Como podemos acabar com o mosquito da dengue

image

Para combater o mosquito da dengue é importante evitar a existência de locais ou objetos, como tampas, pneus, vasos ou garrafas, que possam acumular água parada, facilitando o desenvolvimento do mosquito. Por isso é aconselhado: Manter a caixa de água fechada com a tampa;

Full
Answer

Como Prevenir a dengue?

Mude sua atitude. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Quais são os sintomas da dengue?

A transmissão da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo.

Como evitar que o mosquito se reproduza?

Eliminar os focos de água parada O mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que o mosquito se reproduza: Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;

Como remover os ovos do mosquito?

Aplicar larvicidas Em locais com bastantes focos de água parada como depósitos de sucata, ferros-velhos ou lixões, é realizada a aplicação de larvicidas, ou seja, produtos químicos que eliminam os ovos e as larvas do mosquito.

image


Combate a Dengue: Saiba Como Combater o Mosquito de Forma Definitiva

O mosquito transmissor da dengue é o Aedes Aegypti. Mas o mesmo mosquito também é responsável por transmitir o zika vírus, chikungunya e a febre amarela.


Breve conversa sobre a Dengue

Sendo considerada uma das doenças que mais gera óbitos no Brasil, a dengue não é uma doença contagiosa, mas uma vez contaminado com o vírus o indivíduo pode passar por momentos nada confortáveis, por isso é importante tratar assuntos sobre a prevenção da dengue.


A importância do combate a dengue no Brasil

Como já mencionamos acima, os números sobre a doença transmitida pelo Aedes Aegypti são chocantes e se não tivermos formas certeiras, pode ficar ainda pior. Com 65% de casos ocorrendo no sudeste do país, principalmente em São Paulo e Minas Gerais, os projetos de combate a dengue deveriam ser crescentes.


Combate a Dengue: Zika Vírus e Chikungunya?

Por vezes essas duas doenças são esquecidas ou pouco mencionadas, mas a importância que elas precisam ter são as mesmas em relação ao combate a dengue. É claro, existem variações da dengue que podem ser fatais, e da mesma forma, acontece com o mau tratamento do zika vírus e a chikungunya.


Produtos sustentáveis são ótima alternativa

Antes de pensar na finalidade do produto, é muito importante se atentar aos riscos que ele oferece aos usuários e ao ambiente. Sendo assim, o primeiro passo é avaliar a composição dele e checar se é seguro e sustentável. Os produtos sustentáveis não prejudicam o meio ambiente e não causam alergias, principalmente em crianças e animais de estimação.


Principais diferenças entre eles

É comum ter muita dúvida no momento de comprar um produto para ajudar no combate à dengue. Afinal, são tantas opções que prometem tantas coisas, que ficamos até confusos.


1. Eliminar os focos de água parada

O mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que o mosquito se reproduza:


2. Aplicar larvicidas

Em locais com bastantes focos de água parada como depósitos de sucata, ferros-velhos ou lixões, é realizada a aplicação de larvicidas, ou seja, produtos químicos que eliminam os ovos e as larvas do mosquito. Entretanto, essa aplicação deve ser sempre feita por profissionais treinados, sendo indicada pelas secretarias de saúde das prefeituras.


3. Evitar ser picado pelo mosquito

Como a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é possível prevenir a doença através de medidas que evitem a picada deste mosquito, como por exemplo:


4. Tomar a vacina da dengue

Está disponível no Brasil a vacina que protege o corpo contra a dengue, que é indicada para pessoas até 45 anos que já tiveram dengue várias vezes e que moram em locais com muitos casos desta doença. Além disso, esta vacina não é disponibilizada pelo SUS e só está disponível em clínicas particulares. Veja como é feita a vacina contra a dengue.

image

Leave a Comment