Como vai se acabar o mundo

image

6 maneiras como o mundo irá acabar, segundo a ciência

  • 1. Efeito do Sol (Fonte: Pixabay) A maioria dos modelos solares mostra que, em aproximadamente 600 milhões de anos, a luz solar será tão forte que interromperá criticamente todo ciclo de carbonato-silicato na Terra. …
  • 2. Cometas (Fonte: Pixabay) …
  • 3. Inteligência Artificial (Fonte: Pixabay) …
  • 4. Erupção colossal (Fonte: Pixabay) …
  • 5. Fungos mortíferos (Fonte: Pixabay) …
  • 6. Efeito bola de neve (Fonte: Pixabay) …

Full
Answer

Quando o mundo vai acabar?

A vida na Terra praticamente acabou 5 vezes. Isso só no último meio bilhão de anos. A mais conhecida dessas fases de extinção em massa aconteceu há 65 milhões de anos. As vítimas mais famosas você conhece bem: os dinossauros. Já a extinção mais severa foi há 251 milhões de anos, matando 83% de todos os gêneros de espécies existentes então.

Qual é o fim do mundo?

Esse que ficou famoso começa em 11 de agosto de 3114 a.C. e termina depois de 1 milhão e 872 mil dias (5 125,37 anos). Ou seja, precisamente em 21/12/2012. Mas não existe uma ideia de “fim do mundo” ali. É só o fim de um ciclo mesmo, para o começo de outro.

Por que o mundo não passa de 2012?

O mesmo sujeito que previu o Katrina, a Revolução Francesa e até mesmo a morte da Princesa Diana afirma que o mundo não passa de 2012. Nostradamus era um apotecário francês que viveu no século dezesseis e era popular por suas previsões certeiras. Há quem desminta o fato, dizendo que as interpretações dos manuscritos estão erradas.

Por que o fim do mundo é uma peça importante do quebra-cabeça?

Para as religiões, o fim do mundo é uma peça importante do quebra-cabeça. A tradição judaica claramente se debruçou um bocado sobre esse problema, motivada sobretudo pelas circunstâncias. Quando os persas (ou macedônios, ou romanos, ou… coloque aqui o opressor da vez) pagarão por seus crimes contra o povo de Israel? Dá-lhes Juízo Final.

image


O Calendário Maia

Os Maias utilizavam um calendário muito mais preciso e avançado do que o método de contagem de tempo que temos hoje. Com isso, estudiosos afirmam que foi possível prever eventos como a chegada do homem branco à civilização maia, em 1519.


Nostradamus

O mesmo sujeito que previu o Katrina, a Revolução Francesa e até mesmo a morte da Princesa Diana afirma que o mundo não passa de 2012. Nostradamus era um apotecário francês que viveu no século dezesseis e era popular por suas previsões certeiras.


Aquecimento global

Você pode não se importar quando joga um papel no chão ou anda sozinho por aí de carro, poluindo a cidade. Mas para tudo o que você faz, o planeta tem uma resposta na ponta da língua.


Pandemia

Lembra quando a H1N1 estourou e todos andavam nas ruas de máscara, luvas e olhavam com cara feia quando você tossia? Mais de 1800 pessoas morreram durante o surto de gripe em 2009 e essa foi apenas uma demonstração do que uma pandemia é capaz de fazer.


Zumbis

Eles estão nos vídeo games, quadrinhos e filmes, mas será que poderiam existir de verdade? Os mortos-vivos são criaturas que, ao serem infectadas, perdem parte de sua consciência e perambulam por aí, atrás de cérebros.


Asteroide

Esta não seria a primeira vez que a Terra sucumbiria a um asteroide. Como você bem deve saber, os dinossauros foram dizimados por um desses corpos há 65 milhões de anos. De acordo com alguns cientistas, o asteroide 1997XF11 pode entrar em rota de colisão com a Terra, causando um grande estrago.


O levante dos gadgets

O celular fala com você, o computador sabe tudo da sua vida e a câmera digital é uma extensão dos seus olhos. A tecnologia está ficando cada vez melhor e, enquanto estiver em nosso controle, está tudo bem. Mas quais são as chances dos gadgets se tornarem mais inteligentes que os homens e tomarem o mundo?


A natureza contra nós

Pesquisas realizadas na última década só reforçaram o que muitos cientistas já alertavam desde e a década de 1970, como é o caso do efeito estufa intensificado por nosso padrão de vida que lança toneladas de gás carbônico para a atmosfera — um dos principais agentes do aquecimento global.


Armas de destruição em massa

Apenas uma ogiva nuclear consegue matar centenas de milhares de pessoas, considerando também suas consequências humanitárias e ambientais que se prologam por anos. Segundo dados da Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN, na sigla em inglês), atualmente nove países somam um total de 14.000 armas nucleares.


