O açai faz mal a saude

image


Quais os males que o açaí pode causar?

Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.


Quem não pode comer açaí?

Diabetes. Ainda por conta dos carboidratos presentes em sua composição, quando consumido em excesso, o açaí pode aumentar a ingestão desses nutrientes e causar o aumento das taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia), uma vez que eles são convertidos em glicose no sangue.


Pode tomar açaí todos os dias?

Cuidado com excessos: tomar muito açaí pode causar doenças e ganho de peso.


O que o açaí faz no organismo?

O açaí exerce um importante papel para controlar o peso e ajudar no emagrecimento. Por ser muito rico em fibras, ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade no organismo — o que faz a gente comer menos –, e influencia diretamente na diminuição da compulsão alimentar.


Quem tem pressão alta pode tomar açaí?

Segundo eles, o alimento pode ajudar a evitar a hipertensão. “Já temos evidências de que, após o consumo de açaí, há uma dilatação das artérias”, conta Santos. Com a passagem do sangue facilitada, por sua vez, diminui a tensão nas paredes dos vasos e a pressão tende a baixar.


Faz mal açaí com leite?

Misturar o açaí com leite e seus derivados pode não cair tão bem no estômago, alerta Raisa. “Uma ou outra pessoa é capaz de sentir desconforto, mas não deve ser misturado principalmente porque perde a maioria dos nutrientes, como o ferro e a vitamina D”, justifica.


Quanto de açaí posso tomar por dia?

Não exagere na quantidade e nas porções, ou seja, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias.


Como usar o açaí para emagrecer?

A polpa da fruta pode até mesmo fazer parte de dietas de emagrecimento, se estiver inserida em um bom plano nutricional, pois promove saciedade….Ingredientes:100 g de polpa de açaí congelado (sem xarope)1 colher de sopa de aveia em flocos.1 maçã picada.1 banana congelada.1 colher de sopa de mel.


Qual e o açaí mais saudável?

Se por um lado o açaí pode ser saudável e com diversos nutrientes, por outro, pode se transformar em uma alta fonte de calorias, já que alguns produtos contém xarope de guaraná, glucose ou açúcares. A dica, então, é optar pela polpa de açaí natural, geralmente encontrada na parte de sucos congelados dos supermercados.


Porque o açaí da sono?

Além do mais, o açaí possui cafeína, estimulante conhecido por diminuir a percepção de fadiga e aumentar as sensações de alerta, foco e energia. Portanto, o açaí forma a combinação perfeita para estes dias que estamos sonolentos.


Quantos benefícios tem o açaí?

Devido às suas propriedades antioxidantes e vitamina E, o açaí puro é capaz de proteger as células do corpo do dano causado pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a manter a saúde do cabelo e da pele, prevenindo a formação de rugas.


Tem açúcar no açaí?

Portanto, na sua forma natural o açaí não causa tanto impacto no peso, “já que é rico em fibras e possui somente o açúcar natural da fruta.


1. Refeições prontas congeladas

Você chega em casa morrendo de fome e está cansado demais para cozinhar algo. Então, olha para o micro-ondas, lembra-se da lasanha congelada que tem no freezer e bendiz essa tecnologia linda que facilita a sua vida. Mas é bom não se empolgar tanto.


2. Embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, salame)

Ok, você não é adepto dos congelados, mas adora um lanchinho de mortadela. Ou um cachorro-quente. Sentimos informar, mas você não está em uma situação melhor, não. “Esses alimentos à base de carne, conhecidos como embutidos, foram inventados para facilitar as preparações e aumentar o prazo de validade.


3. Caldos e temperos industrializados

Decidiu cozinhar? Bom para você. Mas vai aqui outra dica: faça seu próprio tempero e esqueça os industrializados. Eles possuem alto teor de sódio e glutamato monossódico, que, em excesso, também é ruim.


4. Biscoito recheado

Essas pequenas tentações com recheio de chocolate, morango ou o que for são inseparáveis de tardes ociosas na frente da televisão assistindo a algum filme sobre uma galera do barulho aprontando altas confusões.


5. Salgadinhos

É isso mesmo. Outra delícia perigosa que adoramos consumir em momentos de ócio. Os salgadinhos também são fontes de glutamato monossódico, aquele sal sódico que cria um sabor mais encorpado ao produto. Mas você já viu lá no item 3 do que esse composto é capaz.


6. Frituras

Mesmo que você use óleo vegetal de boa qualidade para fritar suas batatas ou bife, comer alimentos fritos faz mal. A fritura faz com que ocorram alterações químicas no óleo utilizado, deixando de ser uma fonte de gordura insaturada (no caso dos óleos vegetais), fundamental para nossa saúde, e dando lugar à gordura saturada.


7. Churrasco

Ok, fritar é ruim. Mas tome cuidado quando decidir fazer um churrasco também. Nesse caso, o problema está no processo de preparação, e não com o alimento: segundo a nutricionista Thais, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno.


O que tem de diferente no 5G?

Assim como as tecnologias móveis anteriores, as redes 5G dependem de sinais transportados por ondas de rádio – parte do espectro eletromagnético – transmitidas entre uma antena e o seu telefone celular.


Quais são as preocupações?

