O açaí pode causar doença de chagas

image

Quais são as causas da doença de Chagas?

Muitas pessoas acreditam que a transmissão da doença de chagas se dá pela picada do Barbeiro, um tipo de inseto que tem hábitos noturnos e costuma se abrigar em frestas e pequenos buracos dentro das residências, além de poder ser encontrado também em ninhos de pássaros, embaixo de pedras e em cascas de árvores.

Qual a relação entre açaí e doença de Chagas?

Médicos explicam relação entre açaí e doença de Chagas; há riscos? O açaí se popularizou, nos últimos anos, em partes do Brasil onde antes era incomum, como no Sul. O aumento no consumo do fruto, no entanto, acendeu o alerta dos especialistas para uma doença que, embora com sintomas tratáveis, não tem cura na fase crônica: a doença de Chagas.

Qual o melhor medicamento para doença de Chagas?

Medicamentos para Doença de Chagas. Os medicamentos mais usados para o tratamento de doença de Chagas são: Amiodarona. Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

Como o barbeiro pode transmitir a doença de Chagas?

Os barbeiros costumam se alimentar à noite, sendo capazes picar suas vítimas sem acordá-las. Nem todo barbeiro está infectado com o parasita da doença de Chagas. O barbeiro se contamina ao picar animais que estejam infectados pelo Trypanosoma cruzi. Portanto, o barbeiro adquire o parasita picando uma pessoa infectada, …

image


Quais as doenças que o açaí pode causar?

A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).


Qual protozoário causa a doença de Chagas?

É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.


O que causou o surto da doença de Chagas?

A maioria dos casos foi por ingestão de açaí contaminado, um alimento essencial na dieta da população da Região Norte (Figura 2). Figura 2: Açaí, principal causa das infecções orais no norte do Brasil. Registraram-se, também neste período, surtos pela ingestão de Bacaba e de cana-de-açúcar.


Como o açaí pode transmitir doença Chagas?

O fruto do açaí é contaminado quando o barbeiro ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. Às vezes, reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí também podem ser contaminados.


Qual é a doença causada por um protozoário?

Dentre as doenças causadas por protozoários, podemos citar a malária, amebíase, doenças de Chagas, giardíase e leishmaniose visceral.


Quais são os protozoários?

Como são classificados os protozoários?Flagelados. Os flagelados utilizam o movimento de um único e longo flagelo para se locomover, são de vida livre e muitos deles são parasitas de seres humanos. … Ciliados. … Esporozoários. … Amebíase. … Malária. … Doença de Chagas.


Qual o tempo de vida de uma pessoa com doença de Chagas?

O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais. Já há estudos que mostram que a evolução do transplantado com Chagas é tão boa ou melhor do que os transplantes realizados por outras causas.


Onde o barbeiro costuma picar?

O nome “barbeiro” se deve ao costume do inseto picar as pessoas na região do rosto. A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.


O que atrai o inseto barbeiro?

Travesseiros, términos de paredes com sancas que permitam locais escuros e que sirvam de esconderijo também são ambientes ideais para abrigá-lo. Deve-se ainda ter atenção com os ambientes de criação de animais domésticos, como camas de cachorros e de gatos, gaiolas de pássaros e de roedores, galinheiros e chiqueiros.


Como eliminar o barbeiro do açaí?

Entre os procedimentos recomendados está o tratamento por choque térmico dos frutos de açaí, para eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, e que pode ser encontrado no inseto conhecido como barbeiro.


Como o barbeiro fica contaminado?

O barbeiro se contamina ao picar animais que estejam infectados pelo Trypanosoma cruzi. Portanto, o barbeiro adquire o parasita picando uma pessoa infectada, permanece com ele em seu intestino pelo resto da vida e o transmite ao picar uma nova vítima.


Quais são os protozoários parasitas?

Protozoários parasitas – DoençasespécieclassedoençaEntamoeba histolytica (monoxeno)RizópodeamebíaseTrypanosoma cruzi (heteroxeno)Flageladodoença de ChagasTrypanosoma gambiensi (heteroxeno)Flageladodoença do sonoLeishmania brasiliensis (heteroxeno)Flageladoleishmaniose tegumentar americana (úlcera de Bauru)5 more rows


Quem é o agente causador da leishmaniose?

A doença é causada por protozoários do gênero Leishmania. No Brasil, há sete espécies de leishmanias envolvidas na ocorrência de casos de LT. As mais importantes são: Leishmania (Leishmania) amazonensis, L. (Viannia) guyanensis e L.


O que é Doença de Chagas?

Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também.


Transmissão

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.


Sintomas de Doença de Chagas

A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão:


Doença de Chagas tem cura?

Cerca de 30% das pessoas infectadas que não se tratarem desenvolverão a fase crônica da Doença de Chagas. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença.


Buscando ajuda médica

Procure um especialista se você mora ou viajou para algum local considerado de risco para a Doença de Chagas e apresentou sintomas suspeitos. A recomendação é que você procure um infectologista.


Diagnóstico de Doença de Chagas

O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas.


