Entenda que não se deve deixar a bateria de celular ou tablet descarregar por completo, pois pode ser que o carregador não consiga mais “acordá-la”. Sendo necessário o envio para uma assistência técnica (no seu caso, uma autorizada da Apple Brasil), onde será feita a carga diretamente na bateria, o chamado “Choque na bateria”.
O que fazer quando a bateria do celular está caindo?
Deixe o aparelho em recarga por um período longo Caso a bateria tenha caído a 0% e o celular esteja sem uso por muito tempo – algo que pode acontecer com um telefone guardado, por exemplo –, pode ser necessário deixar o celular em recarga por um longo período de tempo até que a bateria dê sinais de vida. 6. Nada funcionou?
Por que a bateria do meu telefone está acabando com o fim de sua vida útil?
Os jogos matam a duração da bateria do seu telefone, todos já sabemos. Mas os anúncios presentes nos jogos e aplicativos podem estar acabando com sua bateria também. Não são apenas os anúncios que aparecem na tela de jogos gratuitos que são um grande dreno de energia aqui.
Como recuperar a bateria do celular?
Pode ser necessário abrir o dispositivo, em alguns casos, para remover e colocar a bateria novamente. Quando o celular descarregar e não ligar mais, uma manutenção básica pode recuperar o dispositivo. (Foto: notcharging.com)
Como remover a bateria do celular?
Tudo que você precisa fazer é desligar o aparelho, remover a bateria (se possível), e usar algo pequeno – um palito, por exemplo – para colocar no lugar o pequeno conector da porta USB no seu smartphone ou tablet. Faça-o com muito cuidado e delicadeza, depois recoloque a bateria e ligue novamente.
Reinicie o aparelho
Essa é a ação mais simples e direta que você pode tentar – por isso ela é a primeira de nossa lista. Qualquer smartphone do mercado é dotado da capacidade de reinicialização de sistema e isso traz uma série de benefícios, como recuperação de sinal e serviço, baixa velocidade de internet e, claro, melhoria de bateria.
Deixe seus aplicativos atualizados
A maioria dos aplicativos baixados pela Play Store do Google oferece atualizações automáticas assim que elas tornam-se disponíveis. Entretanto, sempre tem aquele app teimoso que exige uma atenção mais humana e manual para se manter em dia.
Atualize o Android
Aqui, começamos a pegar um pouco mais pesado e trabalhar sem muita garantia, simplesmente porque as atualizações do sistema operacional do Google são extremamente irregulares.
Restauração completa do aparelho
Essa é a opção mais “arrasa-quarteirão” disponível, daí nós preferirmos deixá-la por último: ao fazer a restauração completa do seu aparelho – ou seja, devolvê-lo às configurações de fábrica -, você basicamente elimina todos os dados do smartphone, incluindo apps instalados, senhas e nomes de usuários salvos, sites favoritos, configurações de aplicativos armazenadas em cache… quando falamos “tudo”, nos referimos a literalmente “tudo”.
Remova a bateria se o celular descarregou e não liga mais
Comece puxando a bateria do telefone por alguns minutos, em seguida, coloque a bateria de volta no telefone, coloque o telefone novamente e conecte-o ao carregador ORIGINAL que acompanha o telefone. Certifique-se de usar o carregador original que acompanha o telefone.
Verifique a tomada se o smartphone não carrega mais
Às vezes, podemos estar muito próximos de um problema e ignorar algo tão simples quanto uma tomada de parede conectada a um interruptor que está desligado. Se o interruptor de luz foi projetado para desligar e acender uma luz e o interruptor estiver desligado, não há energia saindo da tomada e, obviamente, seu dispositivo não carregará.
Tente uma tomada diferente, um computador ou carregador de carro
Isso pode andar de mãos dadas com a sugestão acima. Tente uma tomada diferente para garantir que não seja um problema de tomada. Às vezes, usar um carregador de computador ou de carro em vez de um carregador de parede pode carregar rapidamente a bateria e fazer com que ela também responda.
Continue carregando o dispositivos
Se você tentou esses métodos e o telefone não responde, devido ao esgotamento da bateria de 100%, pode ser difícil fazer com que o telefone recarregue novamente. Tente carregá-lo pelo menos por algumas horas em uma tomada que você sabe estar funcionando, mesmo a noite toda, se possível.
Você pode precisar de uma bateria nova
Se você tentar essas dicas e sugestões ou já tiver tentado todas essas coisas e ainda não houver resposta, e seu telefone estiver completamente esgotado e não reconhecer um carregador, talvez seja necessário tentar outra bateria.
