O funk acabou

image

Como surgiu o funk?

O que é? O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960. Na verdade, o funk se originou a partir da soul music, tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências do R&B, rock e da música psicodélica.

Como surgiu o funk na década de 60?

Década de 60: O Funk Indecente. O funk surgiu como uma “mescla” entre os estilos R&B, jazz e soul. No início, o estilo era considerado indecente, pois a palavra “funk” tinha conotações sexuais na língua inglesa. O funk acabou incorporando a característica, tem uma música com um ritmo mais lento e dançante, sexy, solto, com frases repetidas.

Por que o funk carioca ficou tão popular no Brasil?

Após a “pacificação” das favelas, os fluxos sumiram e o funk carioca seguiu para outras direções. Embora a luta continuasse no Brasil, M.I.A. e Diplo fizeram grande sucesso internacionalmente com “Bucky Done Gun”, e gravadoras como a Man Recordings, na Alemanha, criaram compilações introduzindo este estilo aos ouvidos norte-americanos e europeus.

Qual a importância do funk para a Sociedade Brasileira?

“O funk era a afirmação da identidade afro-brasileira, assim como uma luta por direitos culturais. Ele era a única oportunidade para o oprimido de erguer sua voz e, às vezes, ainda o é”, explica Mano Teko, presidente da APAFUNK – organização criada para militar pelos direitos dos funkeiros – em entrevista com portal de música Sounds and Colours.

image

Leave a Comment