O ar pode acabar

image

Por que o ar é importante?

Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração). O ar também é importante por vários outros motivos. Graças a ele:

Qual a importância do ar para a respiração?

Graças ao ar, por exemplo, podemos respirar o oxigênio: substância necessária para Podemos sentir o ar quando ele está em movimento. O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases.

Qual a importância do ar para a nossa vida?

Ar. O ar é muito importante para a nossa vida e a de diversos outros seres vivos. Graças ao ar, por exemplo, podemos respirar o oxigênio: substância necessária para. Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar. O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto.

image


O que aconteceria se acabasse o ar?

Terremotos, prédios caindo e todo o mundo surdo: veja o caos que a falta de oxigênio causaria. Mas, pensando bem, isto pode fazer você mudar de ideia: tanto oxigênio faria os insetos ficarem gigantes! O tamanho de seus corpos é determinado pela proporção de oxigênio na atmosfera. Mais oxigênio geraria insetos imensos.


Como seria a vida na Terra sem o ar?

O resultado é uma redução da camada de ozônio e dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera. Isso destruiria a vida das plantas, as quais produzem oxigênio. No entanto, não seriam extintas todas as formas de vida. As bactérias as quais conseguem sobreviver sem oxigênio ainda permaneceriam nessas condições.


O que prende o oxigênio na Terra?

Uma das explicações mais aceitas responsabiliza as cianobactérias por essa mudança atmosférica, micróbios que começaram a utilizar a energia do Sol para produzir carboidratos e oxigênio a partir da água e do dióxido de carbono.


Porque não tem oxigênio no espaço?

A baixa pressão do espaço impede que o oxigênio seja dissolvido na corrente sanguínea do ser humano. O ambiente de vácuo produz o mesmo efeito para outros gases, como o nitrogênio. A exposição do ser humano no espaço faz com que pequenas bolhas de nitrogênio sejam formadas em todo o sistema circulatório.


Qual é a maior fonte de oxigênio do mundo?

​As algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo e os mares atuam como reguladores do clima no planeta.


Por que a vida na Terra é possível?

Resultado de cerca de 4.600 milhões de construção cósmica, a vida no nosso planeta fervilha graças a um conjunto fortuito de condições, desde a composição química ideal do nosso núcleo planetário à distância segura face ao buraco negro que se esconde no coração da nossa galáxia.


Quanto tempo o ser humano vive sem ar?

Quando um destes falta ou escasseia a sobrevivência fica seriamente ameaçada. O menor “estoque” é o de oxigênio: o corpo humano não consegue ficar mais 4 minutos sem oxigênio; mais de 3 dias sem água ou mais de 50 dias sem alimentos. Estes 3 “nutrientes” são absolutamente essenciais.


Quem produz o oxigênio da Terra?

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas – seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.


Como e que a Terra foi criada?

A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço. Algumas, contudo, foram atraídas pela força gravitacional do Sol e começaram a girar em torno do astro. Uma delas deu origem ao planeta Terra.


Tem ar no espaço?

Não é correto dizer que no espaço não há oxigênio. Ele existe lá também, mas em quantidade muito pequena e insuficiente para nós, seres humanos, respirarmos e, consequentemente, sobreviver sem a ajuda de roupas especiais como as usadas pelos astronautas. Outros gases estão presentes no universo.


Tem vento no espaço?

O espaço é um vácuo parcial, de forma que suas diferentes regiões, ou subespaços, são definidas pelas várias atmosferas e pelos “ventos” que dominam seu interior; cada subespaço tem área delimitada pelo ponto em que tais ventos dão lugar aos da região seguinte.


Por que o Sol pega fogo se não tem oxigênio no espaço?

O Sol é grande e concentra muito hidrogênio, sendo mantido por uma forte gravidade. Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio.


Quais são as três características que permitem a vida na Terra?

Essas características são: água no estado líquido, uma atmosfera constituída pelos vários gases essenciais à vida e alimento – animais e plantas.


Por que a Terra é o único planeta do sistema solar que tem vida?

A extraordinária atmosfera gasosa da Terra é responsável pela possibilidade de vida neste terceiro planeta do Sol. Nossa atmosfera contém vapor de água, o qual ajuda a moderar nossas temperaturas diárias.


Pode existir vida em ambientes extremos?

O fato de viverem em ambientes inóspitos para todos os outros seres e em geram de maneira extrema deu origem ao termo extremófilos. Uma vez que eles vivem em “ambientes extremos” (sob alta pressão e temperatura), eles podem nos dizer em que intervalo as condições de vida são possíveis.


Quais são os elementos essenciais para a vida na Terra?

