Como identificarum açai estragado

image


Como saber se o açaí está ruim?

Caso você for consumir o açaí de manhã cedo e não tiver tempo de descongelar, recomenda-se que você retire a polpa do congelador na noite anterior, deixe na geladeira e prepare em seguida. Se o açaí tiver perdido sua coloração natural, já não é recomendada sua ingestão.


Qual o gosto de açaí estragado?

Açai estragado, com gosto de azedo.


O que acontece se tomar açaí estragado?

Na fase aguda, seja por picada ou ingestão de alimentos contaminados, o protozoário instiga sintomas como febre, lesões na pele, mal-estar e talvez falta de ar. “Às vezes, parece uma doença viral”, compara Silvestre.


Quando o açaí fica marrom?

Algumas dessas alterações são visíveis, como, por exemplo, as modificações na cor em decorrência da perda de antocianinas, principal pigmento do açaí. Neste caso, o produto perde sua cor violácea e adquire uma coloração marrom, em virtude da atuação de enzimas.


Como tirar o gosto de azedo do açaí?

CONCLUSÕES: Percebe-se que a água boricada auxilia na conservação do açaí por um pouco mais de tempo, já que seu tempo apropriado para consumo é de 12 horas, já que após esse tempo o Ph do açaí decresce e com isso deixa-o com sabor azedo.


Quanto tempo o açaí pode ficar fora da geladeira?

A polpa de açaí pode ficar estocada por cinco meses mesmo em temperatura ambiente, fora do congelador, garantindo-se sua conservação e sabor, segundo método estudado pela engenheira de alimentos Deise Alexandre.


Quando não comer açaí?

* pessoas alérgicas devem redobrar os cuidados, pois existem componentes na fruta que podem favorecer alergias leves e mesmo graves. * Além disso, grávidas e mulheres que amamentam devem evitar o consumo, pois não existem estudos que mostrem os impactos do produto na saúde de pessoas nessas condições.


Pode tomar açaí doente?

Se a higienização do fruto não for feita corretamente, o açaí pode transmitir Doença de Chagas. Porém, devemos ressaltar que não é o açaí que transmite a doença e sim o consumo de alimentos contaminados por insetos infectados com o parasita trypanosoma cruzi.


Qual a doença que o açaí transmite?

Açaí contaminado com parasito pode transmitir doença de Chagas! A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).


Como se deve consumir o açaí?

A dica é consumir o açaí juntamente com produtos como granola e frutas, como a banana. Você pode, por exemplo, bater em um liquidificador 1 polpa de açaí, 1 banana picada e 1 xícara pequena de xarope de guaraná. Em seguida, despeje em uma tigela e acrescente outra banana picada e granola.


Arroz e feijão

Bem antes de arroz e feijão ficarem com aquele cheiro azedo bem característico, já é possível que haja contaminação ali. Por isso, eles devem ser mantidos sob refrigeração de 4 °C (a temperatura da geladeira) por no máximo três dias.


Carnes

As carnes cruas têm alto potencial de contaminação. O cheiro neste caso é um dos principais sinais de que ela não está mais própria para consumo. A cor também: se a superfície estiver amarronzada ou esverdeada, descarte. Agora, se o tom marrom estiver no fundo da bandeja, tudo bem.


Embutidos

Peito de peru, presunto e companhia não devem estar úmidos ou pegajosos. A textura rançosa também indica que o produto deve ser descartado, assim como odores estranhos e manchas esverdeadas. Mesmo que essas alterações não tenham aparecido, siga a indicação do fabricante para consumo depois que a embalagem for aberta.


Queijo

Os frescos e úmidos são mais perecíveis, tanto por conta da água quanto pela manipulação a que são submetidos depois do tratamento térmico. Quanto mais mãos passam pelo produto, maior o risco de contaminação.


Leite

Rico em açúcar e gorduras, ele é perfeito para a proliferação de bactérias, que tornam o leite ácido. Um dos primeiros indícios de que isso ocorreu é a formação de grumos, que coalham o leite. Outro alerta é a cor, que não deve estar amarelada, além do cheiro de azedo.


Manteiga

Ela até tem um prazo de validade mais longo, mas não deve ser mantida fora da geladeira –para a infelicidade de quem prefere a manteiga mais molinha. O ideal é que fique refrigerada, seguindo as instruções de validade da embalagem –geralmente em torno de duas semanas.


Maionese

Descarte a que passar mais de uma hora em temperatura ambiente ou se a data de validade do rótulo tiver expirado. A receita caseira merece mais atenção porque leva ovos crus – cujo consumo não é recomendado pelo risco de contaminação por salmonela, uma bactéria que causa estragos no organismo.

image

Leave a Comment