Experimente um carregador de celular diferente
Se você tentou uma bateria diferente, tente primeiro o carregador original, como mencionado acima. Se não houver resposta, talvez não seja a bateria, mas o carregador que está com defeito e talvez precise ser substituído. Se você tiver algum carregador sobressalente, experimente-o para verificar se pode obter uma carga no seu telefone.
Substitua o dispositivo
Se você tentou uma bateria e um carregador diferentes e o telefone ainda tem pouco mais de um peso de papel, comece a revisar suas opções de substituição, especialmente as possíveis opções de garantia.Vá no site da empresa fabricante de um telefone celular para obter algumas orientações sobre como proceder para registrar uma reclamação de garantia em um telefone celular..
Confira dicas para diagnosticar problemas e tentar trazer o seu smartphone de volta
Problemas na hora recarregar o celular podem ocorrer de uma hora para outra. As causas e soluções variam de caso a caso, mas, em geral, é possível resolver os impasses de maneira simples e prática, sem a necessidade de buscar a assistência técnica.
1. Teste outra tomada, cabo e carregador
A primeira medida pode ser alternar combinações de carregadores, cabos e tomadas para verificar se tudo está funcionando corretamente. Nesse caso, opte sempre por produtos originais ou certificados pelas fabricantes, a fim de evitar acidentes e danos no celular.
2. Verifique se o conector de energia está limpo
Observe se os conectores de energia do dispositivo e cabo de recarga estão limpos. A ideia é verificar se há sujeira e detritos obstruindo os contatos elétricos, o que impede a transmissão de energia ao celular.
3. Tente reiniciar o telefone e carregar desligado
Uma outra recomendação é reiniciar o celular para tentar novamente a recarga, algo que, em tese, tende a eliminar algum problema de software. Se isso não funcionar, você pode então considerar desligar o aparelho para tentar novamente.
4. Fique de olho na temperatura
Alguns celulares contam com mecanismos de defesa contra altas temperaturas. Em outras palavras, se a bateria começa a esquentar muito durante a recarga, o telefone bloqueia a alimentação para prevenir acidentes, como incêndios e explosões.
5. Deixe o aparelho em recarga por um período longo
Caso a bateria tenha caído a 0% e o celular esteja sem uso por muito tempo – algo que pode acontecer com um telefone guardado, por exemplo –, pode ser necessário deixar o celular em recarga por um longo período de tempo até que a bateria dê sinais de vida.
6. Nada funcionou?
Se nenhuma das dicas deu resultado, pode ser o caso de recorrer a uma assistência técnica especializada, capaz de isolar os problemas e identificá-los. Se possível, dê preferência a unidades de atendimento oficiais das fabricantes.
Por que um celular não carrega?
O problema pode aparecer de várias maneiras: ou o seu telefone não carrega completamente quando conectado, ou a conexão cai, ou o aparelho carrega muito lentamente – às vezes, apenas um pouco mais rápido do que a velocidade com que a bateria é consumida. Esta é uma queixa muito comum, por isso listamos algumas soluções possíveis.
1. Repare você mesmo a porta USB
A maneira mais rápida e fácil – e muitas vezes bem-sucedida – consiste em simplesmente fazer um pequeno reparo em seu hardware.
2. Remova o pó e outras sujeiras
O celular costuma ficar guardado no bolso das calças? Neste caso, a culpa pode ser de fiapos da roupa: já perdemos a conta do número de vezes em que uma conexão do carregador foi prejudicada por fibras saídas de uma calça jeans. Pior, já vimos telefones com portas USB cheias de chocolate, após serem esquecidos em uma bolsa.
3. Troque o cabo do carregador
A parte mais frágil de um carregador é, sem dúvida, o cabo, e não o adaptador que se conecta à tomada da parede. Os clientes da Apple conhecem bem o problema, com a construção delicada (e cara) dos cabos Lightning.
4. Confira o adaptador de parede do carregador
Se a troca do cabo não resolveu o problema com o smartphone que não carrega, verifique o adaptador de parede — especialmente nos modelos em que o cabo pode ser removido. Já vimos casos em diversos carregadores em que a entrada USB ficou um pouco frouxa com o uso constante.
