O menino se transforma em rapaz pela açao dos hormonio

image

Por que as transformações hormonais na adolescência gerem dúvidas?

É perfeitamente normal que as transformações hormonais na adolescência gerem dúvidas. Afinal, as alterações corporais, nesse período, costumam ser os primeiros sinais notados por todos (principalmente pelo jovem que está passando por elas). A seguir, explicaremos mais sobre as mudanças físicas e emocionais dessa etapa da vida.

Quais são os hormônios que influenciam na transformação do nosso corpo?

Os hormônios são “mensageiros químicos” muito importantes que influenciam na transformação do nosso corpo, por exemplo, a Somatotrofina, que é um hormônio responsável pelo crescimento, desenvolvimento de nossas células e que tem a missão de fornecer as proteínas que precisamos.

Qual é o hormônio responsável pelo desejo sexual?

Outro hormônio importante é a Testosterona, produzida nos testículos, responsável em desenvolver nossa massa muscular e o desejo sexual.

Quais são os hormônios que os homens produzem?

Considerado um hormônio feminino o estrogênio também é produzido e tem função fundamental no homem. Conheça Estrogênios jogam tanto no time das moças, quanto dos rapazes, são compostos pela estrona, o estradiol e estriol (este produzido na gestação pela placenta).

image


Quais hormônios influenciam na puberdade masculina?

É nessa fase de puberdade que os hormônios produzidos pela adeno-hipófise, hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH), estimulam as gônadas masculinas, que são os testículos, promovendo o seu funcionamento e desenvolvimento.


O que ocorre na puberdade masculina?

O aparecimento dos pelos pubianos acontece por volta dos 12 anos, enquanto que os axilares e faciais surgem por volta dos 13 ou 14 anos, sendo inicialmente finos e lisos, aumentando a sua quantidade e passando a serem mais grossos com o decorrer da puberdade.


Quais os hormônios responsáveis por essas mudanças no corpo dos meninos e das meninas?

“Na puberdade, ocorre estímulo na produção de testosterona, nos meninos, e de progesterona e estrogênio, nas meninas.


Quais são os hormônios da puberdade?

O início da puberdade Por volta dos 8 anos, o hipotálamo libera um hormônio chamado gonadotrofina (GnRH), que vai até a glândula hipófise. Ali, dispara-se a produção de dois outros hormônios: o luteinizante (LH) e o folículo-estimulante (FSH). Eles estimulam os ovários a fabricar estrogênio e progesterona.


Como saber se eu estou na puberdade masculina?

→ Puberdade masculinaAceleração da velocidade do crescimento;Aumento da secreção dos hormônios sexuais. … Aumento do volume do testículo;A pele escrotal torna-se avermelhada e apresenta modificação na textura;Aumento do pênis, tanto em comprimento quanto em diâmetro;Surgimento dos pelos púbicos;More items…


O que acontece com o pênis na adolescência?

É no período da puberdade que o pênis começa a ganhar as características que terá durante toda a fase adulta. Essa fase se inicia próximo aos 12 anos de idade dos meninos e dura até os 18 anos, aproximadamente. Nesse meio tempo, o pênis cresce em diâmetro e comprimento.


Quais hormônios são responsáveis pelas alterações no corpo feminino?

Os hormônios sexuais estrogênio ou estrógeno e testosterona também são responsáveis por mudanças físicas. O primeiro, responde pelas características femininas do corpo como o crescimento dos pelos, aumento das mamas e da bacia pélvica.


Quais hormônios são responsáveis pelas transformações que estão ocorrendo no corpo do garoto como esses hormônios atuam no corpo dos meninos e das meninas?

Existem muitos outros hormônios, como a prolactina e os andrógenos, presentes tanto no corpo masculino quanto no corpo feminino, em diferentes quantidades, que também são responsáveis pela transformação de um corpo de criança, passando pela adolescência até chegar a ser um corpo de adulto.


Quais as mudanças no corpo feminino?