Prevenção

Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos ajudam a controlar a disseminação da doença. Ainda não existe uma vacina disponível para a prevenção da Doença de Chagas.


O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro. A doença de Chagas é também conhecida pelos nomes: mal de Chagas, chaguismo ou tripanossomíase americana.


Sintomas

Após a contaminação pelo Trypanosoma cruzi, o período de incubação costuma ser de 1 a 2 semanas. Porém, se contaminação tiver sido provocada por transfusão de sangue, os sintomas podem demorar mais de 40 dias para surgirem.


Diagnóstico

Durante a fase aguda da doença de Chagas, como há grande quantidade do parasita circulando no sangue, o mesmo pode ser facilmente identificado ao se analisar uma gota de sangue no microscópio. Na fase crônica o diagnóstico é feito através da sorologia (pesquisa de anticorpos no sangue).


Tratamento

Quanto mais cedo for instituído o tratamento contra a doença de Chagas, melhores são os resultados clínicos. Preferencialmente, todo paciente deve ser tratado na fase aguda, tenha ele sintomas ou não.


Transmissão da doença de Chagas

Quando falamos em doença de Chagas, a transmissão vetorial se destaca como uma das mais conhecidas, mas essa não é a única forma de contrair a doença. No que diz respeito à via vetorial, a doença é transmitida por meio do contato com fezes e/ou urina do vetor infectado após a picada.


Sintomas da doença de Chagas

A doença de chagas é, na maioria dos casos, assintomática. Estima-se que cerca de 90% das pessoas infectadas não saibam que possuem a doença. Ela apresenta duas fases clínicas: aguda e crônica.


Diagnóstico da doença de Chagas

O diagnóstico da doença de Chagas é feito por meio da análise dos sintomas do indivíduo, bem como pela realização de exames laboratoriais parasitológicos e/ou sorológicos a depender da fase da doença.


Tratamento da doença de Chagas

A doença de chagas apresenta cura se o tratamento for iniciado logo após a infecção. Em pacientes crônicos, o tratamento visa, principalmente, a frear a progressão da doença. Medicamentos para tratá-la são fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde mediante recomendação médica.


Prevenção da doença de Chagas

Como a doença de Chagas está relacionada com diferentes formas de transmissão, a prevenção pode ser conseguida de diferentes maneiras. Uma das formas de prevenção consiste em evitar a multiplicação de barbeiros nas residências.


Artigos Relacionados

Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.


Consumo de alimentos é a principal forma de transmissão

Em relação às principais formas prováveis de transmissão ocorridas atualmente no país, 72% foram por transmissão oral, 9% por transmissão vetorial e 18% não identificada. “A contaminação alimentar acontece principalmente por caldo de cana, açaí e outros alimentos que são consumidos in natura, sem processo de cozimento”, destaca o coordenador.


Ainda existem vestígios do passado

Mas ainda existem marcas do passado bem marcadas na população. Hoje a prioridade para o Ministério da Saúde é ampliar o diagnóstico e acesso ao tratamento para as pessoas infectadas ao longo de décadas de intensa transmissão e que resultaram em estimativa de cerca 1 milhão de pessoas no país atualmente.


O que é a Doença de Chagas?

A doença de Chagas (tripanossomíase americana) é uma condição infecciosa aguda e crônica causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, parasita encontrado em fezes de insetos. Estima-se que existam aproximadamente 12 milhões de portadores da doença crônica nas Américas, e que haja no Brasil, atualmente, pelo menos um milhão de pessoas infectadas.


VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

image


O Que É Doença de Chagas?

Medically reviewed by
Dr. Karthikeya T M

An infectious disease caused by the parasite Trypanosoma cruzi, which is found in the feces of a triatomine bug often called reduviid bug. The symptom include fever, and swelling of eyelids.

Condition Highlight
Urgent medical attention is usually recommended by healthcare providers
Condition Highlight
Can be dangerous or life threatening if untreated
How common is condition?
Common (More than 200,000 cases per year in US)
Is condition treatable?
Treatable by a medical professional
Does diagnosis require lab test or imaging?
Often requires lab test or imaging
Time taken for recovery
Can last several months or years
How is condition transmitted?
Transmitted through insects

Condition Image


Transmissão


Sintomas


Diagnóstico


Fatores de Risco


Na Consulta Médica

  • A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono. O parasita pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos que são vetores do parasita, principalmente um conhecido como barbeiro, e é um dos maiores problemas de saúde na América do Sul, América Central e també…

See more on minhavida.com.br


Buscando Ajuda Médica

  • A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão: 1. Febre 2. Mal-estar 3. Inchaço de um olho 4. Inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto 5. Fadiga 6. Irritação sobre a pele 7. Dores no corpo 8. Dor de cabeça 9. Náusea, diarreiaou vômito 10. Surgimento d…

See more on minhavida.com.br


Tratamento

  • O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas. Um exame de físico pode confirmar o diagnóstico. Mas para saber em que fase a doença está exatamente, outros exames deverão ser solicitados. Entre eles estão: 1. Eletrocardiograma (ECG) 2. Raio-X d…

See more on minhavida.com.br


Medicamentos

  • Os principais fatores de risco para a doença de Chagas são: 1. Habitar em uma cabana onde insetos transmissores vivam nas paredes 2. Morar na América do Sul, América Central ou no México 3. Viver sob condições extremas de pobreza 4. Receber transfusão de sangue ou um transplante de órgão de uma pessoa portadora do parasita, mas que não tenha manife…

See more on minhavida.com.br


Tem Cura?

