O que é açaí e jucara


Qual é a diferença entre açaí e juçara?

“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.


Qual é a fruta juçara?

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: JUÇARA vem do tupi guarani e significa “O que dá farpas ou lascas” isso devido a formação do tronco. Também chamada de Içara, Palmito doce, Palmito branco e Açaí da Mata Atlântica.


Como é chamado o açaí no Maranhão?

No Maranhão, o açaí é conhecido como juçara e possui destaque anualmente no mês de outubro, com a prática da Festa da Juçara no bairro do Maracanã.


Qual é o nome da Árvore do açaí?

açaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


Quais são os benefícios da juçara?

Energético: Fornece energia e dá pique para atividades físicas. Também possui ferro, que atua no fortalecimento muscular e na prevenção de anemia. Rico em fibras: A alta concentração de fibras da juçara atua nas funções intestinais, combatendo a prisão de ventre e proporcionando saciedade.


Pode comer o fruto da palmeira juçara?

Espécie nativa da Mata Atlântica, a palmeira jussara (Euterpe edulis) — cujo nome também ocorre grafado com ç: juçara, — é mais conhecida pelo seu palmito do que pelos seus frutos.


O que é Jussara no Maranhão?

A “Juçara do Maranhão”, na verdade, é Açaí É nativo da região norte do Brasil, podendo ser encontrado em terra firme na Região Amazônica, incluindo os estados do Maranhão, Pará e Amazonas, onde vegeta em terrenos de várzeas e igapós. O que nós maranhenses encontramos aqui é e sempre será o Açaí!


Tem juçara no Maranhão?

Juçara, o fruto nomeado de forma bem peculiar no Maranhão, foi o destaque deste sábado (26) no Repórter Mirante. O programa destacou as maravilhas da juçara e como o fruto participa da vida dos maranhenses. Pode-se dizer que parte da cultura do Maranhão gira em torno da juçara.


Como se come açaí no Maranhão?

O povo do Maranhão adora açaí, mas é muito diferente do que estamos acostumados aqui no Espírito Santo (gelado como um sorvete, doce, misturado com leite em pó, guaraná, frutas…). Eles comem açaí natural, misturado com farofa, camarão, peixe… é “comida de sal” por lá.


Qual palmeira da açaí?

O açaí, fruto da palmeira Juçara (Euterpe edulis Martius), vem sendo explorado por agricultores familiares catarinenses, que tiram dele o sustento sem comprometer a biodiversidade da floresta.


Qual é a planta do açaí?

Euterpe oleracea MartO açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma planta nativa da Amazônia brasileira, sendo o Pará seu principal centro de dispersão natural.


O que é uma árvore de açaí?

O açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea) é a planta que produz o açaí: fruto de cor roxa, popular em alguns lugares do Brasil no preparo de alimentos e bebidas.


Descrição geral

O açaí (nome científico: Euterpe oleracea) é uma palmeira muito comum na região da Amazônia que produz um fruto bacáceo de cor roxa, muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas. A palmeira do açaí é por vezes confundida, no estado do Pará, com a palmeira juçara, que embora seja outro tipo de palmeira, que dá palmito de excelente qualidade.


Nomes vernáculos

• Proto-Nawiki : *manakʰa-i
• Proto-Maku Oriental : *bãdãk’
• Proto-Chapacura : *ʔiɾam
• Kwazá : wiriɁu
• Proto-Tuparí : *gwit+’i


Etimologia

O termo “açaí” é oriundo do tupi yasa’i, “fruta que chora” “terra”, em alusão ao suco desprendido pelo seu fruto.


Origem popular

De acordo com o folclore brasileiro, existia uma tribo indígena muito numerosa na Amazônia. Época que os alimentos estavam escassos, sendo difícil conseguir comida a todos. Então, o cacique Itaki tomou uma decisão cruel. Resolveu que, a partir daquele dia, todas as crianças recém-nascidas seriam sacrificadas, evitando o aumento populacional desta tribo.
Um dia a filha do cacique, chamada Iaçá (Yasa’i), gerou uma menina que também teve que ser s…


Descrição

É uma espécie monocotiledônea nativa da várzea da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, Peru e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins), assim como de Trinidad e Tobago e das bacias hidrográficas da Colômbia e Equador que desembocam no Oceano Pacífico.


Usos

O açaí é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitui o palmito. Assim, pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido por trabalhadores que sobem nas palmeiras com auxílio de um trançado de folhas amarrado aos pés – a peconha.
Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina …


Informação nutricional

O açaí é rico em gordura, onde grande parte são monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), que são benéficas e também estão presentes no abacate e azeite, auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL, melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração e previnem, até mesmo obesidade, problemas de memória e fraqueza física). A antocianina, pigmento que tinge os dentes com a cor arroxeada, possui grande capaci…


Ver também

• Bacaba
• Óleo de açaí
• Feira do Açaí
• Mercado Ver-o-Peso
• Portal da botânica

Leave a Comment