A seguir faremos uma lista com as principais mudanças do corpo feminino durante essa fase da vida.1 – Crescimento Acelerado. … 2 – Desenvolvimento dos Seios. … 3 – Curvas pelo Corpo. … 4 – Surgimento dos Pelos. … 5 – Suando em Bicas. … 6 – Desenvolvimento dos Órgãos Genitais. … 7 – Secreção e Menstruação.


Qual é o papel dos hormônios da puberdade?

Nas meninas, o estrogênio e a progesterona são os hormônios esteroides responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias. Nesse grupo, a puberdade começa com o aumento das glândulas mamárias, surgimento dos pelos pubianos e axilares e, por último, a menarca, que é a primeira menstruação.


Qual é a função do hormônio estrogênio?

Estrogênio. O estrogênio é produzido, sobretudo, pelos ovários e possui funções importantes relacionadas às características sexuais da mulher. Além disso, assim como a progesterona, também atua na regularização do ciclo menstrual feminino e na preparação do útero para a gravidez.


Como saber se a puberdade está atrasada?

Critérios para atraso puberal Nas meninas, a puberdade atrasada é diagnosticada se um dos seguintes ocorre: Nenhum desenvolvimento das mamas até os 13 anos. > 3 anos decorrem entre o início do crescimento dos seios e a menarca. A menstruação não ocorre até os 16 anos de idade.


Adolescência x puberdade

Em primeiro lugar, precisamos diferenciar as duas coisas. A confusão entre esses dois conceitos é bastante comum, mas puberdade e adolescência não têm o mesmo significado .


Bagunça emocional

Assim como os hormônios, as emoções também são mais intensas, o que torna o processo ainda mais delicado. Ataques de rebeldia, baixo rendimento escolar, mudança de comportamento para se enquadrar em grupos e, principalmente, afastamento dos pais são aspectos que mostram como os sentimentos são altamente afetados por essa transição.


Como identificar um desequilíbrio hormonal na adolescência

Tudo o que citamos acima são ocorrências consideradas normais durante essa fase. No entanto, a alta produção de hormônios na adolescência também pode sair um pouco de controle. Por isso, é importante estar atenta aos sintomas que possam indicar eventuais desequilíbrios hormonais e buscar ajuda. São eles:


13 sinais de que um menino se transformou em homem

Não existem demarcadores concretos que denunciem quando alguém já pode ser considerado homem de verdade. Tem muita gente do sexo masculino por aí, mas pessoas que se portem de modo confiável e comprometido é um pouco mais difícil.


1. Sabe expressar aquilo que pensa e sente sem jogos

Papo-reto, afeto e honestidade
galeres
O típico jogo de meninos é tentar sair ganhando todas as paradas e conseguindo aquilo que querem, preferencialmente sem esforço ou sem levar em consideração todas as condições. Para isso dramatizam, inventam, choram, na tentativa de dobrar o mundo ao seu gosto.


2. Valoriza a credibilidade

Meninos costumam agir sob impulso, por isso são capazesde fazer promessas para a vida inteira para alguém hoje e, amanhã, prometer o mesmo para outra pessoa com a mesma pseudo-convicção. Por isso, agem levianamente com trabalho, relacionamentos, família e consigo mesmos.


3. Sabe equilibrar posturas

É muito fácil para o menino afirmar que é 8 ou 80, afinal qualquer coisa que der na cabeça dele será justificado por sua imprevisibilidade e intensidade.


4. Evita auto-afirmação barata

Precisa?
Precisa?
Como está sempre hesitante, o menino se agarra a pequenos jogos de poder e usa os outros como escada de seus interesses. Garotas se transformam em cabides de sua vaidade e a escravidão por status é o arroto de sua pobreza emocional.


5. Sabe liderar e ser liderado

O menino, por medo de voltar à condição de criança, quer sempre estar com as rédeas na mão. Ele dita condições, normas e regras rígidas para si mesmo e para os outros numa tentativa de não voltar ao cativeiro da casa dos pais.


