O prouni acabou

image

O Prouni vai mesmo acabar? A discussão sobre o ProUni poder ser cancelado a qualquer momento veio à tona depois da decisão do governo Temer de suspender novas vagas para os programas de incentivo à educação, como o ProUni e o Fies, este cancelamento ocorreu no final do mês de Maio em 2022.

Full
Answer

O que é e como funciona o Prouni?

Quem criou o Prouni? O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) como iniciativa para ofertar vagas em instituições particulares de ensino superior através de bolsas de estudo de 50% e 100%.

Quando é aberta a seleção do Prouni?

Após a finalização do prazo de matrícula da primeira chamada do Prouni é aberta a seleção, com um número reduzido. Conheça mais sobre as chamadas do Prouni.

Quanto tempo dura a graduação do Prouni?

Os bolsistas do Prouni, assim como os alunos das universidades federais, têm um prazo de até oito anos para concluir a graduação. Ou seja, duas vezes a duração do curso.

Quanto Tempo Demora para concluir o curso do Prouni?

O prazo era o tempo normal de curso acrescido de 50% do período para obter o diploma. O Ministério da Educação, no entanto, aumentou esse prazo, por meio da publicação de uma portaria no Diário Oficial. Os bolsistas do Prouni, assim como os alunos das universidades federais, têm um prazo de até oito anos para concluir a graduação.

image


Quem pode se inscrever no Prouni

Podem se inscrever os candidatos que não possuam diploma de curso superior, que tenham participado do último Enem e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, e nota superior a zero na redação.


Requisitos após Medida Provisória

Participante deverá ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada como bolsista integral ou parcial da própria escola;


Quem pode participar do Prouni 2022?

Saiba que quem pode participar do Prouni precisa atender a alguns critérios, dentre eles socioeconômico. Confira quais são as especificações para poder concorrer a uma bolsa Prouni:


Prouni inscrição 2022: como funciona?

Saiba como se inscrever no Prouni: a inscrição é feita de forma totalmente online, pelo site oficial do Prouni. Para realizá-la é preciso acessar o site no período estabelecido no cronograma oficial do Prouni e efetuar o cadastro. Vale lembrar que o prazo estabelecido pelo MEC é de quatro dias, portanto, é importante não deixar para última hora.


Como funcionam os critérios de desempate do Prouni?

No caso da nota dos candidatos serem exatamente iguais, o Prouni utiliza a o resultado final do Enem como critério de desempate, uma vez que o exame é utilizado como seleção para concorrer a bolsa. O desempate será determinado na seguinte ordem:


Prazo para concluir o curso com bolsa do Prouni

Até 2011, os estudantes com Prouni tinham que concluir o curso o mais rápido possível para não ter prejuízos. O prazo era o tempo normal de curso acrescido de 50% do período para obter o diploma.


Bolsista do Prouni pode trancar a faculdade?

Sim. O trancamento da matrícula pode ser solicitado pelo aluno, desde que esteja de acordo com as normas da instituição. É preciso procurar a secretaria da universidade e pedir a suspensão do usufruto da bolsa.


Sobre o Prouni

O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004, com o objetivo de distribuir bolsas de estudo integrais e parciais. A iniciativa atende jovens de baixa renda, que cursaram o ensino médio na rede pública ou foram bolsistas em escolas particulares.


1 – Quem criou o Prouni?

Sendo assim, o Prouni foi criado no governo do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.


O que fazer?

Agora você sabe quem criou o Prouni e como cursar uma graduação por meio desse programa do governo federal. Desse modo, caso seja aluno de escola pública e esteja concluindo o ensino médio, dedicar-se para fazer o Enem e entrar em uma instituição de ensino por meio do Prouni pode ser uma ótima opção. Porém, se atente aos prazos de inscrição do Prouni, a seleção acontece sempre nos meses de janeiro e junho.


5 – Como é o processo seletivo?

O processo seletivo para ser beneficiado com uma bolsa de estudos pelo Prouni ocorre em três etapas: inscrição e pré-seleção pelo MEC, aferição das informações e seleção. Veja abaixo como funcionam essas etapas:


9 – Tem lista de espera?

A maioria das universidades disponibiliza uma lista de espera para alunos que não foram aprovados nos vestibulares. Com o Prouni não é diferente. Desse modo, quem não foi classificado tem a opção de manifestar o interesse na vaga novamente, por meio da página virtual, dentro do prazo estabelecido pelo programa.


2 – Quem era o ministro da educação?

No entanto, é importante destacar que o Prouni foi idealizado pelo ex-ministro da educação e ex-prefeito do município de São Paulo Fernando Haddad. Durante o período em que ele esteve à frente do Ministério da Educação (MEC), a pasta alcançou o número de mais de um milhão de bolsas de estudos concedidas em universidades privadas de todo o país.

image

Leave a Comment