  • Entre as especialidades que podem diagnosticar a doença de Chagas estão: 1. Clínica médica 2. Infectologista

See more on minhavida.com.br


Transmissão

  • Procure um especialista se você mora ou viajou para algum local considerado de risco para a Doença de Chagas e apresentou sintomas suspeitos. A recomendação é que você procure um infectologista.

See more on minhavida.com.br


Sintomas

  • O principal objetivo do tratamento da Doença de Chagas é matar o parasita causador, reduzir e aliviar os sintomas. Se aparecerem os sintomas característicos da doença, tanto a fase aguda quanto a crônica necessitarão de tratamento. Para a fase aguda, alguns medicamentos devidamente prescritos pelo médico podem ajudar. O mesmo não ocorre quando a doença já ev…

See more on minhavida.com.br


Evolução Da Doença de Chagas

  • Os medicamentos mais usados para o tratamento de doença de Chagas são: 1. Amiodarona Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico ant…

See more on minhavida.com.br


Diagnóstico E período de Incubação

  • Cerca de 30% das pessoas infectadas que não se tratarem desenvolverão a fase crônica da Doença de Chagas. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença. Alterações no batimento cardíaco (arritmia e taquicardia ventricular, por exemplo) pode…

See more on minhavida.com.br


Tratamento

Image
A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (gambás ou pequenos roedores). A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pel…

See more on drauziovarella.uol.com.br


Recomendações

  • Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos (sinal de Romanã), aumento do fígado e do baçosão os principais sintomas. Com frequência, a febre desaparece depois de alguns dias e a pessoa não se dá conta do que lhe aconteceu, embora o parasita já esteja alojado em alguns órgãos. Como nem sempre os sintomas são perceptíveis, …

See more on drauziovarella.uol.com.br


O Que É A Doença de Chagas?

  • Caindo na circulação, o Trypanosoma cruzi afeta os gânglios, o fígado e o baço. Depois se localiza no coração, intestino e esôfago. Nas fases crônicas da doença, pode haver destruição da musculatura e sua flacidez provoca aumento desses três órgãos, o que causa problemas como cardite chagásica (aumento do coração), megacólon (aumento do cólon que pode provocar rete…

See more on drauziovarella.uol.com.br


Transmissão

  • O período de incubação vai de cinco a 14 dias após a picada e o diagnóstico é feito através de um exame de sangue, que deve ser prescrito, principalmente, quando um indivíduo vem de zonas endêmicas e apresenta os sintomas acima relacionados.

See more on drauziovarella.uol.com.br


Sintomas

  • A medicação é dada sob acompanhamento médico nos hospitais devido aos efeitos colaterais que provoca, e deve ser mantida, no mínimo, por um mês. O efeito do medicamento costuma ser satisfatório na fase aguda da doença, enquanto o parasita está circulando no sangue. Na fase crônica, não compensa utilizá-lo mais e o tratamento é direcionado às manifestações da doenç…

See more on drauziovarella.uol.com.br


Diagnóstico

  1. Como não existe vacina para a doença de Chagas, os cuidados devem ser redobrados nas regiões onde o barbeiro ainda existe, como o vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, e em algumas áreas…
  2. A pessoa que esteve numa região de transmissão natural do parasita deve procurar assistência médica se apresentar febre ou qualquer outro sintoma característico da doença …
  1. Como não existe vacina para a doença de Chagas, os cuidados devem ser redobrados nas regiões onde o barbeiro ainda existe, como o vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, e em algumas áreas…
  2. A pessoa que esteve numa região de transmissão natural do parasita deve procurar assistência médica se apresentar febre ou qualquer outro sintoma característico da doença de Chagas;
  3. Portadores do parasita, mesmo que sejam assintomáticos, não podem doar sangue;
  4. A cana-de-açúcar deve ser cuidadosamente lavada antes da moagem e a mesma precaução deve ser tomada antes de o açaí ser preparado para consumo;


Tratamento

Image
A doença de Chagas é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro. A doença de Chagas é também conhecida pelos nomes: mal de Chagas, chaguismo ou tripanossomíase americana.

See more on mdsaude.com


Referências

  • A maioria dos casos da doença de Chagas é transmitido pela picada de um grupo de insetos da família do percevejo, conhecidos como barbeiro. As principais espécies de barbeiro que transmitem a doença de Chagas no Brasil são: T. brasiliensis, Panstrongylus megistus, T. pseudomaculata e T. sordida. O T. infestansera outra espécie importante, mas medid…

See more on mdsaude.com

Leave a Comment