A radiação eletromagnética usada por todas as tecnologias de telefonia móvel levou algumas pessoas a se preocuparem com o eventual aumento dos riscos à saúde, incluindo certos tipos de câncer.


As ondas de rádio são não ionizantes

A banda de onda de rádio – usada em redes de telefonia celular – não é ionizante, “o que significa que não tem energia suficiente para separar o DNA e causar danos celulares”, afirma o pesquisador David Robert Grimes, especializado em câncer.


Limites à exposição

O governo do Reino Unido diz que “embora seja possível haver um pequeno aumento na exposição geral às ondas de rádio quando o 5G for introduzido à rede existente, a expectativa é que a exposição geral permaneça baixa”.


Sucos de caixinhas

Vendidos como benefícios e benefícios para a saúde, modo geral que inclui aromatizantes, corantes, conservantes e adição de açúcar, além da frutose que também é o açúcar da própria fruta, que causa efeitos glicêmicos e ganhos de peso.


Margarina

Aquela dos comerciais de televisão, que aparece sempre em uma família junto à mesa, na teoria é linda, mas é totalmente artificial, inflamatória, possui óleo vegetal, gordura trans e hidrogenada, ou seja, é tão artificial quanto uma família comercial.


Pipoca de micro-ondas

O cheiro é tão bom quanto o sabor e causa a mesma proporção, possui diversos aditivos e produtos químicos, além de ser extremamente calórico. Alimentos que fazem mal à saúde


Refrigerantes

Como as crianças amam e são como as preferidas nas festas infantis, porém é altamente ácido, cheio de açúcar, eleva o risco de desenvolver diabetes, possui substâncias cancerígenas e contribui para ganho de peso.


Carnes Embutidas

Difícil resistir a uma lanche com presunto, mortadela ou salaminho com limão, porém, eles são substâncias cancerígenas, excesso de sódio, aditivos químicos, aromatizantes, corantes e ainda mais.


Barrinhas de Cereais

Esse é um grande inimigo da dieta e da alimentação saudável, porque a saúde não possui nada, pelo contrário, contém açúcar, aromatiza alguns dos quais possui farinha branca.


Meio-termo ou mais cuidados?

Em 1986, pesquisadores investigaram um grupo de mais de 50 mil médicos homens sobre seus hábitos alimentares, sua história médica e seu estado de saúde, durante dois anos. Eles descobriram que quanto mais álcool os entrevistados diziam tomar, menor sua chance de desenvolver a doença arterial coronariana, independentemente de sua dieta.


Efeitos devastadores

Não se pode esquecer também que, independentemente dos efeitos do álcool sobre o coração, a substância pode causar morte prematura de várias outras maneiras.


A sucralose faz mal?

A sucralose é um adoçante considerado seguro quando ingerido dentro das quantidades recomendadas, podendo ser consumido inclusive por gestantes, mulheres que amamentam e por crianças.


Quantidade recomendada de sucralose

A quantidade de ingestão recomendada de sucralose para um adulto é de 5 mg / Kg de peso corporal por dia. Para uma pessoa com 60 Kg, a recomendação de ingestão de sucralose seria de 300 mg por dia, por exemplo.


Diabéticos podem consumir?

A sucralose é um adoçante que pode ser consumido por diabéticos, pois ajuda a diminuir a ingestão de açúcar branco na dieta, favorecendo o equilíbrio dos níveis de glicose e insulina no sangue.


Diferença entre sucralose e stévia

A sucralose é um adoçante artificial que adoça até 600 vezes o açúcar comum e que não possui sabor residual, sendo muito bem tolerado e, por isso, é usado em diversos tipos de preparações, como bolos, sucos, cafés ou chás.


Benefícios da sucralose

A sucralose é um adoçante que ajuda a diminuir a quantidade de calorias da alimentação, sendo uma boa opção para substituir o açúcar na dieta para quem quer manter o peso ou para pessoas que desejam emagrecer.


Aumento de peso

Como dito anteriormente, comer rápido pode trazer ganho de peso a longo prazo. Isso acontece porque, os sinais de saciedade são emitidos ao cérebro enquanto comemos, mas deram de 15 a 20 minutos para serem processados.


Má digestão

Comer rápido é, quase sempre, sinônimo de não mastigar direito. Por isso, nesses casos, o organismo tem mais trabalho para fazer a digestão. Desse modo, podem surgir alguns sintomas como sensação de queimação, azia, refluxo e sensação de estômago pesado.


Barriga inchada

Esse é um dos efeitos mais imediatos de comer com pressa. A distensão abdominal, como é chamada, acontece porque o processo de digestão é mais lento, devido a engolir pedaços grandes de comida. Além disso, comer rápido faz com que se engula muito ar.


Aumento do risco de doenças cardíacas

Por levar a um aumento de peso, há risco da gordura se acumular na região abdominal. Desse modo, o excesso de gorduras no sangue facilita a formação de placas de gordura. Consequentemente, o fluxo sanguíneo é afetado, podendo levar a um AVC, por exemplo.


Risco de diabetes

Comer rápido eleva os níveis de insulina no organismo. Desse modo, aliado ao ganho de peso e gordura corporal, pode se desenvolver um quadro de diabetes.

image

Leave a Comment