Como manipular o açai para não tem chagas

image


Como evitar doença de Chagas no açaí?

De acordo com Morita, há maneiras de evitar que essa iguaria brasileira vire um reduto de Trypanosoma cruzi. “Uma das medidas é realizar o branqueamento, que nada mais é do que uma técnica que esquenta o alimento a 80 °C. Em seguida, ele é esfriado. Isso mata o protozoário”, ensina.


Como saber se o açaí é seguro?

As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, seja pasteurizado ou esterilizado acima de no mínimo 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.


Como evitar a propagação da doença de Chagas?

A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão e uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada.


Como higienizar o açaí?

Você pega o fruto do açaí que já foi lavado, peneirado e mergulha ele em uma água quente, a uma temperatura de 80 a 90ºC, durante 10 segundos. Após esse tempo, você tira o fruto e coloca em uma água na temperatura ambiente.


Qual açaí é pasteurizado?

Açaí Pasteurizado Fresh Cruzeiro Pote 500 ml.


Como saber se o açaí foi adulterado?

2:363:27Suggested clip · 33 secondsComo saber se o açaí está adulterado? – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Quais precauções devemos tomar contra o aparecimento dos barbeiros?

Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.


O que fazer para eliminar o barbeiro?

Os triatomíneos podem ser controlados através de substâncias como hormônio juvenilizante, estimuladores de crescimento, inibidores de quitina, e inseticidas; depende do incentivo de pesquisas sobre controle biológico e também de investimentos sociais tais como, melhoria habitacional e educação sanitária.


O que fazer para evitar a malária?

A malária não pode ser transmitida pela água. Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.


Como pasteurizar o açaí em casa?

Depois ele passa por três lavagens e vai para o banqueamento, que é mergulhar o açaí em uma solução com hipoclorito de sódio em uma temperatura de 80º C, por cerca de dez segundos, aí enxaguamos várias vezes para retirar o cloro, resfriamos e só então processamos o açaí”, explica Heron.


O que é pasteurização do açaí?

Segundo Amoras, em empresas grandes, os fabricantes utilizam o processo de pasteurização, no qual a polpa do açaí é aquecida durante alguns segundos a temperaturas entre 80oC e 90oC, e depois é imediatamente resfriada. Isso, de acordo com o diretor, elimina o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença.


O que é o branqueamento de açaí?

No branqueamento, os frutos de açaí devem ser submetidos a tratamento térmico com água em temperatura de 80 °C durante dez segundos e, logo após, resfriado em temperatura ambiente.


Doença de Chagas

A doença de Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma cruzi. Ele é transmitido para animais e pessoas através de insetos conhecidos como barbeiros, que portam a doença e são comumente encontrados em países do continente americano, principalmente na América Latina. Trata-se de uma doença que, se não tratada, pode causar a morte.


Transmissão da doença de Chagas

A transmissão da doença se dá pelo contato com insetos que foram infectados ao morder um animal ou pessoa doente. No entanto, não é a picada do inseto que transmite a doença de Chagas, mas sim o contato com as fezes do bicho, que costuma defecar logo após picar uma pessoa ou animal.


Tratamento

O tratamento é mais eficaz quando feito na fase aguda da infecção. Ele também pode ser feito durante a fase crônica, mas não é capaz de reverter danos em órgãos que podem ter sido causados pela presença do parasita.


Açaí transmite doença de Chagas?

Segundo estudo publicado na revista científica Emerging Infectious Diseases em 2009, um dos modos de transmissão da doença é por via oral através do consumo de alimentos contaminados por fezes do inseto que transmite a doença de Chagas.


É possível contrair doença de chagas comendo açaí?

No início de 2018, tivemos confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam) dez casos de doença de chagas no Amazonas, com suspeitas de contaminação através do açaí. Segundo a Susam, todas as pessoas infectadas eram da mesma família e ingeriram o alimento antes de apresentar os sintomas.


Mas, afinal, o que é a Doença de Chagas?

A doença de chagas é causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi, que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma), conhecido como “barbeiro”. O apelido do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz.


Transmissão

A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. Na verdade, a transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.


E o açaí?

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, o açaí não pode ser visto como vilão, pois não é o fruto que está suscetível à contaminação do parasita, mas sim o modo como ele é preparado. Ou seja, o açaí não transmite a doença e é possível ingeri-lo sem riscos, desde que se tome os devidos cuidados com a higienização.


