Como fotografar açaí

image

Como aprender a fotografar?

Quanto mais você experimenta a fotografia, mais interessante ela fica. É fácil entrar em uma rotina e tirar fotos muito parecidas, e não há nada de errado com isso, mas também é importante tentar algo novo às vezes. Dê uma chance para a fotografia macro ou teste fotografar em diferentes horários do dia com luzes diferentes.

Como fazer uma boa fotografia?

A luz é o ingrediente principal de toda fotografia. Inclusive a palavra “fotografia” vem das palavras gregas “photos” (luz) e “graphien” (escrever), ou seja: “escrever com a luz”. Saber como trabalhar e explorar a luz é o principal fator que determinará uma boa fotografia.

Por que é importante conhecer outros fotógrafos?

Conhecer outros fotógrafos é uma das melhores maneiras de continuar aprendendo e melhorando, seja por inspiração ou por conselhos. É sempre bom trocar experiência com outros fotógrafos. Eu sei que muitos fotógrafos não gostam de compartilhar suas técnicas fotográficas, ou contar os locais onde elas foram feitas.

Como organizar as fotos de cada ano?

Alguns fotógrafos preferem organizar suas fotos criando uma nova pasta de imagens para cada ano, depois dividir cada ano por meses, rotulado “01 de janeiro”, “02 de fevereiro” e assim por diante, por ordem alfabética. O método exato não importa; use com o que você está confortável.

image


1. Use a câmera que você já tem

O equipamento não é tão importante assim. Existem inúmeras câmeras, lentes e outros acessórios no mercado hoje. Eu já testei diversos tipos de equipamentos, tanto lentes quanto câmeras, e o que tenho para dizer é que hoje é praticamente tudo muito bom. As diferenças são quase sempre pequenas, especialmente a um determinado preço.


2. Trabalhe com sua composição

Tenho batido muito nessa tecla nos meus últimos posts: COMPOSIÇÃO. Para mim é importantíssimo termos a noção do que estamos fazendo, acho que uma composição correta é um grande passo para uma linda foto.


3. Saiba quais configurações importam

Há muitas configurações numa câmera, e é preciso ter um pouco de prática para ajustá-las de forma correta, especialmente quando você é novo na fotografia. Mesmo fotógrafos profissionais nem sempre ajustarão tudo com perfeição.


4. Não super-exponha os realces

Quando você escolhe as configurações da câmera, é essencial evitar a superexposição de realces em uma foto. O motivo? É simplesmente impossível recuperar qualquer detalhe das áreas brancas de uma foto. Pessoalmente, eu prefiro que o céu em minhas fotos tenha textura e cor agradáveis, em vez de ser apenas uma grande bolha sem características.


5. Preste atenção na luz

Provavelmente, a parte mais importante da fotografia é a luz. Se você tirar uma foto com boa iluminação, esse é um grande passo para obter uma boa foto. Mas o que é uma boa luz? Não, não é só sobre o pôr do sol.


6. Tire o seu tempo

É fácil cometer erros na fotografia se você não for cuidadoso. A melhor maneira de contornar isso é desacelerar e tirar o seu tempo sempre que possível, especialmente quando você está começando a aprender a fotografar.


7. Saia do lugar

É fácil ficar parado em um lugar enquanto faz fotos. Não faça isso, a não ser que você tenha um projeto ou um propósito para isso. Em vez disso, mova-se o máximo possível. Suba em cima das coisas, mude a altura da sua câmera, ande para frente e para trás, faça o que você precisa fazer, mas continue andando, se posicionando.


Fotografar a Lua

Todo mundo gosta de fotografar de noite e quando temos um céu limpinho a lua logo surge e é claro queremos fazer um bom retrato dela, mas como fotografar a lua?


1 – Tenha uma lente tele objetiva

Para fotografar a lua você precisa de uma lente tele objetiva, pois como a lua está longe, precisamos aproximar mais a imagem, ter um menor angulo de visão. Uma boa lente é a 75-300mm, o 300mm irá cobrir o necessário para uma boa imagem.


3 – Medidor da Luz

A câmera tem diversas maneiras de medir a luz que está incidindo na lente. Uma delas é o spot metering. Escolha essa opção, pois ela irá “ver” somente a luz que a lua emite e enviar as informações para o fotômetro interno da câmera e assim você irá conseguir equilibrar melhor o diafragma e os outros componentes.


3 – Exposição

A lua emite uma boa luz, o obturador em 1/100 pode ser o ideal, mas você precisa sentir e equilibrar de acordo com o diafragma, conforme a profundidade de campo que deseja.


4 -Tripé – Sim, claro!

A melhor maneira – sempre – de fotografar de noite e de fotografar a lua é usando um tripé, pois além de estar lidando com uma fotografia noturna, você estará usando a lente tele, e quando usamos ela é normal perdemos estabilidade por conta do ângulo de visão, então qualquer suspirar é um borrão ou uma fotografia bem tremida.


5 – Melhor horário para fotografar a Lua

Sinceramente… o melhor horário para fotografar a lua será aquele que estiver de acordo com o que você deseja. Por exemplo, se quer fotografar a lua compondo com prédios ou vegetação, opte pelo horário que ela estiver no horizonte, assim ela estará mais baixa. Se quiser ela sozinha, opte por um horário mais tarde.


Sobre a Autora

Sou uma apaixonada por fotografia e vídeo. Sou aquela que desde pequena está com uma câmera na mão e uma ideia de registro na cabeça. Minha formação técnica é em cinema com especialidade em fotografia e câmera (vídeo/cinema) e o bacharel é em publicidade. Mas minha formação principal é o dia a dia e a curiosidade.


1. Devo Usar Um Tripé?

De preferência, sim. Por mais que você já tenha visto pessoas fotografando a Lua sem tripé, ele ainda é importante para evitar que sua foto saia borrada, e é o que vai fazer a diferença entre uma foto boa e uma espetacular!


2. Use Um Disparador Remoto ou Timer

Se for fotografar a Lua com uma DSLR , deixe o “Live View” da câmera ligado. Dessa forma você não corre o risco de sua câmera tremer durante o disparo.


3. Qual Velocidade de Disparo Usar?

Use uma velocidade de disparo relativamente alta (1/125 ou mais). Apesar de não percebermos a olho nu, a Lua se move rapidamente pelo céu, ou seja, usar velocidades baixas podem resultar em imagens borradas.


4. Qual a Abertura Ideal?

O objetivo deste tipo de foto é capturar o máximo de detalhes possível, então feche um pouco o diafragma, tente f/9, f/11 ou até mesmo f/16. Isso vai ajudar a garantir que sua fotografia saia muito mais nítida.


7. Foco Automático ou Manual ?

Não confie no foco automático. Para imagens realmente nítidas use o foco manual, caso seja necessário, ligue o “Live View” e de um zoom na imagem para garantir um bom foco ao fotografar a Lua.


8. Qual Lente Usar ?

Quanto mais longa for a lente melhor. Um pouco óbvio, eu sei, mas sempre vale à pena mencionar. Qualquer objetiva acima de 200mm já irá produzir ótimos resultados.


9. Qual é o Melhor Horário para Fotografar a Lua ?

Fotografe assim que a Lua nascer, quando ela está no horizonte, a atmosfera produz uma ilusão de ótica que faz com que pareça maior do que realmente é. Além disso, por ela estar mais “perto do chão”, as possibilidades de composição são bem maiores.

image

Leave a Comment