o rito de procedimento ordinário. Na ação declaratória, toda pretensão estará satisfeita com a sentença, em que se declare a existência ou inexistência da relação jurídica.


O que diz o artigo 19 do CPC?

19. O interesse do autor pode limitar-se à declaração: I – da existência, da inexistência ou do modo de ser de uma relação jurídica; II – da autenticidade ou da falsidade de documento.


Quando Cabe ação declaratória de nulidade?

É cabível ação declaratória de nulidade (querela nullitatis), para se combater sentença proferida, sem a citação de todos os réus que, por se tratar, no caso, de litisconsórcio unitário, deveriam ter sido citados. Recurso conhecido e provido”.


O que é ação meramente declaratória exemplo?

É uma ação cujo objetivo é reconhecer a existência ou inexistência de uma situação jurídica, ou seja, sua certificação. Note-se que, esse reconhecimento não pode ser de mero fato, como certificar que a parede é azul, mas de situações jurídicas concretas que exigem a intervenção do Poder Judiciário.


Qual o valor da causa na ação declaratória?

O valor da causa na ação declaratória corresponde ao valor do negócio a que corresponde a relação jurídica deduzida que pretende ver afirmada ou negada. Precedentes STF.


Qual é o objeto da Ação Declaratória de Constitucionalidade?

Busca-se por meio desta ação declarar a constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. O objeto da referida ação é lei ou ato normativo federal. O órgão competente para apreciar a Ação Declaratória de Constitucionalidade é o STF de acordo com o artigo 102, I, a, da Constituição Federal de 1988.


Quais os efeitos da ação declaratória?

A eficácia principal da decisão declaratória é a certeza jurídica acerca da existência, inexistência ou modo de ser de uma situação jurídica (ou falsidade/autenticidade de documento — CPC-2015, artigo 19).


É admissível a ação meramente declaratória?

O interesse do autor pode limitar-se à declaração da existência, da inexistência ou do modo de ser de uma relação jurídica, da autenticidade ou da falsidade de documento. É admissível a ação meramente declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito.


É possível a execução de sentença declaratória?

STJ define que sentença declaratória pode ser executada nos mesmos autos. A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que sentenças declaratórias (que reconhecem um direito) podem ser executadas nos mesmos autos, evitando assim o ajuizamento de um novo processo.

Leave a Comment