E quais são seus sintomas?

Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios (glândulas do sistema linfático, responsáveis por combater infecções), vermelhidão e inchaço nos olhos (sinal de Romaña – lesão inflamatória com edema e eritema no local da picada). O aumento do fígado e do baço são os principais sintomas.


Diagnóstico e período de incubação

O período de incubação vai de cinco a 14 dias após a picada do barbeiro e o diagnóstico é feito através de exame de sangue, que deve ser prescrito, principalmente, quando um indivíduo vem de zonas endêmicas e apresenta os sintomas acima relacionados.


Tratamento

A medicação é dada sob acompanhamento médico nos hospitais devido aos efeitos colaterais que provoca, e deve ser mantida, no mínimo, por um mês. O efeito do medicamento costuma ser satisfatório na fase aguda da doença, enquanto o parasita está circulando no sangue.


Passos

Entenda que você não precisa tentar reduzir o nível de atividade de alguns chakras só porque quer abrir outros. Eles só estão compensando a inatividade dos demais. Quando todos estão abertos, a energia se estabiliza e fica equilibrada.


Sobre este guia wikiHow

Este artigo foi coescrito por Karina Klimtchuk, L.Ac., DACM, Dipl. OM. A Dra. Karina Klimtchuck é Acupunturista, Diplomata de Medicina Oriental, Membra da Direção em Medicina Tradicional Chinesa da Yo San University e Proprietária da Kai Wellness. É especialista em saúde holística, medicina natural chinesa e medicina funcional. A Dra.


Sintomas da doença de Chagas

A doença de chagas pode ser classificada em duas fases principais, a fase aguda e a fase crônica. Na fase aguda normalmente não há sintomas e corresponde ao período em que o parasita está se multiplicando e espalhando pelo corpo através da corrente sanguínea.


Como acontece a transmissão

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que possui como hospedeiro intermediário o inseto barbeiro. Esse inseto costuma ser encontrado em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.


Ciclo de vida do T. cruzi

O ciclo de vida do Trypanosoma cruzi tem início quando parasita entra na corrente sanguínea da pessoa e invade as células, se transformando em amastigota, que é a fase de desenvolvimento e multiplicação desse parasita.


Como é feito o tratamento

O tratamento para a doença de Chagas deve ser iniciado assim que for feito o diagnóstico, sendo normalmente realizado com o uso de Benznidazol, que é um medicamento antiparasitário oferecido pelo SUS e que atua diretamente no T. cruzi. De forma geral, o tratamento é feito com 2 a 3 doses do medicamento por dia, durante 60 dias seguidos.


Sinais de melhora e piora

A melhora dos sintomas geralmente vai surgindo gradualmente a partir da primeira semana de tratamento e inclui redução da febre, melhora do mal estar, diminuição do inchaço abdominal e desaparecimento da diarreia.


Quais são as fases da doença de Chagas?

Nessa fase, há predomínio do parasita em número elevado na corrente sanguínea do hospedeiro . Para mais, o paciente pode apresentar sintomas específicos e inespecíficos da doença.


Como diagnosticar o paciente com a doença de chagas?

Existem métodos adequados para diagnóstico do paciente a depender de qual fase ele se encontre. Assim, o método diagnóstico mais indicado para a fase aguda é o parasitológico e para a fase crônica ele é essencialmente sorológico.


Como tratar o paciente com doença de Chagas?

Para tratamento da doença de Chagas, o benznidazol é o fármaco de escolha. Entretanto, em caso de intolerância ou não responsividade, o nifurtimox pode ser utilizado.


Mal de Chagas, tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é a doença de Chagas? Neste artigo, vou te dizer tudo o que precisa saber sobre a doença de Chagas: como se contagia, quais são os seus sintomas, qual é o seu tratamento e muito mais. Vem comigo?


O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas é uma parasitose endêmica da América, que deve seu nome ao seu descobridor Carlos Chagas, um infectologista brasileiro que a descreveu, lá pelo ano de 1909. Anos depois, Salvador Mazza, um médico argentino, completou os estudos de Chagas com relação ao parasita que a causa, o Trypanosoma cruzi.


