O que é açaí gourmet

image

Qual é o significado do termo gourmet?

Embora claramente diferenciadas nos dias atuais, há sutilezas de significado envolvidas que deixam até os mais entendidos em cima do muro. O termo gourmet é derivado de “gourmet” e quer dizer “servidor de vinho”, em francês arcaico. Restringe-se, portanto, aos admiradores da boa bebida.

Quais as vantagens da área gourmet?

Geralmente as áreas gourmet são preenchidas com músicas, conversas, televisores, jogos e tantos outros entretenimentos de alta sonoridade, principalmente em espaços capazes de receber muitos convidados.

Por que Gourmet é tão importante no Brasil?

No francês original, em meados do século 19, gourmet denominava um grande conhecedor de vinhos e da boa mesa. Acima de um único significado, tornou-se no Brasil uma ideia associada à alta gastronomia e fortemente influenciada pela cultura francesa na área, célebre por privilegiar a alta qualidade e a atenção aos detalhes.

Qual a diferença entre área gourmet e cozinha cotidiana?

Hoje frequente em novos empreendimentos e diferencial de venda, a área gourmet é relativamente recente no mercado imobiliário e uma demanda bastante brasileira. Trata-se de um espaço total ou parcialmente externo dedicado à recepção descontraída, que se diferencia da cozinha cotidiana através de um visual mais despojado e funcional.

image


O que é Gourmet

Gourmet é uma palavra de origem francesa, com seu significado remetendo aos apreciadores de vinho, ou seja, os conhecedores dos tipos de vinho. O termo, hoje, faz parte do vocabulário português e abrange muito mais do que a simples culinária, remetendo ao termo original, que significa “aqueles que têm bom gosto”.


Espaço gourmet

O espaço gourmet designa um ambiente indicado à prática da culinária. Se antes a cozinha era considerada um local apenas de serviço, distanciada dos demais ambientes de uma residência, o espaço cozinha ganhou evidência com o tempo, tornando-se o que é atualmente conhecido como espaço gourmet.


1 – Planejamento: Defina o Espaço e Necessidades

Assim como no Projeto Arquitetônico de qualquer edificação, o primeiro passo é saber qual a área física destinada ao ambiente e analisar a proximidade com outras áreas relacionadas, como por exemplo, a cozinha principal da casa.


2 – Funcionalidade: Área Gourmet Útil e Prática

O layout do espaço deve ser bem calculado, com medidas confortáveis e seguras de circulação e uso. Planejar adequadamente a disposição de mobiliário, equipamentos e objetos decorativos é o que gera um ambiente funcional.


3 – Equipamentos: Acerte na Escolha

Os cooktops costumam ser mais usados do que os fogões tradicionais em áreas gourmet, por serem mais práticos e funcionais. Disponíveis em modelos bem compactos, eles ocupam menos espaço de instalação.


5- Decoração da Área Gourmet: Escolha o seu Estilo

Harmonizar a decoração da área gourmet com o estilo presente no restante da casa é uma boa prática, embora não seja totalmente necessário. Se os estilos não forem muito contrastantes já será suficiente para o equilíbrio visual.


O que é a área gourmet?

Hoje frequente em novos empreendimentos e diferencial de venda, a área gourmet é relativamente recente no mercado imobiliário e uma demanda bastante brasileira. Trata-se de um espaço total ou parcialmente externo dedicado à recepção descontraída, que se diferencia da cozinha cotidiana através de um visual mais despojado e funcional.


Os equipamentos da área gourmet

Por ser centrada na alimentação, é natural que a área gourmet se concentre nesse tipo de equipamento. A churrasqueira é a mais comum, acompanhada de exaustor para retirar a fumaça, a carvão ou a gás (esta é melhor para apartamentos).


A varanda gourmet

Uma varanda gourmet é uma extensão da residência que segue o alinhamento da parede e é geralmente ligada à frente do imóvel ou ao cômodo de entrada. Muitos novos empreendimentos já as constroem com o exterior envidraçado, tornando-a parte da área útil e protegida dos elementos.


A sacada gourmet

Uma sacada é um espaço externo geralmente feito em torno de janelas ou portas, como uma plataforma que “salta” alinhamento da parede. Dependendo do tamanho, também pode se converter em um espaço gourmet e receber mobiliário confortável, guarda-sol (quando não houver teto) e churrasqueira, frequentemente do tipo portátil.


O terraço gourmet

O terraço gourmet ocupa a parte de cima de uma construção e costuma ter uma vista privilegiada dos arredores, além de oferecer bastante espaço para a construção de uma área gourmet (e talvez até de uma piscina).

image

Leave a Comment