O mecanismo medular traduz numa açao muscular

Quais são as causas da lesão medular?

A lesão medular ocorre, predominantemente, em homens, na proporção de 4:1, com faixa etária entre 15 e 40 anos. As principais causas são acidentes automobilísticos, queda de altura, acidente por mergulho em água rasa, e ferimentos por arma de fogo.

Qual a diferença entre lesão medular e alta?

Quanto mais próximo do cérebro a lesão é chamada de alta e quanto mais distante do cérebro é chamada de baixa. A Lesão Medular apresenta grande complexidade de fatores envolvidos e pode ocorrer em diversos níveis e por diversas causas. Sendo assim, explanaremos alguns tópicos importantes para sua melhor compreensão.

Quais são as funções da medula?

A medula apresenta como funções: condução nervosa e centro nervoso, sendo que através dos feixes de fibras realiza o transporte do influxo nervoso. Dessa forma a corrente sensitiva chega-lhe da periferia, pelas raízes posteriores, subindo ao encéfalo pelos feixes ascendentes.

Quando é considerada crônica a lesão da medula espinhal?

A lesão é considerada crônica após o sexto mês do trauma inicial, afinal a cicatriz glial e os cistos/cavidades na medula espinhal já estão desenvolvidos e estabelecidos.


O que é a medula espinhal?

Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.


Qual é a constituição da medula espinhal?

A medula espinhal é constituída por uma substância branca (formada principalmente por feixes de fibras dos axônios) e uma substância cinzenta (formada principalmente por corpos celulares de neurônios), além de um canal central por onde circula o líquido cefalorraquidiano.


O que é lesão medular escolha uma?

Podemos dizer que lesão medular ou traumatismo raquimedular (TRM) é quando a medula espinhal é danificada seja por um trauma, doença ou defeito congênito, ocasionando paralisia temporária ou permanente dos músculos dos membros e do sistema nervoso autônomo, bem como alterações na sensibilidade dependendo da localização …


Qual é a estrutura que protege a medula espinhal?

vértebrasAs vértebras protegem a medula espinhal, uma estrutura longa e frágil, situada no interior do canal medular, que se estende pelo centro da coluna vertebral.


Qual a origem da medula espinhal?

Ela se inicia na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento, possuindo duas intumescências, uma cervical e outra lombar.


Quais são os tipos de lesão medular?

As lesões medulares são divididas em duas categorias etiológicas, sendo traumáticas ou não-traumáticas. Entretanto, nota-se que as traumáticas, de longe, são as causas mais frequentes de lesões na medula em populações adultas.


Como saber o nível da lesão medular?

O nível sensitivo é definido como o segmento mais distal da medula que tem função sensitiva normal em ambos os lados do corpo12. O nível motor é o último nível em que a força é pelo menos grau 3 e o nível acima tem força muscular normal (grau 5).


Grupos Musculares

O corpo humano é formado por aproximadamente 600 músculos, que trabalham em conjunto com ossos, articulações e tendões para permitir que façamos diversos movimentos.


Tipos de Músculos

Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.


Tipos de músculos

O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.


Contração dos músculos esqueléticos

O corpo humano possui mais de 600 músculos esqueléticos, que apresentam contração voluntária. Esses músculos são formados por células alongadas e multinucleadas, as quais são chamadas também de fibras musculares. Uma das características marcantes desse tipo de tecido muscular é a presença de estriações transversais.


Principais músculos esqueléticos

Existem centenas de músculos esqueléticos no nosso corpo, cada um exercendo uma determinada função. Esses músculos podem ser colocados em grandes grupos, estes são:

Leave a Comment