O gas acabou com o bolo no forno

image

See 2 key topics from this page

image


O que fazer quando o gás acaba na hora de assar o bolo?

1:476:18Suggested clip · 59 secondsComo salvar o bolo quando o gás acaba? – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O que fazer quando acabar o gás?

Quando o gás acabarNão tente forçar a saída de gás.Nunca vire ou deite o botijão (se ainda existir algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida, o que anula a função do regulador de pressão, podendo provocar graves acidentes, assim como, entupir com impurezas o regulador, a mangueira e os queimadores).More items…


Qual o tempo para retirar um bolo do forno?

2:235:06Suggested clip · 61 secondsTirar o bolo do forno quente ou frio? – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O que é gás release?

programa de disponibilização de gás.


Quando tirar o bolo da forma?

Espere a temperatura ideal Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar: ele deve estar morno na hora de sair da forma. Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma.


Como desenformar bolo grudado no fundo?

Se você estiver com dificuldades para desenformar uma massa que grudou, coloque um pano molhado e bem torcido sob a fôrma. Deixe ficar durante alguns minutos e depois tente desenformar novamente.


1. Prepare corretamente a forma

Essa é a primeira coisa a fazer, pois a massa do bolo não pode ficar muito tempo fora do forno quando está pronta. O fermento começará a agir e aí você pode ter problemas com a textura da massa, como ficar com bolhas de ar ou estufar na superfície.


2. Pré-aqueça o forno a gás

Esse é um passo muito importante que, se esquecido, pode afetar o crescimento do seu bolo. Depois que você já preparou a forma, é hora de colocar o forno para pré-aquecer. O tempo de preaquecimento mínimo é de 10 minutos, é o tempo ideal que você levará para preparar a massa.


4. Coloque imediatamente no forno

Assim que você perceber que a massa está completamente homogênea, despeje na forma já untada e enfarinhada. Dê leves batidinhas na forma sobre a superfície para evitar que fique bolhas de ar.


5. Fique de olho no tempo de preparo

O tempo de preparo irá variar muito de acordo com a potência do seu fogão ou da receita do bolo. Por exemplo, para receitas simples como essa que deixei aqui, o tempo de preparo é de 35 minutos a 180º.


Monitore as chamas

Ao observar a cor das chamas, dá para saber se as bocas do fogão estão sujas. Quando isso acontece, o fogo fica com uma cor entre o amarelo e o laranja. Nesse caso, o eletrodoméstico consumirá mais combustível do que o necessário. Por isso, é essencial limpar as bocas após o uso.


Conserve portas e janelas fechadas enquanto cozinha

As correntes de ar reduzem a potência do fogo. Desse modo, os alimentos demoram mais para ficar prontos. E qual é o resultado? Um gasto desnecessário de GLP. Dessa forma, feche as janelas e portas para que o vento não atrapalhe o preparo da comida.


Não exagere no preaquecimento

Bolos e pães, entre outros alimentos, exigem que o forno seja preaquecido. Na hora de esquentar o dispositivo, muita gente esquece e acaba deixando o aparelho ligado por mais tempo do que aquilo que pede a receita. Isso eleva consideravelmente o consumo!


Deixe as panelas tampadas

Tampar a panela é importante para reter o calor no interior do recipiente. Assim, você vai gastar menos GLP, uma vez que os alimentos cozinharão bem mais rápido.


Menos consumo de gás no fogão

Sabe aquelas panelas velhas com o fundo torto? Elas exigem mais GLP. O raciocínio é simples: com a uniformidade de uma panela nova, o calor das chamas é bem distribuído, ao contrário do que ocorre com os fundos irregulares.


Menos consumo de gás no forno

Ao assar no forno, não abra as portas do aparelho antes de encerrar o tempo de preparo. Ao abrir as portas antes, o ar frio do ambiente esfria o interior do forno. Desse modo, ele vai utilizar mais gás para esquentar a área novamente.


Como calcular o gás que se gasta em uma receita?

Primeiro, precisamos saber algumas coisas. O botijão de gás comum e caseiro tem 13 quilos, não vou considerar os bujões e nem os fogões industriais, por que a idéia aqui é ajudar quem faz em casa.


Posso fazer um cálculo geral do consumo de gás das receitas?

Por dia, por exemplo? Sim, pode. Você divide o custo de um butijão pelo número de dias que ele dura. Por exemplo, se esse fogão só é usado para as suas encomendas, e o gás dura 10 dias, então o seu custo seria: 50,00 (preço do gás) : 10 dias = R$ 5,00 por dia.


Outras dicas importantes para economizar gás

Coloque uma batelada de uma vez no forno, evite abrir a porta muitas vezes, faça várias receitas no mesmo dia para não ter que ficar aquecendo o forno em cada início do processo de assar. Prestando atenção e procurando organizar as coisas, com certeza você vai encontrar a sua própria maneira de economizar.

image

Leave a Comment