5. Lembre-se: segurança em 1º lugar
Não carregue o celular perto da água, nem mesmo em ambientes excessivamente quentes ou úmidos — ou seja, não faça isso enquanto você toma banho. Além disso, ao substituir o cabo ou carregador, verifique se o carregador foi homologado antes de comprar um e evite o impulso de economizar com um adaptador genérico.
6. Substitua a bateria
As baterias não duram para sempre e, após alguns anos, elas perdem capacidade ou começam a se comportar de maneira estranha. Quanto mais você descarrega e carrega o componente, mais rápido será preciso substituí-lo.
GPS e a bateria do celular
Se você é uma daquelas pessoas que não se incomoda mais com um GPS real e independente porque você tem um em seu telefone: parabéns, você é um de nós. Infelizmente, o que você está recebendo em conveniência, você está pagando de outras maneiras.
Anúncios na Internet e a bateria para celular
Os jogos matam a duração da bateria do seu telefone, todos já sabemos. Mas os anúncios presentes nos jogos e aplicativos podem estar acabando com sua bateria também. Não são apenas os anúncios que aparecem na tela de jogos gratuitos que são um grande dreno de energia aqui.
Fechando todos os seus aplicativos pode afetar a duração da bateria
Se você quiser economizar eletricidade, desligue as luzes. Você aprendeu isso desde cedo, então provavelmente pensa a mesma coisa sobre seu telefone. Se você quiser economizar energia, desligue todos os aplicativos que sugam energia. Faz sentido e também está completamente errado.
Vibração prejudicando sua bateria
Vibrar é um dreno de energia enorme, porque, para toda a incrível tecnologia do seu telefone, esta é uma função que é surpreendentemente antiga. No caso de você nunca ter desmontado um telefone (de propósito ou acidentalmente), você pode não saber que a função de vibração realmente vem de um pequeno motor dentro do seu telefone.
Você está carregando seu dispositvo errado
Pense em quando você conseguiu seu primeiro celular. Você provavelmente já ouviu falar em deixar a bateria descarregar antes de recarregá-la até 100%, e provavelmente ainda faz alguma coisa desse tipo. Mas isso está errado. Primeiro, vamos ver o que realmente está acontecendo quando colocamos um telefone no carregador.
Redes sociais e sua bateria
Se você é como o resto do mundo, você tenha redes sociais no seu telefone. Mas também é altamente provável que seja por isso que seu telefone está atingindo o fim de sua vida útil da bateria muito antes de você estar fora do trabalho por um dia.
A bateria e a tela do celular
Diminuir o brilho da tela do seu smartphone pode significar muita economia para a bateria do seu dispositivo. Ou, pelo menos, ativar o brilho automático. Não deixe a tela brilhando ao seu máximo o tempo inteiro, principalmente à noite.
Descrição geral
Manter o botão liga/desliga pressionado
-
Primeiro, pressione o botão liga/desliga do smartphone por 5-7 segundos. Geralmente, isso reinicia o dispositivo.
Resolver problemas no cabo, no carregador, na tomada e na capa
- 1. Confira se o cabo e o carregador estão funcionando.
Tente usá-los em outro dispositivo. - Confira se o cabo está conectado firmemente ao carregador e ao smartphone.
Confira se não há nada na porta do smartphone, como poeira ou sujeira.
Resolver problemas de carga da bateria
- Conecte o smartphone a um cabo, um carregador e uma tomada que funcionem e aguarde um …
• Se um ícone de bateria aparecer, isso significa que o smartphone está desligado e carregando. Você já pode reiniciá-lo. - • Se uma luz vermelha aparecer, isso significa que a bateria está totalmente descarregada. Se a …
• Se você não vir um ícone de bateria ou uma luz vermelha depois de conectar o smartphone, o problema pode estar na tela.
See more on support.google.com
Resolver problemas na sua tela
- 1. Pressione o botão liga/desliga por cerca de 30 segundos.
2. Espere aproximadamente 2 minutos. - 3. Faça com que o smartphone toque. Você pode ligar para ele de outro telefone ou usar o Enco…
4. Se o smartphone tocar, saiba como resolver problemas da tela. Caso contrário, siga as etapas avançadas (abaixo).
Resolver problemas com etapas avançadas
- Opção 1: resolver problemas se conectando a um computador
1. Desconecte o cabo do carregador. - 2. Verifique se o computador está ligado e conectado a uma fonte de energia.
3. Conecte o smartphone à porta USB do computador usando o cabo que acompanha o dispositivo.
Recursos relacionados
- • Carregar e ativar um smartphone
• Corrigir um smartphone que congela ou não responde