Como lançar contabilmente a uma açao em andamento

Como contabilizar uma obra em andamento? Contabilizar Obras em Andamento O custo final da obra deve ser contabilizado em conta separada daquela que registra o valor do terreno, porquanto este não é depreciável;

Full
Answer

Como contabilizar uma obra em andamento?

Como contabilizar uma obra em andamento? O custo final da obra deve ser contabilizado em conta separada daquela que registra o valor do terreno, porquanto este não é depreciável; Não cabe a depreciação enquanto a obra não estiver concluída, nem antes do início da utilização efetiva do bem já construído; Como lançar obras?

Como contabilizar o recebimento de um adiantamento?

Na hipótese de haver, apenas, o recebimento de um adiantamento, deve-se contabilizá-lo no Passivo Circulante mediante o seguinte lançamento: D – Caixa/Bancos Cta. Movimento (Ativo Circulante) C – Adiantamentos de Clientes (Passivo Circulante) Para maiores detalhamentos, acesse o tópico FATURAMENTO ANTECIPADO, no Guia Contábil On Line.

Como fazer lançamentos contábeis de forma eficiente?

Como fazer lançamentos contábeis de forma eficiente? 1. Incentive a digitalização das informações 2. Conte com a tecnologia 3. Valorize a gestão estratégica 4. Respeite os princípios contábeis 5. Facilite o entendimento do seu cliente 6. Diferencie a sua contabilidade 7. Faça a aplicação de demonstrações contábeis

Como funciona a contabilização de aplicações financeiras de renda fixa?

Ao destinar recursos para uma aplicação efetua-se o lançamento de transferência do montante aplicado a débito da conta de aplicação correspondente, de acordo com a expectativa de resgate, e a crédito da conta “Bancos ” que sofrer o respectivo desembolso. Desenvolvemos duas opções de contabilização para as aplicações financeiras de renda fixa:


Como é feita a contabilidade de venda de mercadorias a vista?

Nas compras à vista, o pagamento é feito já no ato da compra, nas operações a prazo, por sua vez, cria-se uma obrigação no Passivo Circulante (PC) para pagamento futuro (conta “Fornecedores” ou “Duplicatas a Pagar”), conforme condições negociadas entre as partes (comprador e vendedor).


O que significa aa no SAP?

O SAP Asset Accounting também é chamado de contabilidade contábil, é um dos submódulos importantes do módulo de contabilidade financeira da SAP ( SAP FICO ). A contabilidade de ativos no SAP (FI-AA) é usada para gerenciar e supervisionar os ativos fixos de uma organização.


Quando baixamos um ativo que foi totalmente depreciado?

Conforme mencionado anteriormente, os bens que foram totalmente depreciados poderão ser baixados apenas quando houver a baixa física do bem. Sendo assim, para baixar um bem obsoleto ou sucateado, é essencial que a empresa possua um laudo técnico capaz de indicar as razões e os dados que justifiquem a baixa do bem.


Em que ordem são registradas as contas no passivo?

Todas as contas do Passivo encontram-se discriminadas no lado direito do Balanço Patrimonial e são classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade.


Como lançar depreciação no SAP?

Pode ser executada no seguinte caminho: Finanças > Ativo Fixo > Execução deDepreciação. Basta escolher o mês de depreciação e clicar em Visualizar. Ele apresenta os itens que serão depreciados e os valores envolvidos. Depois clique em “Executar” que o SAP faz os processos referentes.


Como estornar a depreciação no SAP?

Não há estorno da depreciação. Você deve ajustar o imobilizado para a vida útil correta e rodar novamente a AFABN. O sistema vai calcular o valor a reverter ou acrescentar para lan;ar o saldo correto.


Quando o bem é totalmente depreciado?

Obsolescência ou sucateamento: Como mencionado anteriormente, os bens totalmente depreciados somente poderão ser baixados no momento da baixa física do bem. Para baixar um bem obsoleto ou sucateado, a empresa deverá possuir um laudo técnico apontando os motivos e os danos que justifiquem a baixa do bem.


Quais as ordens das contas dispostas no ativo e passivo?

No ativo, as contas são dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados. No passivo, as contas são dispostas em ordem decrescente de grau de exigibilidade dos elementos nelas registrados.


Qual a ordem das contas no balanço patrimonial?

A organização do balanço patrimonial é sempre feita em ordem decrescente de liquidez. Ou seja, as contas que possuem um prazo mais imediato para serem ou resgatadas (no caso dos ativos) ou pagas (no caso dos passivos e do patrimônio líquido) são elencadas no topo do balanço.


O que é grau de exigibilidade?

O grau de exigibilidade se refere quão exigível, quão essencial é pagar aquela obrigação, sendo um bom exemplo a própria conta de passivo de fornecedores, pois ela está diretamente ligada às operações da entidade. Salários de empregados, bem como impostos representam outras contas de alto grau de exigibilidade.