Como prevenir a doença de Chagas?

Em qualquer caso, é importante que você saiba como prevenir a doença de Chagas. Uma das formas mais eficazes de prevenção desta doença é combater o barbeiro. Para isso é necessário que você leve em conta as seguintes recomendações:


Sintomas da doença de Chagas

Quanto aos sintomas do mal de Chagas, você deve saber que na maioria dos casos, ser portador da doença de Chagas não produz sintomas. Daí que existe a possibilidade de estar infectad@ e não saber disso. Inclusive em 70% dos casos estar infectado com o Trypanosoma cruzi não implica que se irá sofrer da doença.


Doença de Chagas: consequências

A longo prazo, a doença de Chagas pode causar problemas cardíacos ou digestivos, na medida em que o parasita se aloja no coração e no trato digestivo do portador. Os mais frequentes e também os mais perigosos são os cardíacos, especialmente se afetam as crianças.


A doença de Chagas tem cura?

Nos últimos tempos, se abriram várias linhas de investigação na busca de uma cura para o mal de Chagas. No momento, o tratamento com vermicidas da doença de Chagas, quando é detectado na fase aguda, permite ter o parasita controlado e evitar seu desenvolvimento.


Chagas: tratamento natural

Por último, embora existam tratamentos convencionais muito eficazes na etapa aguda, talvez te interesse conhecer outras alternativas para o tratamento natural da doença de Chagas. A seguir, eu compartilho algumas das mais populares. Em qualquer caso, consulte seu médico e leve em conta que são coadjuvantes, não substitutos.

image


É Possível Contrair Doença de Chagas Comendo Açaí?

Image
No início de 2018, tivemos confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam) dez casos de doença de chagasno Amazonas, com suspeitas de contaminação através do açaí. Segundo a Susam, todas as pessoas infectadas eram da mesma família e ingeriram o alimento antes de apresentar os sintomas. …

See more on richet.com.br


Mas, Afinal, O Que É A Doença de Chagas?

  • A doença de chagas é causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi, que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma), conhecido como “barbeiro”. O apelido do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz. Segundo os dados levantados pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), es…

See more on richet.com.br


Transmissão

  • A doença de Chagasnão é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. Na verdade, a transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou. A coceira facilita a entrada do tripanossomo no organismo, o que também pode ocorrer pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca, ou por fe…

See more on richet.com.br


E O Açaí?

  • De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, o açaí não pode ser visto como vilão, pois não é o fruto que está suscetível à contaminação do parasita, mas sim o modo como ele é preparado. Ou seja, o açaí não transmite a doença e é possível ingeri-lo sem riscos, desde que se tome os devidos cuidados com a higienização. Essa suspeita de contaminação diretame…

See more on richet.com.br


E Quais São Seus Sintomas?

  • Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios (glândulas do sistema linfático, responsáveis por combater infecções), vermelhidão e inchaço nos olhos (sinal de Romaña – lesão inflamatória com edema e eritema no local da picada). O aumento do fígado e do baço são os principais sintomas. Com frequência, a febre desaparece depois de alguns dias e a pessoa não se dá conta do que lh…

See more on richet.com.br


Diagnóstico E período de Incubação

  • O período de incubação vai de cinco a 14 dias após a picada do barbeiro e o diagnóstico é feito através de exame de sangue, que deve ser prescrito, principalmente, quando um indivíduo vem de zonas endêmicas e apresenta os sintomas acima relacionados.

See more on richet.com.br


Tratamento

  • A medicação é dada sob acompanhamento médico nos hospitais devido aos efeitos colaterais que provoca, e deve ser mantida, no mínimo, por um mês. O efeito do medicamento costuma ser satisfatório na fase aguda da doença, enquanto o parasita está circulando no sangue. Na fase crônica, não compensa utilizá-lo mais e o tratamento é direcionado às manifestações da doenç…

See more on richet.com.br


Recomendações

  • • Como não existe vacina para a doença de chagas, os cuidados devem ser redobrados nas regiões onde o barbeiro ainda existe, como o vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, e nas regiões Norte e Nordeste, em especial no Pará e na Bahia. • Caso a pessoa tenha passado por uma região de transmissão natural do parasita, ela deve procurar assistência médica se apr…

See more on richet.com.br

Leave a Comment