6. O sexo não o aprisiona

Para meninos o sexo é o primeiro caminho de realização e prazer. Por isso, se agarram a ele como se fosse a única forma de encontrar entrega, afetividade, intensidade e gozo. Em pouco tempo ficam reféns do prazer a qualquer custo e acabam usando pessoas como peças dessa engrenagem egocêntrica.


Considerado um hormônio feminino o estrogênio também é produzido e tem função fundamental no homem. Conheça

Estrogênios jogam tanto no time das moças, quanto dos rapazes, são compostos pela estrona, o estradiol e estriol (este produzido na gestação pela placenta). Assim como mulheres produzem um pouco de hormônios masculinos, os homens também produzem alguns hormônios femininos, e este é um deles.


Consequências da falta (ou excesso) de estrogênios

Tempos atrás, era certa a ideia de que apenas a testosterona tinha função definida no corpo masculino. Atualmente, não mais. “Estudos recentes comprovaram que o estradiol (um estrogênio) também possui algum papel na saúde do homem”, explica a endocrinologista Paula Pires.


Alimentos que auxiliam na produção de estrogênio

Principalmente os derivados de soja, que são considerados fitoestrogenos graças a uma substância chamada isoflavona. Ela pode ter ações semelhantes aos estrógenos, porém é necessário muito cuidado. As evidências sobre a prescrição de isoflavonas precisam de estudos com adequado grau de recomendação.


Conhecendo o corpo dos meninos

Você já parou para pensar que quando somos crianças, o corpo dos meninos tem bastante semelhança com o corpo das meninas, a diferença que percebemos está nos órgãos genitais (pênis e vagina) também conhecidos por outros nomes populares.
Porém, quando vai chegando a adolescência o nosso corpo começa a se transformar, nossa voz vai mudando, os pelos aparecendo, crescemos rapidamente, nossos pensamentos, desejos e sentimentos já não são mais os mesmos e, é claro, estranhamos tudo isso.


Quer saber por que isso acontece?

Com certeza você já deve ter ouvido falar que o nosso corpo produz substâncias chamadas hormônios.


Agora, vamos saber um pouco mais sobre essas mudanças?

Lembre-se que algumas mudanças são internas, não conseguimos ver e muitas vezes nem perceber, enquanto outras são externas, ou seja, logo vemos acontecer!


Vamos conhecer agora o desenvolvimento do pênis e o crescimento dos pelos pubianos

Pênis – 1 pré-pubere (infantil), 2 aumento do escroto e dos testiculos, sem aumento do pênis. Pele da bolsa escotal fina e rosada, 3 aumento do pênis em comprimento continuando o aumento de testiculos e escroto, 4 aumento do diâmetro do pênis e desenvolvimento da glande.


Seu corpo lhe pertence!

Como você pode perceber, todos os órgãos genitais masculinos ficam na parte externa do corpo do homem, diferente da mulher que tem quase todos os órgãos genitais femininos na parte interna. A parte do órgão feminino que conseguimos ver, chamamos de vulva.


Por que ocorre a mudança de voz?

Se você é adulto, com certeza já passou por isso. Mas, se é adolescente, está passando por essas mudanças no momento. O que importa é que ninguém está sozinho na puberdade, ou seja, saiba que isso é completamente normal.


Frequência das ondas sonoras

Antes da adolescência, meninos e meninas têm o mesmo tamanho de laringe, e vozes parecidas, entre 250 e 270 hertz (Hz) – unidade que verifica a frequência das ondas sonoras. Na puberdade, a frequência das vozes de todos cai e o som fica mais grosso.


Quanto tempo dura a mudança de voz?

O processo pode acontecer entre os 11 e os 15 anos e pode ser progressivo ou brusco, bem como pode causar embaraços e desconforto social, em função dos “desafinos”. A boa notícia é que, depois de alguns meses, no máximo um ano depois de iniciado o processo, o menino já está com voz de homem.

image

Leave a Comment