Como lançar obras?

Para quem está construindo, todas as obras, incluindo os valores com materiais e mão-de- obra, precisam ser declaradas no imposto de renda. É importante ressaltar, que antes de declarar qualquer valor, é preciso reunir todas as notas fiscais e recibos de pagamentos realizados durante o processo de construção.


Como se faz a contabilidade de uma construtora?

O primeiro controle realizado pela contabilidade na construtora é o de orçamento. O que foi previsto como referencial dos gastos deve ser comparado ao realizado. A melhor forma de fazer isso está na comparação entre relatórios. Somente assim a construtora descobre os pontos fora da curva em sua trajetória.


Qual a importância da contabilidade na construção civil?

CONTABILIDADE DE CONSTRUÇÃO CIVIL Contabilidade na Construção Civil Francisco Coutinho Chaves CONTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL 1. Breve comentário sobre o plano de contas


Como posso contabilizar o estoque dos imóveis em construção?

No ativo do estoque (custo) dos imóveis em construção, terá que ter em separado os dois edifícios ou posso contabilizar em contas conjuntas, mas tendo um livro auxiliar separada por centro de custo (apartamento).


Qual a conta para a construção de uma vivenda?

2 – Compras de diversas matérias para serem utilizadas na construção da vivenda no terreno já adquirido. Tenho levado à conta 454 – Ativos intangíveis em curso. 3- Aquisição de serviços, como o do arquiteto e engenheiro responsável pela obra. Tenho levado à conta 454 – Ativos intangíveis em curso.


Como utilizar a conta imobiliária?

As empresas que exploram a atividade imobiliária utilizarão conta semelhante, porém os imóveis em construção para futura comercialização, serão representados na conta “Construções em Andamento de Imóveis Destinados à Venda” e classificados em Estoque, no Ativo Circulante. ( continua … ) Clique e Leia a íntegra deste documento.


7 dicas para fazer lançamentos contábeis de forma eficiente

Saber o que são lançamentos contábeis é necessário para ter um controle preciso e completo sobre as contas do negócio. Essa ferramenta consiste em uma maneira como a contabilidade faz o registro dos fatos que afetam ou que podem afetar o patrimônio de uma empresa.


O que é lançamento contábil?

Lançamento é o registro dos fatos contábeis, que são aqueles que provocam mudanças no patrimônio da empresa. Ele é feito em ordem cronológica e deve obedecer às técnicas contábeis conforme a legislação contábil.


Como fazer lançamentos contábeis de forma eficiente?

Ser eficiente significa realizar uma determinada atividade com menos recursos financeiros, mão de obra, tempo, ou materiais, mas sem prejudicar sua qualidade. Confira as melhores estratégias para tornar o lançamento contábil mais eficiente a seguir.


Quais são os principais erros em lançamentos contábeis?

Agora que você sabe o que é lançamento contábil e como fazê-lo eficientemente, é preciso tomar cuidados com os erros possíveis que podem ocorrer no processo.


Sobre o Autor

Por: Fortes Tecnologia Equipe de marketing da Fortes Tecnologia. O time de marketing da empresa está constantemente analisando e produzindo os melhores conteúdos sobre o gestão contábil, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão empresarial e tecnologias inovadoras.


RENDA FIXA

Rendimentos pré-fixados são aqueles cuja rentabilidade (nominal) o investidor conhece previamente, sendo a taxa de retorno da aplicação acertada previamente, no momento da aplicação.


RENDA VARIÁVEL

Já, no mercado de renda variável compõe-se de ativos de renda variável cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação.


Registro do Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF

O Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF, sobre os rendimentos de aplicações financeiras de renda fixa e de renda variável ou pago sobre os ganhos líquidos mensais será deduzido do imposto devido no encerramento de cada período de apuração ou na data da extinção, no caso de pessoa jurídica tributada com base no lucro real, presumido ou arbitrado, e será registrado em conta do subgrupo de Impostos a Recuperar no Ativo Circulante..


Ajuste das aplicações a valor de mercado

As aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no Ativo Circulante ou no Ativo Não Circulante, devem ser avaliados:


O que são os adiantamentos de salário?

Também conhecidos como “vales”, os adiantamentos de salário são usados para garantir um respiro no orçamento das famílias. Na prática, eles funcionam como um “parcelamento” dos ganhos, que são divididos em dois. O percentual a ser entregue é variável, pois é definido pelas convenções coletivas.


Por que você não deve descuidar do registro desses pagamentos?

Por se tratarem de antecipações, os adiantamentos de salário mexem diretamente no bolso dos funcionários. Portanto, as companhias precisam ficar muito atentas na hora de contabilizar esses valores. Afinal, qualquer deslize será negativo tanto para a gestão financeira quanto para a imagem do negócio.


