O ppra vai acabar

image

Se o título da NR-09 realmente for alterado para “Agentes ambientais” e se no seu corpo não aparece a palavra “programa”, então eu entendo que o programa de gestão da SST deixará de ser o PPRA e passará a ser o PGR. Será o fim do PPRA para nascer o PGR. Dessa forma a NR-09 ficará “com cara” de higiene ocupacional e deixará de ser um “programa”.

Full
Answer

O que é e para que serve o PPRA?

PPRA é uma lei que foi criada na década de 90, faz parte da legislação trabalhista e busca tornar qualquer espaço de trabalho, desde uma sala em um prédio na grande cidade ao ambiente industrial, seguro para o trabalhador. A lei prevê que todas as empresas devem ter um PPRA.

Qual a diferença entre o PGR e o PPRA?

A norma GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) traz como programa principal do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), o PPRA deixará de existir assim que o PGR e a nova NR 9 entrar em vigor, claro que haverá prazo para adequação. A nova versão da NR 9 nem mensiona mais o nome PPRA.

Qual a importância do PPRA para o ambiente de trabalho?

Porém, ele trata da prevenção de riscos no ambiente de trabalho. PPRA é uma lei que foi criada na década de 90, faz parte da legislação trabalhista e busca tornar qualquer espaço de trabalho, desde uma sala em um prédio na grande cidade ao ambiente industrial, seguro para o trabalhador. A lei prevê que todas as empresas devem ter um PPRA.

image


ERA PRECISO ACABAR COM O PPRA?

O PPRA que nasceu em 29/12/1994, completa no ano de 2019 25 anos de implantação. Ele foi instituído no Brasil através da Portaria 25 (que coincidência).


O PPRA COMO SISTEMA DE BUROCRACIA

O PPRA se tornou para a maioria das empresas uma mera burocracia governamental, um documento para ter na empresa, algo para ficar na gaveta e em caso de eventual fiscalização, apresentar ao fiscal…


O PPRA COMO FERRAMENTA DE FATURAMENTO

O PPRA infelizmente virou um meio de faturamento para alguns profissionais e empresas, através da elaboração anualmente de um novo programa, descumprindo o subitem 9.2.1.1 onde está claro que deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades..


O que é PPRA?

Como já mencionamos no texto introdutório, a sigla PPRA significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Essa nomeação, muitas vezes, causa uma confusão no real objetivo do programa.


O que é PGR?

O PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) foi aprovado no ano de 2020 e com a sua adoção os empregadores passam a fazer a gestão dos riscos ocupacionais, independentemente de qual seja o setor ou área de atuação da empresa.


A principal diferença entre o PPRA e o PGR

Embora os especialistas tenham destacado que as etapas do PGR sejam similares às etapas do PPRA, algumas diferenças podem ser observadas, a principal delas é sobre o foco dos programas.


Saúde financeira e qualidade do atendimento

A decisão pela contratação de um serviço de Auditoria Médico-Hospitalar, que viabilize, de fato, o monitoramento eficaz dos custos assistenciais, é estratégica sob vários aspectos – além de oferecer informações detalhadas para a manutenção da saúde financeira das operadoras de planos de saúde, também fornece dados que permitem direcionar investimentos com segurança e auxiliam na construção de um planejamento de médio e longo prazo..


Presença Nacional, Tecnologia e Equipe altamente capacitada

O caminho para o crescimento sustentável de operadoras de saúde e autogestão passa necessariamente pelo controle administrativo e financeiro dos custos envolvidos em atendimento e internação dos seus beneficiários.
Atuando há 25 anos no segmento de auditorias em saúde, com centenas de clientes atendidos tanto na área pública como privada, a Brasilmed conhece este cenário com muita propriedade, tendo a dimensão exata dos desafios cotidianos vivenciados por operadoras e autogestões..


Quando o ambiente de trabalho é inseguro, não há como culpar o trabalhador por acidente

A Justiça do trabalho na Bahia determina indenização de R$ 300 mil por danos morais e estéticos para trabalhador que sofreu mutilação ao promover a higienização de máquina laminadora de soja.
O trabalhador afirmou que seguiu todos os protocolos de segurança e que, mesmo assim, teve a sua mão esmagada durante a limpeza da máquina.


Você sabia? O MPT divulgou nota técnica sobre trabalho remoto

O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nota técnica na mídia em que apresenta 17 recomendações para preservar a saúde do empregado em home-office.


O PPRA vai acabar – Entenda as principais mudanças à vista

Desde a publicação da Portaria nº 3.214, em 1978, até os dias de hoje, observamos uma constante evolução nos processo de elaboração das norma regulamentadores em Saúde e Segurança do Trabalhador.


Acidente do trabalho: Empregado que atropelou colega de trabalho será indenizado pela empresa

Construtora de Belo Horizonte terá que pagar R$ 15 mil de indenização por danos morais a um ex-empregado que teve dano psicológico após ter atropelado e matado acidentalmente um colega de trabalho.

image

Leave a Comment