Inteligência artificial

A inteligência artificial faz parte de nossas vidas. Graças a ela, conseguimos executar tarefas complexas em questão de segundos — o que, apenas com o nosso cérebro, levaríamos muito mais tempo —, mas também em usos simples, como a criação de uma lista de músicas de acordo com seu histórico de navegação.


Impacto de asteroide

Antes de mais nada, é importante destacar que a Terra, até agora, não está em rota de colisão com nenhum asteroide realmente perigoso. De acordo com o Center for Near-Earth Object Studies (CNEOS), da NASA, mais de 22.800 objetos com mais de 140 metros de diâmetro foram encontrados, e a órbita de nenhum deles ameaça o nosso planeta.


Grande erupções vulcânicas

Há cerca de 250 milhões de anos, uma série de grandes erupções vulcânicas teria comprometido a vida no planeta. De acordo com vestígios encontrados no norte do Canadá, pesquisadores estimam que estes eventos tenham formado nuvens de cinza na atmosfera, além dos gases de efeito estufa.


1. Efeito do Sol

A maioria dos modelos solares mostra que, em aproximadamente 600 milhões de anos, a luz solar será tão forte que interromperá criticamente todo ciclo de carbonato-silicato na Terra. A interação entre silício e carbono ajudam a manter os níveis de dióxido de carbono na atmosfera, consequentemente tornando o planeta habitável.


2. Cometas

Se há 66 milhões de anos um asteroide acabou com 75% da vida na Terra, nada impede com que um evento parecido aconteça outra vez. Em geral, diversos astros costumam passar bem perto do nosso planeta — principalmente aqueles provenientes do cinturão de asteroides de Marte.


3. Inteligência Artificial

Por mais piada que pareça ser, alguns cientistas realmente acreditam que o fim da humanidade pode ser causada pelas nossas próprias criações: a Inteligência Artificial (IA). Em diferentes cenários, a população de máquinas inteligentes pode sair do nosso controle e gerar um grande risco.


4. Erupção colossal

No passado, a erupção vulcânica do Vesúvio foi responsável por matar toda a população de Pompeia, na antiga Itália, em questão de minutos. Para alguns pesquisadores, é possível que uma explosão de proporções ainda maiores ameace a nossa existência.


5. Fungos mortíferos

Uma pandemia de fungos poderia muito bem ser o motivo que ameaçará a vida na Terra no futuro. Atualmente, os quitrídios, organismos microscópicos, já são responsáveis por provocar a extinção de todos os tipos de sapos espalhados pelo mundo todo.


6. Efeito bola de neve

Se qualquer uma das possibilidades citadas nessa lista já é motivo de arrepios, imagine só se todas elas acontecessem de uma só vez. Na visão de alguns pesquisadores, a extinção humana pode ser resultado de diversas catástrofes acontecendo ao mesmo tempo.

image


O Calendário Maia


Nostradamus


Aquecimento Global

  • Você pode não se importar quando joga um papel no chão ou anda sozinho por aí de carro, poluindo a cidade. Mas para tudo o que você faz, o planeta tem uma resposta na ponta da língua. A teoria do aquecimento global é, de todas as apresentadas neste artigo, a que mais possui respaldo científico. Defendida por inúmeras tesese com resultados que podem ser comprovado…

See more on tecmundo.com.br


Pandemia

  • Lembra quando a H1N1 estourou e todos andavam nas ruas de máscara, luvas e olhavam com cara feia quando você tossia? Mais de 1800 pessoas morreram durante o surto de gripe em 2009 e essa foi apenas uma demonstração do que uma pandemia é capaz de fazer. Levando em conta as facilidades de se modificar vírus e bactérias e a rapidez de transmissão de doenças – devido, …

See more on tecmundo.com.br


Zumbis

  • Eles estão nos vídeo games, quadrinhos e filmes, mas será que poderiam existir de verdade? Os mortos-vivos são criaturas que, ao serem infectadas, perdem parte de sua consciência e perambulam por aí, atrás de cérebros. Por ser uma condição infecciosa, a transmissão do vírus que transforma a pessoa em zumbi poderia ser muito rápida – e devastadora. A ciência tem regi…

See more on tecmundo.com.br


Asteroide

  • Esta não seria a primeira vez que a Terra sucumbiria a um asteroide. Como você bem deve saber, os dinossauros foram dizimados por um desses corpos há 65 milhões de anos. De acordo com alguns cientistas, o asteroide 1997XF11pode entrar em rota de colisão com a Terra, causando um grande estrago. A grande maioria das formas de vida seria aniquilada e,…

See more on tecmundo.com.br


O Levante Dos Gadgets

  • O celular fala com você, o computador sabe tudo da sua vida e a câmera digital é uma extensão dos seus olhos. A tecnologia está ficando cada vez melhor e, enquanto estiver em nosso controle, está tudo bem. Mas quais são as chances dos gadgets se tornarem mais inteligentes que os homens e tomarem o mundo? A inteligência artificialtem potencial para criar células de ação in…

See more on tecmundo.com.br

Leave a Comment