Como contabilizar os adiantamentos de salário?

No tópico anterior, nós dissemos porquê os registros são tão importantes. Mas, qual é a forma correta de contabilizar os adiantamentos de salário no setor financeiro? Para isso, é necessário recorrer à seguinte classificação contábil:


Por que a antecipação pode ser ruim para os colaboradores?

A entrega de valores antecipados, relativos aos vencimentos mensais, é um direito de todos que o têm como princípio na convenção coletiva. Inicialmente a ideia de ter em mãos uma parte do dinheiro parece boa. Mas, se for mal utilizado pelos colaboradores, o recurso pode ser prejudicial para o orçamento familiar.


Como usar os adiantamentos de salário a seu favor?

Diante de todos os pontos levantados, você deve estar pensando: como posso manter uma política de adiantamento de salários, sem prejudicar a empresa e os colaboradores? A melhor resposta está em digitalizar a gestão financeira.


Pis E Cofins sobre Importação

Image
A empresa no regime de Lucro Real poderá compensar os valores pagos a titulo de PIS e COFINS sobre importação. O reconhecimento destes adiantamentos deverá ser nas respectivas contas de PIS e COFINS sobre Importação. Empresa optante do Lucro Presumido deverá contabilizar os valores destes impostos diretamente na conta de custo, não sendo um imposto…

See more on cienciascontabeis.com.br


Contabilização de Importação

  • Pela aquisição do bem, pelo pagamento da fatura do fornecedor: D – IMPORTAÇÃO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante) C – FORNECEDORES ESTRANGEIROS (Passivo Circulante) Pelo registro dos valoresrelativos ao ICMS/IPI recuperáveis: D – IPI A RECUPERAR (Ativo Circulante) D – ICMS A RECUPERAR (Ativo Circulante) C – CAIXA/BANCO C/MOVIMENTO (Ativo Circulante) Pela transferência do saldo da conta “Importação em Andame…

See more on cienciascontabeis.com.br


Importação por Conta E Ordem de Terceiros

  • A empresa que optar em adquirir um produto importado tem a possibilidade de terceirizar este recurso. A importação será realizada em nome de empresa habilitada e que atenda aos requisitos necessários a condição de importar por conta e ordem. Nesta situação a empresa que contratar a importação receberá depois de concluído a importação, os produtos adquiridos com nota fiscal obrigatoriamente em seu nome pela transferên…

See more on cienciascontabeis.com.br


Exportação de Produtos E Serviços

  • Contabilização A contabilização da exportação deverá ser em conta específica no grupo de vendas ou prestação de serviços, conforme for a situação. Caso a venda ao exterior seja para recebimento a prazo, a variação cambial deverá ser controlada nos mesmos moldes da variação cambial de fornecedores. A partir do registro da fatura, deve reconhecer o fato contábil conforme os lançamentos abaixo: D –CLIENTE EXTERIOR (Ativo Circulante) C –…

See more on cienciascontabeis.com.br


Tributação

  • O Código Tributário Nacional no art. 23 menciona que o Imposto sobre Exportação é de competência da União, sobre a exportação para o estrangeiro de produtos nacionais ou nacionalizados, e seu fato gerador é a saída de produtos do território nacional. A receita de exportação deve ser excluída da base de cálculo do PIS e COFINS. A opção do Simples Nacional não isenta o imposto sobre exportação.

See more on cienciascontabeis.com.br


Credito Exportação

  • A pessoa jurídica que auferir receita sobre exportações, prestação de serviços a pessoa física ou jurídica domiciliada no exterior, e vendas a empresa comercial exportadora, poderá creditar-se sobre os custos e despesas vinculados a esta determinada receita. Somente terão direito a este credito a exportação de produtos ou serviços que são sujeitos ao regime não cumulativo do imposto, caso as vendas fossem no mercado interno…

See more on cienciascontabeis.com.br


Códigos de Recolhimento

  • 9064 II – IMPOSTO IMPORTAÇÃO – ADICIONAL 3890 II – IMPOSTO IMPORTAÇÃO – CONVERSÃO DEPÓSITO JUDICIAL 7538 II – IMPOSTO IMPORTAÇÃO – DEPÓSITO ADMINISTRATIVO 7363 II – IMPOSTO IMPORTAÇÃO – DEPÓSITO JUDICIAL 0086 II – IMPOSTO IMPORTAÇÃO – OUTROS 1962 II – IMPOSTO IMPORTAÇÃO – PETRÓLEO E DERIVADOS 7730 II – IMPOSTO IMPORTAÇÃO – TRANS NAVIOS 5516 II – IMPOSTO IMPORTAÇÃ…

See more on cienciascontabeis.com.br

Leave a Comment