Como manter uma plantação de açai

image


Como cuidar de um pé de açaí?

Quando ácidos e pobres em nutrientes, os solos necessitam de calagem e adubação. Aplique o calcário para elevar a saturação por bases a 60%, distribuindo-o uniformemente sobre a superfície do terreno e incorporado com gradagem cerca de 20 a 30 dias antes do plantio das mudas.


Qual o melhor adubo para o açaí?

– Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros.


Como plantar e cuidar de açaí?

Para seu correto cultivo, o terreno deve ser levemente inclinado, para facilitar a marcação das linhas de plantio e favorecer a conservação do solo. A textura deve ser média, porém, solos de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, deve-se optar por áreas já utilizadas com plantios sucessivos.


Qual é a melhor lua para plantar açaí?

Considera-se que é melhor semear plantas que dão frutos acima da terra durante a Lua Crescente, e as que dão frutos abaixo da terra, durante a Minguante.


Qual NPK para açaí?

Para atender essa exigência das plantas, é conveniente adubá-las com a mistura de 5 partes da formulação 10-28-20 (NPK) com 2 partes de cloreto de potássio.


Para que serve o adubo 20 05 20?

Fertilizante que contém os principais nutrientes: Nitrogênio, fósforo e potássio em proporções adequadas para um crescimento seguro de suas plantas. Ideal para ser aplicado em plantas já formadas. Por se tratar de uma adubação de cobertura, proporciona uma intensificação no vigor, qualidade e resistência do vegetal.


Quanto tempo leva para produzir um pé de açaí?

período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare.


Qual é a altura do pé de açaí?

20-25 maçaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


Quantas mudas de açaí em um hectare?

Um açaizal com o manejo de mínimo impacto deverá ter por hectare, cerca de 400 touceiras, com cinco açaizeiros adultos em cada touceira; 50 palmeiras de outras espécies, sendo 20 adultas e 30 jovens; e 200 árvores folhosas, sendo 40 grossas (>45 cm de Diâmetro à Altura do Peito (DAP), 40 médias (20 a 45 cm de DAP) e …


O que e bom para plantar na Lua Nova?

Veja o que é bom plantar na lua nova: espinafre; cebolinha; banana; plantas medicinais….Isso porque existem aqueles que crescem embaixo do solo, como os tubérculos e as raízes, por exemplo:cenoura;rabanete;batata;beterraba;inhame.


E bom plantar na Lua Nova?

Lua nova. Nessa fase, o sol, a Terra e a lua estão completamente alinhados, somando forças gravitacionais. Isso faz com que a seiva dos alimentos plantados seja “puxada” para cima, em direção ao caule. Esta fase é boa para o plantio de árvores com o intuito da produção de madeira.


O que e bom para plantar na Lua crescente?

A Lua Crescente favorece o plantio e o desenvolvimento de uma gama bem ampla de alimentos, pois favorece os legumes e cereais, ou seja, jiló, quiabo, abóbora, berinjela, milho, arroz e feijão. Isso porque nessa fase, a seiva das plantas tem facilidade para circular bem por toda a planta (caule, ramos e folhas).

Leave a Comment