“Todas as formas de vida que conhecemos se compõem, principalmente, de seis elementos: carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo”, afirmou Felisa Wolfe-Simon. Teoricamente, não há razão pela qual outros elementos não poderiam ser usados em vez dos “eleitos” pela natureza para constituir a vida.


1 Amigos da Terra: cidadãos que testam a qualidade do ar

Uma das melhores ferramentas na luta contra a poluição do ar é a educação. Ao educar as pessoas sobre a importância de um ar limpo e ações para reduzir suas emissões, o problema da poluição do ar pode ser melhor abordado.


2 A floresta vertical de Nanjing: cultivando uma floresta urbana para limpar o ar

Devido às áreas fortemente industrializadas, a China sofre com os mais altos níveis de poluição do ar do mundo. Felizmente, nos últimos anos, o Império Celestial propôs e implementou inúmeras iniciativas para combater a poluição do ar e tornar o ar mais saudável.


3 AIR-INK: impressão com tintas à base de ar poluído

Entre as estratégias mais interessantes para combater a poluição do ar está a utilização dos poluentes retirados do ar de forma inofensiva e criativa. Um desses projetos é TINTA DE AR, uma tinta produzida por emissões de carbono. O produto é fabricado pela Graviky Labs e foi financiado pelo Kickstarter.


5 Transporte gratuito: incentivo aos cidadãos a abandonar seus carros

Agora é bem conhecido que nossos carros estão entre as principais causas da poluição do ar. É por isso que a Alemanha desvaloriza a possibilidade de fazer o transporte público gratuito para incentivar os cidadãos a reduzir sua pegada de carbono, deixando seus carros em casa.


7 Aspira-poluição

E se pudéssemos colocar aspiradores de pó gigantes no topo dos edifícios para limpar o ar e reduzir a poluição do ar? É a pergunta que nos levou Grupo Envinity, um coletivo holandês de inventores, para entrar em ação.


10 Totalmente elétrico: abrindo caminho para veículos com emissão zero

Quando muitos países ao redor do mundo finalmente conseguirem proibir os veículos com motor de combustão em suas ruas, eles precisarão de muitos veículos elétricos para substituí-los.


15 Google Maps de poluição do ar

Este, mais do que um projeto, é um experimento que forneceu perspectivas interessantes. 5 anos atrás, os carros do Google Street View viajavam em uma área restrita dos EUA também retirando amostras de ar.


O Calendário Maia

Os Maias utilizavam um calendário muito mais preciso e avançado do que o método de contagem de tempo que temos hoje. Com isso, estudiosos afirmam que foi possível prever eventos como a chegada do homem branco à civilização maia, em 1519.


Nostradamus

O mesmo sujeito que previu o Katrina, a Revolução Francesa e até mesmo a morte da Princesa Diana afirma que o mundo não passa de 2012. Nostradamus era um apotecário francês que viveu no século dezesseis e era popular por suas previsões certeiras.


Aquecimento global

Você pode não se importar quando joga um papel no chão ou anda sozinho por aí de carro, poluindo a cidade. Mas para tudo o que você faz, o planeta tem uma resposta na ponta da língua.


Pandemia

Lembra quando a H1N1 estourou e todos andavam nas ruas de máscara, luvas e olhavam com cara feia quando você tossia? Mais de 1800 pessoas morreram durante o surto de gripe em 2009 e essa foi apenas uma demonstração do que uma pandemia é capaz de fazer.


Zumbis

Eles estão nos vídeo games, quadrinhos e filmes, mas será que poderiam existir de verdade? Os mortos-vivos são criaturas que, ao serem infectadas, perdem parte de sua consciência e perambulam por aí, atrás de cérebros.


Asteroide

Esta não seria a primeira vez que a Terra sucumbiria a um asteroide. Como você bem deve saber, os dinossauros foram dizimados por um desses corpos há 65 milhões de anos. De acordo com alguns cientistas, o asteroide 1997XF11 pode entrar em rota de colisão com a Terra, causando um grande estrago.


O levante dos gadgets

O celular fala com você, o computador sabe tudo da sua vida e a câmera digital é uma extensão dos seus olhos. A tecnologia está ficando cada vez melhor e, enquanto estiver em nosso controle, está tudo bem. Mas quais são as chances dos gadgets se tornarem mais inteligentes que os homens e tomarem o mundo?


Como acabar com o mofo?

Para evitar o surgimento do mofo, mantenha sempre a casa arejada, abrindo janelas e portas sempre que possível . No banheiro, após o banho, mantenha o basculante aberto e as portas ou cortinas do box abertas ou esticadas, para que o fluxo de ar possa secar o ambiente.


Há outras formas de combater o mofo dentro de casa?

Não tem jeito, quando o mofo dá as caras dentro de casa fica difícil relaxar: além da aparência prejudicada — ninguém merece as manchas nas superfícies —, o bolor pode agravar as doenças e alergias respiratórias, sem contar no cheiro desagradável que toma conta do ambiente.


Mofo é nocivo à saúde?

Sim! As pessoas com imunidade baixa ou que sofrem com alergias, as crianças e os idosos são os que mais sofrem com o aparecimento do mofo, problema que se espalha com bastante facilidade em ambientes úmidos, com incidência de chuva ou calor forte.


O Problema de ar no cano

Isso pode ocorrer por alguns motivos, como a falta d’água na região onde você mora, uma limpeza periódica da caixa d’água, ou até mesmo o conserto de uma torneira. E para lhe ajudar na remoção do ar que fica armazenado dentro dos canos de água quando ocorrem situações deste tipo, separamos abaixo algumas dicas bem práticas:


Como tirar o ar da caixa

Uma das dicas para remoção de ar no encanamento da caixa de sua casa é lembrar que existem três pontos básicos por onde o ar deva sair que são a torneira, o chuveiro e o vaso sanitário. Quando abrir o registro de água você deve primeiro acionar a descarga, pois é o cano mais próximo do registro e em seguida a torneira da pia e da cozinha.


Água do cano pelo chuveiro

Por último você deve fazer a água sair pelo chuveiro. Mas aqui vale um alerta, antes de abrir o registro do chuveiro coloque a posição de regulagem de temperatura em Fria, pois vai sair muito ar pelo bocal do chuveiro, e isso pode queimar sua resistência, caso ele esteja nas posições Verão ou Inverno.

image


O Calendário Maia

Image
Os Maias utilizavam um calendário muito mais preciso e avançado do que o método de contagem de tempo que temos hoje. Com isso, estudiosos afirmam que foi possível prever eventos como a chegada do homem branco à civilização maia, em 1519. (Fonte da imagem: Crystalinks) Para o azar de todos, o calendário Mai…

See more on tecmundo.com.br


Nostradamus

  • O mesmo sujeito que previu o Katrina, a Revolução Francesa e até mesmo a morte da Princesa Diana afirma que o mundo não passa de 2012. Nostradamus era um apotecário francês que viveu no século dezesseis e era popular por suas previsões certeiras. Há quem desminta o fato, dizendo que as interpretações dos manuscritos estão erradas. Outros, porém, acreditam piame…

See more on tecmundo.com.br


Aquecimento Global

  • Você pode não se importar quando joga um papel no chão ou anda sozinho por aí de carro, poluindo a cidade. Mas para tudo o que você faz, o planeta tem uma resposta na ponta da língua. A teoria do aquecimento global é, de todas as apresentadas neste artigo, a que mais possui respaldo científico. Defendida por inúmeras tesese com resultados que podem ser comprovado…

See more on tecmundo.com.br


Pandemia

  • Lembra quando a H1N1 estourou e todos andavam nas ruas de máscara, luvas e olhavam com cara feia quando você tossia? Mais de 1800 pessoas morreram durante o surto de gripe em 2009 e essa foi apenas uma demonstração do que uma pandemia é capaz de fazer. Levando em conta as facilidades de se modificar vírus e bactérias e a rapidez de transmissão de doenças – devido…

See more on tecmundo.com.br


Zumbis

  • Eles estão nos vídeo games, quadrinhos e filmes, mas será que poderiam existir de verdade? Os mortos-vivos são criaturas que, ao serem infectadas, perdem parte de sua consciência e perambulam por aí, atrás de cérebros. Por ser uma condição infecciosa, a transmissão do vírus que transforma a pessoa em zumbi poderia ser muito rápida – e devastadora. A ciência tem regi…

See more on tecmundo.com.br


Asteroide

  • Esta não seria a primeira vez que a Terra sucumbiria a um asteroide. Como você bem deve saber, os dinossauros foram dizimados por um desses corpos há 65 milhões de anos. De acordo com alguns cientistas, o asteroide 1997XF11pode entrar em rota de colisão com a Terra, causando um grande estrago. A grande maioria das formas de vida seria aniquilada e, os sobre…

See more on tecmundo.com.br


O Levante Dos Gadgets

  • O celular fala com você, o computador sabe tudo da sua vida e a câmera digital é uma extensão dos seus olhos. A tecnologia está ficando cada vez melhor e, enquanto estiver em nosso controle, está tudo bem. Mas quais são as chances dos gadgets se tornarem mais inteligentes que os homens e tomarem o mundo? A inteligência artificialtem potencial para criar células de a…

See more on tecmundo.com.br

Leave a Comment